Para os floristas europeus, o pandano é conhecido como a "palma em espiral", resultante de suas longas folhas em espiral. Mas para os habitantes das ilhas do Pacífico, esta é uma planta selvagem muito comum com lindas flores grandes e frutos maravilhosos. Para alcançar a floração e frutificação na sala é quase impossível, por isso continua a admirar a tampa luxuosa evergreen de folhagem densa: e quanto mais atenção é dada à flor, mais elegante será. Vamos entender, que condições é necessário criar um pandanus e se é possível guardá-lo geralmente em casa.
- Pontos de vista comuns para o quarto
- Condições ótimas para o crescimento
- Localização e iluminação
- Temperatura
- Características de cuidados em casa
- Rega e Umidade
- Solo e cobertura
- Regras de transplante
- Possíveis dificuldades no crescimento
- Métodos de reprodução
- Divisão do mato
- Estacas
- Sementes
Pontos de vista comuns para o quarto
Na natureza, o pandanus, dependendo da diversidade de espécies, pode se desenvolver na forma de um arbusto ou árvore. Mas, em qualquer caso, são plantas muito altas, muitas vezes atingindo uma altura de 15 metros, com numerosas raízes aéreas que servem de suporte para o fundo nu.Em condições de um apartamento, até nas condições mais favoráveis e cuidado regular regular, tal gigante não pode crescer. A altura máxima da flor é possível em um nível de dois metros.
O pandano arbustivo em forma de árvore "Veichi" é caracterizado por longas folhas verdes (até 1 m de comprimento e até 8 cm de largura). Em suas bordas e no meio do lado interno são pequenos espinhos dispostos densamente. Variedades variegadas variegadas desta espécie são particularmente decorativas.Neles em folhas amarelas ou brancas as tiras largas examinam-se exatamente. A altura da planta madura atinge um metro e meio.
Mais alto e grande pandanus ponderada árvore "Sunder", que é caracterizada por um cano curto e folhas verdes de um comprimento de 80 cm e uma largura de 5 cm. No quarto, esta palmeira helicoidal cresce até 2 m. Também tem pestrolistye notas finas com listras claras bonitas.
Condições ótimas para o crescimento
Uma palma de parafuso não é exigente. Ela não precisa de mais atenção do que outras plantas. Vamos analisar com mais detalhes, sob quais condições o pandanus ficará confortável.
Localização e iluminação
Há uma opinião de que o pandanus tem energia muito agressivacausa raiva na sala das pessoas. Note-se que a energia astuta da flor contribui para a formação de inteligência. Portanto, é desejável para colocar nos quartos e casas otimistas, mas nas salas de aula, escritórios, escritórios de trabalho e mansões pessoas enfermas flácidos, será muito útil.
Porque não permite cochilar, fortalece a atividade cerebral, ativa a capacidade de trabalho. Além disso, os produtores de flores argumentam que a palma helicoidal se projeta no papel de defensor da casa, protegendo-o da energia desnecessária de outra pessoa.
Palma de parafuso ama a luz muito, mas não raios diretos e ardentes do sol, mas gentis, dispersos. E a iluminação deve ser abundante durante todo o ano. No período de entressafra, o ultravioleta direto é mais econômico, portanto completamente inofensivo, mas no verão é capaz de queimar a folhagem. No calor da janela, é desejável pritenyat com persianas ou tule. No inverno, quando há pouca luz natural, é necessário conectar as lâmpadas de luz do dia por 6 a 8 horas.
Temperatura
Como todas as palmeiras, os pandanuses amam o calor. Em casa na estação de verão, a temperatura ótima de cultivo da flor é de 20 para 25 ° C. No calor A temperatura permitida do termômetro é de 30 ° C, mas este é o limite das possibilidades de uma planta que adora umidade. Portanto, neste regime de temperatura, a rega diária várias vezes é apropriada.
No inverno, a palmeira helicoidal crescerá confortavelmente a + 18 ° С. É possível baixar a temperatura para 15 ° C, mas no frio há riscos muito grandes de arruinar a cultura.
Características de cuidados em casa
Pandano nos cuidados em casa é necessário para criar condições próximas à humidade do ar natural e solo, bem como cuidar dos nutrientes no pote, a formação da coroa e a prevenção de doenças das plantas. Nós vamos lidar com todas essas nuances em ordem.
Rega e Umidade
As folhas de pandanus difíceis de tocar podem ficar sem água por um longo tempo, pulverização freqüente não requer. O sistema radicular da flor também é capaz de sobreviver a uma seca de curto prazo. Mas abusar destas qualidades de uma palma de parafuso não vale a pena. Afinal, quanto melhor você cuidar, mais rápido ele vai crescer.
