Camélia - arbustos de chá em flor

Pin
Send
Share
Send

A camélia é uma planta sempre verde da família Tea. É encontrada principalmente nos subtrópicos da Eurásia e da América do Norte, mas também pode ser cultivada como planta de interior ou estufa em todo o mundo. A camélia é usada para fins decorativos e também possui propriedades medicinais. Folhas de algumas espécies servem como matéria-prima para o chá. Muitos cultivadores de flores têm medo de cultivar a planta devido à sua natureza caprichosa, no entanto, é suficiente estudar várias características de cuidados para evitar problemas surpreendentes e desfrutar de flores incríveis.

Descrição da planta

A camélia é um arbusto ou árvore perene com 2-20 m de altura. As hastes se ramificam a partir da base e rapidamente se alinham. Jovens brotos verdes são pubescentes. Com o tempo, elas ficam nuas e adquirem uma cor cinza ou marrom claro.

Nos galhos desta planta sempre-viva há folhas ovais ou ovóides regulares, de folhas curtas. Eles têm bordas serrilhadas ou finas e uma extremidade pontiaguda e alongada. Folhas verdes escuras e sólidas dobram-se um pouco ao longo da veia central em relevo. Cada nó pode conter de 1 a 3 folhas. O comprimento do brilhante, pubescente ao longo das veias da placa da folha é de 3-17 cm.

Camélia floresce em novembro-dezembro e pode durar até o final do inverno. Uma única flor vive até 1 mês. Grandes flores simples estão localizadas em pedicelos retos. Seu diâmetro é de 1 a 12 cm e a base das pétalas se funde em um tubo curto. As próprias pétalas estão localizadas em 1 ou várias camadas. Eles têm uma ampla forma oval ou arredondada com uma borda ondulada. O centro da flor consiste em um monte exuberante de numerosos estames amarelos com grandes anteras. O cheiro de flores não exala. Sua cor é dominada por branco, vermelho, rosa e amarelo. As pétalas são lisas ou variadas.









Após a polinização, os frutos amadurecem - cápsulas secas, divididas em 5 compartimentos. Dentro deles há sementes angulares bastante grandes. Eles perdem rapidamente a germinação devido ao alto teor de óleo.

Tipos de camélia

A classificação internacional da camélia inclui mais de 250 espécies.

Camélia é japonesa. A planta mais comum entre os jardineiros é um arbusto ou árvore que se estende de 1,5 a 6 m de altura e os caules são cobertos com uma casca acinzentada e lisa. Durante o período de floração, muitas flores aparecem, localizadas entre as folhas verdes escuras e coriáceas. A floração começa em novembro-maio. Na medicina oriental, a espécie é usada para combater o câncer. Variedades:

  • Alba é uma camélia branca com flores simples;
  • Rosa de inverno - grandes botões felpudos de cor branca ou rosada.
Camélia japonesa

Camélia é chinesa. A variedade serve como matéria-prima para fazer chá. É um arbusto ou árvore de até 10 m de altura com galhos extensos. Folhas de couro verde escuro crescem 5-7 cm de comprimento. As flores perfumadas nas axilas das folhas consistem em um cálice de cinco membros e uma corola simples com um diâmetro de 25 a 30 mm. A cor das flores é creme amarelo ou branco.

Camellia Chinese

Camellia Sasanqua (montanha). Arbusto lignificado com 2,5-3 m de altura consiste em brotos ramificados e esmagados. O crescimento anual é coberto com ligeira pubescência. Gradualmente, é substituído por casca lisa marrom-verde ou marrom. Outra folhagem de folhas verdes escuras tem bordas serrilhadas e é pubescente ao longo da veia central. As grandes flores sésseis estão localizadas isoladamente ou em grupos de até 3 botões. As cores rosa e vermelho predominam em sua coloração, mas também são encontradas flores brancas. A planta é usada como uma oleaginosa. Com base nessa espécie, foram obtidas várias variedades de jardins decorativos resistentes ao gelo e, portanto, adequadas para o cultivo em clima temperado. As variedades mais famosas:

  • Bicolor - uma ampla borda rosa está localizada ao longo da borda das pétalas e as bases são brancas;
  • Chansonnier - terry flores rosa pálido;
  • Cleópatra - corolas simples com pétalas rosa alongadas.
Camellia Sasanqua (montanha)

Reprodução

Geralmente a camélia é propagada por estacas. Para fazer isso, no verão (junho-julho), corte brotos jovens do alto dos galhos. É melhor usar caules maduros com casca de azeitona, mas os mais jovens e verdes brilhantes servirão. Imediatamente após o corte, as estacas são distribuídas em vasos com solo de turfa-areia ou perlita. Eles são cobertos com um saco para manter a alta umidade, são ventilados e pulverizados regularmente. Mantenha a estufa sob luz ambiente e a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Um rizoma completo é formado em 1,5 a 2 meses. Depois disso, o abrigo é removido. É possível realizar estacas em janeiro, mas o processo de enraizamento levará mais tempo.

Às vezes, a reprodução de sementes de camélia é praticada, embora não seja adequada para variedades altamente decorativas e é mais frequentemente usada no trabalho de melhoramento. Logo após a coleta das sementes, elas são plantadas em xícaras descartáveis ​​ou vasos de turfa com solo solto do jardim. Durante a germinação, a temperatura deve ser de + 20 ... + 23 ° C. O solo é pulverizado regularmente. Mudas com 2 folhas reais mergulham em um recipiente maior.

