Os tomates são um dos vegetais mais populares. Sem eles, talvez, não fazer em qualquer conspiração de jardim. Legumes são muito saborosos, perfeitamente adequados para a colheita para o inverno e têm muitas substâncias úteis. Muitas vezes, as mudas compradas podem ser fracas ou não corresponder à variedade que você deseja comprar. Mas mudas de tomate podem ser cultivadas por conta própria. O artigo considera as regras básicas do cultivo de tomates através do cultivo de mudas a partir de sementes.
- Como preparar sementes de tomate antes de plantar
- Seleção e preparação do solo
- Recipiente para o cultivo de mudas
- Sementeira de sementes de tomate para mudas
- Cuidado e cultivo de mudas de tomateiro
- Mudas de tomate
- Mudas de Zakalivanie de tomate
- Prevenção e proteção de mudas de tomate contra pragas e doenças
Como preparar sementes de tomate antes de plantar
Tomates são plantados em campo aberto por mudas e seu cultivo em casa pode ser realizado por todos. Certamente, levará tempo e esforço, mas você terá certeza de que receberá no final. A maioria das pessoas que cultivam mudas coletam sementes de frutos maduros de que gostam, secam-nas e, antes de plantar, ficam de molho por alguns dias. Esse é todo o processo.
No entanto, se você quiser cultivar mudas boas, resistentes a doenças e dar uma colheita rica, as sementes devem ser preparadas antes da semeadura. Este procedimento passa por vários estágios:
- secagem;
- seleção de sementes;
- desinfecção;
- imersão;
- germinação;
- endurecimento.
Após a amostragem, as sementes são acondicionadas em saquetas e armazenadas em local escuro à temperatura ambiente. Se as sementes foram armazenadas no frio, um mês antes de serem plantadas, recomenda-se que alguns dias sejam aquecidos na bateria dos produtos de tecido.
O número principal de doenças de tomates enraíza em sementes e pode existir lá por muito tempo, independente de condições climáticas. Portanto, Recomenda-se desinfetar o material antes do plantio. Para fazer isso, as sementes são imersas por 15 minutos. em uma solução a 1% de permanganato de potássio ou por 7 min. em uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio, pré-aquecido a 40 graus.
Para amaciar a pele das sementes e facilitar sua germinação, o material de plantio antes da semeadura deve ser ensopado por 10 horas em água à temperatura ambiente. As sementes são espalhadas em um pedaço de gaze e mergulhadas em um recipiente. A quantidade de água deve ser 30% menor que o volume de sementes. Após cinco horas, a água precisará ser trocada.
Para acelerar a germinação de brotos, recomenda-se que as sementes germinem durante cinco dias em um pires úmido a uma temperatura de 20-22 graus.
Para garantir que as mudas são resistentes a mudanças de temperatura, temperaturas noturnas, recomenda-se que as sementes sejam endurecidas. Além disso, essa muda florescerá mais cedo e trará muito mais colheita. Para este efeito, as sementes aparecem para a noite colocar na geladeira (a temperatura deve ser de 0 a +2 graus), e durante o dia armazenado a uma temperatura de 20-22 graus. Manipulação é realizada várias vezes.
Seleção e preparação do solo
Mudas de tomate não são muito exigentes no solo. O solo para mudas de tomate em casa pode ser comprado ou preparado de forma independente. Ao comprar, deve-se dar preferência ao solo de turfa.
Para preparar o solo, você precisa tomar um solo argiloso e adicionar um pouco de húmus, composto. Mudas crescerá bem em terreno solto. Para isso, turfa ou serragem podem ser adicionados à mistura.
Para plantar sementes, um substrato de coque também é usado. Contém muitos elementos nutricionais, previne o apodrecimento dos crescimentos, promove o desenvolvimento de um poderoso sistema radicular.
Recipiente para o cultivo de mudas
A escolha de um recipiente para o cultivo de mudas não é de pouca importância. As sementes podem ser semeadas nestes tipos de pratos:
- Caixas para mudas;
- bandejas, cassetes;
- Panelas para mudas;
- pastilhas ou panelas de turfa;
- copos descartáveis.
Vasos para mudas e copos descartáveis são a melhor opção entre os mais baratos. Neles, as mudas podem ser cultivadas até o transplante para o campo aberto. No entanto, esses contêineres ocupam muito espaço e não são muito convenientes se as mudas precisarem ser movidas para outro local. Na parte inferior dos tanques de semeadura deve haver furos de drenagem.
Pílulas de turfa são uma opção ideal. Eles contribuem para o desenvolvimento de um sistema radicular forte na parte aérea, previnem o decaimento de plântulas. No entanto, esse prazer não é barato.
