Criar e cultivar codornas em casa é um negócio muito lucrativo.
Afinal, essas pequenas aves usam muito pouca comida, mas dão muito bem ovos e dão pelo menos uma pequena quantidade de carne, mas tem um valor muito alto.
Não é difícil manter uma codorna, porque eles podem viver até mesmo em uma casa se eles construírem uma gaiola especial para eles.
É sobre como fazer isso e será dedicado ao artigo abaixo.
Vamos tentar compartilhar com vocês não só as principais variantes de células, mas também para estimular a sua própria criatividade, para familiarizar com os principais requisitos para a sua construção.
Como deve ser a célula: nos familiarizamos com os principais requisitos e critérios
Parece que os pássaros na casa são um fedor constante, poeira e ar mofado. Mas, na verdade, todos esses fatores desagradáveis é muito fácil de evitar se você escolher a construção adequada das células futuras.
Com isso, não terá que comprar mesmo, e bastante realista para tomar suas próprias mãos disponíveis e não materiais caros.
Em geral, se é bom para entender os requisitos que são colocados frente a este tipo de células, é possível e sem qualquer esclarecimento adicional é necessário para você construir. Abaixo, vamos apenas informá-lo sobre esses critérios.
- É muito importante que as codornas na gaiola tenham espaço suficiente para a vida. Portanto, seu tamanho deve ser do cálculo de 1 indivíduo por 100 cm2.
Você pode, claro, deixar mais espaço, mas pense: isso beneficiará você mesmo?
- Colocar muitas pessoas em uma gaiola também não vale a pena.
Em primeiro lugar, será necessário construir uma célula enorme e, em segundo lugar, uma grande concentração de aves em um espaço praticamente fechado pode afetar adversamente sua saúde e a produção de ovos.
- Não se esqueça da chamada "colecção de ovos" - isto é, o piso inclinado, no qual os ovos serão lançados para facilitar a recolha.
Neste caso, a altura da parede traseira será de até 20 centímetros, enquanto a frente - a 5 centímetros a mais. Mas, ao mesmo tempo, todos, o ângulo de inclinação para a montagem de ovos não deve ser superior a 8-10 ° C, caso contrário, as aves também irão rolar para baixo.
- A própria coleção de ovos deve projetar-se em frente à parede frontal da gaiola, a qual será suficiente para 7 a 10 centímetros, também deve ser presa aos lados, caso contrário os ovos irão rolar para baixo e cair.
- A maneira mais popular de fazer células é usando malha de arame.No entanto, vale a pena considerar a largura de suas células, uma vez que a codorna é uma ave muito pequena, e pode facilmente sair através de grandes aberturas. Portanto, para adquirir uma grade com células mais de 1,2 por 1,2 centímetros não vale a pena.
O diâmetro do fio, do qual dependerá a força da célula, pode variar de 0,9 a 2 milímetros.
- É muito conveniente combinar em frente à parede celular e a função da porta. Para isso, ele é anexado à estrutura principal por laços especiais ou por simples pedaços de arame. Isso ajudará muito a economizar espaço.
Procuramos construir as células: instruções básicas
Prós e contras na escolha dos materiais mais populares para fazer células
Se decidir dar a sua preferência à gaiola toda de metal feita de barras galvanizadas de aço (embora o uso de uma grade convencional de alumínio ou duralumínio seja um bom resultado), então, em primeiro lugar, você ganhará a durabilidade de tal projeto.
Além disso, uma gaiola de metal é considerada a mais higiênica, já que pode ser facilmente desinfetada com fogo, lâmpada de solda ou simplesmente água fervente. Além disso, a célula virá de grades sólidas, o que permitirá que a luz solar preencha completamente o espaço da célula.
No entanto, também é bastante é aceitável fazer células de madeira ou combinar madeira com metal. Como material, recomenda-se a utilização de madeira de faia, bétula, maple ou carvalho.
Com relação a esta opção, a vantagem será a estética das células, a elasticidade do material, eles se encaixam muito bem no interior, o que certamente não pode ser dito sobre gaiolas metálicas. No entanto, madeira e combinados têm muito mais deficiências:
- A árvore não pode ser tratada contra pragas pelo fogo, e o uso de outros desinfetantes também será virtualmente impossível.
- Muitas vezes, a umidade se acumula em gaiolas de madeira (afinal, elas não secam tão rápido quanto as de metal) e, como resultado, os parasitas podem ser plantados nos cantos.
- Em células de combinação, você não pode manter essas espécies de aves de codorna que têm bicos duros, pois podem danificá-lo.
Qual deve ser o esquema da célula, conveniente não só para os pássaros, mas também para a casa?
Quando você começa a praticar e realmente assume a fabricação da gaiola, é impossível torná-la exatamente "em linha".
Afinal, nem sempre é possível dobrar a grade no mesmo lugar, ou encontrar as dimensões certas para a prancha.
