Em janeiro, os jardineiros começam a semear sementes para mudas. Isso torna possível obter os primeiros frutos mais cedo, ver o florescimento das plantas perenes já no primeiro ano de crescimento. E a economia é agradável. As mudas custam significativamente mais do que um saco de sementes. Antes de tudo, é recomendável semear variedades com um período de maturação tardio.
Tomates
O tomate é uma das culturas vegetais mais comuns. Estas plantas são termofílicas e com uma longa estação de crescimento. Tendo semeado no inverno, já no início do verão você se deliciará com os primeiros frutos. Além disso, o tomate tolera facilmente um transplante e não deixa cair flores e ovários.
Para obter mudas de tomate fortes e saudáveis, você precisará criar um sistema de luz de fundo para prolongar o horário de verão.
Pimentão
Em janeiro, é hora de semear variedades de pimentão no meio da temporada e no final. Esta é uma planta extravagante, exigente em iluminação e rega. Responde imediatamente a uma violação de condições confortáveis. E ainda mais exigente em um horário prolongado do que os tomates. Se você não pensar em iluminação adicional, as mudas se esticarão e pararão em desenvolvimento.
Recomenda-se processar e embeber as sementes antes da semeadura, para que elas inchem e brotem mais rapidamente.
Berinjela
A berinjela tem uma longa estação de crescimento; portanto, em maio, suas mudas deverão estar prontas para serem transplantadas para um local permanente.
Essa é uma das culturas mais caprichosas que precisam de cuidados sérios. Para obter uma colheita rica, você precisa estar pronto para trabalhar duro. Mas existem substâncias mais úteis nas berinjelas do que em muitos outros vegetais.
Para a germinação das sementes, a temperatura do solo deve ser de + 15 graus e é desejável manter aproximadamente + 28 graus na sala. Sob essas condições, as mudas aparecem dentro de duas semanas.
Repolho
No final de janeiro, chega a semeadura de repolho branco. Esta é uma planta bastante caprichosa que não perdoa erros. As mudas de repolho são suscetíveis a muitas doenças, reagem fortemente a flutuações de temperatura.
É exigente acender. Além disso, você precisa considerar ventilação, rega oportuna e cobertura.
Morangos
Já no primeiro ano, há uma chance de experimentar as bagas de morangos semeadas em janeiro. Em maio, o plantio de inverno pode ser plantado em local permanente.
As sementes devem ser estratificadas duas semanas antes do plantio. Os recipientes com morangos semeados são mantidos em um local quente e iluminado. Como qualquer muda de jardim, precisa de iluminação.
Para uma colheita precoce de tomates, pimentões, berinjela, couve e morangos, semeie-os em janeiro. Proporcione condições confortáveis de desenvolvimento e crescimento, para que suas mudas sejam saudáveis, fortes e proporcionem uma rica colheita de deliciosas frutas vitamínicas.