Beterraba - uma das principais culturas no campo e no jardim. Isto é devido ao fato de que é bastante fácil crescer ao longo do ano junto com outras culturas vegetais. Algumas das nuances desse processo ajudarão a obter uma boa colheita de vegetais.
Descrição da planta
O gênero da planta herbácea rizoma da família de beterrabas Amaranthaceae possui mais de 10 espécies selvagens e 2 espécies cultivadas. Folha de beterraba cultivada e comum (raiz). Todo mundo sabe que forragens, açúcar e beterraba são variedades das últimas espécies.
A beterraba pertence a uma cultura de dois anos, embora seja cultivada como planta de dois anos apenas nas regiões sul, onde a colheita de raízes não congela no inverno. As folhas basais da planta são bastante grandes, largas e suculentas. No primeiro ano após o plantio, são formadas culturas de raízes, que na fase de amadurecimento geralmente se projetam acima do solo. Sua polpa contém muitas substâncias benéficas. Pecíolos, folhas e polpa de beterraba vêm em uma ampla variedade de tons de verde, vermelho e roxo.
Recentemente, muitas variedades com culturas de raízes redondas e planas, ovais, cilíndricas, cônicas alongadas e em forma de fuso foram criadas.
As flores geralmente aparecem no 2º ano (às vezes no 1º) nas axilas de folhas pequenas em um caule ereto poderoso, atingindo uma altura de até 1 m.Os cachos de flores verde-branco são coletados em orelhas complexas. Em cada inflorescência paniculada - 2-5 flores discretas com um perianto simples. Dependendo do período de maturação, a floração ocorre no início ou no final do verão. E em agosto-setembro já é possível coletar frutas na forma de nozes compactadas, em cada uma das quais 3-5 sementes.
Aplicação e benefícios
A beterraba foi usada para fins alimentares em 2 milênios aC em alguns países do leste. Mais tarde, essa cultura tornou-se indispensável na Europa. Sabe-se que já em Kievan Rus, as beterrabas eram cultivadas como uma colheita de raízes. Hoje, esse vegetal criou raízes em todas as latitudes continentais.
Rússia, Bielorrússia e Ucrânia são líderes mundiais no cultivo de beterraba.
Beterraba cozida e assada está bem estabelecida na dieta para o tratamento de escorbuto, cálculos biliares e pedras nos rins, diabetes, hipertensão, anemia. Um complexo único de minerais, vitaminas e fibras contidas na planta ajuda a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, digestão e fortalecer o sistema imunológico. Beterraba é usada fresca e processada em caso de doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, recomenda-se o uso como um laxante suave para crianças e adultos, um remédio eficaz para colite espástica e rinite crônica. Folhas jovens desfiadas e vegetais de raiz ajudam no tratamento de doenças de pele: queimaduras, úlceras, furúnculos.
O suco deste vegetal tem um poder curativo especial. É especialmente útil para pessoas idosas no tratamento de anemia, neurose, hipertensão, aterosclerose. Mas é altamente recomendável não dar a bebês com menos de 6 meses.
Cultivo de mudas de beterraba
Ao plantar beterraba com mudas, você pode colher algumas semanas antes. Normalmente, apenas as variedades de beterraba são cultivadas em mudas, a fim de colocar uma vitamina vegetal na mesa o mais cedo possível. A semeadura é realizada 3-4 semanas antes do transplante de mudas.
Condições de cultivo
Para a semeadura, são selecionados híbridos que têm uma forma redonda de raízes e são resistentes ao disparo:
- Apartamento egípcio,
- Bordeaux 237,
- Detroit
- Resistente ao frio 19.
Os brotos dessas variedades têm raízes mais curtas, o que contribui para uma melhor sobrevivência após um mergulho. As mudas de beterraba se desenvolvem totalmente a uma temperatura de 16ºC, exigindo a umidade do solo, precisam ser ventiladas.
Plantio de mudas
O solo para mudas de beterraba é melhor comprado universal. A adição de 250 ml de cinza de madeira a 10 litros de mistura do solo servirá como um bom fertilizante para brotos de beterraba. Os recipientes preparados são preenchidos com solo e bem densificados, hidratados, derramados com uma solução aquosa de fungicida Maxim, Fitosporin (de acordo com as instruções), a fim de proteger as mudas das insidiosas "pernas negras" no futuro.
