Zefirantes vieram para nossas casas das Américas do Norte, Central e do Sul. nome de flor vem do grego, a partir das palavras "Zephyr" - o antigo deus grego do vento oeste, e "Anthos" - "Flor". Em pessoas, que também é chamado de "chuva lírio" ou "novo-rico", graças ao desenvolvimento muito rápido do pedúnculo - desde o aparecimento da terra para a floração.
- Tipos de zephyrantheses
- Condições ideais para crescer na casa
- Iluminação
- Temperatura
- Características de cuidados em casa
- Rega
- Alimentação
- Regras de transplante: solo e pote
- Reprodução por bulbos de filha
- Possíveis dificuldades: doenças e pragas
Zephirantes pertence à família Amaryllis, numerando até 90 espécies. Em regiões quentes, costuma-se cultivá-lo em campo aberto, e aqui ele criou raízes como uma planta doméstica bastante despretensiosa e decorativa.
Tipos de zephyrantheses
Na nossa região, os mais comuns são 6 espécies de zephyranthesis:
- Zephyrantes branco, ou branco (Zephyrantes candida), distingue-se por pétalas pontiagudas brancas em pedúnculos de até 20 cm de altura. O bulbo é redondo e atinge o diâmetro de 3 cm, com floração que começa no meio do verão e dura até outubro.
- Atamas (Zephyrantes Atamasca) prefere áreas frias e flores de março a abril. Lâmpadas até 2 cm, ovais folhas longas e estreitas, de cor verde escuro, as flores são brancas, 3-4 cm de comprimento.
- zephyranthes robustusOu poderosa (Zephyrantes robusta), caracterizado por uma luz-cor de rosa flores que é de 6 cm. Lâmpada de 4 cm de diâmetro. Ela floresce de abril a julho. Um dos principais representantes da própria espécie, é originalmente do Brasil e Argentina.
- Dourado (Zephyrantes aurea) tem folhas longas finas que atingem 30 cm, flores amarelas, desde o início do inverno e até fevereiro. Ele prefere quartos legais.
- Flor grande (Zephyrantes grandif) tem lâmpadas ovóide a 3 cm de diâmetro, altura folha ranhurada de 30 cm e uma largura de 0,5-0,7 cm. Flores de Abril a Julho. Para esta classe é importante observar o período de descanso de setembro a fevereiro, quando já não é regada, folhas podadas e colocar o inverno em uma sala fria, como uma adega ou geladeira.
- Multicolorido (Zephyrantes versicolor) é caracterizada pelo fato de que as hastes florais aparecem antes das folhas e as flores têm cor bonita - top branco, e dentro e fora, perto do pedúnculo, vermelho e verde.Floresce em janeiro e também ama o frescor.
Condições ideais para crescer na casa
Apesar de sua despretensão, a planta será saudável e floresce abundantemente ao executar requisitos muito simples para condições de iluminação e temperatura.
Iluminação
Uma flor no período de vegetação e floração será grata pela luz difusa do sol. No verão, você pode pousar com segurança em uma varanda ou em um terreno aberto. E na sala, selecione para ele a janela mais iluminada: sul, oeste ou leste. Mas há espécies que deixam folhas para o inverno e precisam descansar, porque as colocam até a primavera em um quarto escuro.
Temperatura
Zephirantes é considerado uma planta pouco exigente para cuidar de casa, e a temperatura do ar é a mesma que para uma pessoa.
Temperatura ótima no verão - 19-24 ° С, e no período de descanso é o suficiente 10-12 ° С, mas é importante não exagerar e não baixar a temperatura abaixo de 5 ° C, caso contrário a planta morrerá.
Características de cuidados em casa
Uma das razões principais do definhamento e falta de zephirantes de crescimento pode estar molhando incorreto ou uma falta de fertilizante. Porque é importante saber exatamente como cuidar de uma flor.
Rega
A planta gosta de regar abundante no verão e durante a vegetação e a floração. Mas não o derrame e deixe a umidade estagnada na panela.
Regue a flor quando o solo na panela tiver secado um pouco. No inverno e em repouso, a rega é interrompida completamente, a fim de evitar a decomposição das lâmpadas, e começar na primavera ou no final de fevereiro, quando novas folhas aparecem.
Alimentação
Durante a vegetação e o período de floração, os zefirantes são alimentados com fertilizante universal líquido a cada 2 semanas, de acordo com a dosagem indicada pelo fabricante.
Regras de transplante: solo e pote
Cuidados zefirantusom descomplicada, também se aplica ao seu transplante. Este procedimento é realizado anualmente após o término do período de descanso, geralmente na primavera. O pote é escolhido não muito mais que o anterior, é melhor se for de barro e baixo.Mais florescimento decorativo e exuberante que acontecerá se a planta não é uma lâmpada em uma panela, e um pouco, deixando-os top 1/3 da superfície da Terra.
Iniciador para plantação deve ser friável, pode ser combinada em número igual de areia, terra e folha de húmus. Na parte inferior é colocado necessariamente uma boa drenagem para evitar o apodrecimento lâmpadas.
Reprodução por bulbos de filha
Para reproduzir zefirantes em condições de sala é uma questão simples. O bulbo mãe dá até 15 filhos, que são facilmente separados dele. separar o lugar deve ser polvilhado com carvão vegetal, e replantação as lâmpadas em um vaso separado. Se a lâmpada estiver alta, o pescoço pode ser deixado um pouco acima do nível do solo. Flores de crianças pequenas florescem no próximo ano.
Possíveis dificuldades: doenças e pragas
Vamos entender por que o ambiente interior não floresce zephyranthes, ou murcham e pobres está crescendo.
Para doenças de plantas é bastante estável, mas a partir de pragas pode aparecer como se segue:
- Ácaro da aranha O ar seco da casa contribui para o seu desenvolvimento.Nas folhas e brotos há uma teia, eles desaparecem e acabam caindo. Limpar com uma solução de sabão e banhar ainda mais a flor sob o chuveiro pode ajudar no início da infecção. Se o processo se agravar, os acaricidas de ação ampla "Aktellik", uma solução de 0,15%, ajudarão.
- Amarílis chervets - pequenos, até 3 mm, insetos ovais brancos, após o ataque que a flor murcha, e as folhas ficam amarelas e caem. A alocação desta praga pode provocar o aparecimento de fungos negros, o que é muito mais perigoso que o próprio verme. Lute com inseticidas comprovados, como "Aktara", "Fitoverm", "Actellik".
- Escudo - pequenas placas insetos acastanhadas, espalhadas por toda a planta, alimentando-se de seu suco. A flor está em um estado geralmente deprimido, as folhas torcem e murcham com os botões. Com ele também combater os inseticidas acima.