A pasteurelose é uma doença terrível que ocorre de repente e mata o gado em pouco tempo. Infecção afeta todas as aves, mas vamos considerar a doença pasteurelose em frangos, seus sintomas e tratamento. Dada a natureza da doença, você precisa estar preparado para isso.
- Descrição
- Causas e agente causador
- Sintomas e curso da doença
- Forma aguda
- Crônico
- Diagnóstico da doença
- Tratamento
- Prevenção
Descrição
Cólera de aves, é pasteurelose, é uma doença bacteriana que ataca todas as variedades de aves selvagens e domésticas. Embora a pasteurelose seja bem estudada, ainda consegue causar um dano impressionante à avicultura até hoje.
Esta doença remonta a 1782, quando começou a ser estudada na França. No território da Rússia, ocorre em todo o país, independentemente da região. Na maioria das vezes, surtos de cólera são notados em setores privados, ou em fazendas adjacentes que são orientadas para a produção em massa de ovos.
As galinhas doentes param de comer, começam a diarréia, eventualmente elas morrem em massa. A ave sobrevivente continua sendo uma fonte de infecção para a vida, então é quase impossível curá-la.
Causas e agente causador
O agente causativo da cólera é a vara Pasterella multocida. Uma vez nas condições de temperatura de cerca de 70 graus, ele morre depois de meia hora, e quando ferver imediatamente. No entanto, estamos considerando opções quando se encontra em um ambiente ideal para isso - em um organismo vivo.
A vara entra no corpo através de ar infectado, alimentação ou água. A fonte pode servir como excremento do indivíduo infectado. Em primeiro lugar, a infecção se instala na membrana mucosa do nariz, laringe e faringe, afetando então todo o corpo da ave.
Contribuir para o desenvolvimento de flutuações de temperatura de infecção e alta umidade.
Sintomas e curso da doença
A pasteurelose em aves mostra sintomas bastante vagos e o tratamento é difícil.
Primeiro de tudo, você pode perceber que as galinhas perdem significativamente o apetite e sua condição geral se deteriora lentamente. Gradualmente, o gado começa a morrer.
Os frangos de corte, por via de regra, adoecem na etapa de 30-35 dias. Entre as galinhas poedeiras, a doença na idade de cerca de 130 dias é comum.Os ovos muitas vezes adoecem com a idade de dois a três meses. O período de incubação é muito curto - variando de 12 horas a dois a três dias, dependendo da atividade do patógeno. A doença pode ser crônica e aguda.
Forma aguda
Com uma forma aguda de infecção, a infecção cobre instantaneamente toda a população, e a ave morre à velocidade de um incêndio florestal. Os sinais externos não têm tempo para se manifestarem completamente, mas você pode ver que as galinhas se recusam a se alimentar e estão em um estado um tanto oprimido e fraco.
Depois de apenas alguns dias após os primeiros sintomas, as galinhas já começam a morrer. A porcentagem de mortes varia entre 30 a 90% e mais. Os ovos sobreviveram ao frango significativamente menos, mas depois de alguns meses a situação está nivelada.
Crônico
Na natureza crônica da doença, os sintomas são ligeiramente diferentes do que na forma aguda da doença. Galinhas sofrem de falta de ar, chiado com a respiração, o nariz escorrendo é possível. Há também sintomas mais óbvios: patas inchadas, cristas, brincos ou espaço intermaxilar.
Muito menos frequentemente as galinhas ficam vermelhas e ficam inflamadas. Com esta situação o pássaro está exausto, sua produtividade cai significativamente, mas só dói por alguns meses.
Tal curso da doença é possível com agressão leve da infecção ou sua quantidade insuficiente no corpo.
Diagnóstico da doença
Nas primeiras suspeitas da doença de indivíduos doentes é necessário proteger de são e martelo. Então desinfete o quarto. No estágio inicial, a infecção pode ser diagnosticada pelos sintomas e pelo contato com o veterinário. No caso de alguns indivíduos já terem morrido, eles devem ser devolvidos ao laboratório, onde determinarão exatamente qual infecção levou a um desfecho fatal.
É possível diagnosticar a infecção precisamente em um ambiente de laboratório. Na autopsia de um cadáver de um pássaro é possível descobrir uma hemorragia no coração e outros órgãos internos.Outro argumento a favor desta doença são as pequenas fezes não finas de necrose no fígado.
Tratamento
Deve-se notar em primeiro lugar que o tratamento da pasteurelose no frango é completamente insignificante. Mesmo que as galinhas sobrevivam, elas carregarão menos ovos e elas mesmas continuarão a ser a fonte da infecção pelo resto de suas vidas. A solução ideal é matar o pássaro e descartar sua carcaça.
Para o tratamento preventivo, use medicamentos antibacterianos que são administrados à ave durante a semana. A levomicetina é administrada em conjunto com uma ração com uma dose de 60 mg por 1 kg de peso vivo. "Aquaprim" é administrado juntamente com água, misturando 1,5 ml por 1 litro. Também são adequados todos os medicamentos, cujos componentes ativos são a espectinomicina ou a lincomicina. A principal coisa no tratamento ainda é a prevenção, para prevenir a infecção.
Prevenção
A melhor prevenção é a criação de excelentes condições sanitárias. É necessário monitorar as condições da criação de aves e prestar muita atenção ao alimento. A principal coisa na prevenção é excluir o patógeno do ambiente externo.
Em caso de suspeita da doença, todas as aves devem ser imunizadas. Um procedimento oportuno pode salvar seus frangos, por isso não é recomendável atrasá-lo.