Sementes semeadas na forma seca ou já germinadas, previamente embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio e envelhecidas por vários dias em um material de algodão macio. O segundo método permite eliminar imediatamente sementes de baixa qualidade que não eclodiram.
Como um recipiente para mudas use caixas, copos de plástico. Se houver poucas mudas e não ocupar muito espaço no parapeito da janela, é muito mais fácil cultivá-las em cassetes de mudas prontas ou caseiras, potes de turfa.
As sementes são dispostas e cobertas com solo de 1-2 cm, abarrotadas com uma prancha e culturas regadas. Os recipientes são cobertos com filme plástico ou plástico e colocados em um local quente e bem iluminado. Antes da emergência, é desejável manter uma temperatura do ar de 18 a 20 ° C. No futuro, é reduzido para 16 ° C.
O melhor local para mudas após a emergência é uma estufa.
Cuidados com Mudas
As mudas de beterraba são regadas duas vezes por semana, após as quais o solo é suavemente solto com um pedaço de pau para evitar a formação de crostas. Em solos de alta qualidade, já existem todos os elementos necessários para o desenvolvimento de brotos. Para um melhor crescimento, adubar com fertilizantes à base de minerais: Crescimento, Para mudas, Vegetais ou fertilizantes líquidos Krepysh, Sotka, Fertika (de acordo com as instruções).
Escolha
Cada glomérulo de semente de beterraba contém de 2 a 7 sementes; portanto, as mudas requerem desbaste e colheita. Mudas semeadas em xícaras, cassetes e outros recipientes espaçosos podem ficar sem colher. Na caixa, quando as primeiras folhas cotiledonares aparecerem, as mudas deverão ser afinadas. Se for planejado usar ainda mais as plantas removidas como material de plantio, afinar com muito cuidado, retire os brotos juntamente com o solo com uma colher especial para não danificar as raízes.
As mudas de mergulho são regadas e plantadas no mesmo solo da semeadura.
Plantio de mudas
Ao iniciar o plantio de mudas, leve em consideração o regime de temperatura: o solo deve aquecer de 8 a 10ºC e o ar de até 16ºC. É melhor esperar até que a ameaça de geadas de retorno da primavera tenha passado.
Tente não permitir que as mudas superem. Suas raízes longas são deformadas e, posteriormente, são obtidas culturas de raízes abaixo do padrão. Além disso, essas mudas se enraízam ainda mais. O indicador de prontidão para o plantio é a presença de 3-5 folhetos reais nas mudas. As mudas são cuidadosamente removidas juntamente com o solo com um bastão especial. Se a coluna estiver nua, é embebida em uma mistura de verbasco e argila (1: 1).
O local para beterraba deve ser bem iluminado pelo sol, porque na sombra as plantas são estendidas, as plantações de raízes não se desenvolvem normalmente. O site é preparado com antecedência, de preferência no outono. Cavar o solo a uma profundidade de 30 cm e fertilizar com orgânicos (3 kg / m2), adubo complexo (40-50 g / m2), cinza de madeira (300 g / m2).
Eles começam a aterrissar à noite, escolhendo um dia nublado. A distância entre os orifícios é de pelo menos 8 cm, sua profundidade deve corresponder ao comprimento da raiz. Os poços hidratam (250 ml de água), expõem as plantas, tentando não dobrar as raízes; polvilhe a terra, tampe o solo. Entre as linhas deixe 25-30 cm.
Ao aumentar a distância entre as plantas, você pode obter grandes colheitas de raízes, mas não a qualidade delas. Os vegetais de raiz de tamanho médio são considerados mais saborosos, doces e suculentos.
As plantas plantadas não serão expostas a queimaduras solares se plantadas por vários dias com material de cobertura.
Rega
Após o plantio, as mudas são regadas todos os dias até que os brotos estejam bem enraizados. Irrigação adicional é realizada dependendo das condições climáticas 3-4 vezes por estação. Para folhas bem lavadas e refrescadas, é melhor fazer aspersão. Jardineiros experientes aconselham o uso de água com a adição de sal de mesa (1 colher de sopa / 10 l) para regar, o que aumenta o acúmulo de beterraba e protege as folhas de muitos insetos nocivos.
