A diplomacia é uma planta sempre-verde da parte tropical da América Latina. Pertence à família Kutrov. Na literatura, os nomes de diplomacia e mandeville são identificados. Isso se deve ao fato de que diferentes botânicos descobriram e nomearam as espécies de uma planta por vez. A diplomacia atrai jardineiros com tintas limpas. Verdes luxuriantes e enormes flores brilhantes fazem desta liana uma planta indispensável na decoração de interiores e no design da paisagem. Cuidar da dipladenia não é difícil, mas você pode obter a melhor aparência observando algumas regras.
Descrição botânica
A diplomacia é uma planta perene com um rizoma ramificado e gradualmente entorpecido. As hastes se assemelham a uma videira flexível de até 2 m de comprimento, e os galhos jovens crescem verticalmente; assim, nos primeiros anos, a planta se assemelha a um arbusto e sem suporte. Galhos velhos são cobertos com uma casca áspera marrom clara.
A flor do dipladênio possui folhas pecioladas, localizadas em frente aos galhos. Em folhetos ovais ou ovóides, há uma borda pontiaguda. Placas de folha verde brilhante são expressas em um brilho brilhante. A veia central é claramente visível neles. O comprimento da folhagem é de 5-15 cm.
O florescimento da diplomacia começa no primeiro ano após o plantio. Flores únicas florescem no topo de brotos jovens e nas axilas das folhas. Eles podem ser pintados de branco, amarelo, rosa ou vermelho. O diâmetro da flor é de 8 a 12 cm, tem a forma de um funil aberto com cinco pétalas lanceoladas separadas. A floração de cada botão dura cerca de 10 dias e é acompanhada por um intenso aroma adocicado.
Tipos de Diplomacia
O gênero tem cerca de 40 tipos de diplladação, em casa eles crescem e florescem perfeitamente. Os seguintes tipos decorativos são mais populares entre os cultivadores de flores:
Diplladies são brilhantes. Uma videira flexível atinge 4 m, é coberta por folhas ovais com uma ponta romba de até 20 cm de comprimento e as flores têm pétalas largas de cor framboesa com um núcleo amarelado.
Diplomas de Sander. Uma planta de casa compacta com folhas pequenas e pontudas. Produz muitas flores rosa ao longo de todo o comprimento da videira.
Diplomacia solta. Na liana muitos processos laterais curtos são formados. A folhagem de tamanho médio é pintada em verde-acinzentado. As flores brancas como a neve com pétalas pontiagudas são coletadas em inflorescências apicais frouxas. A planta é resistente a mudanças de temperatura e cresce rapidamente a massa verde.
Diplomacia boliviana. Planta interna elegante com uma pilha curta nas hastes. As folhas pequenas são pintadas de verde escuro e têm uma superfície brilhante. Grandes flores rosa são torcidas na forma de um funil. As bordas levemente onduladas das pétalas têm uma borda clara. As flores formam pincéis soltos de 5 a 8 botões.
Além das principais espécies, os criadores criaram várias variedades decorativas:
- diplomacia amarela (amarela, alamand);
- diplomatas brancos de flores grandes (branco de cosmos);
- rosa diplomático florescendo profusamente (super druper);
- diplases com flores branco-avermelhadas (estrela de picles).
A oferta de missões diplomáticas está em constante expansão; novos híbridos decorativos aparecem anualmente.
Plantas em crescimento
A reprodução do dipladião é feita por um método vegetativo. No início da primavera, são preparadas estacas apicais de 8 a 12 cm de comprimento, cada uma com 3 a 4 folhas e um nó de caule. Se houver brotos laterais na alça, eles devem ser removidos. Imediatamente após a poda, a parte aérea é enraizada na areia úmida e no solo de turfa.
Para evitar a secagem excessiva do solo, as mudas são cobertas com um filme. Você precisa arejar as estufas diariamente. Antes do enraizamento, as plantas são mantidas em um local claro a uma temperatura de + 25 ° C. As raízes aparecem rapidamente e após um mês as mudas podem ser transplantadas para o solo. Para o primeiro transplante, use vasos com um diâmetro de 12 cm.
