O excesso de umidade é o principal inimigo do tomate.
Infelizmente, muitos jardineiros que cultivam essa cultura em estufas, opinião errônea de que regá-los deve ser frequente e abundante.
Como resultado, as plantas começam a doer e o rendimento diminui às vezes.
Características do microclima de estufas
Antes de determinarmos com que freqüência e corretamente os tomates regados na estufa, entenderemos as peculiaridades do microclima criado dentro das estufas.
A umidade no verão é de aproximadamente 60-80 %. Exceção é períodos muito quentes e secos, quando a umidade cai para 40 %. Neste caso, o tempo quente pode alternar com a chuva e, em seguida, a umidade atinge 90 %.
Com a irrigação imprópria na estufa, estes indicadores podem ser ainda maiores, e isto é prejudicial para os tomates. Uma característica desta cultura é umidade exigente no solo, mas prefere com ar seco para o desenvolvimento bem sucedido da parte aérea. São precisamente essas condições que devem ser fornecidas aos tomates na estufa pela irrigação adequada.
Tomates são prejudiciais tanto a rega abundante e magra. Se a umidade do solo for demais, as raízes não são capazes de absorvê-lo e começar a apodrecer.A falta de umidade leva à desidratação ativa da folhagem e as plantas podem superaquecer e morrer.
Normas de solo e umidade do ar para tomates
Molhar tomates na estufa deve fornecer noventa por cento da umidade do solo e 50 por cento de ar. Essas condições são capazes de garantir o crescimento normal e o desenvolvimento do arbusto, além de ótima proteção contra doenças fúngicas.
Com que frequência e a que horas os tomates devem ser irrigados na estufa? A fim de alcançar tal microclima na estufa, a rega dos tomates deve ser realizada de acordo com as seguintes regras:
- regar as plantas que você precisa não mais de uma vez ou duas vezes por semana, dependendo do nível de umidade e temperatura do ar;
- cada arbusto deve ficar 4-5 litros;
- regar os tomates que você precisa estritamente sob a raiz, sem bater no mato. Gotas de água ao sol tornam-se lentes peculiares e causam queimaduras;
- o horário recomendado é de manhã ou início da noite, para que o sol não crie efeito estufa e toda a umidade seja liberada no solo, ao invés de evaporada.
Tipos de organização de irrigação
Como molhar tomates em uma estufa? Existem várias maneiras de organizar a rega de tomates em uma estufa:
Manual
Tal método é mais apropriado em pequenos edifícios. Com a ajuda de dispositivos simples - leks ou mangueiras - a água é derramada estritamente sob a raiz.
Ao molhar uma mangueira, muitas vezes a água vem de um poço e um cano de água, então há perigo de undercooling de raízes. A desvantagem de molhar a mangueira é a impossibilidade de controlar a quantidade de líquido por planta.
É mais conveniente organizar mão molhando do regador. Para fazer isso, é melhor colocar um barril ao lado da estufa, que deve ser preenchido com água para o seu aquecimento.
Gotejamento
Sua organização é eficaz em grandes estufas, uma vez que a irrigação manual, neste caso, requer muito tempo e esforço. É melhor simplificá-lo construindo na estufa um sistema de irrigação por gotejamento. Benefícios essa rega é óbvia:
- a água vem diretamente para as raízes, não evaporando da superfície e não aumentando a umidade do ar;
- o perigo de gotas de água que caem nas folhas, caules e flores das plantas é excluído;
- Rega pode ser feito em qualquer momento conveniente;
- O solo não é lavado nem salgado.
A fim de organizar a irrigação por gotejamento de tomates na estufa, um sistema especial é o fluxo de umidade através de tubos especiais até as raízes. Tal sistema pode ser comprado em forma pronta em lojas especializadas ou montado independentemente. O plus desta rega é também uma possibilidade adicional de fertilizar plantas.
Se não houver possibilidade de construir um sistema de irrigação por gotejamento, você pode usar uma maneira muito original e simples - pingar tomates em uma estufa com a ajuda de garrafas plásticas. Para isso, garrafas com buracos são cavadas no chão ao lado dos tomates até o pescoço.A água é vertida para dentro da garrafa e por meio de pequenos orifícios gradualmente vai para as raízes, como uma planta de tomate em uma estufa requer até 5 litros por rega, é melhor utilizar garrafas de plástico do volume correspondente.
Outra forma de realização é uma instilação tubo de irrigação por gotejamento improvisado para o chão, que é colocado acima do frasco assentada. Na parte inferior é de entrada de água. garrafa cheia através de um tubo de entrega de água gradualmente para as raízes.
automático
Na maioria das vezes, este método é usado estufas industriaisComo ao nível das famílias, o seu custo é muito alto. Mas se o proprietário não pode pagar tal estrutura em seu site, em seguida, usá-lo otimamente.
Especialmente irrigação em diferentes fases de crescimento de tomates
A necessidade de umidade do tomate Depende do estágio de seu desenvolvimento. Por conseguinte, nas diferentes períodos, eles precisam de frequência especial de rega e da quantidade de água utilizada.
- Quando o transplante tomates em uma estufa que abundantemente regada (4-5 l. em um poço) E deixou-se enraizar 7-10 dias. irrigação adicional durante este período tomates não precisa.
- Uma semana após o plantio, os tomates começam a crescer ativamente. Mas o sistema radicular ainda é fraco e ainda não é possível extrair umidade da profundidade do solo. Portanto, antes de florir tomates são derramados duas vezes por semana, gastando em cada arbusto 2-3 litros de água.
- Durante a floração quantidade de umidade aumentar para cinco litros, mas a frequência é reduzida até uma vez por semana.
- Uma vez nos arbustos começam a aparecer frutas, a frequência de irrigação aumenta até duas vezes por semana. Mas não jogue muita água embaixo de cada arbusto para não causar encharcamento do solo e decompor as raízes.
- O sinal para reduzir a rega é a aparência dos primeiros iniciantes a corar os tomates. Durante o período de maturação o procedimento é novamente uma vez por semana e um pouco de água. A irrigação abundante durante este período pode levar ao craqueamento da fruta.
Quando molhar?
Quando e com que frequência regar os tomates na estufa? Ogorodniki não tem uma opinião comum sobre esta questão, mas ainda assim recomenda-se ser guiado por condições meteorológicas e características da estrutura da sua estufa.
Se a rua é tempo quente e seco, então o tempo de rega não importa.Especialmente se você gastar isto nitidamente e a possibilidade de uma queimadura de folha pelo sol é excluída. É melhor regar à tarde, já que a água a esta hora já é bastante quente, enquanto que pela manhã ainda é legal.
Também não é recomendado a água tarde da noite. Já que a estufa fechada para a noite cria umidade excessiva do ar, e isso é prejudicial para os tomates.
Se a rega for realizada à noite, depois que requer uma ventilação prolongada da estufa, para o excesso de umidade evaporada e os tomates permaneceram saudáveis.
No tempo úmido e fresco É melhor regar os tomates até o meio-dia, para que o dia seja bem ventilado e o excesso de umidade evapore do ar.
A organização adequada de regar tomates quando cultivá-los em uma estufa receberá uma grande colheita de frutos saudáveis e saborosos.