O cíclame persa é mais frequentemente cultivado como uma planta de vaso de casa e estufa. Sua folhagem decorativa, flores brilhantes há muito tempo atraem os cultivadores de flores, que não impedem as dificuldades que surgem quando se cuida dela.
O mérito indubitável do ciclame persa é que floresce no inverno, quando não há muitas plantas com flores. Mais freqüentemente é usado uma vez, similarmente a um buquê, como o cíclame da Pérsia se refere a plantas-ephemeroides. Seu ciclo de vida é dividido em dois períodos distintos: descanso, com duração de até 9 meses, e crescimento e floração, continuando o resto do ano.
Aparência da planta e sua aparência com uma foto
Cíclame persa, conhecido pelos cultivadores como violeta alpina, escória - planta de milho tuberosa perene do gênero Cyclamen da família Marsin (segundo algumas classificações botânicas - Primrose).
Abaixo você verá uma foto de um ciclâmen persa:
origem
A terra nativa da planta é chamada de Mediterrâneo Oriental, mas sua área de distribuição é muito mais ampla e inclui - Nordeste da África, Oriente Médio, Espanha, Ucrânia.
Contexto Histórico
Os primeiros a cultivar um ciclâmen persa em suas casas e jardins são os romanos, a quem ele deve sua disseminação como planta de casa na Europa. Desde então, muitas de suas variedades e híbridos, uma variedade de formas e tamanhos, têm sido usadas com sucesso nos interiores de escritórios, jardins de inverno, apartamentos.
Ao transplantar e cuidar do ciclâmen, deve-se tomar cuidado - seus tubérculos, flores e pedúnculos são venenosos. Armazene os tubérculos em um local inacessível para crianças e animais de estimação..
Descrição botânica
O cíclame persa em altura chega a 30 cm, embora sejam conhecidos cultivares e híbridos em miniatura (até 15 cm) e médios (até 20 cm).
Os tubérculos são arredondados achatados (4-15 cm de diâmetro) com um único ponto de crescimento. As raízes são folhas em forma de coração em forma de cordão com até 14 cm de diâmetro, com uma superfície coriácea presa ao pedículo carnoso com pecíolos avermelhados, verde-acastanhados e alongados.Folhas decorativas, especialmente escuras, verdes ou brilhantes dão veias prateadas, formando um padrão requintado.
As flores bissexuais são radiais, com cinco pontas pontiagudas, em algumas variedades franjas, pétalas grandes (até 5 cm), florescem em pedúnculos longos (15-20 cm). A pétala inferior se inclina para trás, dando à flor uma semelhança com a borboleta. A coloração é diversificada - todos os tons de branco, rosa, lilás, vermelho, bordô, roxo, roxo, roxo. Durante o período de floração, até 100 flores podem florescer em uma planta.
A floração ocorre no período outono-inverno e, dependendo da variedade e das condições de detenção, dura de 10 dias a vários meses. Cíclame Persa refere-se a plantas como epêmeroides, descartando a folhagem e hibernando após a floração.
Condições de detenção
O cultivo bem sucedido do cíclame persa depende da observância das regras da manutenção. Primeiro de tudo, você precisa escolher a flor certa na loja.
- Compra. É melhor comprar o ciclâmen no período de brotação. Quanto mais flores não florescentes na planta, melhor.
Uma flor saudável deixa uma cor verde saturada, sem dano, com um bom trompete. Pedúnculos fortes, alongados.
Os tubérculos devem agir a partir do solo pela metade. No centro da flor não deve haver uma placa cinza sinalizando uma derrota por podridão cinzenta.
- Coloque e iluminação. O melhor de tudo, o ciclâmen persa se sente em quartos frescos nos peitoris da janela orientada para o leste ou oeste. A luz é preferivelmente brilhante, mas difusa. A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas. Com a falta de luz, as folhas começam a ficar amarelas e a desbotar.
- Temperatura. Para um ciclo longo de floração, precisa de frescor. A temperatura diurna é de + 12-16 ° C, noite + 10 ° C. Quando a temperatura sobe acima de + 20 ° C, a planta começa a se preparar para o período de descanso - descarta a cor, as folhas começam a ficar amarelas e a cair.
Também deve ser levado em conta que o ciclâmen não tolera mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar. Durante o período de descanso, a planta é mantida em uma sala com uma temperatura constante de + 12-25 ° C.
- Umidade e qualidade do ar. O Cyclamen Persian requer um nível alto ou médio de umidade.Para manter o valor ideal, o ar ao redor da planta é regularmente pulverizado, tentando não cair sobre as flores, coloque a panela em uma bandeja cheia de pedras úmidas (argila expandida).O ciclame não tolera o ar gaseificado, o fumo do tabaco. Ele precisa de acesso constante ao ar fresco, por isso a sala é frequentemente ventilada, sem criar um calado, e os vasos de flores são colocados a uma distância relativamente grande um do outro.
Para melhorar o processo de fotossíntese, remova a poeira das folhas com uma escova macia.
- Solo. Como pré-misturas, misturas prontas para plantas bulbosas, uma mistura de terra fértil jardim com areia de rio, uma mistura de terra frondosa (3 partes) e tomadas em 1 parte de húmus, areia e turfa.
