A violeta é uma das flores interiores mais bonitas e delicadas. No momento, existem cerca de 500 espécies de violetas, cada uma com sua própria cor e formato de pétalas. A reprodução pela folha em casa pode ser feita por quase todos os fãs desta planta. Como crescer um violeta em casa sem custos - consideraremos mais detalhadamente.
- Um pouco sobre a multiplicação de violetas
- Seleção e preparação da folha para plantio
- Como escolher uma folha para criação
- Regras de preparação de folha
- Características do enraizamento
- Tecnologia de aterragem
- Vantagens e desvantagens do método
Um pouco sobre a multiplicação de violetas
Existem quatro métodos para cultivar uma flor. A reprodução de uma folha em casa é um processo simples quando se conhece a sucessão de métodos: uma folha, uma costeleta, um pedúnculo, um enteado.
Cada método é bom à sua maneira, mas a multiplicação de violetas por um fragmento de folhas é a melhor opção para cultivar uma planta em casa. Por que esse método é melhor? É o mais ideal e fácil.
Tendo dominado esta técnica de multiplicação de flores, pode-se avançar para as mais complexas. Além disso,Deste modo, é possível propagar quase todas as espécies de violetas - com exceção do grau "Centaur Chimera".
Seleção e preparação da folha para plantio
A folha escolhida depende da vida futura da flor, portanto, aborde essa questão seriamente. Considere a multiplicação da folha violeta passo a passo.
As folhas da violeta crescem em fileiras. Acreditando de baixo, não é recomendado levar material para reprodução desde a primeira fila, desde que seja antigo. Não pegue o material e a partir do meio da tomada - é pequeno. É melhor tirar da terceira fila - as folhas são jovens, fortes e rapidamente dão à prole.
Ao escolher um material, você precisa prestar atenção às seguintes condições:
- Folha de corte deve ser saudável, cor brilhante, correspondente à variedade de plantas;
- não deve haver manchas amarelas, rachaduras, marcas de pragas e outros danos;
- o material deve ser elástico e manter a forma.
Se o material foi retirado da exposição e murcho, coloque a folha em água morna com permanganato de potássio por algumas horas.
Então a folha deve secar. Quando a folha já está selecionada, a próxima etapa é aparar e preparar o plantio.
Como escolher uma folha para criação
Como corretamente executar a poda? Existem várias maneiras:
- A primeira opção é interromper
- o segundo - para usar uma faca afiada, uma lâmina ou um podador de jardim.
A maioria dos jardineiros prefere tesouras de poda, já que esta opção é mais inofensiva para a planta.
Regras de preparação de folha
Como agir para não prejudicar a planta? Recomenda-se fazer um corte oblíquo em um ângulo de 45 °. Ferramentas pré-desinfetadas, cortar o material, deixando um pequeno coto no tronco - 5 mm. O corte deve ser polvilhado com carvão ativado triturado.
Se o limiar na folha exceder 4 cm, deve encurtar-se, se menos, cortar uma obliqüidade de 6 mm.
Características do enraizamento
É muito fácil propagar uma flor desta maneira. Todo o procedimento é enraizar a parte cortada da planta. Você pode fazer isso de várias maneiras, e cada uma delas tem seus prós e contras.
Para que a parte de plantio crie raízes, um método de reprodução na água e no solo é usado.
A água. A reprodução de violetas com uma folha na água é um método mais popular. Neste caso, você precisa de um recipiente de vidro escuro, onde a água fervida fria é derramada, em que é necessário dissolver a pílula de carvão ativado. O caule é imerso em água a um nível de 1 cm.
O nível do líquido deve ser constantemente mantido sob controle e reabastecido com água, se necessário. O aparecimento rápido de radículas em fatias depende do tipo de flor e da temperatura na sala. No solo, o transplante é realizado quando o comprimento das raízes é de 1 cm.O perigo de se fazer essa técnica é que o corte pode escurecer. Nesse caso, a peça danificada é removida e a folha é transferida para um novo contêiner com água.
- Mais caminho - o sistema de raiz está sempre visível, para que você possa controlar facilmente o processo.
- Menos caminho - Durante o transplante, o sistema radicular pode sofrer e levará tempo para se adaptar às condições.
Na mistura do solo. Para este método, são utilizados copos de plástico, no fundo dos quais são feitos os orifícios de drenagem, para que a água não se acumule no solo e a planta não comece a apodrecer. No fundo do vidro, a drenagem é feita de pedras e espuma triturada.
Esta camada cobre a parte inferior do vidro em 2 cm e a parte superior é derramada sobre o topo, deixando espaço para a folha de forma que ela seja colocada em um ângulo de 45 °. Para o plantio no solo, uma depressão é criada, após o plantio, o solo é compactado para a estabilidade da planta. Para a placa do material não está em contato com o solo, é suportado com um palito.
- Mais caminho - O material de corte é acelerado no lugar imediatamente.
- Menos - é impossível acompanhar o desenvolvimento das raízes.
Tecnologia de aterragem
Tal flor como violeta é despretensiosa no cuidado, mas que a reprodução é bem sucedida e a planta cresceu forte e saudável, é necessário aderir a tais recomendações:
- o solo deve ser leve, nutritivo e bem alijado no ar e na água;
- A temperatura ideal para o crescimento de violetas é de 22 a 26 ° C;
- rega constante e uniforme;
- dia claro - não menos de 12 horas.
Vantagens e desvantagens do método
As vantagens e desvantagens do método de propagação de folhas de violeta são as seguintes:
- mais - o material não precisa ser transplantado.
- menos - acompanhamento constante do desenvolvimento.
Às vezes, a ponta do caule pode começar a apodrecer e, em seguida, é necessário atualizar o corte, transferir o material cortado para outro recipiente com água limpa ou no vaso com o solo. Aconselhamo-lo a experimentar todas as opções para determinar qual é a melhor.