Pelargonium é uma planta herbácea perene da família Geranium. Possui cerca de 350 espécies. As variedades balsâmicas, ácidas e chagas pertencem à mesma família.
O berço do pelargonium é a savana da África do Sul, onde é ensolarado e quente. Os cientistas descobriram mais tarde na Índia, Madagascar e Austrália.
Descrição de Pelargonium
As hastes podem ser retas, ramificadas, rastejantes. As folhas são simples, pecioladas, dissecadas, tabulares, cobertas por pequenas vilosidades. Devido ao alto teor de substâncias essenciais, possui um aroma especiado agradável especiado. Sua cor é dominada pelo verde, existem variedades decorativas variadas.
As flores são pequenas, coletadas em inflorescências de guarda-chuva, localizadas próximas umas das outras, na maioria das vezes têm 5 pétalas, variando em tamanho. As cores da criação moderna são diferentes. Tradicionalmente branco, rosa e vermelho.
Em uma planta ao mesmo tempo, você pode ver botões ininterruptos, cachos luxuriantes, flores murchas.
As sementes amadurecem na caixa de frutas. Quando se abre, torna-se como o bico de uma cegonha. Isso explica o nome pelargonium, que na tradução significa cegonha.
Na Rússia, a glória da pequena flor burguesa estava arraigada nela, e na Europa, pelo contrário, ela é considerada a flor dos aristocratas. Uma planta muito popular nos EUA.
Freqüentemente usado no design de jardins, em áreas urbanas de paisagismo, pois é despretensioso e barato de se reproduzir. E a variedade de tipos e cores permite implementar qualquer projeto de design.
Diferenças entre pelargonium e gerânio
A planta é mais conhecida como gerânio. Mas isso não é verdade. O berço do pelargonium é o hemisfério sul do planeta; o gerânio nasceu no norte. Daí a diferença em sua resistência ao frio. Normalmente, o pelargonium é uma planta de interior, o gerânio é uma planta de jardim. Cruzando gerânios e pelargonium, é impossível obter sementes.
Apesar de serem espécies diferentes da mesma família, elas têm muito em comum:
- despretensioso
- cresça rapidamente - até 30 cm por ano;
- fácil de criar;
- Floração interna o ano todo.
Os especialistas podem distinguir uma espécie da outra, e os cultivadores de flores comuns não dão muita importância à sua classificação.
Tipos e variedades de pelargonium
Em publicações especiais, o pelargonium é bem estudado, centenas de espécies e variedades diferentes, com fotos e nomes, são apresentadas. Mais populares:
Ver | Descrição do produto |
Zonal | O mais comum. Possui mais de 75.000 variedades. O primeiro a crescer na floricultura de interior. O nome é dado pela zona de luz na base da folha. Floresce profusamente, lança até 10 pedúnculos ao mesmo tempo. Tem um cheiro característico de gerânio. |
Rosebud | As flores são como botões de rosa. A cor de todos os tons de vermelho, rosa. Algumas variedades são pintadas em coral, salmão, pêssego, laranja. |
Em forma de tulipa | Botões entreabertos parecem tulipas |
Terry | Cada flor tem mais de 9 pétalas. |
Não duplo | As flores consistem em 5 pétalas idênticas, sólidas. As folhas são variadas. |
Perfumado | As folhas são fortemente dissecadas, arredondadas até 5 cm de diâmetro. É amplamente utilizado em produtos farmacêuticos, remédios caseiros, perfumaria. Cura o ar na sala. |
Epitelial (ampelous) | As folhas são lisas, brotos rastejantes são longos. Em geral, a vegetação se assemelha à hera. Flores de felpo, bicolor semi-duplo (branco-púrpura) com núcleo verde. |
Royal | A vista mais bonita. Requer mais cuidado do que outros. Difere na floração abundante e longa. As flores são grandes, onduladas, com até 7 cm de largura. Pétalas são sempre em dois tons. Os tons de roxo, rosa e escarlate prevalecem. Os arbustos são poderosos, até 50 cm de altura, a folhagem é semelhante às folhas de bordo. |
Um anjo | Com folhas pequenas e caules rastejantes. As flores não são grandes, mas muito bonitas, com pétalas de tamanhos diferentes nas cores branca e bordô. A floração é abundante. Parece bom em pendurar vasos de flores. |
Pelargonium crescente em casa
A planta é despretensiosa, adequada para jardineiros iniciantes, porque cresce rapidamente, floresce lindamente e se propaga facilmente.