Em 1 m2 gaste cerca de 20 litros de água. O excesso de umidade é mais perigoso do que uma seca curta. Tente evitar alta umidade, o que contribui para o desenvolvimento de fungos. O afrouxamento subsequente após a rega impedirá o aparecimento de uma crosta no solo.
Para manter melhor a qualidade e o teor de açúcar das raízes, recomenda-se parar de regar algumas semanas antes da colheita.
Top vestir
Beterraba é um grande amante do solo fértil. Mas você não deve exagerar com fertilizantes nitrogenados. Eles são introduzidos no primeiro estágio do desenvolvimento em pequenas doses. No futuro, a introdução de nitrogênio é indesejável, pois se acumulará como nitratos. O melhor fertilizante serão soluções de verbasco (1:10) e excremento de pássaros (1:20).
Para que o fluido nutriente seja absorvido no solo, pequenos sulcos são feitos a 5 cm das plantas. Use 10-12 litros de solução por 10 m2. Quando as folhas são fechadas nas plantas, elas podem ser alimentadas com fertilizantes de fósforo-potássio.
A cinza de madeira é capaz de preencher a falta de potássio no solo. Está espalhado em camas de beterraba (1,5 l / 10 m2) e deve ser regada.
A fim de evitar colheitas de raízes fibrosas, o curativo foliar é feito com uma solução aquosa de ácido bórico (2 g / 10 l). Você pode saturar o vegetal com potássio usando leite de limão (200 g de limão / 10 l de água). A cobertura foliar permite que a planta absorva e absorva as substâncias necessárias mais rapidamente e com maior benefício, evita a overdose de fertilizantes.
Beterraba crescente em campo aberto
Cultivar beterraba em campo aberto é a força de um iniciante. As plantas plantadas imediatamente no jardim crescem mais rapidamente e são mais resistentes às condições climáticas.
Testado por muitos jardineiros, o método de plantar beterraba fica ao longo da borda da serra, nas proximidades de tomates, cenouras, cebolas e alho.
Semeando beterrabas em campo aberto
Mais frequentemente, as beterrabas são semeadas na primavera a uma temperatura de 10 ° C. As sementes são distribuídas em uma superfície plana e úmida a uma taxa de 2 g / m2, adormeça com o solo a 2 cm e compacte-o fortemente. A semeadura no inverno (final de outubro - início de novembro) é mais trabalhosa: eles produzem sulcos com 4 cm de profundidade, aumentam a taxa de semeadura para 3 g / m2, compacte bem o solo, cubra-o com material de cobertura. A distância entre as ranhuras deve ser de pelo menos 20 cm.
Não é necessário embeber e germinar sementes para a semeadura no inverno, pois elas podem congelar e não brotar.
Cuidados com a colheita
Para que as sementes eclodam livremente, os espaçamentos das fileiras são afrouxados com enxadas através das fileiras. Após o aparecimento das mudas, os canteiros são arrancados, regados e afinados duas vezes. O atraso no desbaste pode levar ao enfraquecimento das mudas, portanto, elas tentam realizá-lo o mais rápido possível.
- O primeiro procedimento desse tipo é realizado imediatamente após o aparecimento do primeiro folheto verdadeiro, removendo brotos extras e deixando uma distância entre as mudas de 3-4 cm.
- Após o segundo desbaste, a distância aumenta para 8-10 cm, restando as plantas mais fortes.
O cultivo regular promove o crescimento de plantas com raízes.
A rega e a cobertura são as mesmas que quando cultivadas em mudas. Em meados de julho, as beterrabas podem ser semeadas pela última vez, mas as colheitas de raízes serão muito menores.
Siga as regras de rotação de culturas! Os melhores antecessores de beterraba são berinjela, cebola, pepino, tomate, legumes e legumes. Não é necessário formar canteiros de beterraba no local onde cresceram beterrabas, couve, batatas e cenouras.
Vídeo: como cultivar beterraba
Beterraba crescente em uma estufa
O cultivo de beterraba em estufa tem suas vantagens: obter culturas estáveis ao longo do ano, proteção confiável contra pragas e facilidade de cuidados. Os jardineiros experientes são aconselhados a cultivar variedades especiais de estufa adaptadas às condições da estufa. Entre eles estão bem estabelecidos:
- Ataman
- Bordeaux
- Detroit
- Boltardi
- Burpiz Golden,
- F1-Pablo,
- Bola vermelha
- Resistente ao frio.
