Sem dúvida, a floração é a mais bela de todas as fases do ciclo de vida da orquídea, que todos os produtores de flores esperam com impaciência. No entanto, não se esqueça que após a floração, a planta precisa de cuidados especiais, caso contrário pode morrer. No artigo, vamos dizer-lhe como cuidar de uma bela orquídea, que desapareceu, o que você precisa fazer se quiser preservar a saúde e beleza da planta por muitos anos.
Ciclo de Vida da Planta
Depois que a orquídea se desvaneceu, há um período de descanso. Neste momento, o crescimento e os processos metabólicos diminuem. O repouso é necessário para a flor ganhar força para a próxima fase da vida. Esta é a razão para a necessidade de cuidados diferentes em diferentes períodos da vida.
Fotos
Na foto você pode ver como é a orquídea quando aparecem flores:
E assim parece uma fuga depois de florescer:
Nuances de cuidado em casa
Antes que os botões apareçam
Na primavera da orquídea, o período vegetativo começa, neste momento há um crescimento ativo e ativação dos processos de vida da flor, a planta aumenta a massa de folhas e raízes, joga fora o pico da flor,coloca uma flor em botão, está preparado para a floração.
Se a orquídea estava doente antes do florescimento esperado, suas raízes são pouco desenvolvidas ou as folhas não são saudáveis, então não é necessário permitir a floração, para não enfraquecer ainda mais a planta.
Se não houver problemas com a saúde das raízes e folhas, você pode estimular com segurança a floração, para o qual você precisa:
- reduzir a rega - o solo seco será um ímpeto para a orquídea, porque no ambiente natural ela floresce após a estação chuvosa;
- fornecer uma boa iluminação, adicione luz artificial, se necessário;
- aplique fertilizantes duas vezes por mês;
- manter um alto nível de umidade nas instalações, muitas vezes pulverizando a planta com água morna ou colocando um recipiente com água nas proximidades;
- manter uma diferença na temperatura do ar: não menos que +23 graus durante o dia e um mínimo de +18 à noite.
Começar a alimentar a orquídea é necessário diretamente nele ou o seu crescimento ativo começou e antes do primeiro broto florescer. Fertilizantes na forma líquida, graças à sua capacidade de serem digeridos uniformemente - a melhor opção para alimentar orquídeas. Como um critério importante para a escolha do fertilizante é a sua acidez - o pH deve ser de 5,5 a 6,5, uma vez que nem a acidez do substrato nem o teor de álcalis podem ser aumentados.
Falando sobre fertilizantes, é necessário dizer quais componentes e o que deve ser incluído em sua composição:
- potássio - para a formação de rins, metabolismo de carboidratos e melhorar a imunidade das plantas;
- azoto - ativa o crescimento da massa verde da flor, pode inibir a floração;
- fósforo - promove o crescimento e floração, é responsável pela saúde das raízes;
- boro e magnésio - Acelerar a vegetação e a formação de botões;
- ferro - para de amarelar e morrer folhas.
Oferecemos para assistir a um vídeo informativo sobre os cuidados básicos para uma orquídea antes de floração:
Depois de soltar as pétalas
Então, o que você precisa fazer a seguir, como cuidar da planta depois que ela floresceu:
- Reduzir a quantidade de fertilizante ao meio, a fim de evitar o repovoamento. É especialmente importante fazer isso no inverno.
- Remova o pico de flores secas. É necessário cortá-lo embaixo da base, mas somente depois de ter secado completamente.
- Troque o substrato ou transplante completamente a planta para um novo vaso.
- Durante o transplante, remova todas as raízes secas e podres, se houver.
- Retomar a rega 2 dias após o transplante.
Mais informativo sobre os cuidados com a orquídea após a floração:
No inverno
No inverno, o cuidado da orquídea com flores desbotadas é diferente de partir na estação morna:
- a rega é realizada 2 vezes por mês;
- O fertilizante não deve ser aplicado no inverno;
- a temperatura do ar deve ser + 15-20 graus;
- iluminação necessariamente adicional;
- Exclua rascunhos, mas ventile regularmente a sala;
- aqueça a flor, se estiver no peitoril da janela;
- manter alta umidade.
