Gypsophila - ervas a céu aberto com flores pequenas

Pin
Send
Share
Send

Gypsophila é uma cultura anual ou perene da família cravo-da-índia. As melhores hastes ramificadas formam uma nuvem espessa que, como pequenos flocos de neve, é coberta de flores. Para ternura, a gypsophila é chamada de "hálito do bebê", "erva daninha" ou "balanço". Uma planta no jardim é usada como uma adição ou enquadramento de canteiros de flores. Também é bom no corte para decorar um buquê com cores maiores e mais brilhantes. As plantas abrigam o Mediterrâneo, a Ásia e a Austrália, mas algumas espécies são resistentes ao gelo e vivem como plantas perenes em jardins temperados.

Descrição da planta

Gypsophila é uma planta decorativa que assume a forma de brotos ou arbustos. Tem uma raiz central poderosa, estendendo-se muito mais profundamente no solo. As hastes eretas finas são cobertas com muitos processos laterais, tão rapidamente que o arbusto gypsophila adquire uma forma esférica. A altura da vegetação é de 10 a 120 cm e são encontradas formas rasteiras de cobertura do solo. Suas hastes estão localizadas perto do chão.

Em brotos cobertos com casca verde suave, praticamente não há folhas. A maioria das folhas pequenas concentra-se em cavidades radiculares. Eles têm uma forma lanceolada com bordas sólidas e uma extremidade pontiaguda. A folhagem é pintada de verde escuro ou acinzentado. Tem uma superfície lisa e brilhante.








Em junho, inflorescências soltas de panículas florescem no final dos brotos. Eles consistem em flores brancas como a neve ou rosa com um diâmetro de 4-7 mm. O cálice em forma de sino consiste em cinco pétalas largas e serrilhadas, nas quais há uma faixa vertical verde. No centro existem 10 estames finos.

Após a polinização, as sementes amadurecem - caixas esféricas ou ovóides com várias sementes. Secando, eles se abrem independentemente em 4 asas e as menores sementes arredondadas se espalham pelo chão.

Tipos e variedades de gypsophila

O gênero gypsophila possui cerca de 150 espécies e várias dezenas de variedades decorativas. Entre as variedades populares entre jardineiros, plantas anuais e perenes são encontradas. Gypsophila anual é representado pelas seguintes plantas.

Gypsophila graciosa. Brotos fortemente ramificados formam um arbusto esférico com 40-50 cm de altura e são cobertos com pequenas folhas de cor verde-acinzentada. Nas panículas soltas existem pequenas flores brancas. Variedades:

  • Rosa - floresce profusamente com inflorescências rosa;
  • Carmine - diferentes flores lindas de vermelho carmim.
Gypsophila graciosa

Gypsophila rastejando. Uma planta ramificada com hastes espalhadas no chão não excede 30 cm de altura e os brotos são cobertos com folhagem verde escura linear. As menores flores estão localizadas nas extremidades dos brotos e formam uma colcha a céu aberto. Variedades:

  • Fratensis - com flores de terry rosa;
  • Névoa rosa - densamente coberta por inflorescências rosa-claras que cobrem quase completamente os brotos verdes;
  • Monstrose - floresce profusamente em branco.
Gypsophila rastejando

Gypsophila perene é popular entre os jardineiros devido à falta de necessidade de renovar plantações anualmente.

Gypsophila paniculata. A planta forma grandes arbustos esféricos com até 120 cm de altura, caules fortemente ramificados são cobertos com casca pubescente verde-acinzentada e as mesmas folhas estreitas e lanceoladas. Muitas flores minúsculas com um diâmetro de até 6 mm estão concentradas em inflorescências paniculadas no final dos brotos. Variedades:

  • Estrela Rosa (Estrela Rosa) - floresce flores terry rosa escuro;
  • Flamingo - um arbusto com 60 a 75 cm de altura com flores duplas rosa;
  • Fada de Bristol - a vegetação esférica de até 75 cm de altura é decorada com inflorescências de terry brancas.
  • Floco de neve - um denso arbusto verde escuro com um diâmetro de até 50 cm em junho, é coberto por densas flores brancas como a neve.
Gypsophila paniculata

Gypsophila é robusta. Embora os caules desta espécie se ramifiquem fortemente, eles estão espalhados no chão, de modo que a altura da planta é de 8 a 10 cm.Em junho-maio, o tapete verde a céu aberto é coberto por flores brancas ou roxas da neve.

Gypsophila

Cultivo de sementes

Gypsophila é bem propagada por sementes. As plantas anuais são semeadas no outono imediatamente para o campo aberto e adicionalmente semeadas no início da primavera. Para fazer isso, faça furos com profundidade de 1-1,5 cm e distribua uniformemente as sementes. No final da primavera, plante as mudas com muito cuidado, com um grande pedaço de terra transplantado para um local permanente.

Sementes de plantas perenes são mudas pré-cultivadas. Use caixas profundas espaçosas cheias de mistura de turfa e areia com a adição de giz. As sementes são enterradas em 5 mm, o recipiente é coberto com um filme e mantido em local bem iluminado à temperatura ambiente. Após 10 a 15 dias, os primeiros rebentos aparecem. Quando a altura das plantas atinge 3-4 cm, elas mergulham cuidadosamente em vasos separados. É importante manter as mudas em um local bem iluminado. Se necessário, use phytolamps para que as horas de luz do dia durem 13-14 horas.

Propagação vegetativa

As variedades altamente decorativas de terry são propagadas vegetativamente, uma vez que as sementes não transmitem a qualidade da planta mãe. No início da primavera, antes de os botões aparecerem ou já em agosto, os topos dos brotos são cortados em estacas. O enraizamento é realizado em um substrato solto com a adição de giz. As estacas são enterradas verticalmente por 2 cm e contêm boa luz e temperatura + 20 ° C.

É muito importante manter a alta umidade durante o período de enraizamento, para que as plantas sejam pulverizadas regularmente e cobertas com uma tampa. Gypsophila enraizada no outono são transplantadas para o campo aberto para um local permanente.

Plantio e cuidado com Gypsophila

Gypsophila é uma planta muito fotófila. Ela mal tolera sombra parcial, portanto, áreas bem iluminadas e abertas são escolhidas para o plantio. O solo deve ser fértil, leve e bem drenado. Areia argilosa ou argilosa são adequadas. Como o nome indica, a gypsophila adora solos calcários, portanto, antes de plantar a terra é desenterrada com calcário. É necessário evitar locais onde a água subterrânea está localizada de perto.

As mudas são plantadas com vasos de turfa até a profundidade do sistema radicular. Não afunde a raiz do pescoço. A distância entre as plantas deve ser de 70 a 130 cm. A partir do terceiro ano de vida, cada grande arbusto perene precisa de cerca de 1 m² de área.

Gypsophila é muito resistente à seca, portanto, praticamente não é necessário regá-lo. Somente sob calor forte e com uma ausência prolongada de chuva natural, 3-5 litros de água por semana são derramados sob a raiz.

Na primavera e durante a floração, 2-3 vezes por estação, a gypsophila é alimentada com complexos orgânicos. Você precisa usar estrume ou composto apodrecido. De orgânicos frescos, a planta vai morrer.

Mesmo em plantas perenes, a maior parte da vegetação do solo é seca durante o inverno. A vegetação é cortada, deixando apenas pequenos tocos acima do solo. O solo é coberto com folhas caídas ou ramos de abeto, e no inverno é formado um monte de neve alto. Nesta forma, a Gypsophila pode suportar até geadas severas. Na primavera, é importante espalhar abrigo em tempo hábil, a fim de evitar inundações e deterioração das raízes.

Gypsophila é resistente a doenças de plantas. Em matagais muito espessados ​​ou quando o solo é inundado, ele sofre de raiz ou podridão cinzenta e ferrugem. Os arbustos afetados são afinados, transplantados para um novo local e tratados com fungicida.

Parasitas em gypsophila se instalam muito raramente. Pode ser traças ou cochonilhas. Também pode ser atacado por nematóides. Esta praga é perigosa porque penetra nas hastes e folhas, onde não tem medo de inseticidas. Portanto, as plantas freqüentemente afetadas precisam ser cortadas e destruídas. Às vezes, o tratamento com "Fosfamida" ou tomar banho em um banho quente (50-55 ° C) ajuda.

Uso do jardim

Arvoredos aéreos altos ou subdimensionados de gypsophila em campo aberto parecem muito decorativos. Mas a planta raramente recebe posições individuais. É frequentemente usado como uma adição ou plano de fundo para cores mais brilhantes. Boa Gypsophila em uma colina alpina ou em um mixborder. Também complementa o jardim de pedra. As plantas são combinadas com eschscholtia, tulipas, malmequeres e cereais ornamentais. Muitas vezes, a gypsophila é cultivada para cortar e decorar buquês.

Pin
Send
Share
Send