Araucária (macieira) - abeto vermelho no peitoril da janela

Pin
Send
Share
Send

A planta é uma árvore de macaco, um enigma de macaco ou apenas araucária - muito bonita e incomum. Este é o mais antigo representante das coníferas, que pode ser encontrado nas rochas da América do Sul, na Austrália ou na Nova Zelândia. A árvore dos macacos pertence à família Araukariyev. Árvores gigantes predominam no ambiente natural, mas espécimes em miniatura são geralmente usados ​​na cultura. Na foto, a árvore dos macacos lembra uma pequena árvore de Natal que pode ser decorada para o Ano Novo. Também parece encantador em uma sala durante todo o ano.

Descrição da planta

Um macaco como planta de casa pode atingir uma altura de 1,5 m, embora na natureza existam espécimes com até 50 m de altura e um sistema radicular desenvolvido e profundamente enraizado. O crescimento anual nas condições mais favoráveis ​​não excede 10-15 cm.

Brotos jovens, incluindo o caule, são cobertos com casca verde brilhante. À medida que os ramos envelhecem, eles se tornam lignificados e ficam marrons. Os processos laterais estão localizados horizontalmente ou têm uma forma caída. Os galhos formam camadas a partir da própria base do caule. Gradualmente, a planta descarta os brotos mais baixos e o tronco é exposto. Os próprios galhos, cobertos com agulhas duras e curtas, têm uma forma cilíndrica e se assemelham à cauda de um animal. Essa semelhança é especialmente perceptível em plantas adultas maciças. Portanto, outro nome para a árvore é rabo de cavalo de macaco.








As agulhas lembram folhas duras e sésseis. Pontas estreitas triangulares ou oblongas são pintadas de verde claro com um tom azulado. Em uma inspeção mais detalhada, você notará que as agulhas estão dispostas em espiral. Sentam-se muito firmemente nos galhos e caem apenas com eles. As agulhas vaporizam óleos essenciais e voláteis. Eles melhoram a composição do ar e também ajudam a combater microorganismos nocivos.

A maioria das árvores de macacos é dióica. Sua floração ocorre após a maturidade completa, em cerca de 40 a 50 anos. Nas plantas inferiores masculinas, as flores alongadas florescem com muitas anteras. Seu comprimento pode chegar a 20 a 25 cm, e grandes cones oblongos, cobertos de pele verde, amadurecem nas árvores femininas. O diâmetro dos cones é de cerca de 35 cm e são comestíveis como pinhões.

Visualizações populares

Cerca de 20 espécies de macacos são encontradas na natureza, mas apenas espécimes únicos e compactos são usados ​​no cultivo interno.

A araucária é diversa. Uma planta despretensiosa, com apenas 50 a 65 cm de altura, e galhos horizontais e longos estão localizados em um tronco ereto, também coberto com agulhas de pinheiro. Toda a vegetação é verde brilhante. Em cada ramo, há vários processos laterais que diminuem gradualmente. Em uma árvore jovem, os brotos são densamente pontilhados com agulhas verdes brilhantes em forma de agulha. Seu comprimento é de 1-2 cm e sua largura é de 1 mm. Ao longo dos anos, as agulhas se tornam triangulares, semelhantes às escamas verdes adjacentes. O comprimento dos flocos é de 8 a 10 mm, com uma largura de 2-4 mm.

Araucária variada

Macaco-brasileiro (araucária de folhas estreitas). Uma planta mais alta que também pode ser cultivada em casa. Sua altura pode atingir de 3 a 4 metros e cresce no sul do Brasil. No topo de uma haste longa existem vários galhos torcidos. Na aparência, a árvore se assemelha a uma palmeira. A coroa inteira está agrupada no topo na forma de um guarda-chuva. As escamas verde escuro lanceoladas terminam com um pico agudo. O comprimento das agulhas é de 3-6 cm, com uma largura de 5 mm. Nos ramos férteis das agulhas está localizado muito mais grosso. Árvores dióicas, cones de couro de diâmetro atingem 20 cm.

