Como cultivar tomates em seu jardim

Pin
Send
Share
Send

Não importa o quão bonitos os legumes e frutas olhem nas prateleiras das lojas, os produtos que são cultivados com as próprias mãos serão os mais atraentes.

Afinal, você sabe que as frutas não foram submetidas a nenhum tratamento químico e não são recheadas com produtos químicos.

Então, se você quiser crescer, por exemplo, tomates em seu jardim, então isso não será algo trabalhoso.

Você pode encontrar conselhos úteis aqui.

Primeiro você precisa preparar o solo

O solo deve ser preparado com antecedência, de preferência no outono. Primeiro remova todos os restos da cultura anterior, por exemplo, os topos, raízes.

Também remova as ervas daninhas. No outono você precisa para adicionar a quantidade máxima de fertilizantes: húmus, superfosfato, nitrato de potássio, em caso de aumento da acidez do solo - giz ou carvão.

No início da primavera, o nitrato de amônio deve ser adicionado, pois quando aplicado no outono, este fertilizante se dissolverá rapidamente e será lavado.

Antes de plantar o solo é descontaminado, então uma solução de sulfato de cobre (por 1 litro de água - 1 colher de sopa de vitríolo) é usada.

Agora estamos preparando o material de plantio

Qualquer arbusto de tomate começa sua vida na forma de mudas. Você pode tanto comprá-lo e crescer sozinho.

Para as mudas compradas, existem vários padrões que devem ser atendidos:

  • brotos e o condutor central deve ser forte, reto, flexível;
  • as folhas devem estar saturadas de verde;
  • não deve haver vestígios de pragas ou doenças;
  • a variedade de tomate deve ser adequada para a sua área;
  • a variedade selecionada deve estar "imune" à doença;
  • mudas não devem ter flores ou frutas, tais mudas serão "chocadas" por um transplante no solo.

Se você decidir cultivar mudas sozinho, então é melhor fazê-lo por meio a dois meses antes do plantio planejado.

Você pode cultivar mudas tanto em cassetes quanto em caixas comuns. Para mudas, é melhor comprar uma mistura especial de solo para evitar a presença de várias pragas. Mistura de solo pronto deve ser preenchido em um recipiente e compactado.

Então você pode despeje uma mistura quente de uma solução de sulfato de cobre e verbasco (10 litros de água você precisa de meia colher de chá de vitríolo e 3 colheres de sopa de verbasco na forma de mingau). Em um recipiente, você precisa colocar 2 sementes, cada uma em um poço separado com uma profundidade de 1 a 1,5 cm. Após as sementes, polvilhe com o solo preparado.

Antes que as sementes subam, a temperatura ao redor da caixa ou cassete deve ser 22-25 ° C. Também é recomendado cubra o recipiente com filme alimentar. Depois que as primeiras brotações apareceram, as mudas devem ser rearranjadas para o local mais iluminado. Nesta fase, a temperatura deve ser menor, a saber, 15-16 ° C durante o dia e 13-15 ° C durante a noite.

Mudas de resfriamento promovem seu crescimento adequado, mas rascunhos não devem ser permitidos. Este regime de temperatura deve ser observado por 10 dias. Após a expiração deste período, a temperatura deve ser aumentada novamente para 18-22 ° C durante o dia e 15-18 ° C durante a noite. Após 5 a 7 dias após o surgimento dos brotos, é necessário remover do vaso a plântula mais fraca.

Mudas precisam rega regularAssim, pequenos brotos precisam de cerca de 0,5 xícara de água uma vez por semana. Quando já existem 2 - 3 folhas, a rega é aumentada para 1 copo de água, e quando as folhas já estão 4 - 5, então aumente a frequência de rega até 2 vezes por semana.

Entre outras coisas, as mudas precisam ser alimentadas regularmente. Os fertilizantes precisam ser introduzidos a cada 10 a 12 dias. Primeira vez para alimentar as mudas precisa de meia a duas semanas após os primeiros brotos de permanganato de potássio (10 g de água - 1 g de permanganato de potássio). Uma muda precisa de 0,5 xícara de solução.

Após 10 dias, você precisa trazer o verbasco e uréia (para 10 litros de água - 3 colheres de sopa de verbasco e 1 hora.colher de ureia). Em um arbusto um copo de fertilizante.

Se você já escolheu a data de desembarque exata, mais de 76- 7 dias antes as mudas precisam de fertilizar a última vez. 10 litros de água precisa de um r. nitrofosfato colher e um comprimido de oligoelemento.

terreno aberto para mudas está em constante mudança das condições meteorológicas, assim, no processo de preparação das mudas devem ser parte endurecimento. Para iniciar este processo deve ser em abril - maio.

Para isso, é necessário deixar as plantas com as janelas abertas na varanda, mas é necessário para monitorar a temperatura, porque mudas morrem quando a temperatura cai para 10 ° C. Além disso, o solo deve ser a água o suficiente para evitar plantas murchas.