- Rega. No período de "vigília" - uniforme, moderado, regular (a cada dois dias). O solo não deve ser superaquecido ou excessivamente umedecido.
É melhor colocar um vaso de flores em 15 a 20 minutos em uma bandeja cheia de água parada à temperatura ambiente, ou molhar suavemente o solo ao longo da borda da panela, evitando que a água entre nos tubérculos e uma saída de folhas.
Durante o período de descanso, a rega é reduzida para uma vez por semana ou interrompida por completo.Com o início do crescimento de novas folhas, a frequência de irrigação é aumentada gradualmente.
- Alimentação. O ciclame responde à introdução da fertilização, os fertilizantes contribuem:
- 20 dias após o plantio (transplante);
- no período de crescimento de novas folhas, com uma periodicidade de uma vez a cada 10-14 dias;
- Durante o brotamento e a floração, fertilizantes complexos com alto teor de fósforo são usados uma vez a cada duas semanas.
Atendimento domiciliar
Como se importar em casa? Ao cuidar, deve-se levar em conta a especificidade de seu ciclo de vida - a presença de uma fase de crescimento ativo (floração) e um período de descanso.
Durante a fase de descanso
Após o término da fase de crescimento ativo, as plantas removem cuidadosamente as flores desbotadas. Cortá-los não vale a pena, pode prejudicar a planta. Flores cuidadosamente desenroscam na base de um movimento brusco. Folhas não cortadas para não danificar o tubérculo, elas caem de si mesmas. A rega é gradualmente reduzida ao mínimo.
Depois que o pote permanece, um tubérculo pode:
- Levar uma panela de ciclâmen no jardim ou na varanda, colocando-a em um lugar escuro, ocasionalmente regando para evitar a secagem do coma terrestre. Em agosto-setembro a fábrica é devolvida ao seu local original e aumenta o número de rega.
- Cavar um tubérculo, envolvê-lo em papel grosso e colocá-lo em uma caixa de vegetais na geladeira até a queda. No final do verão, o tubérculo "enlatado" é removido e plantado.
- A rega é gradualmente reduzida, até a completa cessação. Depois que a última folha cai, a panela com o tubérculo restante é deitada de lado. Em julho e agosto, a planta é transplantada, a rega é retomada.
Transplante
Com o início do crescimento de novas folhas, é desejável transplantar a planta. O algoritmo de transplante é simples:
- Escolha uma panela grande, excedendo o diâmetro da primeira por 2-3 cm.Muito capacidade da planta amarrada menos gomos, a floração torna-se menos exuberante e prolongada.
- Despeje uma camada de drenagem e prepare a mistura de solo na panela.
- O rizoma é cuidadosamente escavado, a terra é sacudida, deixando uma parte no tubérculo. Tuber 2/3 profundamente no chão.
- Após o transplante, antes do início da floração, duas vezes por mês, fertilizantes minerais complexos são introduzidos para plantas com flores.
Doenças e pragas comuns
Ciclâmen persa sofre de podridão cinzenta e murcha fusarium. Da fusariose, a planta é regada com solução de Fundazol a 0,1% e pulverizada com folhagem de Topsin-M. Quando os sintomas do mofo cinzento são encontrados, fungicidas sistêmicos são usados.
Ao atacar pragas de insetos (ácaros vermelhos, ácaros, pulgões, tripes, besouros de elefante, sarna) acaricidas e inseticidas são usados (Phytoferm, Actellik, Aktara).
Reprodução
A maioria dos ciclâmen modernos são híbridos. Quando cultivadas a partir de sementes, as características varietais são perdidas, a planta é pequena, a atividade e a duração da floração são reduzidas.
Além disso, o método das sementes é trabalhoso. Para começar, a planta é artificialmente polinizada, depois as sementes são colhidas, calibradas, processadas, semeadas para mudas. As mudas, por sua vez, mergulham, alimentam, temperam e só então plantam. Uma planta obtida a partir de sementes floresce não antes de um ano, ou mesmo de dois.
A divisão do tubérculo também não dá resultados positivos. Muitas vezes o tubérculo afeta a podridão cinzenta e a planta é morta.É mais fácil comprar sementes, tubérculos ou uma nova fábrica na loja.
Flores semelhantes
Cyclamen Persian é semelhante a outros representantes do seu tipo (Africano, gracioso, baleárico, cipriota, grego, colchian, libanesa, hera, surpreendente, turco, somali). No entanto, na maioria das vezes é confundido com o Cyclamen roxo (europeu). A maneira mais fácil de distinguir estas duas espécies é pelas folhas - nas espécies europeias, a parte inferior da lâmina das folhas é avermelhada. O ciclâmen europeu não perde as folhas e não adormece.
Muito semelhante ao ciclâmen do persa mais representativo da família Primrose - dodecatheon. Ele é muito bonito, coletado em flores pequenas inflorescentes com pétalas curvadas em pedúnculos altos. Dodecatheon, em contraste com o ciclâmen persa, floresce no verão.
Como o ciclâmen persa no inverno, jacintos e violetas Uzumbar florescem. Flores de alguns jacintos e violetas usumbar são semelhantes às flores de ciclâmen.
Muitos produtores consideram o ciclâmen uma planta caprichosa persa.No entanto, cuidar dele não é tão complicado. Amadores plantam em seus jardins inteiros dessas plantas, agradando os olhos por um longo inverno.