Árvore de macaco brasileiro

Araucária chilena. A planta é uma árvore alta (até 60 m) e ereta. Esta árvore de macaco alpino é adaptada ao clima frio e pode suportar geadas de curto prazo até -20 ° C. Até a casca de uma planta adulta é moldada em verde. A superfície do caule é coberta com muitas cicatrizes deixadas pelos galhos caídos. Escamas de coníferas na forma de um triângulo côncavo com 3-4 cm de comprimento e 1-3 cm de largura são distribuídas em espiral. Cada folheto pode estar no ramo por até 15 anos.

Araucária chilena

Árvore do macaco Hunstein hoje é cada vez mais encontrado na cultura. Essas pequenas árvores de Natal em vasos são muito populares. O local de nascimento desta espécie é a Nova Guiné, onde pode crescer até 90 m de altura. O topo de um tronco uniforme é pontilhado com espirais de galhos. As escamas de coníferas ou pequenas agulhas medem 6 a 12 cm de comprimento e 1,5 a 2 cm de largura e têm uma base mais larga e uma borda pontiaguda. Plantas monóicas carregam flores masculinas em galhos mais finos, e cones ovais com até 25 cm de diâmetro estão localizados em brotos espessos.

Árvore do macaco Hunstein

Métodos de criação

A propagação de uma árvore de macaco é feita semeando sementes ou mudas de enraizamento. As sementes devem ser semeadas nos primeiros 2 meses após a coleta ou perderão a germinação. O plantio é feito em pequenos vasos individuais de 1-2 sementes em cada um. Use turfa arenosa ou solo arenoso com a adição de carvão. As sementes de girassol são aprofundadas em solo úmido por 2-3 cm, e o pote é mantido a uma temperatura de cerca de 20 ° C e pulverizado periodicamente com terra. Os tiros aparecem após 2-8 semanas. A muda é cultivada sem colher e transplantar no mesmo vaso até que o rizoma preencha todo o espaço livre.

Para estacas de março ou abril, são cortados brotos apicais, semi-lignificados. A fatia é produzida um pouco abaixo da espiral. A resina liberada é removida da casca e o corte é mergulhado em carvão moído. Após o tratamento radicular, o caule é plantado em uma panela pequena com areia e turfa. As mudas são cobertas com uma tampa transparente e mantidas a uma temperatura de +25 ° C. O processo de enraizamento geralmente leva cerca de dois meses.

Regras para transplantes

Muitas vezes, um transplante não é recomendado. Até que as raízes tenham preenchido todo o espaço livre no vaso, a árvore se desenvolverá perfeitamente sem interferência externa. Antes de replantar um macaco, é necessário secar o solo um pouco. O procedimento está planejado para o início da primavera. Uma panela grande com furos no fundo deve ser preparada. Primeiro despeje pedaços ou lascas de tijolos.

O plantio do solo deve incluir os seguintes componentes:

  • areia;
  • terra de relva;
  • turfa;
  • terra de folha;
  • carvão.

É importante ter muito cuidado com o rizoma e usar o método de coma de terra. Mantenha o solo velho o máximo possível.

Recursos crescentes

Cuidar de um macaco em casa não é muito complicado, refere-se a plantas despretensiosas. Você deve escolher um local iluminado e iluminado pelo sol há muito tempo. O contato com luz solar direta é indesejável. No verão, recomenda-se levar as panelas para fora, em local protegido do vento e da chuva. Para que a coroa se desenvolva uniformemente, é necessário girar a árvore 90 ° diariamente. O macaco não gosta de calor. A temperatura ideal do ar é +20 ° C. No inverno, você deve aderir a uma temperatura de + 10 ... +15 ° C.

A araucária deve ser regada abundantemente e frequentemente ao longo do ano. Em nenhum caso a terra secará completamente, mas você também deve se livrar do excesso de água imediatamente. Umidade muito alta que o macaco não precisa, mas pulverizações periódicas são bem-vindas.

Na primavera e no verão, uma solução muito fraca de fertilizantes orgânicos ou minerais pode ser aplicada mensalmente. É importante manter os níveis de cálcio no mínimo.

O macaco é resistente a doenças e parasitas. Às vezes, aparecem pulgões, cochonilhas ou parasitas específicos de coníferas. Um inseticida eficaz, por exemplo, Aktara, ajudará a lidar com eles.

Pin
Send
Share
Send