Durante as primeiras mudas de endurecimento precisam de sombra para evitar queimaduras nas folhas têm aparecido. É aconselhável tomar medidas preventivas antes de embarcar para evitar doenças fúngicas. Para esta mudas precisa de usar a solução oxicloreto de cobre (10 litros de água -. 1 colher de sopa).

Também é interessante para ler sobre o cultivo do tomate em estufa

Voltamo-nos para o passo mais importante: plantio de mudas

Do plantio de mudas melhor não apressar, porque o possível geada noite pode danificar gravemente os arbustos.É necessário levar em conta as peculiaridades da variedade e as peculiaridades das condições climáticas na região, mas o momento mais favorável e comum para o plantio é o segundo meio de maio. É necessário que a luz do dia tenha livre acesso ao local de pouso.

É extremamente importante proteger os arbustos dos tomates das rajadas de vento. É necessário levar em conta o fato de que o tomate não pode ser plantado em locais onde os representantes da família Solanaceae e o milho não cresceram mais cedo.

Também não é recomendado plantar tomates por dois anos em uma área. Seria melhor se antes no lugar crescesse feijões, raízes ou verdes. Não é recomendado escolher um local para plantar nas terras baixas, pois nesses locais haverá um aumento de umidade.

A melhor hora do dia para o pouso será manhã ou noite. Os buracos devem ser escavados com antecedência, por 4 a 5 dias. A profundidade e a largura devem coincidir com o tamanho da baioneta da baioneta. A distância entre os arbustos adjacentes, vai depender das características da variedade, a média é de 30 - 50 cm Seria melhor se de ter desembarcado arbustos de forma escalonada, então não vai ser lotados..

A largura das linhas deve ser de 50 a 70 cm Colocar a muda no buraco verticalmente, polvilhando a panela do solo.No momento da plantação, o caule da muda deve ter cerca de 35 a 40 cm de comprimento. Imediatamente após o plantio no solo, você precisa adicionar um húmus bem perecebido e, em seguida, regar com um cálculo de 1 litro de água por um arbusto.

Não se esqueça dos cuidados adequados

  • Rega
  • Os tomates reagem mal tanto a um excesso de umidade quanto a uma seca. Portanto, regar os arbustos é bastante raro, mas com muita água.

    Imediatamente após o pouso, você precisa sustentar uma pausa de 10 dias. Então você precisa reabastecer a falta de água no solo a cada 5 a 7 dias. Um arbusto deve deixar cerca de 10 litros de água. A água deve ser derramada estritamente na raiz, para que a água não caia na parte aérea ou na colheita futura.

    Os tomates dos arbustos não têm umidade suficiente, se as folhas estão enroladas, caem flores ou ovários.

  • Jarreteira
  • Se você cultivar tomates com baixo teor de gordura, eles não precisam amarrá-los. Se o grau é alto, então a liga é obrigatória.

    Para amarrar os arbustos, durante o plantio do lado norte do arbusto no solo, você precisa dirigir uma estaca a 10 cm do condutor central do arbusto. Além das apostas, você pode usar uma malha ou treliça especial. Amarre-o com algum tipo de material macio, para que não haja danos mecânicos na haste.

    Você pode amarrar não só as hastes, mas também atira com frutas, pois pode simplesmente quebrar sob o peso da fruta.

  • Mulching
  • Para que a água permaneça no solo o maior tempo possível, o solo ao redor dos arbustos é coberto com cobertura morta. Como o material desejado, a turfa pode ser usada, o que repartiu o estrume. Mas a melhor cobertura para tomates é palha picada.

  • Aparar
  • Poda de tomate é chamado pasynkovanie. Este procedimento consiste na remoção dos brotos laterais nos arbustos (enteados). Quando os brotos laterais crescem para um comprimento de 4 a 6 cm, é hora de removê-los.

    É aconselhável separá-los e não cortá-los, e a pegada, que secará, permanecerá no local do enteado removido. Portanto, é melhor remover enteados de manhã. Quando os arbustos começarem a desabrochar, você precisará remover e deixar as folhas que estão localizadas abaixo do nível das escovas de frutas.

    O objetivo principal da poda é remover o excesso de carga no caule, pois esses brotos extras e folhas retiram alguns dos sucos nutritivos das escovas com os frutos.

  • Proteção contra doenças
  • A doença mais prejudicial de um tomate é a requeima.

    Primeiro, o fungo afeta as folhas e depois os frutos.Se você não tomar medidas, poderá perder mais da metade da colheita. Como medicamento, você pode usar uma solução de alho (0,2 kg de alho picado por balde de água), que deve ser insistido por 24 horas.

    O processamento deve ser submetido a arbustos e frutos. Mas os medicamentos mais eficazes são os fungicidas. Eles podem processar não apenas arbustos adultos, mas também mudas. Além de phytophthora, os tomates também podem danificar a podridão. Esta doença pode estragar o sabor e os próprios frutos.

    Para evitar isso, você precisa regar completamente os arbustos, fazer nitrato de cálcio (50 g por 1 sq.) E soltar o solo bem.

Assista ao vídeo: Como podar tomateiros: frutos maiores, poda correta em seu jardim

Pin
Send
Share
Send