A sequência de operações para o cultivo de mudas em canteiros:
- Leve em consideração o regime de temperatura (o solo deve aquecer de 8 a 10sobreC e ar - até 17sobreC) faça uma boa iluminação na estufa.
- Os verdes de crescimento rápido que precedem a semeadura fertilizam o solo, normalizam a acidez. São adequados para esse fim salsa, mostarda, saladas.
- Semeadas em fevereiro-início de março. A taxa de semeadura é a mesma que para o campo aberto.
- Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem, as mudas são suavemente afinadas, deixando uma distância entre as mudas de 8 a 15 cm (dependendo do tamanho desejado das raízes).
- Faça um amontoamento fácil dos brotos.
- Para fins preventivos, as plantas são regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Para evitar fibrosidade e rigidez das culturas de raízes, as plantações são regadas regularmente com água aquecida (pelo menos 20sobreC) A rega deve ser moderada para que a alta umidade não contribua para o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- No dia seguinte a cada rega, o solo é afrouxado, as ervas daninhas são removidas.
- A sala é exibida de tempos em tempos.
- As camas de estufa são alimentadas com cinzas de madeira (150 g / m2), após o que devem ser regadas.
Pepinos e tomates serão excelentes vizinhos para beterraba na estufa. As linhas desses vegetais podem ser alternadas. É indesejável plantar pimentas, endro e legumes nas proximidades.
O primeiro tratamento vitamínico são as folhas de beterraba, que ganharam força suficiente. Eles são arrancados à medida que crescem, 2-3 de cada arbusto. A remoção excessiva de copas enfraquece o desenvolvimento de plantações de raízes.
Em meados de maio, já é possível começar a colher sobremesas, pequenas raízes. Quando o amarelo aparece nas folhas inferiores e o murcha deve ser colhido. O atraso pode levar ao dardo (floração) e a perda de frutas é garantida.
Mais nutrientes, é claro, em beterrabas frescas e cruas. Ele pode ser armazenado na geladeira por cerca de 2 semanas e até mais na adega.
Doenças e Pragas
Beterrabas apetitosas muitas vezes se tornam o habitat de vários patógenos e pragas de insetos. Portanto, é tão importante diagnosticar um desastre a tempo e correr para salvar a colheita.
Corneed
Plantar beterraba sempre no mesmo local pode levar ao acúmulo de infecção no solo. Além disso, os zoósporos de um fungo perigoso às vezes infectam sementes. Muitas vezes, a propagação de patógenos ocorre antes da fase de desenvolvimento em brotos de 4-5 folhas. Aparecer mofo branco é o primeiro sinal de um comedor de raiz.
A causa da doença são geadas de primavera, saltos acentuados nas temperaturas diurnas e noturnas. Solo pesado e muito úmido é um ambiente favorável para o desenvolvimento de muitas espécies desse fungo.
Por exemplo, Fusarium aparece no sistema radicular das mudas na forma de conídios em forma de foice do micélio. Devido à derrota da Rhizoctonia, o micélio marrom se forma nas mudas.
Na maioria dos casos, brotos mal chocados morrem antes de chegarem à superfície. Desconhecendo a doença, os jardineiros replantam culturas muito reduzidas.
O comedor de raiz também aparece nas raízes de plantas adultas com picnídeos pretos do fungo Phoma betae. As plantas de beterraba afetadas ficam amarelas e morrem. Mesmo depois de se recuperar da doença, as raízes dessas beterrabas adquirem uma aparência não-commodity e perdem seu teor de açúcar.
Técnicas preventivas são:
- calagem;
- o uso de fertilizantes com boro;
- o uso de aparadores de sementes;
- conformidade com o regime ótimo de temperatura para semear: solo a pelo menos 8ºC e umidade do ar a pelo menos 60%;
- afrouxamento dos canteiros de beterraba após crostas no solo;
- cobertura morta de culturas com resíduos de plantas podres, turfa.
Fomoz
O primeiro sinal da doença é o aparecimento nas folhas inferiores da planta de pontos concêntricos de tonalidade marrom ou amarelada. Mais tarde, pequenos pontos pretos aparecem nas folhas. A doença é perigosa porque, após a morte dos topos, ocorre podridão seca do núcleo, o que é impossível perceber.
