Como multiplicar um streptocarpus dividindo um arbusto ou estacas

Pin
Send
Share
Send

Se você está entre as pessoas, o que pode melhorar o humor bela flor, você vai ficar muito contente de encontrar-se com streptokarpusy.

Este carinho a planta vai agradecer flores elegantes do início da primavera ao início do verão.

  • Breve descrição da flor
  • O método mais fácil de propagação - a divisão do mato
    • Termos para reprodução
    • Tecnologia de fissão
    • Como escolher um recipiente e colocar delenki
  • Reprodução por estacas de folhas
    • Como e quando colher estacas
    • Processo de enraizamento
    • Plantio de mudas enraizadas

Breve descrição da flor

Streptokarpusy - um dos representantes mais bem vestidas de Gesneriaceae família conhecida florista sobre plantas de interior, como Episcia, gloxinia, azaléias e muitos outros. Cuidados e manutenção dos requisitos de plantas são o mesmo que a maioria dos Gesneriaceae.

É uma planta arbustiva bastante volumosa com folhas alongadas de uma cor verde rica, mas pura. As folhas podem ser de até 20 cm de comprimento, de modo que o seu conteúdo vai precisar de um grande vaso e espaço suficiente.

A atenção separada merece uma flor de streptocarpus: é muito bonita sinos terry, semi-double ou ordinários de 2 a 9 cm de diâmetro.O esquema de cores em apenas streptokarpusy mais vasto - das cores lisas habituais para Ombre e diversos padrões. Blossoms tão violentamente quanto crescendo, e um arbusto adulto pode ser fixado em torno de uma centena de cores. Neste caso, a flor menor - quanto mais deles na mesma inflorescência. corpo Flor localizado em hastes longas, que se eleva acima da folhagem.

O ambiente natural do período de floração cai na primavera e no verão, em casa as mesmas condições de limites claros entre os períodos de floração e descansar lá. Estendendo dia por meios artificiais, usando a lâmpada ou lâmpadas, por exemplo, pode ser alcançado flor durante todo o ano.

Voce sabe Rhode streptokarpusy - um dos mais numerosos. Na natureza, existem cerca de 100 de suas espécies naturais, dos quais mais de 1000 criadores trouxeram híbridos.

O método mais fácil de propagação - a divisão do mato

Streptokarpusy mais adequado para a reprodução em casa realizada por divisão do mato. Como o nome indica, a divisão não é reprodução completa, mas sim um arbusto grande sentado por vários vasos.

Este método é aplicável principalmente para plantas maiores crescido.Em si, a divisão - uma parte integrante da streptokarpusy cuidado e mantido durante pelo menos 1 vez em 2-3 anos. A negligência dessa regra geralmente leva a dois tipos de consequências:

  • streptokarpusy excessivamente expande-se e começa a desaparecer em um vaso pequeno devido à falta de nutrientes;
  • um streptocarpus em crescimento é repetidamente transplantado em um vaso maior. Logo, isso leva ao fato de que a planta deixa de florescer, porque as hastes florais já não pode romper o véu de folhas.

Termos para reprodução

Para a flor de streptocarpus, a reprodução é preferida no período de primavera-verão. Desta vez, a actividade metabólica elevada, o que é muito importante para o enraizamento e regeneração de danificado durante segmentos de raiz de transplantação.

Esta regra não é estritamente para streptokarpusy interior cujo biorritmo são muitas vezes ligada às estações. Neste caso, a divisão pode ser feita em qualquer momento conveniente.

O estado de repouso ocorre em plantas com diminuição do dia de luz no período outono-inverno. Durante este período, é contra-indicada qualquer manipulação associado com a disposição dos assentos, divisão ou fertilizantes. Tudo o que uma flor precisa em tal momento é a rega pouco frequente.O fato de que o estado de repouso chegou é compreensível a partir da longa ausência de floração.

Tecnologia de fissão

A divisão de um arbusto é um processo que demorará algum tempo, por isso é melhor fazer o estoque imediatamente algumas horas, especialmente se você fizer isso pela primeira vez. A tecnologia da divisão inclui três etapas:

  1. Determinação de pontos de crescimento fortes. Determinar o ponto de crescimento pode ser na totalidade de várias pernas de folhas próximas que saem de uma cabeça do arbusto. As folhas devem ser fortes, olhando do centro para fora - nossos segmentos serão divididos em tais segmentos.
  2. Na verdade divisão. Antes da divisão, o arbusto deve ser extraído do vaso e, tanto quanto possível, livrar-se das raízes do solo aderente, tentando não danificá-las. A foto mostra claramente dois pontos fortes de crescimento, neles e é necessário dividir a planta. Para fazer isso, é necessário cortar cuidadosamente a cabeça do arbusto entre as partes direita e esquerda e separar as partes umas das outras.
  3. Esclarecendo o mato. Nesta fase, você precisa se livrar de folhas velhas e espessamento de pontos fracos de crescimento. Folhas amareladas antigas que aparecem após a descoloração geralmente não constituem nenhum problema.Eles são facilmente separados da planta, mas o mais importante - a necessidade de sua remoção não causa dúvida no florista.

    Mas acontece que as folhas jovens também podem prejudicar o mato em geral. Sob pontos de crescimento fracos, queremos dizer que folhas menores aparecem aleatoriamente, às vezes do lugar onde o caule da flor deveria estar.

    Essas folhas crescem como se estivessem dentro do mato e se encontram, selando-o e tornando-o mais vulnerável a uma infecção fúngica, por exemplo. Eles também impedem que os botões florais se quebrem.

Importante! Remover folhas fracas ou velhas com os restos de pedúnculos, seguido pelo pescoço e as raízes pertencentes a ele.

