O Ministério da Agricultura da Rússia revisou a previsão de exportação de grãos para a atual safra agrícola. Falando na cúpula do G20 em Berlim, Alexander Tkachev disse que a Rússia pode fornecer até 35-37 milhões de toneladas de grãos para o mercado internacional.
De acordo com o ministro, as exportações da Rússia serão determinadas pelos preços mundiais das principais safras de grãos, a relação entre o rublo e o dólar e os custos de logística para o transporte rodoviário e ferroviário. O potencial total de exportação deve chegar a 40 milhões de toneladas, disse Tkachev. Segundo o chefe do Ministério da Agricultura, essa é a quantidade de grãos que a Rússia pode vender no exterior sem prejudicar o mercado interno.
O Serviço Aduaneiro Federal informa que, a partir de janeiro, as exportações de grãos na Rússia somaram 21,28 milhões de toneladas, o que representa 0,3% menos que no mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, as exportações de trigo, pelo contrário, aumentaram 4,8%, para 16.734 milhões de toneladas.