Cactos são plantas que são exóticas e despretensiosas em seus cuidados, e é por isso que eles estão agora entre as plantas de interior mais populares. As espécies de cactos de floração doméstica são unidas pela ausência de folhas e pela presença de um caule espesso e grande. Apesar disso, muitas espécies diferentes dessas plantas possuem características próprias que as distinguem das demais.
- Astrophytum
- Aporactactus
- Mammilia
- Rebucia
- Cereus
- Ripsalis
- Echinopsis
- Epiphyllum
- Notocactus
- Echinocactus
Astrophytum
O nome deste tipo de cacto é tirado da língua grega e em tradução significa "planta-estrela", porque se você olhar de cima, este cacto se parece com uma estrela com raios. Esta espécie distingue-se por uma variedade de subespécies: algumas delas são sem agulhas, e algumas podem ostentar espinhas muito encaracoladas; alguns crescem rapidamente, enquanto outros precisam de muito tempo para crescer pelo menos alguns centímetros.
Haste: forte, esférico, alongado.
Flores: bem abertos, têm uma cor branca ou amarelada. Bloom em uma idade jovem.
Período de floração: 2-3 dias na primavera e no verão.
Manutenção e cuidados: exigem boa iluminação, normalmente toleram e luz solar direta, mas preferem luz difusa. Resistente em clima quente, sinta-se confortável em ambientes onde a temperatura não exceda +28 ° C.
Durante o resto é melhor manter tais cactos a uma temperatura de +10 ... +12 ° С. Não precisa de manipulações adicionais para umidificar o ar. Durante a estação de crescimento, os astrophytums devem regar-se raramente (depois que a terra secou completamente) e portanto o solo está completamente encharcado de água. É melhor realizar uma rega mais baixa para que a água não caia na própria planta. No outono e no inverno, se você mantiver esses cactos a baixas temperaturas, não precisará regá-los.
Aporactactus
Esses cactos incomuns foram trazidos para nós do México e dos arvoredos poderosos nas encostas das montanhas transformadas com sucesso em plantas de casas populares.
Haste: ramificado em um conjunto de hastes finas, cujo comprimento pode chegar a um metro. Costelas em tais hastes não são muito pronunciadas, os espinhos são em forma de restolho. Primeiro as hastes crescem e depois baixam.
Flores: tubular, seu comprimento é de cerca de 10 cm, cor - rosa, vermelho, laranja, vermelho (dependendo da espécie específica).
Período de floração: pode florescer durante toda a primavera. Manutenção e cuidados: para aporakktusa a melhor opção é uma luz brilhante sem raios diretos (pode ter queimaduras). Especialmente importante é a boa iluminação no período de descanso, uma vez que depende da luz depende da colocação de botões e floração abundante no futuro.
Na primavera e no verão, esta planta pode ser colocada no terraço, onde há ar livre, mas não há luz solar direta. Nesse momento, a temperatura ideal para o aporakactus é + 20 ... +25 ° С. No inverno, um local adequado para uma planta será uma sala bem iluminada.
Apokokaktusy normalmente tolera a seca, mas no verão é melhor pulverizá-los com água morna. Regando na estação quente, tal vaso é necessário regularmente, não permitindo que o solo seque completamente. Rega deve ser menor, você não pode deixar a água no palete estagnar.
No inverno, a água deve ser regada com menos frequência, esperando até que o solo esteja completamente seco.
Mammilia
Este tipo de cactos pode gabar-se da presença de um grande número de variedades e variações.Planta dos mammillaria gênero - pequenas, pode assumir muitas formas e cores. Este gênero é o mais numeroso da família dos cactos.
Haste: É esférico ou tem uma forma cilíndrica. No caule, em fileiras pares, há papilas macias cônicas. Espinhos - eriçados, macios, finos.
Manutenção e cuidados: Estes cactos gostam muito de luz, mas que tipo de depende da quantidade de planta púberes. Em contraste com downy que não podem tolerar a luz solar direta, púberes cactos precisam receber um grande número de luz precisamente direta.
No inverno, quando a planta é mantida em um cômodo frio, não molhe nada.
Rebucia
Este cacto é uma das plantas mais comuns no mundo e uma planta interna muito popular, que todos os anos atrai cada vez mais produtores de flores.
Haste: Estes cactos interiores floridos têm um caule carnudo redondo com uma depressão no topo, coberto com costelas em espiral e espinhos curtos e duros de cor prateada ou amarelada.
Flores: dia, têm tubos alongados de pétalas brilhantes que cresceram juntos, e um diâmetro de cerca de 2,5 cm.As flores podem ser cremoso, rosa, roxo ou escarlate.
Período de floração: cerca de dois dias em abril-junho.
Manutenção e cuidados: não tem medo da luz solar direta, quando a sala onde o cacto está localizado é bem ventilada, confortável, com temperatura de +5 ° С a +25 ° С e está bem adaptada a mudanças súbitas de temperatura. A água deve ser regada raramente, esperando até que o solo seque bem.
Cereus
O nome desta espécie de cactos em latim soa como "Cereus", e em tradução significa "vela de cera". Esses cactos são fígados longos no mundo das plantas. Em condições naturais, o chereus é uma planta gigante que pode crescer até 20 metros de altura. Para culturas cultivadas em casa, são escolhidas subespécies mais compactas de cereus.
Haste: áspera com costelas pronunciadas. Dependendo da subespécie, pode ser lisa ou coberta com agulhas longas e afiadas.
Flores: Grande branco, lateralmente. Algumas subespécies possuem um sabor agradável de baunilha.
