Lobularia é uma cobertura anual que agrada a estrelas coloridas durante toda a temporada. Como nuvens coloridas ou almofadas de ar macio, a lobularia decora o jardim desde o início do verão até a primeira geada. É usado para decorar o primeiro plano de um jardim de flores, decorar varandas e varandas. Lobularia pertence à família dos crucíferos. O habitat natural para ela é o Mediterrâneo. A planta prefere terrenos rochosos, fendas nas montanhas e declives com aterros de seixos. As pessoas chamam de "gramado", "alyssum" ou "alissum".
Descrição botânica
Lobularia é um gênero de plantas anuais ou perenes, com brotos herbáceos de 8 a 40 cm de altura, e os caules macios e altamente ramificados crescem verticalmente ou ficam sob o seu próprio peso. Eles formam um tapete verde sólido. No final da estação de crescimento, a parte inferior das hastes é lignificada e coberta com uma casca lisa cinza-marrom. Nos processos jovens estão as próximas folhas pubescentes de forma oblonga ou lanceolada. Toda a parte terrestre da planta é pintada em uma cor verde brilhante saturada.
Já em maio, inflorescências racemose crescem no topo dos caules, densamente pontilhados com pequenos asteriscos de flores. Inicialmente, a lobularia estava coberta de flores brancas ou roxas claras, mas hoje existem muitas variedades com pétalas de vários tons.
Um copo com quatro pétalas e um núcleo verde-amarelo de diâmetro é de apenas 3-10 mm. Os botões começam a se desdobrar por baixo. A floração continua durante todo o verão e é acompanhada por um rico aroma de mel. Durante esse período, algumas inflorescências desaparecem e se escondem sob novas. O cheiro atrai abelhas e outros insetos benéficos.
Após a polinização, os frutos amadurecem - vagens redondas ou ovóides com muitas sementes empoeiradas de uma cor marrom. Cerca de 3,5 mil unidades caem em 1 g de sementes. A germinação é mantida por 3 anos.
Tipos e variedades de lobularia
O gênero lobularia inclui apenas 5 espécies de plantas. Na cultura, apenas um deles é usado - lobularia marinha. Forma um arbusto denso e esférico, com uma altura não superior a 30 cm, e brotos macios ramificados são cobertos com folhagem lanceolada cinza-verde, pubescentes com uma pequena pilha prateada. Entre maio e outubro, os arbustos cobrem as inflorescências da panícula com um aroma intenso. Pequenas flores brancas após a polinização formam vagens ovais com uma ponta pontiaguda. Eles contêm sementes amareladas ou marrons. Variedades decorativas:
- Bentam - lobularia branca como a neve, com altura não superior a 40 cm;
- Compacto - um arbusto com inflorescências brancas não excede 15 cm de altura;
- Variegata - folhas verde-amarelas com uma borda branca adornam uma cortina de até 15 cm de altura, florescem com flores brancas;
- Aberto - um grupo de 8 a 10 cm de altura cresce em largura e é coberto por densas inflorescências rosa ou roxas;
- Tapete real - uma mistura de plantas anãs, cuja altura não excede 8-12 cm, com inflorescências roxas, de framboesa e roxas;
- Noite oriental - em um arbusto de até 15 cm de altura, flores lilás escuras com grandes anteras amarelas florescem;
- Pequenos brotos de até 8 cm de altura são decorados no topo com densas inflorescências de leite;
- Salmão - arbustos com 10 cm de altura são cobertos por densas inflorescências de salmão.
Cultivo de sementes
Lobularia, como em qualquer verão, é propagada por sementes. Eles são semeados imediatamente em campo aberto ou em mudas pré-cultivadas. As sementes são semeadas no solo no final de novembro ou abril. As plantações de outono devem ser isoladas para proteger da geada e da umidade excessiva do solo após a neve derreter. Os brotos aparecerão quando a temperatura do solo atingir + 12 ° C. Esse método de aliviar o incômodo de transplantar, no entanto, a floração ocorre um pouco mais tarde (40-50 dias após a emergência), do que no plantio de mudas. Também deve ser lembrado que é necessário desbaste ou transplante de lobularia jovem para tornar o jardim de flores mais uniforme.
