É raro encontrar amoras cultivadas em nossas parcelas pessoais. No entanto, os jardineiros que gostam de experimentar o prazer cultivam essa fruta e realmente a apreciam por seu sabor agradável e propriedades nutricionais. A amora-preta se compara favoravelmente com espécies selvagens com rendimento e tamanho dos frutos. Não é por acaso que uma das variedades foi chamada Gigante.
História do gigante Blackberry
O amora-preta pertence ao gênero Rubus, que inclui cerca de 200 espécies naturais. A América é considerada a pátria. Foi lá que, no século XIX, eles começaram a cultivar amoras, graças não apenas às qualidades decorativas do arbusto, à facilidade de cuidados, mas também ao sabor e aroma incomum da fruta. Novas variedades e híbridos mais resistentes ao clima frio foram criados. A nova cultura trazida do exterior no século 20 se espalhou pela Europa. O primeiro que na Rússia chamou a atenção para o valor de um blackberry foi a I.V. Michurin. Como resultado de um longo trabalho, ele desenvolveu novas variedades adaptadas às nossas condições climáticas.
Agora, no mundo, existem mais de 300 representantes varietais da cultura.
Descrição do produto
O Blackberry Giant é avaliado por um rendimento sem precedentes - durante a estação o arbusto fornece cerca de 30 kg de bagas. Além disso, possui alta resistência ao gelo, tolera geadas de até -30 ° C sem danos, para que possa ser cultivado não apenas no sul do país, mas também em regiões com invernos frios.
O gigante forma um arbusto de 1,5 a 2,5 m com fortes brotos flexíveis. Em junho, grandes inflorescências brancas aparecem nas hastes. Graças à floração tardia, os botões não são danificados pelas geadas da primavera, o que tem um efeito benéfico na produtividade.
A frutificação ocorre no segundo ano. Dura de julho a final de setembro. A fruta é uma drupa combinada. A forma é alongada, cônica. No início do amadurecimento, os frutos da amora são verdes, depois acastanhados e adquirem uma tonalidade marrom-avermelhada. Nos frutos maduros, a pele brilhante torna-se roxa-preta.
Às vezes, o Blackberry Giant é confundido com o gigante inglês de Bedford. A principal diferença entre as espécies é o tamanho das bagas: em Bedford elas são menores, pesando 7 g, no Gigante - muito maiores, até 20 g.
O suco da fruta é vermelho escuro; o sabor é sobremesa, agridoce, delicado, com um aroma pronunciado de amora. Frutos maduros são consumidos frescos, congelados, secos, geléia, geléia, compota, licor, preparados, adicionados a sobremesas e doces.
O Blackberry é um armazém de vitaminas e minerais úteis; seu uso ajuda a normalizar a pressão sanguínea, fortalecer a imunidade, melhorar o metabolismo e curar feridas. Esta baga é um substituto natural da aspirina, por muito tempo foi usada para reduzir a febre e aliviar resfriados.
Entre as desvantagens da variedade, apenas a intolerância ao solo seco é notada: a falta de umidade afeta negativamente a quantidade e a qualidade das bagas. Isso dificulta o cultivo de variedades em áreas áridas.
Recursos de desembarque
Para se deliciar com uma amora todos os anos, você deve primeiro cuidar das mudas e plantar corretamente.
Quando plantar uma amora
Amoras são plantadas na primavera e no outono. A melhor época é o início da primavera, antes do início da estação de crescimento. As mudas têm tempo para enraizar-se bem durante a estação e ficar mais fortes durante o inverno. Você pode plantar uma amora no final da temporada, apenas isso é necessário 2-3 semanas antes do início do tempo frio, caso contrário as plantas jovens podem morrer. É preferível o plantio no outono nas regiões sul. Mudas em recipientes podem ser plantadas durante toda a temporada.
Melhor lugar para amora
Gigante de amora-preta - planta fotófila, prefere crescer em áreas bem aquecidas pelo sol ou em sombra parcial clara. O solo não é particularmente exigente, mas não é adequado para argila pesada e zonas úmidas; as melhores condições são os barcos com uma reação levemente ácida.
