As características únicas do sabor da pimenta transformaram-na rapidamente de um produto exótico em uma cultura de jardim, que hoje cresce no local de cada caminhoneiro.
No entanto, nem todo mundo pode gerenciar seus frutos aromáticos, como a pimenta é bastante exigente e exigente no atendimento.
O fato de que a planta requer atenção especial, os agricultores de caminhão estão convencidos desde os primeiros dias de cultivo, porque muitas vezes a pimenta cai folhas. O que fazer neste caso e quais são as razões para esse comportamento mal-humorado? Vamos tentar encontrar a resposta.
- Erros de irrigação
- Iluminação incorreta
- Diferenças de temperatura
- Depleção do solo
- Pragas e doenças
- Falta de fertilizante
Erros de irrigação
92% da composição da pimenta é água, e o sistema radicular de suas mudas não é profundo. Isso indica que a planta precisa de muita umidade, então você precisa regá-la com freqüência e em abundância.
A terra deve ser umedecida a 15-20 cm de profundidade. Rega insuficiente e secagem do solo pode afetar adversamente o seu "aluno".
Legumes irá dizer-lhe sobre a falta de umidade em sua aparência: a pimenta vai começar a ficar amarela e descartar as folhas. O próximo sinal é a queda de flores e ovários.A plântula parece oprimida e letárgica, suas hastes tornam-se macias e flexíveis.
Mesmo que dê frutos, eles não serão apresentáveis, saudáveis e de bom gosto. Um período prolongado de seca pode trazer uma ameaça mortal às mudas e às unidades adultas. Os jardineiros experientes são aconselhados a regar a planta diariamente pela manhã.
Nos dias de chuva é necessário reduzir a hidratação para uma vez por semana. Deve ser lembrado que umedecimento excessivo do solo também é repleto de canetas de plântulas e pode levar ao escurecimento da folhagem, à decomposição de raízes e caules.
Iluminação incorreta
Iluminação incorreta é a principal razão pela qual as folhas caem na pimenta, plantado, tanto em um peitoril da janela, e em uma estufa, ou no campo aberto.
A pimenta é uma cultura que ama a luz. Iluminação de baixa qualidade ou insuficiente pode causar muitos problemas.A planta precisa de luz 12 horas por dia. Neste caso, a exposição direta aos raios do sol também é inaceitável - a luz deve ser espalhada.
A falta de luz é a principal razão pela qual as mudas começam a se esticar primeiro, e então a pimenta começa a soltar as folhas.
Para resolver este problema, vale a pena fazer alguns esforços. Primeiro, garantir que as mudas sejam atingidas pela luz dispersa durante o dia. Em segundo lugar, você precisa cuidar da iluminação. Para este propósito, lâmpadas fluorescentes com uma potência de 40-80 W são usadas. Eles precisam ser colocados acima das mudas a uma distância de 8 a 10 cm A eficácia dessas lâmpadas é que elas fornecem a cultura com luz, mas não as queimam.
Terceiro, você precisa garantir que as mudas não sejam plantadas muito densamente, porque entre elas começará a luta pela sobrevivência.
Diferenças de temperatura
Um dos principais caprichos da pimenta é termofílico. O vegetal tem medo do frio, não tolera rascunhos. A temperatura ideal para o seu cultivo é de + 22-30 ° С durante o dia e não inferior a 14 ° С à noite.
Saltos agudos no regime de temperatura levam ao fato de que as mudas começam a enfraquecer, não têm força suficiente para alimentar substâncias úteis do solo. A única fonte de força da pimenta são as folhas, das quais derivam as substâncias necessárias para o funcionamento. Como resultado, as folhas começam a empalidecer, ficam amarelas e caem.
Ogorodniki com experiência aconselha a fornecer a planta com o regime de temperatura ideal: à tarde retire na penumbra, no abrigo da noite. Se necessário, suplementar substâncias, que contribuem para o desenvolvimento da resistência ao frio (por exemplo, cinza).
Temperatura muito alta, é repleta de superaquecimento do vegetal, após o qual as folhas ficam pretas.
Depleção do solo
Solo corretamente selecionado é uma das promessas de alta produção de pimenta. Vegetais preferem um substrato, que contém húmus, terra e areia na proporção de 2: 1: 1.
Além disso, o solo deve ser rico em nutrientes, uma vez que o solo empobrecido é um dos principais catalisadores, pelo que a paprica fica amarela e as folhas caem.
Evitar um fenômeno tão desagradável ajudará a regra da rotação de culturas.Plantar pimenta depois de berinjelas, tomates, batatas ou 2 anos seguidos no mesmo local é estritamente proibida. Bons precursores do vegetal são pepinos, cebolas, repolho - uma colheita rica e frutas suculentas, neste caso, são garantidas.
Pragas e doenças
A adesão inadequada ou insuficiente às regras de cuidado das mudas e a omissão de medidas preventivas é uma das principais causas das doenças da pimenta. Reconhecer uma planta doente é bastante simples.