Sementeira de sementes de tomate para mudas
A semeadura de sementes de tomate para mudas deve ser realizada de 15 a 20 de março. Os primeiros tiros aparecerão em uma semana. Mais dois meses passarão antes do florescimento dos tomates da variedade inicial e uma semana será necessária para restaurar a planta após o mergulho. No início de junho, as mudas estarão prontas para o plantio em campo aberto. Antes de plantar, o solo deve estar um pouco úmido. As sementes são enterradas no solo a não mais de 1 cm e a uma distância de 5 cm uma da outra. Em seguida, o recipiente deve ser coberto com um filme ou vidro.Após a semeadura, o recipiente deve ser colocado em um local quente com temperatura de aproximadamente 25 graus. Nestas condições, os brotos aparecerão após uma semana.
Cuidado e cultivo de mudas de tomateiro
Depois que os brotos aparecem, as mudas precisam ser movidas para uma sala iluminada e fresca. O regime de temperatura deve ser de +14 a +16 graus. O quarto é claro. Se não houver tal, é possível organizar a iluminação das hastes com a ajuda de lâmpadas.
Após uma semana, a temperatura deve ser levemente elevada para +20 graus e, à noite, diminuir em alguns graus. Para fazer isso, você pode abrir a janela, mas não permitir rascunhos.
Polvilhar as mudas de tomate para crescer em casa deve ser moderado e realizado à temperatura ambiente. Até que a primeira folha boa apareça, o solo é ligeiramente borrifado com água quando fica completamente seco. Após o aparecimento da rega das folhas é realizada uma vez por semana, e depois de cinco boas folhas são formadas, as mudas são regadas a cada 3-4 dias.
Mudas de tomate
Mergulho é o transplante de mudas em recipientes separados. Isso contribui para a formação do sistema radicular. Há crescimento das raízes laterais, a nutrição da planta melhora. Mudas torna-se mais forte e vai se estabelecer facilmente no campo aberto, vai render uma boa colheita. Decapagem de mudas de tomate é realizada no décimo dia após os primeiros rebentos aparecerem. No entanto, em cada caso, é necessário abordar individualmente. A regra geral é que a muda mergulha no segundo dia após o aparecimento da primeira folha real.
Durante alguns dias antes da colheita, as mudas precisam ser levemente derramadas, para que as hastes possam ser retiradas com mais facilidade. Para extrair mudas da terra você precisa com muito cuidado, de modo a não danificar mesmo as raízes fracas. É aconselhável cavá-los com um palito ou palito. Você precisa transplantar para um recipiente mais profundo. Para fazer isso, você pode usar potes, copos de meio litro descartáveis ou garrafas plásticas comcortar o gargalo.
Depois de escolher couves abundantemente regado e transferido para um local mais fresco com ar húmido. Mudas não deve ser exposto à luz solar direta. Uma semana depois, as mudas ao seu primeiro lugar quente.
Mudas de Zakalivanie de tomate
Harden as mudas é recomendado para quando o plantio em campo aberto não está congelada, que era resistente a mudanças de temperatura, que ocorrem frequentemente no verão. Vamos considerar como fortalecer as mudas de tomate. Quando o tempo e temperatura mais quente atinge 15 graus, os recipientes com mudas levada para o exterior ou varanda. Antes disso, as plantas regadas. Durante o endurecimento precisa para monitorar o regime de temperatura. Quando a temperatura cai abaixo de 8 ° C é necessária para trazer o recipiente para um lugar mais quente. Tenha mudas melhores após a quatro horas - cinco horas da tarde, quando o sol se põe um pouco. Caso contrário, ele pode szharitsya. Você também precisa monitorar o solo não deve secar. Se o solo está seco, ele deve ser um pouco regada. Em nenhum caso, não deixar o recipiente na luz solar direta. período de endurecimento é de duas semanas.
Prevenção e proteção de mudas de tomate contra pragas e doenças
Crescer mudas de tomate muitas vezes é ofuscada por doenças fúngicas e pragas.Para não enfrentar tais problemas, as mudas de tomate devem ser tratadas com fungicidas, inseticidas ou remédios populares.
As doenças mais comuns dos tomates são:
- queima tardia;
- macrosporium;
- manchando;
- podridão parda;
- septoriose;
- doenças virais.
- soltar periodicamente o solo;
- evite o plantio espesso de mudas;
- não encha as mudas;
- romper as folhas mais escuras;
- Antes de plantar em campo aberto, tratar as mudas com 0, 5% de fluido Bordeaux;
- trate as plantas e o solo com cinzas (um punhado de cinzas deve ser espalhado ao vento na direção de você);
- na primeira fertilização das plântulas, recomenda-se adicionar um pouco de sulfato de cobre (2 g por 10 litros de água quente).
As pragas mais comuns incluem:
- Besouro do Colorado;
- tripes;
- pulgões;
- pauzinhos;
- moscas brancas;
- ácaros;
- o urso.
Agora você sabe como cultivar mudas de tomates a partir de sementes, os principais segredos com os quais você pode proteger as plantas contra condições climáticas adversas, doenças e pragas. O cumprimento das regras descritas também garante um alto rendimento de tomates.