Em um solo argiloso, é necessário trazer um balde de turfa e areia (1 m2) Nas areias e no solo arenoso do barro, as amoras-pretas podem crescer, mas exigirão a introdução de grandes doses de matéria orgânica na forma de cobertura morta e rega. A amora é geralmente colocada em locais protegidos do vento frio do norte - ao longo da cerca, não muito longe das dependências.
Seleção de mudas
Agora, centros de jardinagem e viveiros oferecem uma grande variedade de amoras cultivadas. Lá, você pode escolher exatamente as variedades que estão sujeitas às condições locais, obter aconselhamento especializado sobre como cuidar de plantas. Os especialistas recomendam a aquisição de mudas de 1 a 2 anos de idade com um sistema radicular bem desenvolvido. As crianças de um ano devem ter duas hastes de 5 mm de espessura e um broto formado nas raízes. As crianças de dois anos devem ter pelo menos três raízes principais com 15 cm de comprimento e uma parte aérea com 40 cm de altura.
Se a casca estiver enrugada e a carne embaixo for marrom, significa que a muda foi escavada por um longo tempo, já secou e é improvável que se enraíze.
Como plantar uma amora
Use arbustos ou tipos lineares de plantio de amoras-pretas. No método de arbusto, as plantas são plantadas em poços de 45 cm de profundidade e largura, a uma distância de 1-1,3 m. Com um método linear, as trincheiras são cavadas com 45 cm de profundidade e 50 cm de largura, deixando 2 m entre linhas. As linhas devem ser organizadas de norte a sul. Antes de plantar, você também deve instalar os suportes: o amora cresce rapidamente, os brotos crescidos são melhores para colocar na estrutura de suporte.
Para o plantio da primavera, o enredo é preparado a partir do outono, para o outono - em 2-3 semanas. A terra é desenterrada, nivelada, as ervas daninhas são removidas. Vestido com húmus (1,5 kg 1 m2), superfosfato (100 g), sulfato de potássio (30 g) ou cinza (100 g). Anteriormente, as mudas são mergulhadas por uma hora em uma solução com Kornevin, que estimula a formação de raízes.
Processo de aterrissagem passo a passo:
- No fundo do poço, é derramado solo nutriente.
- Um rebento com raízes bem espalhadas é colocado. As plantas do recipiente são plantadas com o solo.
- Polvilhe as mudas para que o broto de crescimento fique 3 cm abaixo do nível do solo.
- Certifique-se de sacudir a planta para que não se formem vazios, tampe o solo.
- Durante o plantio da primavera, os rebentos são reduzidos para 35 cm.
- Um orifício circular é formado e são adicionados 5 litros de água.
- Depois de absorver a umidade, o solo é coberto com feno, húmus.
As plantas jovens a princípio protegem da luz solar direta com agrofibra ou papel. Após uma semana, o sombreamento é removido.
Vídeo: como plantar uma amora em 2 minutos
Tecnologia agrícola Blackberry
Esta cultura é despretensiosa, basta regar, alimentar, remover ervas daninhas e brotos em excesso regularmente.
Rega e afrouxamento
O amora é exigente na rega, precisa de muita água para cultivar brotos e despejar bagas. Para manter o nível de umidade do solo necessário, um espinheiro é regado uma vez por semana com 10 litros de água por bush. As plantas precisam especialmente de umidade durante o período de crescimento intensivo e formação de frutos. Na seca com rega insuficiente, as bagas tornam-se pequenas e caem. Em outubro, a irrigação por carregamento de água nos desembarques (20 l / bush) é obrigatória.
O alagamento é prejudicial para a planta: a umidade, estagnada no solo, pode causar o desenvolvimento de infecções e apodrecimento, a formação de novos rebentos se arrastará até o final do outono e a dureza do amora no inverno diminuirá.
Durante a estação, o solo sob os arbustos e nos corredores deve ser afrouxado e danificado. Plantas daninhas inibem o desenvolvimento de brotos e reduzem o rendimento. Entre as fileiras, o afrouxamento é realizado a uma profundidade de 12 cm, próximo aos arbustos - na camada superficial, não mais profunda que 8 cm, para não danificar as raízes. Esse método agrícola permite não apenas melhorar a troca de ar do solo e combater as ervas daninhas, mas também destruir a localização de pragas. Após regar e afrouxar, a terra é coberta com palha, serragem.
