A orquídea Miltonia é uma planta bonita, com flores grandes e abertas. Por sua forma, miltonia é freqüentemente chamada de orquídea de amor-perfeito. O gênero de plantas pertence à grande família Orchidaceae. Você pode conhecer a beleza das árvores na floresta tropical do centro e sul do Brasil. Miltonia atrai muitos jardineiros com sua beleza, mas requer cuidados e cuidados especiais. Somente neste caso é possível obter uma floração abundante e brilhante.
Descrição da planta
Miltonia é uma planta herbácea perene. É uma epífita, ou seja, se instala nos recantos da casca de grandes árvores e se alimenta da seiva. As raízes de Miltonia são bem desenvolvidas e localizadas parcialmente na superfície do solo. Eles também precisam de luz e contato com o ar.
Na base da miltonia estão os pseudobulbos. Eles são ovais ou em forma de pêra e têm 7-8 cm de comprimento. Essas partes da planta são projetadas para armazenar umidade. Acima dos pseudobulbos, folhas rígidas em forma de cinto, de cor verde escura, se erguem. Seu comprimento é de 35 a 40 cm, eles podem ser localizados na vertical ou ligeiramente dobrados para trás.
Durante a floração (julho a outubro), um longo caule ereto desabrocha das axilas das folhas. Carrega 6-8 flores grandes. O diâmetro de um broto em forma de estrela ou arredondado atinge 9 a 10 cm e as pétalas são pintadas de branco, roxo ou terracota. Eles podem ser largos, com franjas ou lanceolados. O lábio geralmente tem uma forma mais ampla e contrasta na cor. A floração dura o tempo suficiente (4-6 semanas), mas vale a pena cortar o pedúnculo - e os botões desbotam imediatamente.
Tipos de Miltonia
Miltonia possui cerca de 20 espécies e híbridos intraespecíficos. Existem também cerca de 40 híbridos interespecíficos de miltonia. Considere os tipos mais interessantes de miltonia.
Miltonia é branca como a neve. A planta floresce em setembro. Em um pedúnculo longo, até 5 grandes flores florescem com um diâmetro de 8 a 9 cm, e a variedade recebeu esse nome pelo tom branco como o lábio de neve, que é cercado por pétalas lanceoladas mais escuras. A flor inteira se assemelha a uma estrela em forma.
Miltonia Klousa. A inflorescência consiste em 8-10 grandes flores de cor tigre. Nas pétalas amarelas são listras marrons escuras. No centro é um lábio branco com uma base roxa.
Miltoniopsis. Miltonia híbrido com phalaenopsis. Miltonia floresce na segunda metade do verão com flores semelhantes em forma aos pansies. Em um fundo branco, os lábios são manchas vermelhas e amarelas sem forma.
Miltonia Renelli. Entre as folhas brilhantes e eretas, um pedúnculo denso cresce com 3-5 flores brancas como a neve. O lábio rosa pálido tem uma borda branca e é coberto com listras roxas.
Mitassia. A planta possui grandes flores estreladas de lilás e roxo. A flor começa no outono. Prefere conteúdo interessante.
Métodos de criação
A propagação de miltonia é realizada pelo método de dividir o mato. Na primavera, durante o transplante, a planta coberta de vegetação deve ser dividida em várias partes. Em cada dividendo, 3-5 pseudobulbos devem permanecer. Os pontos de corte são tratados com carvão moído e secos por várias horas no ar. Depois disso, miltonia pode ser plantada em pequenos vasos transparentes com solo para plantas adultas.
Após a divisão, a orquídea precisa de uma rega mais cuidadosa. Por um tempo, a planta para de crescer. Os arbustos maiores, que consistem em um grande número de lâmpadas, crescem melhor e florescem mais abundantemente, de modo que a divisão não deve ser realizada com muita frequência.
Como transplantar uma orquídea
O Miltonia não é transplantado com muita frequência, basta fazer isso uma vez a cada 2-3 anos. O melhor momento para este procedimento é o início da primavera. Se as raízes dos miltonia cresceram tanto que não cabem na panela, você pode pegar um recipiente maior ou dividir o arbusto em várias partes.
A panela precisa ser levada transparente, de plástico, com grandes orifícios de drenagem. Durante o transplante, o solo antigo é completamente limpo das raízes e embebido em água. Isso evita o desenvolvimento de podridão das raízes e acidificação excessiva do solo. O solo para miltonia é composto dos seguintes componentes:
- raízes de samambaia esmagadas;
- musgo esfagno;
- terra de relva;
- terra de folha;
- pedaços de carvão.
Não aprofundar muito os pseudobulbos, parte do rizoma deve estar localizada na superfície do solo.
Home Care
Cuidar de miltonia em casa requer algum esforço. Esta é a única maneira de conseguir uma floração longa e abundante. De grande importância é a seleção do local correto para a orquídea.
Iluminação Miltonia ama a luz ambiente. A luz solar direta leva a queimaduras e ao aparecimento de manchas feias na folhagem. Penumbra pequena é permitida. Com a seleção correta da intensidade e duração da iluminação, as folhas adquirem uma cor rosada clara.
Temperatura A temperatura ideal do ar é + 20 ... + 22 ° C. No verão, é necessário ventilar a sala com mais frequência para que a flor não superaqueça. Em calor intenso, as folhas das orquídeas ficam menores e encolhem, o crescimento diminui. Ao arejar, é importante proteger miltonia de rascunhos. No inverno, você pode baixar a temperatura do ar para + 15 ° C.
Umidade. A umidade ideal para miltonia é de 70%. Em uma sala mais seca, as pontas das folhas começam a secar. Muitas vezes, é indesejável borrifar folhagem, é melhor colocar recipientes com água ou seixos molhados nas proximidades. Periodicamente, você deve limpar as folhas do pó com um pano úmido.
Rega. Durante o período de crescimento ativo e floração, os miltonia precisam de água em abundância. Lâmpadas enrugadas indicam falta de umidade. Como outras orquídeas, é melhor regá-lo imergindo a panela por 10 a 15 minutos em uma bacia com água. Você também pode usar um chuveiro quente (+ 45 ° C). O excesso de água deve ser removido imediatamente do cárter. Após o banho, as folhas são limpas a seco.
Fertilizantes A cobertura é aplicada duas vezes por mês, de abril ao final da floração. Você precisa usar composições especiais para orquídeas. Parte da fertilização é derramada no solo e a outra parte é pulverizada com folhas.
Período de descanso. Após a floração, os bulbos jovens começam a crescer em miltonia. Quando são iguais em tamanho aos antigos, é necessário reduzir a rega e mover a panela para um local mais fresco (+ 15 ... + 17 ° C). Nesse estado, a planta dura de 1,5 a 2 meses, descansa e está ganhando força para nova floração.
Doenças e Pragas
Miltonia pode ser suscetível a infecções por fungos. Com rega e umidade excessivas, bem como com o acúmulo de água nas axilas das folhas, a podridão pode se desenvolver. Seu primeiro sinal são folhas amareladas. Nesse caso, é importante alterar o regime de irrigação, remover as partes danificadas da planta e realizar o tratamento com fungicidas.
Periodicamente, os ácaros, pulgões e insetos se depositam nos folhetos. As soluções de inseticidas ajudam a se livrar dos parasitas. O processamento deve ser repetido duas vezes com um intervalo de 5-7 dias.