Os proprietários de chalés de verão são um monte de problemas. Particularmente eles estão aborrecidos por vários tipos de pragas e doenças - percebe-se que eles se tornam mais resistentes às soluções tradicionais para processar ano após ano. Então, temos que recorrer a compostos poderosos (de modo que, com certeza). Considere uma dessas ferramentas, tendo aprendido mais sobre a droga chamada "DNOC" e sobre a redução do seu uso.
- Isso é permitido ou não?
- Estrutura da preparação
- A substância activa e o mecanismo de acção
- Quando e como usar um fungicida
- Macieira, pêra, marmelo
- Pêssego, damasco, cereja, ameixa
- Groselhas, groselhas
- Uvas
- Advertências
- Prazo e condições de armazenamento
Isso é permitido ou não?
Primeiro, descobriremos como "legal" é o uso dessa composição.
Na web, você pode encontrar muitos comentários sobre isso e essas opiniões são diretamente opostas. Alguém gosta do efeito obtido do processamento, enquanto outros estão extremamente insatisfeitos com ele.
Vamos tentar descobrir isso. O fato é que o "DNOC" é um composto potente e é usado para o processamento de vinhas e outras plantações em escala industrial. Mesmo em áreas tão grandes, o processamento é permitido não mais que 1 vez em 3 anos.
Por causa de seu "vigor" significa não aparece entre as drogas permitidas para a venda de jardineiros ou jardineiros. Ou seja, seu uso em fazendas e lotes particulares dentro da área residencial é proibido. No entanto, muitos "operadores privados" usam em seus sites. No entanto, para isso, eles precisam calcular com precisão a dose e manter o intervalo entre os tratamentos, sem esquecer as possíveis consequências.
Estrutura da preparação
Para obtê-lo não requer uma enorme quantidade de "ingredientes" e todos os tipos de catalisadores. De fato, é uma mistura de sal de amônio e dinitro-ortocresol na proporção de 60/40. Produzido como 40% de fenolato. Como um enchimento, sódio ou sulfato de amônio podem agir.
Como resultado desta "mistura" vem um pó granular amarelo com um odor característico pungente. Uma composição simples à primeira vista fornece ao meio uma ampla gama de ações.
Instrução enfatiza que "DNOC" como a base para o tratamento de plantas é fungicida (antifúngico), propriedades insecticidas e herbicidas. Fracamente solúvel em água, e para se obter um grande volume de fluido hidráulico mais comumente utilizados solventes orgânicos.
A substância activa e o mecanismo de acção
A substância principal é o 4,6-dinitro-o-cresol. Uma solução que cai sobre as folhas e caules células destrói fungos nocivos, interrompe a própria doença nos estágios iniciais e elimina insetos - agentes patogénicos tais doenças.
Efeito após a pulverização ocorre depois de 3-4 dias, embora a penetração de dinitro-o-cresol em esporos infecciosos geralmente demora 2 dias. Isso é suficiente para neutralizar o locus e em um curto espaço de tempo para eliminá-lo. Um efeito persistente é observado por pelo menos um mês.
Quando e como usar um fungicida
O principal período de processamento é o início da primavera. Temos de "captura" do momento antes de quebra de dormência, quando a temperatura estável é estabelecida a + 4 ... 5 ° C.
jardineiros experientes sabem que é o melhor momento para tais obras: sucos não circular, e pragas de insetos ainda estão na fase de hibernação, para que eles são fáceis de limpar.
Entre os "clientes" de uma solução poderosa estão pulgões, escudos, vários ácaros, caixões, pulgas das folhas e outros portadores de doenças que gostam de se reunir em árvores e arbustos.
Muito menos vezes a droga é usada no tratamento de outono. Aqui você tem que esperar até que as folhas caiam. Considere o momento em que mesmo em uma concentração fraca, a solução pode ser usada não mais que uma vez em 3 temporadas. Pulverização freqüente fará mais mal do que bem. Ao preparar a mistura, tente não derramar. Como já sabemos, o pó é relutantemente diluído em água. Muitos encontram uma saída fazendo uma solução dessa maneira:
- 50 g de fungicida (embalagem padrão) é cuidadosamente diluído em uma capacidade de 1-2 litros.
