Entre as muitas doenças das uvas, muitas vezes há diferentes tipos de podridão.
O que é isso? Por que as uvas apodrecem na videira, nas bagas das mãos? Os mais comuns são três tipos de podridão: cinza, branco e preto.
Quais variedades podem ser infectadas e quais não são? Como reconhecer o perigo?
Vamos tentar descobrir por que eles acontecem, como proteger as uvas e o que fazer se a doença já apareceu.
Sintomas de doenças
Diferentes tipos de podridão podem se manifestar de diferentes maneiras. As razões para sua aparência também variam. A podridão cinzenta e negra pode ocorrer após chuvas prolongadas, e branca, pelo contrário, devido a uma seca prolongada.
Assim, a podridão cinzenta e branca aparece apenas em frutos completamente maduros. Sinais de sua manifestação é um revestimento branco e macio que cobre a maioria das bagas. Às vezes a infecção pode começar com danos às folhas e brotos.
A podridão negra começa com o aparecimento nas folhas de pequenas manchas acastanhadas com bordos escuros. Com o tempo, a doença afeta bagas e apresenta um grande perigo para a colheita.
Variedades de podridão
Existem vários tipos de podridão de uvas.O mais famoso deles: branco, preto e cinza.
Branco
A podridão branca surge como resultado da infecção da planta com um certo tipo de fungo. Os sinais externos da doença podem ser divididos em várias etapas:
- pequenas manchas amarelas aparecem nas bagas;
- bagas encolhem e diminuem de tamanho;
- manchas tornam-se pronunciadas, as bagas são cobertas com mofo;
- as folhas secam e ficam com uma cor mais escura.
Menos frequentemente, manchas podem aparecer nos brotos da videira.
Abaixo estão fotos de podridão branca de uvas:
Preto
A podridão preta hiberna na videira. Com o começo do crescimento ativo de tiros, a infecção de folhas e bagas ocorre.
Aproximadamente 2 semanas após a infecção nas folhas aparecem manchas marrons com uma borda preta.
Com o início da floração, essas marcas podem aparecer nas cristas e pecíolos. No futuro, a doença passa para as bagas e parece pressionada no interior pelo bronzeado escuro. Com o tempo, as bagas se enrugam, tornam-se pretas e, eventualmente, murcham.
Na foto abaixo você pode ver como é a podridão negra das uvas:
Cinza
De podridão cinzenta não só as uvas sofrem, mas também outras culturas frutíferas. Sinais de podridão cinzenta:
- o aparecimento nas folhas de pequenas manchas marrons com um revestimento acinzentado;
- as folhas começam a secar;
- tiros são cobertos com mofo cinzento sujo;
- as inflorescências afetadas secam muito rapidamente e morrem;
- nas bagas aparecem manchas roxas brilhantes, eventualmente tornando-se marrom.
A podridão cinzenta é extremamente perigosa para a colheita. Bagos afetados não são adequados para uso e processamento. A doença passa muito rapidamente para toda a vinha e pode matar não só a cultura, mas a planta como um todo.
Na foto abaixo a podridão cinzenta das uvas:
Causas da aparência
Por que as uvas estão enraizadas no mato?
A podridão branca ocorre principalmente em brotos e bagas. Faz com que seu fungo, que pode seguramente inverno na casca de brotos e folhas caídas. Na primavera, ele acorda e, sob certas condições, pode atingir rapidamente os brotos.
Bagas danificadas começam a rachar, tornam-se amargas, depois escurecem, franzem a testa e secam. Não só bagas individuais apodrecem, mas todo o cacho de uvas sofre.
A infecção com podridão negra começa no início da primavera. O fungo que causa esta doença também tolera bem o inverno e aparece, em primeiro lugar, nas folhas. Na fase inicial, essa podridão é freqüentemente confundida com mofo. Então há pontos pretos característicos, assim chamados. picnídia.
Podridão cinzenta pode danificar toda a planta: brotos, cortes, locais de inoculação. Clima frio e úmido são condições ideais para a propagação da doença. Podridão especialmente perigosa para frutos maduros.
Ocorre quando os cachos são danificados pelo granizo ou se a planta não é devidamente regada. Se, após uma seca prolongada, começar a chover forte, a casca das bagas pode rachar, o que é um excelente local para a reprodução do fungo.