Mas ainda, de acordo com as recomendações de mestres experientes, a maior gaiola para essas aves (isto é, para 30 indivíduos) deve ter uma largura de 40 centímetros e um comprimento de 1 metro. Neste caso, se as raças de carne de codornas são cultivadas, ou carne de carne, em seguida, a largura e comprimento devem ser adicionados a 5 centímetros.
Junto com isso, não se esqueça do oviduto, que também ocupará algum espaço (suas dimensões descritas acima).
No entanto, para a conveniência da própria célula, não deve ser feito muito, naturalmente lançando no futuro não 30, 20-25 indivíduos de codornas.
Neste caso, a célula é obtida pelo tamanho de 72 por 52 centímetros, bem, ou 28 por 20 quadrados de grade, se você desistir da vantagem da estrutura metálica.
Mas é ainda mais conveniente produzir células não individuais, mas prateleiras inteiras, onde cada célula é instalada uma sobre a outra com a ajuda de fixadores especiais.
Assim, é possível produzir o rack mais simples com uma altura de 1,95 metros,1 metro de profundidade e 60 centímetros de profundidade (juntamente com o comprimento do receptáculo de ovos), que pode facilmente acomodar entre 150 e 200 aves e não pode ocupar muito espaço. Tendo em conta todos os parâmetros, conterá 5 células.
As principais etapas e características da construção de uma célula usando uma malha de arame
Preparação de materiais necessários para a construção de uma jaula
Vamos construir a gaiola mais prática para 25 indivíduos de codornas, para os quais é mais fácil escolher os materiais dos tamanhos necessários. Portanto, compramos os seguintes materiais:
- Uma grade de metal com uma largura de um metro e meio e com tamanhos de células não superiores a 2,5 por 2,5 centímetros. É mais prático escolher um diâmetro de haste de 1,8 milímetros.
- Uma rede do mesmo material, mas já com 1 metro de largura e menor em células menores - 1,2 por 2,4 centímetros. Sem problemas, tal grade pode ser encontrada com diâmetros de uma vara em 1,4 milímetros. Ele servirá como um andar de célula, o que explica essas pequenas células.
- Para um palete, você precisa de uma peça de chapa galvanizada, que pode ser selecionada após a construção da estrutura principal. Assim, será possível pegar uma peça de dimensões específicas sem gastar dinheiro ou materiais.
- Para fixar firmemente o chão, você precisa de 6 laços de plástico.
- Perfil de metal, produzido especificamente para trabalhar com placa de gesso. Ele servirá como um alimentador para nossos pássaros. E como bebedor, a opção mais econômica é uma garrafa de plástico comum.
Vamos começar a fazer gaiolas: descrição passo a passo
- Levamos a nossa rede por um metro e meio de largura e cortamos uma peça com um comprimento de apenas 20 células. Contamos a partir de cada extremidade da peça resultante de 16 células e dobramos a grade de tal forma que a letra P é obtida.Nós percebemos que é mais conveniente dobrá-la nas próprias células, e não em suas interseções.
- É importante notar que a peça é cortada não estritamente nas células, mas as extremidades dos galhos são especialmente deixadas. Eles são muito convenientes para a fixação da parede traseira e do chão da futura célula.
- Anexamos o piso ao quadro recebido, para o qual é necessário cortar um pedaço de cerca de 72 centímetros de largura por uma grade de metro (claro, é melhor tentar um pouco para evitar cometer erros). Na maioria das vezes esta é uma peça com uma largura de 60 células. Não esqueça de deixar as extremidades de ramos, depois de dobrar do qual a estrutura ficará mais durável e fiável.
- Da peça resultante deve ser dobrado de volta. Ele vai sair em algum lugar em 16 centímetros (6,5 células da grade).
- Usando os restos de galhos que furam para fora da malha, ligado à estrutura principal e a parede traseira, e por trás dele e o piso para as paredes laterais. No processo de fixação do piso não deve esquecer que para rolar os ovos deve ser ligeiramente inclinada. Isto é, se a parede traseira voltaram-se para 16 centímetros de altura, mas a frente deve ser de cerca de 19 (= 7,5 células).
- equilíbrio de género da grade, que está na frente do caso no yaytsesbornik parâmetros já mencionado acima. A principal coisa - não se esqueça sobre as flanges que irá poupar o ovo de cair no chão.
- Nós fixamos o chão às paredes com a ajuda de gravatas de plástico.
- A fim de tornar a parede da frente, que servem Bude e a porta, que precisa de um pedaço de arame de 6 a 28 células. Nós cortá-la pela grade de meio metro, onde a célula maior.
Ao utilizar pedaços de arame separados ou através dos altifalantes galhos obtidos fixado à parte da frente. Esta parede frontal e portas também ser suspenso a partir do pavimento, tendo para que os pedaços individuais de fio que se encontram no futuro sem quaisquer problemas podem ser dobradas para trás para abrir a caixa.