Nutrição
Os fertilizantes são necessários não apenas para alimentar a planta com nutrientes, mas também para eliminar doenças e pragas que são inevitáveis em condições climáticas adversas. Em solo bem cultivado, nos primeiros 2 anos da primavera, as amoras são alimentadas apenas com fertilizantes nitrogenados (10 g de uréia / 5 l). Em solos pobres, recomenda-se realizar a alimentação das folhas com Kemira Plus (20 g / 10 l).
Uma composição equilibrada de fertilização permite obter um aumento de rendimento de até 30%.
Durante o período de formação dos frutos, a planta precisa de potássio (30 g de sulfato de potássio / 10 l à taxa de 6 l de solução por 1 m2) O fertilizante mineral pode ser substituído por cinzas (200 g / 1 m2) Sob a escavação de outono, o superfosfato (35 g / 1 m2), nitrofosku (30 g / 1 m2), sulfato de potássio (30 g / 1 m2).
Os orgânicos também são usados anualmente como cobertura: em junho, soluções aquosas de verbasco (1:10), fezes de frango (1:20), húmus são espalhadas sob o mato no outono.
A aparência das plantas pode ser julgada pela falta de nutrientes. Brotos fracos, frutos pequenos, amarelecimento da folhagem indicam deficiência de nitrogênio, veios das folhas ficam amarelos, bagas secam - falta de ferro, aro marrom nas lâminas - baixo potássio, folhas ficam vermelhas, no meio da estação do outono - falta de magnésio.
Instalação do suporte
Normalmente, as amoras são cultivadas em uma treliça - a liga dos arbustos permite proteger parte da colheita do contato com o solo, proporciona luz solar uniforme e o expurgo do arbusto, sem criar condições para o desenvolvimento de fungos. Além disso, os arbustos colocados na treliça parecem muito decorativos durante a floração - eles criam um tapete verde sólido, decorado com grandes flores perfumadas.
Formação de bagas
Ao formar um arbusto, deve-se ter em mente que os brotos de amora têm um ciclo de desenvolvimento de dois anos: no primeiro ano, crescem, botam brotos, dão frutos e morrem no segundo ano. Portanto, no outono, os galhos das mudas são cortados, fracos e danificados são removidos. Um arbusto de amora é formado por 8 a 10 brotos fortes e saudáveis. Normalmente, atenha-se a uma formação de leques. Na primavera, depois de remover o abrigo, os galhos são levantados para a treliça na posição vertical, brotos jovens são colocados paralelamente ao chão. No outono, o caule prolífico central é removido, deixando de 8 a 10 jovens brotos horizontais fortes.
Amoras dão muito crescimento, tornando o arbusto espessado e espinhoso. Portanto, é necessário que, quando o tiro nulo cresce para 2 me a liga para a treliça, o topo é cortado. Até o outono, 6 a 10 ramos laterais crescem, o que no próximo ano dará de 3 a 5 pincéis de frutas cada.
Jardineiros experientes aconselham cortar brotos laterais por 3-5 botões no outono ou após o inverno para obter pincéis menores, mas com bagas maiores.
Preparando arbustos de amora para o inverno
Apesar da resistência ao gelo, o Blackberry Giant precisa ser isolado para o inverno. Após a poda, a irrigação com carga de água e a cobertura com húmus, os galhos são dobrados em forma de arco no chão e cobertos com fibra de fibra. Ao contrário de rosas e uvas, esta colheita não vomita. É aconselhável cobrir as plantações jovens de cima com galhos de pinheiro e, no inverno, colocar a neve nos arbustos. Sob esse cobertor, as amoras-pretas não têm medo de geadas severas.
Vídeo: amoras em crescimento
Reprodução
Amoras são propagadas por sementes, camadas e estacas.
- Com a propagação de sementes, os caracteres varietais são totalmente preservados. Antes da semeadura, as sementes são estratificadas e depois embebidas por várias horas em uma solução de Epin e semeadas em estufa. Em brotos abertos são plantadas com a formação de 4 folhas.