Na estação fria, o número de regas é reduzido, levando até 1 hora por 14 dias. Caso contrário, de um excesso de umidade pandanus pode ficar doente.
Solo e cobertura
Para preparar a mistura de solo para pandanus, ingredientes especiais não serão necessários. Para este fim, os substratos adquiridos universal ou partes iguais de terra de folha, areia de rio e húmus são bastante satisfatórios.
Especialistas enriquecer o solo em uma panela com uma palma em espiral a cada duas semanas, começando em abril e terminando em agosto. A melhor opção para isso são os fertilizantes minerais complexos, que são incorporados em um solo úmido.
Regras de transplante
Parafuso de palmeiras até a idade de dez precisa de um transplante a cada ano. E plantas grandes com um sistema radicular muito expandido exigem esse procedimento a cada 3 anos. No processo de transplante, é importante agir com cautela, de modo a não danificar as mãos com espinhos na folhagem, porque eles não só podem picar, mas também cortar a pele.
O transplante da flor é realizado na primavera em uma grande capacidade de vários centímetros. Seu fundo é coberto por uma camada de drenagem e substrato. De cima eles passam do pote anterior um torrão de terra e o colocam em um novo. Tome cuidado para não danificar os rizomas, porque eles são muito frágeis. Em seguida, o pote é preenchido até o topo com a terra, ele é compactado, espalhando uniformemente e regado a planta.
Possíveis dificuldades no crescimento
Práticas agrícolas incorretas freqüentemente afetam a condição externa da palma. Portanto, medidas oportunas e a prevenção de erros comuns podem salvar sua palma dos problemas típicos.
Um quadro semelhante pode ser observado mesmo quando a planta entrou em um rascunho. A posição pode ser salva pulverizando a água do atomizador perto da planta. As donas de casa experientes aconselham, como medida preventiva, a colocar a panela numa paleta com argila seca ou musgo da floresta, e também nunca abrem janelas e portas de varandas perto da flor.
Essa nuance é muito importante, porque A falta de umidade é tão perigosa para o pandano quanto sua superabundância. Com a estagnação da água no pote, condições favoráveis para o desenvolvimento da podridão radicular são formadas. Para evitar o surgimento deste problema só pode ser irrigação letrada. Nos casos em que a doença já está progredindo, será necessário um transplante urgente, com remoção de todas as partes danificadas da raiz.
Pandanus, que viveu no jardim no verão, pode ser afetado por escudos. Você pode ver os parasitas na parte inferior da folha ao longo da veia central.Se houver poucos insetos, tente coletá-los manualmente. Caso contrário, a pulverização com um inseticida ("Aktara", "Bi-58", "Confidor") será necessária.
Métodos de reprodução
Pandanus tem várias formas de reprodução em casa. Especialmente populares entre floristas são a divisão do mato e das estacas, e os profissionais experimentam as sementes.
Divisão do mato
Talvez esta seja a técnica mais simples, permitindo adquirir um novo germe. É feito durante o transplante de grandes espécimes e consiste em cortar as camadas jovens que aparecem no tronco principal. Para o plantio, use apenas brotos fortes e saudáveis, com raízes poderosas. Para o enraizamento, eles são primeiro colocados em um recipiente com água, e após a construção do sistema radicular, eles são plantados no substrato preparado.
Estacas
Em casa, o método de propagação raramente é praticado. Para sua implantação, o pandanus é cortado em ramos laterais de até 20 cm de comprimento, mantidos em água antes do surgimento das raízes, no qual um estimulante de crescimento pode ser adicionado e depois plantado no solo.
Alguns especialistas dispensar germinação aquoso, mas em vez de algumas horas fatias secas, em seguida, aprofundar a mistura de turfa e areia. Para melhor enraizamento, é desejável cobrir a planta com a planta com polietileno. Por dois meses nas estacas aparecerão raízes.
Sementes
Este método é praticado muito raramente, como surgimento improvável, além disso, um monte de problemas. Além disso, em climas temperados, é muito difícil obter sementes de qualidade.
O plantio é realizado em pastilhas de turfa, localizadas em copos de plástico. Anteriormente eles revestida até completamente suave, em seguida, um dedo alguns centímetros aprofundar no substrato semente e coberto com um saco de plástico no topo de ou recipientes de plástico idênticas. Após germinação tampa é removida e continuar a germinar rebentos para movimentação de saída total. Em seguida, transplante-o em um pote separado.
pandanus exótico parece muito decorativo e muito pouco exigente no cuidado.Ele pode sobreviver sem escassez perda de umidade e luz, a influência do aquecimento central no inverno. Também na sala quase não é afetado por pragas. A única desvantagem desta planta é o ambiente na coroa, que vai precisar de um monte de espaço, mas este é um problema nos próximos dez anos você não vai ter.