Coleus Blume: descrição, variedades, plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

O arbusto da família Labial leva o belo nome do coleus Blume. A planta é popular. É freqüentemente encontrado em peitoris de janelas e jardins e é amplamente utilizado no projeto paisagístico.

O Blume não é cultivado por causa das flores, mas por causa da variedade de cores das folhas. A beleza incomum de uma combinação de amarelo com vermelho, verde com roxo escuro, salada com creme branco, surpreende a imaginação. Quando tocado, o veludo é sentido. Entre os híbridos, a mistura Rainbow é a mais procurada.

Descrição de Coleus Blume

Pátria arbustos florestas tropicais do sudeste da Ásia, África e Austrália. Hoje, são conhecidas cerca de 150 espécies selvagens, e ainda mais híbridos. Todos os anos, novas variedades brilhantes aparecem.

O caule da planta tem um corte tetraédrico, enquanto permanece bastante frágil, depois de um tempo na parte inferior, a rigidez começa. A ramificação começa na base. A disposição das folhas é em pares, transversalmente. São uma decoração de mato, aveludada ao toque. Dependendo da variedade, destaca-se com uma variedade de cores. A semelhança entre coleus e urtiga é perceptível até para um leigo, mas a magia das manchas transforma uma erva daninha típica na rainha do jardim.

Blume floresce com um pico complexo; a inflorescência está localizada na coroa e nos brotos laterais. As flores em si são tão desagradáveis ​​em comparação com os verdes que são simplesmente cuidadosamente removidas para não enfraquecer a planta; elas são deixadas apenas nos casos em que planejam obter material de sementes.

Misturas principalmente cultivadas, a aparência botânica usual é muito grande (3 metros). O híbrido Coleus é muito mais interessante, mais brilhante. Sua altura é de até um metro, o tronco não fica rígido, excluindo as folhas que caem.

Variedades de Coleus Blume

Entre as variedades criadas artificialmente, as mais conhecidas são as mais procuradas.

Híbridos da série Rainbow:

Grau

Cor da folha

O magoExistem diferentes tons e misturas.
LaranjaBorda de limão com um centro laranja.
AmanhecerUm contorno verde envolve uma folha vermelha escura.
Dragão pretoA folha marrom-púrpura é dissecada por veias escarlate.
DiversãoDiferentes tons e combinações.

Híbridos da série Wizard:

Grau

Cor da folha

ScarletBorda verde clara com um meio bordô.
MosaicoManchas marrons em uma folha verde.
JadeCentro amarelo com uma borda verde.
CoralO coral de cor média é emoldurado por um contorno verde-marrom.
Jade mágicoVerde claro com um núcleo branco.
VeludoUm lençol vermelho escuro faz fronteira com uma faixa clara, um contorno esculpido.
DouradoTons saturados de amarelo.
ScarletVermelho com aro de limão.
Pôr do solLaranja com uma folha de orla clara.

Plantando e cuidando de Coleus Blume

Independentemente da variedade, a planta adora áreas quentes e bem iluminadas. Quanto mais brilhante a luz, mais bonita e suculenta é a cor. Você pode plantá-lo em locais sombreados, mas não deve confiar no fato de que os tons ficarão saturados. A cor não desaparecerá, mas parecerá pálida.

A rega no período quente deve ser abundante, não se recomenda a pulverização de folhas. No inverno e outono, a hidratação é reduzida.

Ao plantar, é permitido usar uma mistura universal de solo, mas você pode fazer isso sozinho. Eles misturam o solo do jardim, turfa, areia e húmus em quantidades iguais.

Reprodução de Coleus Blume

A planta não apresenta dificuldades na criação. Para ficar jovem, produza mudas. Para enraizar mais rápido, um corte é feito no meio do internódio. Faça o tiro lateral do pai e coloque-o na água. Assim que as raízes aparecem, o broto é transplantado para o solo.

Alguns jardineiros plantam imediatamente as mudas no chão; não foram observados problemas com esse método de propagação.

A reprodução por sementes não requer preparação, não há necessidade de preparar mudas. Coleus dá bons tiros na terra aquecido pelo sol da primavera.

Doenças e Pragas

Coleus não é suscetível a doenças, uma boa imunidade o salva da maioria das doenças. No verão, as plantas nos canteiros precisam ser regadas diariamente, pois quando secam, perdem rapidamente suas qualidades decorativas.

Devido à necessidade de rega frequente, é propenso a oídio. A doença fúngica é tratada com fungicidas com um espectro geral de ação. Antes do tratamento, recomenda-se remover as folhas e flores afetadas.

A planta adora moscas brancas. Para se livrar deles, eles conduzem um tratamento complexo com inseticidas com um intervalo de 3-4 dias. Cada vez que eles recomendam mudar o medicamento, excluindo o vício de insetos em venenos.

Dachnik informa: o uso de Coleus Blume e suas propriedades psicotrópicas

Os mexicanos do sul nativos afirmam que as folhas do mato têm um efeito relaxante e alucinogênico. A ciência moderna não provou esse fato, a psicoatividade da planta ainda não foi totalmente estudada.

Há casos em que as pessoas sentem algumas mudanças na consciência depois de mastigar folhas e fazer chá. No entanto, não há informações confiáveis ​​até o momento.

Pin
Send
Share
Send