Para variedades mal enraizadas, é utilizado o método de vacinação. O procedimento é realizado em janeiro. Um broto desenvolvido com 2-3 brotos é fixado em um estoque de espécies. A planta é mantida a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. Deve ser regado e pulverizado regularmente, bem como protegido da luz solar direta. O processo de cicatrização leva 2 meses.

Home Care

Para uma camélia elegante, mas às vezes sombria, é importante criar um ambiente de vida ideal.

Iluminação A planta precisa de longas horas de luz do dia e iluminação brilhante, mas difusa. A versão japonesa é adequada e com quartos mais sombrios. A luz solar direta danifica rapidamente as folhas, portanto a coroa fica sombreada.

Temperatura Na primavera e no verão, a camélia forma botões de flores, por isso precisa de uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Ao longo do ano, um clima mais quente não combina com a flor. A partir de meados do outono, a temperatura é gradualmente reduzida para +10 ... + 12 ° C. Você pode manter a planta em uma loggia sem aquecimento. Pode suportar geadas até -10 ° C. No verão, as camélias internas são preferencialmente retiradas ao ar fresco (varanda, varanda, jardim).

Umidade. As camélias vivem nos trópicos e subtrópicos, portanto, a alta umidade é vital para elas. As flores são pulverizadas várias vezes ao dia e, no inverno, são usados ​​umidificadores na estação de aquecimento. Deve-se lembrar que as gotas nas flores levam a um murchamento rápido das últimas.

Rega. Quanto mais alta a temperatura do ar, mais abundante deve ser a rega. No outono, está sendo gradualmente reduzido. O solo deve secar 1-2 cm, não mais. Água estagnada na panela não é permitida. O líquido deve ser macio e bem limpo. Geralmente use água da chuva ou uma que esteja parada por pelo menos 3 dias.

Adubo. Desde o início do crescimento ativo (abril-maio) e até o final de julho, a camélia é alimentada duas vezes por mês com complexos minerais para flores de interior. Desde agosto, todos os curativos cessam, o que é um sinal para a colocação de brotos.

Transplante Como na primavera a camélia ainda está em plena floração, seu transplante é realizado no início do inverno. As raízes são facilmente danificadas, então elas usam o método de transbordo em uma panela maior. O procedimento é realizado a cada 2-3 anos. Uma espessa camada de material de drenagem é necessariamente derramada no fundo. O pescoço da raiz está localizado na superfície do solo. O solo deve estar suficientemente solto, com água e respirável. É imperativo que a terra seja ácida ou levemente ácida. A mistura para plantio pode ser feita independentemente dos seguintes componentes:

  • terreno de folha (2 partes);
  • terra de coníferas (2 partes);
  • turfa alta (2 partes);
  • vermiculita (2 partes);
  • areia (1 parte);
  • casca de árvore conífera (0,5 partes).

Poda. De tempos em tempos, a camélia pode ser cortada, dando-lhe a forma necessária. Isso deve ser feito no final do período de floração. Se muitas flores se formarem na fase de brotamento, a planta pode ficar doente. Por esse motivo, parte dos brotos são removidos, deixando 2-3 flores na parte aérea.

Doenças e pragas. Com os devidos cuidados, a camélia não é afetada por doenças de plantas. Às vezes, pode ser atacado por ácaros, insetos, cochonilhas, pulgões. Para se livrar de parasitas, inseticidas e acaricidas são usados.

Cultivo de jardim

No sul da Rússia, ao longo da costa do Mar Negro e no Cáucaso, a camélia é cultivada com sucesso no jardim. Arbustos com uma copa densa ou árvores baixas, nas quais flores brilhantes florescem entre densas folhas verdes escuras, parecem muito decorativas. As variedades híbridas que surgiram nos últimos anos permitem que a planta seja cultivada em campo aberto em regiões onde no inverno a temperatura não cai abaixo de -20 ° C. Além disso, as plantas de jardim são de natureza mais flexível.

A camélia é plantada em sombra parcial, em local protegido de correntes de ar. Você pode plantá-lo sob altas árvores de folha caduca com uma coroa a céu aberto e um rizoma profundo, bem como perto de uma cerca viva ou da parede de uma casa. Eles criarão proteção contra o sol do meio-dia. Você não pode escolher um lugar na sombra profunda, pois não haverá flores.

O solo deve estar solto e fértil. Ao plantar, é importante não aprofundar o pescoço da raiz. É colocado nivelado com o solo.

A camélia terá que ser regada regularmente para que o solo fique constantemente levemente úmido, mas não pantanoso. A rega continua ainda mais no inverno a temperaturas positivas.

Nos meses de maio a julho, um curativo mineral é aplicado mensalmente, projetado especificamente para camélia (dose total) ou rododendro (metade da dose).

No outono, o solo próximo ao tronco é coberto com folhas caídas e casca triturada e depois coberto com ramos de abeto. Se raramente ocorrem geadas no inverno, não é necessário abrigo adicional. Nas regiões mais ao norte, a base do tronco é coberta com material não tecido. À noite, a coroa com flores também é coberta com lutrasil.

Pin
Send
Share
Send