Como escolher um recipiente e colocar delenki

Tudo depende do tamanho da planta: quanto mais ela é, mais espaço será necessário. A planta deve ter solo suficiente e o sistema radicular deve estar localizado livremente no tanque. Em geral, recipientes descartáveis ​​com volume de 0,25-0,35 l são usados ​​para semeadura.

Primeiro recipiente é cheio com o substrato de cerca de metade, e em seguida reduzido para a raiz da planta e que é uniformemente adicionado gota a gota a partir de todos os lados. No final, o solo é ligeiramente socado, mas não muito - apenas para fixar a parte acima do solo da flor.

Reprodução por estacas de folhas

Além de dividir o arbusto de streptocarpus, é possível multiplicá-lo com uma folha.A propagação de folhas não é um método fácil e meticuloso, exigindo paciência e algumas habilidades especiais da pessoa que decidiu aplicá-lo. O processo tem várias etapas:

  1. Escolhendo a folha certa.
  2. Cortando a folha.
  3. Enraizamento.
Reprodução com a ajuda de cortes de folhas, embora mais longo e meticuloso, mas permite que você obtenha mais plantas zmiokulkasa, shefflera, begônia em casa, sundew

Como e quando colher estacas

  • Selecione uma folha.
Primeiro de tudo, você precisa selecionar a folha certa para os cortes. A folha deve ser grande o suficiente (cerca de 10 cm), mas não velha, já que a folha antiga pode simplesmente murchar e ser muito nova - ser muito fraca.

  • Estacas
A reprodução de streptocarpus executa-se não por uma folha inteira, mas por sua vez. Para fazer isso, a folha separada da planta-mãe é colhida nas estacas: a folha é completamente cortada no núcleo central em ambos os lados, após o que o núcleo central é ejetado. Em seguida, as folhas são cortadas de modo a que em cada uma das metades existam pelo menos 6 veios longitudinais e tenham, pelo menos, 5 cm de comprimento, o caule resultante é imerso no solo pela extremidade inferior durante 1-2 cm.
Streptocarpus é muito sensível ao nível de umidade e propenso a doenças fúngicas com cuidados inadequados - oídio, podridão cinzenta, podridão radicular e do caule.
Voce sabe A capacidade das raízes para a raiz depende do solo em que a planta-mãe cresce. Se recebeu muito nitrogênio, então as raízes nas estacas estão muito mal formadas. Um efeito similar tem um excesso de cobre no solo.
  • Processamento.
Às vezes, as estacas são tratadas com intensificadores de crescimento especiais ou meios hormonais para o enraizamento, como "Korneerost", "Kornevin" ou "Radiopharm", mas é importante não exagerar com esses meios. Será ideal mergulhar o talo na preparação, depois secá-lo com um guardanapo e mergulhá-lo no solo.
  • Escolhendo o solo.
Estacas devem desenvolver-se bem no solo para a senpolia, mas se houver um desejo de ajudar a planta, você pode tomar uma mistura especial para o enraizamento, que consiste em areia e turfa em partes iguais.

Processo de enraizamento

O processo de enraizamento é muito longo e pode durar até dois meses. Para comparação, aqueles que pertencem à mesma família de épicos estão enraizados na folha durante a semana.Além disso, o enraizamento não pode ser levado à deriva, e um recipiente com estacas requer cuidados cuidadosos.

De doenças streptocarpus floricultores usam Phytosporin, Fundazol, Trichodermin, Skor

Será mais conveniente construir uma pequena estufa, constituída por um recipiente com estacas e polietileno - isso facilitará o cuidado das plantas.

Regras de cuidado de estacas:

  1. Umidade. Antes do surgimento das raízes, as estacas não possuem órgãos especializados através dos quais possam absorver água. O processo de absorção de umidade é realizado por todo o corpo da folha, então você precisa verificar se a umidade é suficiente.
  2. Luz. Uma estufa com estacas deve ser colocada em local bem iluminado, mas não sob luz solar direta, caso contrário a planta murcha.
  3. Rega Você precisa regar os cortes aproximadamente uma vez por semana de uma maneira especial - ao longo das bordas do recipiente. Isso é feito para otimizar a distribuição de umidade no vaso.
  4. Doenças As condições de estufa são boas para a germinação, mas também são ideais para a propagação de bactérias nocivas que podem matar a flor, mesmo na fase das estacas. Para evitar o desenvolvimento de microorganismos patogênicos, antes de plantar o substrato é fervido por 3-5 minutos, outro método de profilaxia é a pulverização semanal das estacas com bactericidas.
Streptocarpus deve ser protegido de cochonilha, ácaro, sarna, mosca-branca e tripes.
Os brotos são formados de veias longitudinais na folha, mas casos raros em que cada fibra dá Sprout cresce principalmente 60-80%.

Plantio de mudas enraizadas

Streptocarpus plântula tem duas folhas de tamanho desigual. Transplante é necessário quando a maior das folhas atinge um comprimento de pelo menos 3 cm. Não existem requisitos especiais para pouso lá. Plântula de 2-3 cm de comprimento é plantada em um recipiente com um volume de 150-200 ml. O próximo transplante é feito após a primeira floração.

Importante! Após enraizamento streptokarpusy está crescendo rapidamente, mas o desembarque de plantas com pequenas raízes em uma panela grande pode levar a acidificação do solo e a flor da morte.
A reprodução, assim como o conteúdo do streptocarpus, é uma ocupação tediosa, exigindo participação constante e algumas habilidades. Por um lado, é um aborrecimento, mas, por outro - uma oportunidade de aprender algo novo e tentar-se como uma florista. Como recompensa por seus esforços, bônus agradáveis ​​na forma de olhares admiradores de amigos e conhecidos são garantidos a você.

Pin
Send
Share
Send