Promove o aparecimento de podridão e danos aos cachos de rolos de folhas ou vespas. Para evitar a infecção, é necessário levar a cabo medidas preventivas a tempo e fornecer o cuidado adequado à vinha.
Métodos de luta
Se a doença ainda aparecer, então é necessário aplicar o tratamento do arbusto e levar a cabo a remoção de ramos danificados e tiros.
Podridão cinzenta em uvas pode ser processada abaixo remédios populares descritos. Primeiro, destrua todas as partes afetadas da planta e, em seguida, borrife com uma solução suave de sabão verde ou bicarbonato de sódio. Para preparar uma solução de refrigerante, tome 70 gramas de refrigerante por balde de água.
A solução de sabão deve ser de 1%. O tratamento é realizado a cada 10 dias. Soluções alternativas. Dos produtos químicos, os fungicidas contra o míldio serão mais eficazes, e Ronilane e Rovral em uma concentração fraca. É desejável conduzir o tratamento a cada 2 semanas. Não se esqueça da prevenção.
Lute com podridão branca também comece removendo todos os brotos e cachos danificados. Tratamento semanal eficaz da bucha com solução a 4% da calda bordalesa.
Para se livrar da podridão negra, você pode usar as mesmas drogas do branco. Mas o meio mais eficaz é uma mistura de dois fungicidas: 25 gramas Ridomil Gold e 60 gramas Jato Tivit em um balde de água. Após 2 semanas, o tratamento é repetido.
Prevenção de doenças
Curar a podridão é difícil, longo e nem sempre efetivo. Mesmo se a doença for derrotada, a maior parte da colheita não será devolvida.
Para evitar conseqüências desagradáveis, é melhor realizar medidas preventivas a tempo.
- Antes de esconder as uvas para o inverno, é necessário cavar completamente o solo ao redor do arbusto, coletar e destruir as folhas caídas e cortar brotos.
- Após o inverno, trate a planta com uma mistura bordalesa.
- Você pode pulverizar a bucha com soluções de Baytan, Topaz ou Atemi S.
- Bem ajuda a pulverizar a videira com solução de iodo (50 gotas por balde de água).
- Para a prevenção da podridão branca podem ser utilizados fármacos com alto teor de cobre: uma solução fraca de sulfato de cobre ou Poliram.
- Realize a poda adequada e modele a bucha, evite espessamento.
- Não abuse da fertilização de nitrogênio, mais muitas vezes use potássio-fósforo.
- Molhar adequadamente a vinha, evitando a seca e o alagamento.
Realizar essas atividades simples ajudará a proteger as uvas de todos os tipos de podridão e algumas outras doenças, como mofo e oídio.
Também no nosso site você pode descobrir tudo sobre tais doenças perigosas de uvas como o cancro bacteriano, antracnose, rubéola, chlorosis e bacteriosis.
Variedades Vulneráveis
A infecção com decadência depende, antes de mais nada, da variedade de uvas.
Existem variedades que não são danificadas por este fungo, mas existem variedades propensas a doenças.
Os tipos mais comuns de podridão cinzenta são variedades:
- Caraburno;
- Riesling Rhine;
- Terbash;
- Chardonnay;
- Madeleine Anjevin;
- Aligote;
- Rainha das vinhas;
- Chaush;
- Pino;
- Senso (olho de boi);
- Pombas;
- Sobremesa;
- Pérolas de Saba;
- Strashensky;
- Kishmish está radiante;
- Rusbol;
- Muscat Tayiro;
- Feteasca branco, etc.
Podridão negra variedades mais vulneráveis:
- Pérolas de Saba;
- Itália;
- Muscat húngaro;
- Rainha das vinhas;
- Muscat Hamburg;
- Chasla branco.
Para a podridão branca, as variedades vulneráveis são:
- Alimshak;
- Nadar;
- Zeybel 1;
- Aligote;
- Riesling Rhine.
Conclusões
Com os devidos cuidados com as uvas: rega e fertilizantes oportunos,Poda competente e escolhendo o tipo certo para o plantio, os problemas associados com a aparência de vários tipos de podridão podem ser evitados. É importante não esquecer as medidas de proteção e prevenção de doenças e a vinha ficará satisfeita por muito tempo com uma rica colheita.