Sugerimos assistir a um vídeo sobre como cuidar de uma orquídea no inverno:
Preciso de poda e transplante após a floração?
Quando e como cortar?
Depois que os rins ou brotos não são deixados no pedúnculo, é necessário cortar a orquídea, caso contrário ela irá florescer novamente, o que enfraquecerá a planta.
Apare as fotos em que havia flores, você precisa a uma distância de 1 cm da base previamente desinfetado com uma tesoura ou uma faca e somente quando ele completamente murcha.Se o "caule" se formar no caule, os botões a partir dos quais os brotos podem aparecer no decorrer do tempo, então o caule da flor é ligeiramente mais alto.
Às vezes a haste cortada é oca e a água pode entrar no furo formado durante a rega. Neste caso, você precisa produzir cuidadosamente a rega ou fechar o buraco com cera de abelha.
Em seguida, um vídeo visual de podar um talo de flor após a floração:
Como transplantar
Após a floração, a orquídea precisa substituir o substratoAlém disso, é necessário inspecionar cuidadosamente e enxaguar o sistema radicular da planta e remover as raízes danificadas. É por isso que a planta é melhor transplantar completamente.
Instruções passo-a-passo sobre como cuidar de uma planta desbotada em uma panela
- Rega. Reduzir a rega só é necessário na aproximação de frios quando a temperatura do ar diminuirá. Neste caso, a secagem do solo não pode ser tolerada. No resto do tempo, o modo de rega permanece inalterado.
A água para irrigação deve ser descongelada ou à temperatura ambiente. Também não é possível que ela tenha entrado nos seios das folhas.
- Adubação adicional. Estando em repouso, a orquídea deve descansar, e a aplicação de fertilizantes provocará uma floração repetida. Para evitar isso, a quantidade de fertilizante deve ser reduzida e alimentar a planta não mais que 1 vez por mês.
- Substrato e Pote. Durante o transplante, é necessário substituir o solo, enxaguar e inspecionar cuidadosamente o sistema radicular e remover as raízes doentes, caso sejam encontradas. Se o pote se tornou uma pequena orquídea e o sistema radicular não se encaixa nele, ele deve ser substituído por um recipiente maior.
- Iluminação. Orquídea não deve estar nas sombras, precisa de luz, mas a luz direta do sol deve ser excluída. Em caso de redução do dia de luz, deve ser utilizada luz artificial adicional sob a forma de um fitolamp localizado a 30 cm da flor.
- Umidade e temperatura. É necessário manter a umidade em 50-80% e a temperatura + 20-23 graus.
- Transferência do lugar crescente. Se um local para uma orquídea for escolhido corretamente e tiver luz suficiente, não há necessidade de reorganizá-lo.
Erros possíveis
Sem considerar as fases do ciclo de vida das orquídeas, é possível admitir um grande número de erros que podem levar ao abandono da floração, às doenças das plantas e até à sua morte.Qual não deve ser o cuidado da orquídea depois de sua floração:
- o uso de drogas hormonais para estimular a floração - como resultado, uma orquídea pode adoecer ou morrer;
- rega abundante durante todo o ano - por causa disso, o apodrecimento do sistema radicular pode começar, bem como desenvolver doenças;
- rega errada - se você regar a orquídea do regador, a umidade irá acumular-se e estagnar na panela, o que causará a deterioração das raízes;
- falta de iluminação - sem luz, a orquídea enfraquecerá e não florescerá ou mesmo morrerá completamente;
- uma doença descoberta tardia leva à morte da planta.
Se você der ao máximo a atenção da orquídea e lhe proporcionar condições confortáveis e cuidados adequados, ela crescerá saudável e regularmente deleitará o ambiente com flores maravilhosas.