A doença é provocada por orvalho intenso frequente e chuvas prolongadas, brumas causando alta umidade. A ausência ou deficiência de boro no solo também pode causar fomose. Um patógeno perigoso vive nas hastes e sementes de beterraba e é facilmente tolerado pelo vento.
Depois de descobrir a doença nas folhas, a primeira coisa que você precisa fazer é adicionar o bórax (3 g / m²) sob a raiz das beterrabas e fazer um molho foliar na folha com uma solução aquosa de ácido bórico a 5 g / 10 l.
Cercosporose
Aercosporose é uma doença perigosa da beterraba que pode matar mais da metade da colheita. Nas folhas superiores, são encontrados pequenos pontos de luz com uma borda vermelha e as folhas inferiores são cobertas com um revestimento cinza claro. Afetadas pela cercosporiose, as folhas secam e as colheitas de raízes deterioram-se rapidamente, deteriorando sua qualidade.
Para evitar manchas, o solo antes da semeadura é tratado com fungicidas e as sementes com Agat-25. As plantas são alimentadas com fertilizantes à base de potássio.
Fusarium, marrom, podridão vermelha
Fusarium se espalha mais frequentemente para plantas danificadas. Folhas inferiores murchas, base enegrecida de pecíolos, rachaduras nas raízes com conteúdo branco são sinais desse tipo de podridão.
A podridão parda, por sua vez, se desenvolve com alta umidade e excesso de nitrogênio no solo. A doença é caracterizada pela formação de placas leves no solo e no topo das folhas. Nos vegetais de raiz carnuda, manchas negras internas e externas do tecido necrótico se desenvolvem. Os vegetais afetados são removidos sem serem armazenados.
Para fins profiláticos, a cobertura foliar é feita com boro, após a irrigação, o solo é afrouxado.
A podridão vermelha (doença sentida) não é menos perigosa para a beterraba. Manchas marrons volumétricas aparecem nas plantações de raízes, que ficam cobertas com escleródios do fungo ao longo do tempo. Os frutos infectados devem ser imediatamente separados dos saudáveis para evitar mais infecções.
Pragas
Na maioria das vezes, os canteiros de beterraba são incomodados por agressores de pragas: moscas comuns e de mineração, pulgas, insetos de escudo, conchas e pulgões. Indivíduos adultos e suas larvas danificam as folhas e as raízes das beterrabas. Lutar contra insetos é muito mais fácil do que combater doenças.
Na maioria dos casos, você pode ficar sem produtos químicos, observando as regras simples da tecnologia agrícola. É necessário não violar os requisitos de rotação de culturas, remover as ervas daninhas em tempo hábil nos canteiros de beterraba e nas proximidades, no outono, para realizar escavações profundas.
Tendo descoberto insetos, tente usar substâncias menos nocivas primeiro:
- tendo tratado os topos com infusão de casca de cebola ou absinto, você pode se livrar dos pulgões. Para preparar a infusão, pegue 1 kg de massa seca, moa e despeje 10 litros de água, ferva por 15 minutos, insista 3-4 horas e filtre;
- galhos de absinto dispostos nos corredores ajudam com pulgões e insetos-escudo;
- polvilhar plantas com cinzas, pó de tabaco ou tratar folhas com uma infusão de cinzas assusta uma pulga, cujas larvas regalam-se nas raízes da planta. A receita para a infusão de cinzas é simples: tome 1,5 colher de sopa. misture bem e insista 1 dia. Beterraba processada forçou infusão em tempo seco.
Pulverização com soluções de preparações bacterianas Bitoxibacilina (1%) e Gomelina (0,5%) são utilizadas no combate a diferentes tipos de conchas. Folhas de beterraba fortemente estriadas, que lembram rendas, indicam uma forte invasão de moscas e moscas-de-escudo. Nesse caso, são usados os inseticidas Aktara, Karbofos, Spark (de acordo com as instruções).
Prevenção
As medidas para controlar doenças e pragas de beterraba incluem:
- plantio de variedades resistentes a doenças;
- cumprimento da rotação de culturas;
- tratamento de sementes antes da semeadura;
- fertilizante de solo e plantas;
- oportunidade de colheita;
- implementação de atividades agrícolas;
- monitoramento constante dos desembarques.
