Hoje, o alecrim é usado principalmente como um tempero para vários pratos, bem como como uma planta medicinal. Uma característica importante - crescer alecrim pode estar em casa no peitoril da janela, embora não sem complicações.
- Como encontrar um lugar para alecrim em um apartamento, iluminação e condições de temperatura
- Plantando alecrim no peitoril da janela
- Como escolher o pote certo para alecrim
- Qual deve ser o solo para o plantio?
- Como crescer alecrim de sementes
- Preparação de sementes
- Cuidado de mudas
- Como crescer alecrim em um peitoril de janela de um punho
- Regras para cuidar de alecrim no quarto
- Rega e cobertura de uma planta
- Transplante de plantas e poda
- Segredos de crescimento bem sucedido: como fazer flor de alecrim
Como encontrar um lugar para alecrim em um apartamento, iluminação e condições de temperatura
Se decidimos que cultivamos alecrim em casa, precisamos encontrar um lugar adequado para isso. Eles podem se tornar um peitoril da janela no lado leste ou sul.É importante fornecer-lhe uma boa iluminação, para que as folhas saudáveis e fortes sejam formadas, mais óleos essenciais são produzidos.
Além da luz abundante, o alecrim adora uma grande quantidade de ar fresco. Por isso, no inverno, mais muitas vezes ventila o quarto, onde há um pote da fábrica, e para o verão deve levar-se à sacada, loggia, e até melhor - cavar no jardim ou jardim vegetal.
A planta está pronta para suportar temperaturas relativamente baixas. É bom em uma sala fria a 10-12 ° C e mesmo a -12 ° C permanece viável. A única coisa, até nestes limites de temperatura não deve haver modificações agudas.
Plantando alecrim no peitoril da janela
Agora vamos dar uma olhada em como plantar o alecrim no peitoril da janela.
Como escolher o pote certo para alecrim
Um vasto pote de terracota é ideal para a planta, mas você também pode pegar um vaso de barro. É importante apenas considerar que o sistema radicular é muito ramificado e requer muito espaço. Na parte inferior deve necessariamente derramar argila ou seixos finos para garantir uma boa ventilação e evitar a estagnação da umidade.
Qual deve ser o solo para o plantio?
A próxima pergunta para resolver o problema de como plantar alecrim corretamente é a escolha do solo adequado. Deve ser um primer permeável à água neutro ou levemente alcalino, que esteja permeando bem os solos arenosos, lascados, calcários e arenosos, nos quais é desejável adicionar areia ou turfa.
Isso facilitará o afrouxamento, o que requer a agrotecnia da planta. Em qualquer caso, antes de plantar ou semear, eles devem ser tratados e desinfetados.
Embora o alecrim seja pouco exigente, ele deve ser alimentado regularmente. Os aditivos são introduzidos com regularidade a cada duas semanas. No inverno, basta passar esse procedimento uma vez por mês.
Como crescer alecrim de sementes
Cultivar uma casa alecrim a partir de sementes é bastante difícil, porque as sementes têm germinação fraca. Mas com o esforço adequado, você pode alcançar o efeito desejado.
Preparação de sementes
A sementeira deve ser planejada para o outono ou a primavera. Antes de semear as sementes, é desejável pré-tratá-las e prepará-las para a germinação. Primeiro você precisa molhar a gaze, embrulhar as sementes e deixá-lo assim por alguns dias.
Só depois disso eles são semeados no chão, não derramando sobre o chão.Em vez disso, o pote é coberto com um filme plástico, fazendo alguns furos nele. Assim, você fornecerá ao material de plantio um microclima e um suprimento suficiente de ar fresco.
Periodicamente, as sementes devem ser umedecidas a partir da pistola de pulverização. Os tiros devem aparecer no máximo um mês. Se isso não acontecer, você deve semear um novo lote.
Cuidado de mudas
As mudas precisam de um nível suficiente de umidade, boa iluminação e ar fresco. Portanto, continue a pulverizá-los a partir da pistola de pulverização, muitas vezes regando, mas para que a água não estagne e ventile periodicamente.