Dirigir a luz não prejudica a fábrica na primavera ou no verão, é necessário acostumar o tsereus a isto imediatamente depois que o inverno se acaba.Quanto à temperatura, no inverno, quando o cacto tem um período de descanso, a temperatura ideal é de +8 ... +12 ° С.
Em qualquer outro momento, o Cereus é despretensioso, tolera com calma o calor e mudanças bruscas de temperatura.
A água deve regar-se com a água morna, no verão - mais muitas vezes, então reduza a frequência da rega. Você não pode mais umedecer a planta: ela pode ficar doente e apodrecer.
Ripsalis
"Rhips" é uma palavra a partir da qual o nome desta espécie se assemelha, em grego, significa "trança", que caracteriza com muita precisão a aparência desta planta.
Haste: pode ser diferente: nervurada, arredondada, achatada. Por via de regra, o talo não é um, mas muitos talos de escalada sem espinhos crescem de um pote, que é a diferença principal desta espécie de outros.
Flores: Pequeno, tenro, como os sinos de rosa, branco, amarelo ou vermelho vivo.
Período de floração: alguns dias na primavera e no verão. Manutenção e cuidados: os representantes deste tipo de cacto preferem a luz brilhante dispersa e podem crescer na sombra. No verão, você pode colocar uma panela com uma planta na varanda ou no quintal, mas para que os raios diretos não caiam sobre ela.
Para este tipo de cacto, a temperatura confortável na primavera-verão é de +18 ... +20 ° C, no inverno - +12 ... +16 ° С. Esses cactos não são sensíveis à umidade do ar, mas no verão precisam ser polvilhados com água quente infundida.
Durante o período vegetativo, a planta deve ser regada regularmente, quando a camada superior do solo secar, no outono a rega deve ser reduzida, e no inverno deve ser regada muito raramente.
Echinopsis
Echinopsis não difere da maioria das espécies de cactos floridos, que receberam seus nomes devido a sinais externos. "Echinos" em grego significa "ouriço", e este nome é excelente para todos os representantes desta espécie. Haste: primeiro tem uma forma esférica, depois se estende e assume a forma de um cilindro. A cor pode ser verde claro ou escuro. As costelas são uniformes e pronunciadas. O tamanho e a densidade das espinhas diferem dependendo da subespécie específica.
Flores: rosa em forma de funil, branco, amarelo ou laranja, crescem em um tubo pubescente, cujo comprimento pode chegar a 20 cm.
Período de floração: 1-3 dias na primavera.
Manutenção e cuidados: amo uma luz brilhante, normalmente sofrem luz solar direta.Temperatura confortável no verão - de +22 ° С a +27 ° С, no inverno - de +6 ° С a +12 ° С. A primavera e o verão devem ser regados alguns dias depois que o solo sob a planta seque completamente. No período de descanso (no inverno), não pode ser regado de todo ou é muito raro. Não precisa de spray mesmo no verão.
Epiphyllum
Epífilos são cactos com uma forma arbustiva de crescimento e uma base lignificante.
Haste: frondoso, carnudo, com entalhes.
Flores: aparecem nas hastes modificadas - folhas de cacto. Em forma de funil, grande o suficiente, eles têm um tubo longo e um aroma agradável. Cor: branco, creme, amarelo, rosa, vermelho.
Período de floração: primavera, a flor desaparece após 5 dias após a floração.
Como o epiphyllum é um tipo de cacto de florestas úmidas, ele precisa ser regado com muito mais frequência do que os cactos originários de áreas áridas.
Para molhá-lo, não espere até que o solo no pote esteja completamente seco, é necessário que esteja sempre molhado, e apenas a camada superior seque. No momento em que o cacto floresce, ele pode ser fertilizado.
Notocactus
O nome desta espécie de cactos em grego significa "cacto do sul", porque é nesta parte do globo que eles apareceram. Haste: Esférica ou em forma de cunha com costelas bem definidas e um grande número de espinhos.
Flores: pode ser de tamanhos diferentes, dependendo da espécie. A cor geralmente é amarela ou amarelo-púrpura.
Período de floração: primavera ou no verão, dependendo da subespécie, a flor pode permanecer aberta por mais de 5 dias.
Manutenção e cuidados: precisa de luz brilhante dispersa. A temperatura durante o período de vegetação é de até +26 ° C, no inverno - não abaixo de +10 ° C. Regar a planta deve ser abundante de março a setembro e moderadamente de outubro a março. Não seque completamente o solo. Ao mesmo tempo, não é bom se estiver encharcado.
Echinocactus
É também chamado de cacto ezhovym.
Em altura, essa planta pode crescer até 3 metros de diâmetro - até 1,5 metro. Echinocactus são muito populares entre os floristas, embora raramente floresçam (eles começam a florescer apenas com a idade de 20 anos). A carne desta espécie é 80% de água.
Flores: rosa, amarelo ou vermelho. Eles têm um tubo, pétalas finas e um tamanho bastante grande. Período de floração: primavera-verão, alguns dias.
Manutenção e cuidados: sem bastante luz solar dispersa para conseguir a floração o echinocactus é impossível. Também é importante manter o regime de temperatura correto: no verão - cerca de +24 ° C, em clima frio - +12 ° C.
A rega de uma tal planta pode ser levada a cabo com a mesma dinâmica que outros cactos dos países do sul; no Verão, o echinocactus pode ser pulverizado.
Cactos de várias espécies estão ganhando popularidade crescente tanto entre experientes e entre iniciantes floristas. Eles são despretensiosos no cuidado e vêm em uma variedade de formas e cores, para que qualquer pessoa possa escolher seu cacto "perfeito".