Para cultivar mudas em casa, prepare um recipiente com areia úmida e turfa. As sementes são distribuídas em sulcos rasos e polvilhadas com solo ou areia úmida. O recipiente é coberto com uma tampa transparente. As culturas são transmitidas diariamente e pulverizadas a partir de um frasco de spray. A temperatura ideal do ar é + 15 ... + 17 ° C. As fotos aparecem muito rapidamente, de 2 a 6 dias. Com o advento dos brotos, o abrigo é removido, mas não imediatamente. À medida que as mudas crescem, elas são diminuídas, de modo que a distância entre as plantas é de 3 a 5 cm, e as plantas com 4 folhas reais são distribuídas em vasos separados. O pouso em campo aberto está planejado para o final de maio. A essa altura, os arbustos estão crescendo bastante e são capazes de suportar um leve resfriamento. No entanto, a geada é fatal para eles.
Cuidado ao ar livre
Lobularia é plantada em uma área bem iluminada com proteção contra correntes de ar. A flor pode crescer em sombra parcial, mas o número de inflorescências diminuirá. O solo para plantio deve ter uma reação levemente ácida ou levemente alcalina, estar solto, bem drenado e fértil. Ao cavar, você pode misturar o solo com uma pequena quantidade de cascalho e pequenas pedras. Para que a lobularia pareça espaçosa, é importante manter uma distância entre as plantações de 20 a 40 cm.O rizoma é facilmente danificado, de modo que uma planta com um grande pedaço de terra é plantada e rasa.
Lobularia prefere conteúdo legal. Frequentemente, no calor do verão, ocorre uma interrupção na floração e novas inflorescências aparecem quando fica mais frio lá fora.
Lobularia de água com cuidado. Esta planta tolerante à seca é suscetível a doenças fúngicas. Geralmente tem chuvas naturais suficientes e somente com seca prolongada o solo é irrigado com uma quantidade moderada de água. Durante a estação de crescimento e floração, a lobularia é alimentada com complexos minerais e orgânicos para plantas com flores.
No meio do verão, quando as primeiras inflorescências murcham e se formam brotos secos, elas podem ser aparadas. Os rebentos são cortados a uma altura de 5 cm e a Lobularia é excelentemente restaurada após a poda, ramifica-se melhor e forma muitas flores novas.
Doenças e Pragas
Devido à densa vegetação, a lobularia pode sofrer de doenças fúngicas. Em solos densos e úmidos, as raízes são afetadas pela podridão e, com o aumento da umidade, oídio ou uma perna negra se desenvolvem em brotos e folhas. Tendo encontrado um problema, os arbustos são pulverizados com uma solução de enxofre coloidal e sabão verde. Quando aparecerem sinais de podridão marrom e ferrugem branca, você deve imediatamente arrancar e destruir a planta doente.
Das pragas, lagartas, moscas brancas, pulgões e pulgas crucíferas geralmente se instalam na lobularia. Os insetos são eliminados com inseticidas. No início da temporada, recomenda-se realizar tratamento preventivo, o que reduzirá o risco de infecção.
Planta em paisagismo
O tapete perfumado da lobularia irá decorar as plantações de fronteira, o jardim de pedras e o jardim ornamental. Apesar da miniatura, a planta forma um tapete rico e muito elegante. A flor encanta com cores saturadas. Um jardineiro experiente pode experimentar o padrão usando diferentes variedades.
Aroma de mel vai agradar perto de mandris e varandas. Os insetos atraídos por ele não deixarão árvores frutíferas de lado. Lobularia é usado ativamente para plantações de ampolas, decoração de terraços e varandas. É bom em combinação com flox, tulipas, miosótis e íris.