- A porta pode ser feito em cima de células foi excisado a partir do "limite" de uma parte de 6 células NA8 e convenientemente prendendo-o.No entanto, nesta construção, a gaiola não é adequada para o abrigo.
- Fazemos a palete, tendo previamente dobrado as paredes laterais por 45º para fixá-lo. Em seguida, pegamos uma folha de estanho 80 por 60 centímetros dobrando todos os lados para o tamanho desejado: três lados são dobrados para cima e um (frente) para baixo.
- Nós fazemos uma tigela e um alimentador da garrafa e perfil, nós fixamos isto à gaiola com ajuda de arame.
- Tal célula pode ser usada imediatamente, embora seja melhor tratá-la com uma solução desinfetante.
Nós construímos uma gaiola para codorna de madeira compensada
De madeira ou compensado (que é muito mais barato) a célula é construída absolutamente de acordo com os mesmos esquemas e princípios que o metal acima descrito.
A única coisa que o piso deve ser da rede. No entanto, existem requisitos especiais para essa célula. Primeiro de tudo O material utilizado deve ser impregnado com um anti-séptico ou com um verniz de alta qualidade, que é feito em base de água.
Tais medidas impedirão o acúmulo de umidade e o aparecimento de várias bactérias.
Alimentadores são geralmente ligados a uma gaiola na frente, e nas laterais - bebedores. Eles também podem ser fabricados independentemente, a menos que você não apostar na estética do design futuro.
Por praticidade em tais células, também é fortemente recomendado cobrir os jornais, porque quando a palete é retirada, tudo ao redor pode ficar sujo das fezes das aves.
Como resultado, você deve ter uma gaiola bastante atraente, mas você precisará mantê-la sempre em frente à janela, para que as aves recebam pelo menos alguma luz solar.
Outra desvantagem do uso de madeira e madeira compensada para fazer células é a resistência das estruturas resultantes, que serão difíceis de transportar, especialmente com as aves no interior.
Como se livrar de vestígios de codornas em sua casa: conselhos práticos
Manter essas aves em casa, por um lado, é prático, porque você não precisa inventar aparelhos especiais para aquecer as células e, por outro, é muito problemático, já que um apartamento ou casa pode ter um cheiro desagradável de pássaros e sujeira.
Mas mesmo com esses problemas, você pode lutar se você os fornecer com antecedência.
Como dar frescor à casa, se uma codorna vive nela?
Primeiro, sempre haverá para limpar a bandeja de células, que recolhe todos os seus resíduos. Faça isso da melhor maneira 1-2 vezes ao dia, enxaguando-o com algum tipo de desinfetante sem cheiro (para não prejudicar as aves).
Em segundo lugar, bem como para gatos, você pode usar o preenchimento comum para manter as codornizes, o efeito do qual você notará imediatamente.
Em terceiro lugar, a maneira mais eficaz de combater os odores das aves é a utilização de duas paletes. Colocando um sob a gaiola, o outro você pode lavar e colocar na rua para arejar.
É especialmente importante fazê-lo quando se utiliza uma palete de madeira, na qual o odor é particularmente fortemente absorvido.
Uma adaptação simples, para combater a comida em ruínas
Outro problema que surge com o conteúdo das codornas é a comida espalhada ao redor da gaiola. Afinal, essas aves são muito ativas e estão constantemente procurando a melhor comida.
Nesse caso, se você der a melhor comida, o resultado será o mesmo. Portanto, acima do alimentador, você pode simplesmente instalar uma grade que impedirá que as aves remarem nela.
Assim, você garantirá não apenas a limpeza, mas também a economia de alimentos. Essa malha pode ser feita na forma de uma casa, que não permitirá que seja retirada mesmo quando a comida estiver adormecendo.
Mas, claro, uma vez por semana, o alimentador ainda terá que ser limpo das cascas restantes.
Nós lutamos com a poeira que se instala na casa do alimento composto
Por um lado, a maneira mais fácil de resolver esse problema é se as aves são alimentadas com sacos de mostos úmidos, não com ração seca. Mas o problema é que nem sempre há tempo suficiente para isso.
Neste caso, apenas uso de coletores de pó especiais. Eles são protótipos de anteras, que são usados em carros e presos ao pára-brisa.
Com tudo isso, você mesmo pode fazer esse dispositivo: pegamos uma grade com células muito densas e a estendemos em uma estrutura especialmente preparada, cujas dimensões devem ter o dobro do tamanho da célula. Se tal quadro é colocado em uma gaiola, ele absorverá completamente todo o pó.
A única coisa - periodicamente, essa poeira terá que ser arrancada do próprio quadro.
Outra vantagem de usar o quadro descrito como um coletor de pó é que se você mantê-lo constantemente umedecido, isso afetará o aumento da umidade do ar. Esse fator é especialmente importante para as próprias aves, que começam a se decompor no ar seco e a cair de penas.