Colheita e armazenamento
As primeiras suculentas raízes de variedades de beterraba são colhidas em julho. As beterrabas de maturação tardia, que podem ser armazenadas até o final da primavera, são desenterradas no início do outono, quando as folhas ficam amarelas e as folhas começam a secar.
Para a limpeza, escolha um dia seco. Primeiro, eles cavam as raízes com um forcado. Então, de mãos dadas no topo, elas são retiradas do solo. A ponta romba da faca remove delicadamente o chão da raiz e corta as folhas com força, deixando até 2 cm de pecíolos. As culturas de raízes danificadas (danificadas, podres) são imediatamente separadas. As beterrabas secas são secas ao ar fresco e, em seguida, cerca de uma semana em salas bem ventiladas (sub-cortinas), onde o sol não parece.
Culturas de raízes estragadas e abaixo do padrão são processadas imediatamente, colhendo para tempero de borsch e saladas enlatadas.
Quando os caules são secos, as beterrabas são polvilhadas com giz e armazenadas no porão. As culturas de raízes são mais bem preservadas em temperaturas de 0 a 2ºC, em salas com boa ventilação. Em lugares mais quentes, as beterrabas estragam, começam a franzir a testa e apodrecer.
Um método comprovado é o armazenamento de raízes em suportes de 15 cm ou mais em caixas de treliça de madeira ou plástico a 20 cm da parede.As fileiras de beterrabas nas caixas são polvilhadas com areia, turfa seca ou serragem de madeira macia (camada de 3-4 cm).
Muitos jardineiros praticam armazenar beterraba a granel em cima de batatas. As colheitas de raiz são preenchidas com a umidade que evapora das batatas e seca menos.
Condições de cultivo em várias regiões
A beterraba é uma cultura que adora calor, que reage negativamente a alta umidade, baixas temperaturas e pouca iluminação. Portanto, em algumas regiões é difícil obter uma boa colheita desse vegetal, principalmente para novos jardineiros.
Por exemplo, o verão perto de Moscou costuma ser chuvoso e não agrada com excesso de calor, e o sol é tão necessário para a beterraba no início da estação de crescimento. No entanto, você pode cultivar grandes raízes, mesmo nas condições da região de Moscou, tendo dominado algumas técnicas de tecnologia agrícola e adquirido uma variedade de zonas. Primeiro de tudo, você precisa determinar corretamente a data de chegada. Nos subúrbios, o solo aquece de 8 a 10 ° C na segunda quinzena de maio. Neste momento, a semeadura de variedades precoces é iniciada. As variedades posteriores só podem ser plantadas no início ou no meio de junho. Se você planeja comer um vegetal imediatamente para alimentação, as variedades de amadurecimento precoce são adequadas para o cultivo:
- Barguzin,
- Bordeaux
- Detroit
- Mona
- Kestrel,
- Invernada.
Sua colheita que pode ser colhida em julho. Culturas de raízes de variedades de maturação média para a região de Moscou:
- Bona
- Mulato
- Incomparável
- Cilindro.
Os frutos dessas variedades persistem até a primavera, mais resistentes a doenças. É arriscado cultivar variedades tardias de beterraba na região de Moscou, pois suas colheitas de raízes podem não amadurecer até as primeiras geadas do outono.
Alguns moradores de verão usam camas quentes, nas quais conseguem cultivar variedades de amadurecimento tardio Ataman, Torpeda, Odnorostkovaya.
As zonas Noroeste e Extremo Oriente são caracterizadas por verões frios e muito curtos. Os moradores dessas regiões devem preferir variedades resistentes à geada precoces com um curto período de maturação. Variedades em zonas para a Sibéria:
- Bordeaux 237,
- Incomparável A-463,
- Podzimnaya A-474,
- Apartamento siberiano,
- Resistente ao frio.
Dados os saltos acentuados de temperatura, muitos jardineiros recomendam o cultivo de beterraba na Sibéria apenas por mudas, plantando-as em campo aberto o mais cedo possível em meados de junho.
A beterraba é um vegetal indispensável e saudável para cada um de nós. Mas você tem que trabalhar duro para ter um produto com vitaminas suculentas o ano todo.