Um ácaro é uma pequena praga que muitas vezes se instala no jardim, na horta ou nas cores das casas. Aparecendo em uma planta, o parasita infecta muito rapidamente os vizinhos. O controle do ácaro é demorado, uma vez que são necessários pelo menos 2-3 tratamentos da planta.
No artigo, vamos dizer-lhe como lidar com uma praga em casa ou em casa de vegetação.
O que você precisa saber sobre a praga?
O parasita se alimenta da seiva celular das plantas. Ele se instala com mais frequência na parte de baixo das folhas, envolvendo a placa da folha com uma fina e quase invisível teia de aranha.
A cor da praga varia de verde claro a marrom. Existem ácaros em todos os pontos do globo, exceto na Antártida. Os cientistas distinguem mais de 1000 espécies.
Os ácaros não são insetos. Insetos têm 3 pares de extremidades, e em ácaros - 4. Estes parasitas pertencem à classe dos aracnídeos.
As causas da aparência em plantas de interior e jardim
Condições favoráveis para a vida e reprodução - ar seco e quente, temperatura de +30 graus e umidade 35-45%. Nos apartamentos, os ácaros geralmente aparecem no inverno, quando eles ligam o aquecimento.
Peste pode entrar na sala através de aberturas de janelas, pode ser introduzido com uma nova planta ou com um novo solo para transplante.
Nas camas, o parasita vive nas velhas folhas caídas e depois rasteja até a planta.
As primeiras ações quando detectadas em flores
A presença de uma praga pode ser detectada por uma série de características. Estes incluem:
- aparência de pequenos pontos descoloridos na folha;
- o crescimento de pontos para o tamanho dos pontos;
- a presença de uma teia no verso da folha;
- a folha dobra e desbota.
De uma só vez Após detectar sinais de infecção, várias ações imediatas devem ser tomadas. O primeiro e obrigatório passo é lavar todas as partes da planta infectada com uma solução concentrada de sabão em pó. Isso reduzirá o número de populações de parasitas. Em seguida, você precisa lavar e desinfetar todas as panelas e pires (colocar em água fervente), um peitoril da janela, vidro, uma moldura e até mesmo cortinas.
Como lutar: instruções detalhadas
O algoritmo geral para eliminar o parasita inclui as seguintes ações:
- Quebre todas as folhas murchas e amareladas (quando elas são removidas, você pode se livrar imediatamente de 25% dos parasitas).
- Isole as plantas próximas.
- Lave as plantas (contaminadas e vizinhas) com água com a adição de sabão em pó. Uma alternativa é um detergente de lavar louça.
- Derramar uma fábrica com muita água (isto permitirá lavar fora os restos do sabão), também é necessário lançar o solo.
- Coloque um saco plástico na panela com uma planta infectada, coloque-o em um local escuro por alguns dias.
Essas ações precisarão ser repetidas mais duas vezes com um intervalo de uma semana.
Destruição por preparações químicas
Com produtos químicos, você pode se livrar de carrapatos muito mais rápido. Execute o tratamento várias vezes com um intervalo de 5-10 dias. Para a destruição de um aranhiço, são adequados os insectoacaricidas (Fitoverm, Vertimec, Kleshchevit) e acaricidas (Apollo, Sanmate, Flumite). Dosagem olhar nas instruções, uma vez que as proporções de plantas de casa e jardim serão diferentes.
Diferenças e especificidades:
- Inseteracaricida matar todos os insetos.São medicamentos destinados a combater simultaneamente insetos e ácaros nocivos.
Basicamente, essas drogas são tóxicas, aplicá-las melhor na rua ou em salas com boa ventilação. Os mais eficazes reconhecem a Aktellik e a Fitoverm.
- Acaricidas - produtos químicos que são usados apenas para combater ácaros.
Usado para a proteção de plantas culturais e de interiores, bem como para o tratamento de instalações. Em alguns pacotes há uma inscrição "com efeito ovicida" - isso significa que eles não só destruirão os indivíduos adultos, mas também suas larvas.
Métodos populares de luta
Se a planta não estiver em um estado negligenciado, os métodos folclóricos serão mais seguros e mais econômicos.
Meios | Preparação e uso |
Solução de sabão. |
|
Álcool médico (96%). | Molhe um tampão ou algodão, limpe as folhas. Indivíduos maduros do carrapato serão destruídos, mas as larvas permanecerão. O álcool tem a capacidade de evaporar rapidamente e as folhas não devem ser danificadas. Mas é melhor não realizar este procedimento com plantas que tenham folhas finas. |
Infusão de alho |
|
Infusão de casca de cebola |
|
Infusão de preto embranquecido |
Por qualquer meio obtido, pulverizar a planta 2 vezes ao dia por 3-4 dias. |
Decocção de topos de batata |
Use para pulverização regular. |
As plantas de processamento com tinturas e caldos devem ser feitas à noite.
Medidas preventivas
O principal fator no aparecimento de ácaros é o ar seco, portanto O melhor aviso é pulverizar água nas plantas durante o tempo seco. Deve-se assegurar que a água não se acumule no núcleo do caule.
Preste especial atenção às plantas no inverno, pois a água evapora lentamente devido ao encurtamento do dia e às baixas temperaturas.
Para se livrar do parasita, a planta não deve ser imersa em águaComo em contato com a água, os carrapatos têm armaduras na forma de bolhas de ar.
Uma solução doméstica ajudará a prevenir a infecção.
- Para fazer isso você precisa misturar 20 gramas de canela, 40 g de ervas italianas, despeje 1 litro de água.
- Ferva, deixe esfriar e adicione 40 gramas de alho picado.
- Você também pode adicionar 2-3 gotas de sabão.
A fim de evitar o tratamento das folhas a cada 2 dias durante 2 semanas.
Nuances de prevenção no site:
- Processamento regular de ferramentas de jardinagem com desinfetantes.
- Solo profundo escavando no outono.
- Durante a frutificação - capina regular e subsequente afrouxamento.
- Observância do aviso de rotação de culturas.
- Rega regular (como a crosta terrestre seca), cobertura do solo.
- Inspeção diária das folhas para infecção. Ao detectar traços de um parasita, corte a folha infectada e queime.
Livrar-se de ácaros pode ser uma tarefa longa e dolorosa. Tente não criar condições que tenham um efeito benéfico na reprodução do parasita (calor, umidade, secura).
Em casa, faça a limpeza molhada, observe as normas sanitárias, limpe a poeira não só nos armários, mas também nas folhas. No site, ventile regularmente a estufa, com o tempo, livre-se das ervas daninhas.
Vídeos Relacionados
Assistimos a um vídeo sobre quem são esses ácaros e como combatê-los em casa: