Iberis gracioso, pertencente à família cruciferous, é bem conhecido para os conhecedores de colinas alpinas, composições em vasos de flores, jardins ornamentais. Na aparência se assemelha a um repolho e rabanete. Iberis embarque despretensioso e cuidado, para o seu cultivo pode manipular até mesmo o agricultor principiante.
- Crescendo Iberis de Sementes
- Plantio de Iberis em mudas
- Semear em terreno aberto
- Parceiros e uso em paisagismo
- Dicas para cuidar da planta
- Quando coletar e armazenar sementes da Iberis
- Como preparar um longo prazo Iberis para o inverno
- Como lidar com doenças e pragas
- Na natureza, existem dois tipos de flores:
- Forma herbácea anual do Iberis;
- Iberis perene na forma de um arbusto.
Crescendo Iberis de Sementes
A planta reproduz tanto por sementes como vegetativamente. Mas, como não é difícil obter ou obter sementes, são as sementes que são mais frequentemente propagadas pela flor.
Plantio de Iberis em mudas
Quando o clima quente é estabelecido, é possível plantar o Iberis em mudas. Normalmente, este é o período de março a maio.Ao semear Iberis, utiliza-se solo solto, as sementes são colocadas a uma profundidade de 1 mm e o topo é polvilhado com areia peneirada. O recipiente com as culturas deve ser colocado em um local quente e brilhante e coberto com vidro para manter a quantidade necessária de umidade.
Semear em terreno aberto
Quando as últimas geadas da primavera recuam, você pode semear o Iberis no terreno aberto. Lugar ideal para ele será um terreno ensolarado com um solo pedregoso e arenoso. Isso economizará da estagnação da umidade no solo e do apodrecimento das raízes. As sementes devem ser colocadas superficialmente.
Os primeiros rebentos podem ser vistos em 10-15 dias. Eles precisam ser cortados para que a distância entre as plantas seja de pelo menos 12 a 15 cm. Alternativamente, você pode plantar o Iberis no campo aberto e no inverno, no final do outono. A tecnologia de semeadura é a mesma que nos trabalhos de primavera.As mudas devem ser esperadas no final de abril - início de maio.
Parceiros e uso em paisagismo
Iberis é usado como uma monocultura para decorar gramados e meio-fios, e em combinação com outras plantas no rabatki, jardins de pedras, mixborders. Bairro com outras flores, ele tolera bem. Excelente cresce entre pedras. O Iberis é melhor combinado com alisium, phlox, obrietta e outros perennials.
Vizinhos ideais para a flor na primavera será tulipas, todos os tipos de zimbro, cipreste. Também tradicionalmente plantada ao lado de calêndula, petúnia, tótós.
Dicas para cuidar da planta
O cuidado da flor não é complicado em absoluto. É dar-lhe uma forma pura e compacta. Para fazer isso, apare as hastes um terço do comprimento após a floração. Remova também as flores murchas de Iberis. Um Iberis de longo prazo deve ser plantado uma vez em 5 anos. Isso garantirá a preservação das funções decorativas da planta.
Fertilizante Iberis não pode ser realizado, mas se uma ou duas vezes por temporada para alimentar a planta com fertilizantes minerais complexos, agradecerá por cuidar especialmente floração exuberante.
Quando coletar e armazenar sementes da Iberis
A coleta de sementes de Iberis não constitui uma dificuldade para o floriculturista. Eles são formados no lugar de flores. Como isso acontece o tempo todo, não faz sentido esperar que o outono colha sementes. É melhor coletá-los no que diz respeito à educação. As vagens coletadas precisam secar-se um pouco em um lugar quente, obter sementes deles.
A semente deve ser armazenada em local seco e fresco. Alguns produtores preferem plantar Iberis por auto-semeadura. Neste caso, é necessário estreitar cuidadosamente os brotos na primavera.
Como preparar um longo prazo Iberis para o inverno
As variedades perenes Iberis são suficientemente resistentes ao congelamento. Seus galhos rastejantes, intimamente entrelaçados, ajudam a manter a umidade e o calor. No entanto, com um inverno gelado e pouco nevado, não será supérfluo cobrir a planta com folhas caídas ou agulhas. Isso garante a preservação da flor até a primavera.
Como lidar com doenças e pragas
Iberis tem uma persistente imunidade a doenças, mas devido às características do sistema radicular é propenso a infecções fúngicas. Os sintomas de crucifixos de crucíferos em Iberis são a formação de crescimentos nas raízes, tendo o aparecimento de um tumor. Isso leva a uma parada no crescimento das plantas. Por causa da doença, as folhas gradualmente se tornam amarelas e desaparecem.
Na rizoctonia, manchas cinza com pontos pretos aparecem nas folhas. Comece a desbotar as hastes. Para evitar estas doenças, recomenda-se o Iberis antes do plantio para tratar o local com um fungicida. Se a podridão nas raízes já estiver ferida, remova imediatamente a planta doente. De pragas, na maioria das vezes Iberis é picado por uma pulga de terra, pulgões e cochonilhas.
A pulga de barro come verduras, deixando grandes buracos nas folhas. Na luta contra insetos, é usada a decocção de tansy e inseticidas, embora a maneira mais simples e eficaz seja umedecer o solo sob os arbustos. Os pulgões de repolho bebem o suco de uma fábrica, gradualmente morre. Para diagnosticar a infecção por este parasita é possível em manchas brancas, que gradualmente se tornam marrons, e as folhas se apagam. Destrua o inseto processando o Iberis com uma solução de sabão líquido de potássio.300-400 g da substância são dissolvidos em 10 litros de água.
Se necessário, o procedimento será repetido após 7 dias. Você também pode usar decocção de tabaco e sulfato de anabisina. A cochonilha se alimenta do suco da planta. Deixa uma substância branca que se assemelha a lã de algodão em um ibérico. Eles lutam com os chervets com repetidas pulverizações com Mospilan, Fitoverm, Aktara. O tratamento do Iberis da praga é realizado com um intervalo de 7-10 dias. Aplique e tabaco, tintura de alho. Antes do procedimento, remova cuidadosamente o revestimento pegajoso.
Em geral, o Iberis é despretensioso no atendimento, e pode ser cultivado em quase toda parte. Será uma excelente decoração do jardim. Só deve ser lembrado que o mais prejudicial para a flor será a hidratação excessiva.