Localização / Iluminação
Pelargonium adora lugares bem iluminados, não tem medo da luz solar direta. A aeração impedirá o superaquecimento e ela também não tem medo de correntes de ar.
A planta não tem medo de mudar de lugar. Recomenda-se que gerânios internos se desenvolvam periodicamente em diferentes direções em direção à luz, para que a coroa se desenvolva uniformemente.
Temperatura
+ 20 ... +25 ° C - a temperatura ideal para o cuidado do pelargonium em casa.
No inverno, algumas variedades, mas não todas, podem ser colocadas em uma varanda ou varanda envidraçada, onde o ar é aquecido a +5 ... +15 ° C. Neste momento, é importante proteger a planta de correntes de ar.
Umidade
Pelargonium prefere ar seco ao ar úmido. Portanto, as condições da maioria dos apartamentos padrão são adequadas para ela. Plantas que necessitam de umidificadores são ruins para ela.
A pulverização de pelargonium não é recomendada. Gotas de água permanecem nas vilosidades e podem causar deterioração e, quando expostas à luz solar, funcionam como lentes e causam queimaduras térmicas.
Rega
O pelargonium é resistente à seca, a rega da flor deve ser moderada e somente após a superfície do solo secar.
Verificar se é hora de regar é muito simples. Você precisa tocar a superfície do solo em uma panela com os dedos. Se a terra não grudar nos dedos, mas se desintegrar, a planta poderá ser regada.
Top vestir
A planta precisa de solo fértil, leve e drenado.
A floração abundante e prolongada fornecerá alimentação regular - 1 vez por semana. Você pode adicionar fertilizante em uma concentração mínima (aproximadamente 1:10 da norma normal) a cada rega.
Qualquer concentrado líquido para plantas de interior é adequado. Também é usado um método passivo - fertilizantes cristalinos, que na forma seca são derramados sobre o solo. Dissolvendo-se gradualmente durante a rega, eles penetram no solo.
Na dormência do inverno, a cobertura é interrompida. Na primavera, os fertilizantes são usados para construir massa verde com alto teor de potássio e nitrogênio.
Transplante
Aplique uma mistura de solo pronta, vendida em floriculturas ou preparada de forma independente. Para fazer isso, pegue 2 partes da terra do jardim, turfa, areia do rio e 1 parte de húmus.
Para a aeração do solo, uma camada de drenagem é colocada no fundo do tanque.
Após o transplante, a planta não é alimentada por um mês, dando tempo para a adaptação. O novo solo contém nutrientes suficientes para o desenvolvimento.
Formação de Bush
O gerânio doméstico adora o espaço. Ela não gosta da proximidade de outras plantas, e ela mesma requer desbaste periódico, beliscões e formação de coroas.
Como resultado, brotações laterais são formadas, a floração é mais abundante e excelente material de plantio será obtido nos galhos aparados.
A poda é modeladora e sazonal.
A formação da coroa em variedades verticais e ampelous é diferente, cada vez que você precisa encontrar uma abordagem individual.
Os principais fazem no outono após a floração. Para fazer isso, remova as folhas secas, reduza as hastes alongadas, enfraquecidas e nuas. Essa medida ajuda o pelargonium a suportar melhor o período de descanso e relaxar completamente.
