Tendo visto a primeira vez em sua vida funcho, qualquer pessoa terá a idéia de que é dill. Afinal, eles são muito parecidos na aparência e pertencem à mesma família - a Umbrella. Só aqui na aparência, a diferença entre erva-doce e erva-doce termina. Com uma planta parecida com endro, provavelmente tudo é familiar. Sem erva-doce é impossível cozinhar verdadeiros pratos perfumados da culinária eslava. Dill caiu para a Europa do sudoeste da Ásia graças a legionários romanos no início da Idade Média. No território da Rússia, neste momento, ele já cresceu como uma planta de ervas daninhas. O funcho é cultivado há muito tempo no sul da Europa e no norte da África. Em nós, ele cresceu em um tipo selvagem no sul do Cáucaso. Devido às suas propriedades medicinais nos tempos antigos, foi considerada uma planta divina que poderia expulsar "maus espíritos" de uma pessoa.
- Descrição da erva-doce
- Como o endro parece: uma descrição da planta
- Como encontrar a diferença entre endro e erva-doce
Ainda mais alto foi dito que eles são semelhantes na aparência, mas,Para descobrir mais detalhes nas descrições dessas plantas, será fácil distinguir entre funcho e endro entre si e entender qual é a diferença.
Descrição da erva-doce
Erva-doce é muitas vezes anual ou bienal, em alguns casos, uma planta herbácea perene. A altura atinge dois metros. Na natureza existem mais de 10 espécies desta planta. A haste tem uma altura de 90-200 cm, finamente nervurada, reta e muito ramificada. As folhas da erva-doce são ovadas-triangulares, pinicamente divididas. As folhas superiores são dilatadas e sésseis, as folhas inferiores são mais densas, nos pecíolos. As flores estão em um guarda-chuva duplo, um guarda-chuva de 20 cm de diâmetro com 3-20 raios. Pétalas amarelas, ovadas, com 1 mm de largura. Frutos de funcho são ovais oblongos, até 1 cm de comprimento e 2-3 mm de largura.
Na cozinha quase todas as partes do funcho usam-se, saborear-se fortemente como o anis. Tem um sabor ligeiramente acentuado e aroma agradável. As frutas são usadas como tempero picante para alimentos. Na sua forma crua, adicione saladas e pratos quentes.Guarda-chuvas e caules perfeitamente adequados para conservação.
Como o endro parece: uma descrição da planta
Dill é uma planta de plantas herbáceas de um ano de vida curta, famílias Umbilical. Na natureza, cresce no Sudoeste da Ásia, mas é distribuído quase em todos os continentes como uma cultura e até como erva daninha. O caule mede de 40 a 150 cm de altura, simples, reto ou ligeiramente ramificado, entre os galhos que podem dobrar. Folhas ovadas são pinnately divididas, mas nas extremidades eles se tornam linearmente filiformes. Flores amarelas, em forma de almofada. Recolhidos em um guarda-chuva duplo de até 15 cm de diâmetro, o número de raios no guarda-chuva é de 20 a 50. Os frutos do endro têm uma forma elíptica larga, de 3 a 5 mm de comprimento e 1,5 a 3 mm de largura.
Tem um cheiro picante muito forte, que mereceu ampla circulação na culinária. É usado praticamente em todas as direções da arte culinária: pratos quentes, lanches, conservação.Dill - um componente indispensável de uma variedade de saladas e pratos frios.
Como encontrar a diferença entre endro e erva-doce
Erva-doce e endro têm semelhanças externas muito fortes, ambos são plantas herbáceas altas, têm uma forma de folhas pinadas, inflorescências estão concentradas em um guarda-chuva duplo. Até as flores de ambas as plantas são amarelas, mas há diferenças na forma. Portanto, tendo entendido a descrição das plantas, é fácil determinar o que distingue o endro do funcho. A diferença mais notável é o cheiro. Erva-doce tem um aroma refrescante agradável ou até mesmo um pouco adocicado e endro - um cheiro pronunciado picante, que não pode ser confundido com qualquer coisa. Visualmente, o funcho é mais espesso e alto. E após o período de floração, que ocorre no dill em junho-julho, e no funcho em julho-agosto, essas plantas diferem na forma de frutos (sementes). Dill tem sementes menores, no funcho elas são mais longas e alongadas. Eles podem ser distinguidos pela forma da raiz, em dill é pequena e firme. No funcho, a raiz é carnuda e volumosa.
No corpo humano, essas plantas semelhantes têm efeitos absolutamente diferentes. O funcho tem propriedades expectorantes calmantes, antiespasmódicas.Dill tem um efeito positivo sobre a solução de problemas gastrointestinais e é um bom diurético.
Tendo uma idéia do que é erva-doce, não mais chamaremos essa planta de endro, mas podemos nos beneficiar das excelentes propriedades de ambas as plantas.