Quando os rebentos têm 7-9 cm de comprimento e não têm menos do que três folhas, podem ser mergulhados, mas com muito cuidado, uma vez que os rebentos são muito frágeis. Fique atento para o crescimento de alecrim.
Ele cresce muito rápido, mas assim que ele fica apertado na antiga "casa", ele deve ser transplantado em um vaso de maior diâmetro. Caso contrário, perderá suas propriedades decorativas.
Como crescer alecrim em um peitoril de janela de um punho
Se você não pode cultivar alecrim a partir de sementes em casa, vale a pena tentar cultivá-lo a partir dos cortes. Ele pode ser comprado em um centro de jardinagem já entrincheirado ou tentar arrancar um ramo cortado de outro pote.
Corte deve já galho duro, mas a partir do topo do alecrim. As pétalas inferiores são cortadas e o próprio pedúnculo é colocado em um substrato de turfa com perlita ou vermiculita, ou em solo com areia. Você não pode procurar um solo adequado, mas colocar o corte na água.
Mesmo se o talo estiver na água, deve ser periodicamente pulverizado, prestando especial atenção ao talo. Coloque o recipiente com água em um local iluminado, mas longe dos raios solares diretos.
Assim que as raízes aparecem (após cerca de duas a três semanas) - é possível plantar alecrim em uma panela.
Não esqueça de apertar o topo, para que o arbusto da planta, e não suba.
Regras para cuidar de alecrim no quarto
As principais regras para o cultivo de alecrim em casa são boa drenagem, rega, ventilação e iluminação. No verão, quando a flutuação das temperaturas da noite e do dia é insignificante, a planta deve ser colocada ao ar livre.
Rega e cobertura de uma planta
Ao escolher um regime de irrigação para alecrim, observe que ele prefere solos áridos em vez de alagados. Mas ainda é desejável regá-lo regularmente.
Quando a quantidade de umidade é insuficiente, as folhas ficam amarelas e, se forem excessivas, elas caem. Neste último caso, a umidade fica estagnada no pote e o sistema radicular apodrece. Neste caso, se o pote estiver no lado sul, então no verão deve ser regado com freqüência suficiente. É importante observar o equilíbrio: não permitir que a terra seque em uma bola e água estagnada.
Transplante de plantas e poda
No verão, a planta é recomendada não apenas em um local mais iluminado, mas também transplantada para o campo aberto. No jardim ou jardim, escolha um local suficientemente iluminado e protegido de forma confiável contra ventos fortes. Mas para o inverno, o alecrim deve ser devolvido ao local.
Planta com fortes hastes endurecidas deve ser cortada regularmente. Isso estimula o crescimento dos ramos laterais e ajuda a formar um arbusto bonito e exuberante.
A primeira poda pode ser feita quando a planta atinge cerca de 15 cm de altura. Faça isso geralmente na primavera, depois da floração. No outono, os especialistas recomendam que eles se recusem a aparar.
Segredos de crescimento bem sucedido: como fazer flor de alecrim
O alecrim é plantado também por causa de flores para uso como tempero, mas cultivar uma casa a partir de sementes nem sempre é coroado com o florescimento da planta.
Existem várias recomendações de criadores de plantas experientes que ajudarão você a fazer a flor de alecrim. Primeiro de tudo, você pode tentar transplantá-lo em solo de turfa, caducifólia ou com a adição de húmus e areia. Este procedimento é recomendado para fazer toda primavera.
Em segundo lugar, a planta deve necessariamente sobreviver ao período frio, quando a temperatura do seu ambiente cai para 5-10 ° C. Durante este período é necessário reduzir a rega e não tocar na fábrica, cortar folhas ou cortá-la. A floração deve ser esperada em abril - maio.
Como você pode ver, o cultivo de alecrim em casa no peitoril da janela é bastante realista, mas para isso é necessário ter paciência e conhecimento. Mas seus esforços serão recompensados com uma bela planta exuberante, que pode ser usada como tempero para seus pratos favoritos.