- Em seguida, o concentrado resultante é despejado em um recipiente de 10 litros, não esquecendo de mexer intensamente.
Agora vamos ver quais são as taxas de gastos para diferentes culturas.
Macieira, pêra, marmelo
Aqui a concentração será uma das mais saturadas - por 100 metros quadrados. m plantações exigirá 15 litros de solução.
pulverização oportuna irá impedir moniliosis sarna e várias manchas nas folhas. Os pulgões e as minhocas também terão um mínimo de chances.
Pêssego, damasco, cereja, ameixa
A mesma área terá que levar no máximo 10 litros. Não vai desenvolver moniliosis e klyasterosporiozu. Reduz significativamente o risco do aparecimento de ondulações características. Carrapatos e escudos no espírito não toleram tais soluções.
Groselhas, groselhas
Ativamente crescentes arbustos com rizomas poderosos correspondente dose necessária - 15 l / 100 "quadrados".
As folhas deixarão de ser manchadas e enroladas. A aparência de uma folha ou de placa pulgas traça improvável, e isto manifesta-se uma forte acção insecticida da ferramenta.
Uvas
O uso de tais preparações fortes como DNOC, para processar uvas tem suas próprias características.
Com o início do calor é necessário fazer o corte que não vai se espalhar larvas e esporos nocivos. Squirting começa imediatamente após esse desbaste, sem esperar pelo "início" de sucos nos ramos. Consumo - cerca de 8 litros por 100 metros quadrados. Depois disso, você pode esquecer os texugos e os carrapatos por uma temporada inteira. Se chegar a tempo, mesmo no início da primavera, é possível proteger as videiras de "ferrugem" mórbida, que frequentemente atinge as folhas no início do verão. Na mesma lista, septoriose e antracnose aparecem.
Você provavelmente percebeu que as instruções indicam grandes áreas. Isso é lógico, porque os principais consumidores da solução são grandes fazendas com enormes jardins. Os agricultores precisam prestar atenção especial à "segurança" ao trabalhar com uma ferramenta forte.
Advertências
Uma poderosa ação complexa do medicamento requer manuseio cuidadoso tanto com o pó quanto com o fluido de trabalho. Além disso, grânulos amarelos são altamente tóxicos e explosivos.
Se você tomar "em ciência", então você pode pulverizar arbustos ou plantações apenas a uma distância considerável (até 1 km) de casas de habitação e pastagens. Ou seja, não é adequado para um pátio privado. O mesmo se aplica aos chalés de verão densamente desenvolvidos, embora na prática muitos desses requisitos sejam ignorados.
Caso contrário, a TB é reduzida a tais momentos:
- É obrigatório o uso de roupas de borracha fechada, botas e um respirador (idealmente uma máscara de gás). A cabeça deve estar coberta.
- Não permita que o líquido entre em áreas abertas da pele, membranas mucosas e, mais ainda, dentro do corpo.
- O processamento é realizado apenas na ausência de vento.
- A presença durante a pulverização de outras pessoas ou animais de estimação é indesejável. Isso também se aplica aos vizinhos da vizinhança.
- Após a operação, o pulverizador deve ser completamente enxaguado, evitando a drenagem em águas abertas ou a entrada de esgoto.
- Não se esqueça da higiene. Depois de tirar a roupa contaminada, tome um banho ou pelo menos se lave bem.
Para fazer isso, até mesmo uma pequena quantidade de solução que tenha dentro é suficiente. Seja extremamente cuidadoso.
Prazo e condições de armazenamento
Prazo de validade do pó é de 3 anos, a data de lançamento é indicada na embalagem. Guarde tais sacos em locais escuros e secos, longe de alimentos, recipientes para alimentos (latas, caixas, panelas) e recipientes com fluidos lubrificantes combustíveis.
A presença de vapores de gasolina ou "combustível diesel" no ar é excluída - o pó é explosivo. Naturalmente, pacotes embalados não devem cair nas mãos das crianças.