Entre os principais sintomas de doenças e a presença de pragas - queda de folhas em pimentos, amarelecimento ou escurecimento dos caules, folhagens e frutos, murchidão, opressão. Pimenta - uma planta frágil, precisando de cuidados especiais.
As principais doenças e pragas da cultura:
- Stolbur. A causa da doença são insetos, que sugam o suco da planta. A consequência da doença é a folhagem amarelada, o crescimento dos anões, a fruta torcida, um tipo inviável de vegetais. Superar o problema no processo de propolok permanente, soltando o solo, se necessário, o tratamento químico de plantio deve ser realizado.
- Mudas de pimenta amarelas e constantemente desbotadas testemunham a presença e a progressão fusariose - suas culturas estão infectadas com fungos. Esta é uma das doenças mais deploráveis, pois as mudas doentes terão que ser descartadas. Não infectado, você pode tentar salvar. O caminho principal da ressuscitação é a rega moderada.
- Ferrugem tardia relata sobre si mesmo a aparência de manchas escuras na cultura, bem como o espessamento instantâneo das partes afetadas. Superá-lo pode ser utilizado com a ajuda dos pulverizadores Barrier e Zaslon.
- A droga "Screen" também é eficaz na luta contra perna negra - uma doença que provoca a decadência e a secagem dos caules das plantas, provoca o amarelecimento e a queda das folhas. É necessário proteger o vegetal de resfriados e rega excessiva.
- Pulgões - um inseto que não apenas prejudica a cultura, mas pode até levar a sua morte, uma vez que suga todos os sucos vitais. Produz instantaneamente e vive de mudas em colônias inteiras. Como resultado, as mudas são esgotadas, a folhagem fica amarela e cai. Eliminar as pragas usando pulverizadores químicos (Keltan, Carbofos) ou recorrendo à sabedoria popular.Pulgões medo pó de tabaco e cinzas de madeira são, por conseguinte, é aconselhável para preparar um "cocktail": em 10 litros de água para dissolver o vidro de poeiras ou cinzas, e esta mudas de pulverização.
- Não se importe de comer suco de frutas e ácaros, que se instala sob as folhas. Livrar-se de tais ocupante usando aktellik preparações, Malathion, Fufanon.
- Na estação quente, as pimentas são suscetíveis a ataques moscas brancas (um inseto semelhante a pequenas mariposas). Mosca branca provoca o aparecimento de bolores sobre a superfície da cultura. Para eliminar traças, use o Comandante da droga.
Falta de fertilizante
Muitas vezes, suas folhas amareladas e fracos vista pimentas alertar para o fato de que ele está esgotado e precisa de alimentar. A necessidade de cada matéria mineral e orgânica tem os seus próprios indicadores que são exibidos na aparência da cultura:
- Falta de ferro manifestou-se através da palidez e da folhagem desbotada. necessidade não atendida de longo prazo na glândula leva ao amarelecimento das folhas e cair, congelamento viabilidade de mudas.É possível prevenir e prevenir tal problema na fase de plantio: se você escolheu argila ou solo calcário para mudas, é necessário processá-lo com fertilizantes complexos.
- A necessidade de potássio é especialmente evidente no período de frutificação. Alimentar a cultura diretamente neste momento não é recomendado. Mas um fenômeno semelhante também pode ser considerado: solos arenosos e turfosos sob a plantação de pimenta devem ser pré-abastecidos com potássio.
- Forma Shilovid de folhas, desaceleração do crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, o aparecimento de manchas cinza-amarelas na folhagem, decadência dos topos dos frutos de pimenta indica a necessidade de fertilização de cálcio e uma overdose de nitrogênio e potássio.
- Mesmo um jardineiro iniciante sabe que a principal razão para o amarelecimento da folhagem e brotos de pimenta, o aparecimento de frutas finas curvas é uma conseqüência falta de nitrogênio no solo. Para evitar tal fenômeno, a introdução de slurry ajudará. É necessário prestar atenção às partes em que a folhagem fica amarela: o amarelecimento das folhas inferiores indica falta de fósforo, potássio, magnésio, nitrogênio; A necessidade de ferro, manganês, boro e zinco manifesta-se no amarelecimento das folhas jovens superiores.
O passo ideal para evitar a falta de nutrientes durante o plantio de pimentas será a introdução de fertilizantes complexos diretamente no processo de plantio ou logo após.
O processo corretamente organizado de plantar e cuidar da pimenta, observância de todas as medidas preventivas tornar-se-á a garantia de uma colheita tremenda.
Deve ser lembrado que a cultura é muito caprichosa e exigente, a planta irá informá-lo imediatamente sobre sua aparência sobre qualquer problema. Portanto, da reserva de sua atenção e paciência depende o cultivo bem sucedido de frutas suculentas e perfumadas.