Regras para transplantes
Um transplante em casa é feito a cada 1-2 anos. A planta está aumentando ativamente sua copa e atualizando o solo dá acesso às substâncias minerais e orgânicas necessárias. O solo da diplomacia deve ter uma reação levemente ácida. Para compilá-lo, use os seguintes componentes:
- terra de folha;
- húmus de folhas;
- terra de relva;
- turfa;
- a areia
Na primavera, a videira é removida da panela velha e eles estão tentando libertá-la de um coma de terra. Fragmentos de tijolos vermelhos ou argila expandida e mistura de solo fresco são despejados em uma nova panela. Não é necessário forçar muito o solo para que o ar entre nas raízes. Solte o solo mensalmente.
Home Care
A diplomacia no atendimento requer algum esforço. Em casa, um cultivador de flores lida com pouca experiência no cultivo de plantas tropicais. Para trepadeiras, você precisa pegar uma sala iluminada, mas protegê-la da luz solar direta. Peitoris de janela orientais adequados ou quartos do sul afastados da janela. Nos quartos do norte precisará de iluminação adicional. No verão, recomenda-se que a diplomacia seja levada para a varanda ou para o jardim. Sem ar fresco, ele se desenvolve pior.
A temperatura ideal do ar é + 20 ... + 26 ° C. Quanto mais quente a sala, mais brilhantes são os verdes e as flores. A diplomacia não tolera flutuações acentuadas de temperatura e correntes de ar. A partir do outono, é necessário diminuir gradualmente a temperatura e proporcionar um inverno frio para a liana. No inverno da diplomacia, ele precisa de um período de descanso e descanso da floração. A desaceleração do crescimento ocorre a uma temperatura do ar de + 15 ... + 17 ° C. Arrefecer abaixo de + 12 ° C pode levar à morte da planta.
Um hóspede tropical precisa de rega abundante e regular. É permitida a secagem apenas do solo superficial. A água é purificada e assentada. Para se livrar da rigidez excessiva, é adicionado suco de limão. A temperatura da água deve estar alguns graus mais quente que o ar. O excesso de líquido que se acumula na panela deve ser derramado 15 a 20 minutos após a irrigação. No inverno, a rega é reduzida pela metade.
A casca brilhante nas folhas da dipladação protege contra a evaporação excessiva, para que a planta não precise de alta umidade. No entanto, a pulverização periódica é bem-vinda. Para a pulverização, recomenda-se o uso de água macia, para que o calcário nas folhas não estrague a beleza da planta. Você também pode lavar a videira do pó sob um banho quente fraco.
Desde o início da primavera da diplomacia precisa de alimentação regular. Durante a formação de botões e flores, fertilizantes minerais universais são aplicados semanalmente. Se a dipladenia não florescer, isso pode ser devido à falta de nutrientes. A cobertura é diluída em uma grande quantidade de água e introduzida no solo, evitando o contato com folhas e caules.
A diplomacia precisa de poda regular, porque as flores florescem apenas em brotos jovens. O melhor momento para este procedimento é o outono, após a conclusão da floração. Os galhos velhos são encurtados em 2/3, os brotos laterais são cortados ao meio. A partir da base, a liana se estende, então você precisa cuidar imediatamente do suporte. Geralmente use suportes especiais ou instale perto da parede. A diplomacia não é adequada para cultivo em ampolas e jardinagem horizontal.
Doenças e Pragas
Com a freqüente estagnação da água, é possível a formação de podridão radicular. Você pode tentar salvar a planta substituindo o solo e tratando as raízes com fungicidas. Em casos avançados, as estacas são cortadas e a videira velha é destruída.
Na suculenta coroa da diplomacia, os insetos, as moscas-brancas e os ácaros são mais comuns. Os ataques de parasitas são promovidos pelo calor e pelo ar seco; portanto, a pulverização periódica com água comum serve como uma boa prevenção. Para se livrar dos parasitas, use soluções de inseticidas (Karbofos, Aktara e outros).