- O método mais simples de reprodução é com camadas apicais. O topo da parte aérea é enterrado em um sulco próximo ao arbusto, fixado com um suporte e regado. A camada cria raízes em um mês, mas deve ser separada e plantada na primavera da próxima temporada.
- Quando propagadas por estacas verdes no meio do verão, as brotações são cortadas em pedaços de 10 cm de comprimento e plantadas em pequenos recipientes com uma mistura nutritiva de solo, regada e coberta com um filme. A estufa é regularmente ventilada e umedecida. Após um mês, mudas enraizadas são transplantadas.
Controle de Pragas e Doenças
O Blackberry Giant é resistente a muitas infecções comuns das culturas de frutos silvestres. Somente ocasionalmente no verão úmido surge o risco de doença. Medidas preventivas impedirão o aparecimento de pragas.
Tabela: Doença gigante de amora-preta
Doença | Sintomas | Prevenção | Tratamento |
Mancha roxa | Manchas marrom-roxas se formam nos brotos, os botões secam, as folhas murcham. O desenvolvimento de doenças fúngicas contribui para o espessamento do mato e a alta umidade. |
| Antes da floração, trate com uma mistura de 2% de Bordeaux. |
Antracnose | Manchas necróticas aparecem nas folhas e caules, os frutos estão enrugados. A ocorrência da doença contribui para longos períodos chuvosos. As doenças podem resultar em perdas significativas nas colheitas. | Retire as folhas caídas. | Na primavera, pulverize com Nitrafen (300 g / 10 l). |
Podridão cinzenta | Os esporos de cogumelos se espalham rapidamente no tempo chuvoso. Como resultado de brotamentos de cor cinza nos brotos, os frutos começam a apodrecer. |
|
|
Galeria de fotos: Doenças típicas de Blackberry
- A mancha roxa afeta os brotos e botões, os frutos crescem pequenos e ácidos
- Chuvas longas contribuem para o desenvolvimento da antracnose
- Quando afetados pela podridão cinzenta, os frutos começam a apodrecer
Tabela: Pragas de risco gigante
Pragas | Manifestações | Prevenção | Medidas |
Atirar pulgão | A praga suga os sucos das plantas, esgota-os, o que leva a uma diminuição da produtividade. | Os pulgões estão espalhados pelo local das formigas; portanto, em primeiro lugar, o anteater Cypermetrin deve ser realizado contra esses insetos. |
|
Chafer | O inseto come folhas, as larvas danificam as raízes das plantas. | Sacuda insetos, pegue usando armadilhas leves. | Trate o solo com Anti-Crush na primavera (10 ml / 5 L). |
Carrapato de amora | A praga, comendo frutas, introduz nelas substâncias que impedem o amadurecimento. A qualidade e o sabor da fruta estão se deteriorando e a produtividade está diminuindo. | Amoras limpas, rega e poda regulares. |
|
Galeria de fotos: Pragas ameaçando amoras
- Atirar pulgão, estabelecendo-se em uma amora, esgota as plantas
- Ácaro de amora leva a uma perda de 50% da colheita
- Chafer beetle causa grandes danos às plantas
Comentários
Eu tenho um gigante, e é muito arranhado, então estou cortando e modelando com luvas de couro. Mas tudo compensa pelo tamanho das bagas, sua produtividade e sabor inigualável.
YURI CHERNOV//7dach.ru/sashka1955/ezhevika-gigant-silno-kolyuchaya-ili-net-100097.html
Eu gosto de duas variedades: Ruben e Giant.Costumávamos ter muitas espécies no país, elas constantemente plantavam e experimentavam novas variedades. Acima de tudo, a família gostava desses dois. Houve um reparo, e eles foram pisoteados, então na primavera eles o compraram novamente e o plantaram. Ao comprar, fomos informados de onde e em que altura pousar. Fico feliz que essas espécies sejam resistentes ao gelo, não serão perdidas durante o inverno.
Ivan78//www.12sotok.spb.ru/forum/thread9924.html
Entre os muitos tipos de amoras, destaca-se a variedade Giant. Bagas grandes com um sabor agradável de sobremesa agradarão com sua qualidade e quantidade. Outra vantagem da variedade, especialmente relevante para os jardineiros russos, é a capacidade desse amora tolerar invernos gelados sem dor.