Você pode abordar o procedimento dramaticamente e simplesmente cortar todas as hastes no nível de 5-6 cm da superfície do solo, deixando apenas alguns brotos saudáveis. Na primavera, os troncos são cobertos com brotos jovens. O chamado rejuvenescimento da planta ocorrerá.
Gastos sazonais na primavera, se a coroa começar a se desenvolver de maneira desigual.
Você não pode usar tesouras comuns que dividem as hastes, a cura demorará mais e mais. Corte galhos e folhas com uma faca de jardim afiada ou bisturi ao longo de um oblíquo sobre um broto de folha de frente para o arbusto.
No final do procedimento, as seções são polvilhadas com carvão moído para desinfecção.
Reprodução
Pelargonium da casa é propagado por estacas e sementes.
Para fazer o enraizamento, pegue estacas de 6 a 8 cm de comprimento, deixe várias folhas saudáveis superiores. Para que as plantas cresçam mais rapidamente, elas são mergulhadas em um estimulador de crescimento (Kornevin) e plantadas em vasos para mudas.
Como o pelargonium não gosta de um ambiente úmido, as plantações não cobrem e não pulverizam. Apenas a rega moderada é necessária. Após 2 semanas, no máximo um mês depois, um sistema radicular completo é formado e será possível transplantar em vasos permanentes no solo para o pelargonium.
Ao transplantar os topos das plantas, você precisa beliscar; o crescimento ativo da coroa começará. A primeira floração ocorre após três, menos frequentemente - cinco meses.
As sementes de pelargonium são semeadas em 1-2 partes em pequenos copos com pastilhas de solo ou turfa. Com esse método de cultivo, você não precisará mergulhar, as mudas se enraizarão mais rapidamente.
Um recipiente com plantações é colocado em um local quente e claro, umedecido regularmente a partir de um frasco de spray, para que não se forme uma crosta de terra, dificultando a germinação. As sementes brotam no quinto dia.
Após o aparecimento das primeiras mudas, a irrigação é substituída pela irrigação. Certifique-se de ligar a luz de fundo para evitar esticar os brotos. Quando as mudas crescerem e ficarem mais fortes, aperte os topos sobre a quinta folha.
A primeira floração ocorrerá em seis meses.
Problemas de crescimento de pelargonium, doenças, pragas
Manifestação foliar | Razão | Medidas corretivas |
Os inferiores ficam amarelos e caem, o caule é exposto. | Iluminação insuficiente | Mude a localização para uma mais brilhante. |
Marrom, revestimento cinza. | Excesso que levou a uma doença fúngica, como ferrugem ou podridão cinzenta. | Em caso de danos parciais, remova as hastes danificadas, transplante. Com uma planta forte, não é possível salvar o todo, você pode manter a aparência usando estacas saudáveis para fazer o enraizamento. |
Insetos nas folhas e no solo, vestígios de sua atividade vital, teia de aranha nos troncos. | Tripes, mosca branca, ácaro, etc. | Remova as peças severamente danificadas, lave com água e sabão, realize tratamento inseticida com preparações em aerossol do tipo Actellic. |
Propriedades úteis de pelargonium, contra-indicações
As partes verdes da planta são ricas em óleos essenciais. Médico são todas as partes do pelargonium: flores, folhas, raízes. Eles contêm vitaminas, minerais voláteis, taninos, sacarose, pectina, flavonóides, etc.
Tem efeitos anti-sépticos, anti-inflamatórios, hemostáticos, curativos, diuréticos, antivirais e até anticâncer.
Caldo e chá são úteis para beber para o fortalecimento abrangente do corpo. O óleo essencial incorporou todas as qualidades curativas da planta. O óleo é usado internamente, aplicado externamente, banhos e inalações são feitas. A bucha de pelargonium mais comum no parapeito da janela é capaz de melhorar o microclima interno. Acredita-se que ajuda a manter a harmonia nos relacionamentos familiares.