A manga é uma planta exótica da família Sumakhov, sua terra natal é a floresta tropical da Índia. Esta árvore atrofiada e despretensiosa, em casa, atinge uma altura de até 1,5 metros. Em terreno aberto, em condições climáticas adequadas, pode crescer até 50 metros.
A cor dos verdes é agradável, verde rico na frente e mais pálido nas costas. As folhas jovens têm uma cor rosada, o que torna a árvore ainda mais atraente. O fruto da manga pesa de 250 a 1 kg. A fruta é saturada com vitaminas e minerais, um recorde para o teor de ácido fólico, magnésio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, C e E.
Se você deseja cultivar mangas a partir de sementes, é importante criar condições ideais, sobre as quais escreveremos abaixo.
Como cultivar mangas em casa?
O desejo de cultivar mangas limita os jardineiros ao material de plantio. Somente o osso está disponível. Mas isso é suficiente para obter uma árvore exótica original em sua coleção.
Seleção de frutas
A principal condição é a seleção correta de uma fruta com um osso, a partir da qual você pode cultivar uma planta de qualidade. Ele deve atender aos seguintes parâmetros:
- seja brilhante, firme, não danificado;
- não tem pele escorregadia ou flácida;
- cheiro de resina, especialmente a cauda;
- o núcleo deve se afastar facilmente do osso.
Preparação e ajuste do material
A pedra é limpa com muito cuidado para não apodrecer devido à polpa restante. Para frutas maduras, pode ser rachado. Nesse caso, você precisa ter um cuidado especial para que o broto que já apareceu não seja danificado. A melhor época para plantar mangas é o começo do verão. Métodos:
- Pegue um osso inteiro e mergulhe-o com a ponta apontada para baixo, cerca de ¾, no chão (para plantas de interior ou para suculentas, misturadas com pequenas frações de pedras, argila expandida). Crie uma espécie de mini-estufa sobre ela, por exemplo, uma garrafa de plástico cortada. Coloque o recipiente em uma sala com alta umidade. Água regularmente à temperatura ambiente. Este método tem uma desvantagem: por causa da casca dura, o broto pode eclodir somente após um mês ou mais.
- Você pode acelerar o processo abrindo levemente o osso com a faca da ponta afiada e mergulhando-o em água morna por 24 horas. Então você precisa embalá-lo hermeticamente em um saco plástico, derramando um pouco de água lá. Coloque sobre uma placa (ou qualquer superfície plana) que dê acesso ao calor, mas não permita queimaduras, e coloque a bateria. Quando o núcleo estiver totalmente aberto, expondo o germe do broto com uma espinha, abra a bolsa e adicione água constantemente para manter a umidade. Você não pode transbordar, caso contrário, o germe apodrecerá. Quando a vegetação é transplantada para o solo.
- Se a casca estiver muito dura e quando as sementes forem abertas, o germe poderá ser danificado, coloque-o em água levemente morna e coloque-o em uma janela ensolarada. Depois de trocar a água a cada dois dias. E quando o osso amolecer, tente abri-lo.
- Com abertura fácil, você pode remover cuidadosamente o núcleo, envolvê-lo com um guardanapo umedecido com água morna e, desta forma, aprofundá-lo no solo. Assim como ao plantar um osso normal, deixando uma ponta romba no topo.
- Você pode remover o núcleo e, envolvendo-o em um pano úmido, coloque em um local quente em um pires com água, monitorando constantemente seu nível. Após o aparecimento do broto, plante-o em solo leve a uma profundidade de 2 a 3 centímetros. Mantenha a umidade do solo regando regularmente o broto plantado.
Home Care
Cuidar de uma mangueira é bem simples.
Localização
A planta é fotofílica e, portanto, deve ser colocada em um local bem iluminado. Com pouca luz, as mangas serão mais propensas a ataques de doenças e pragas.
Seleção de vasos, solo
A planta possui um sistema radicular poderoso, então você precisa escolher um tanque grande e profundo com um fundo bastante forte. Isso não permitirá que as raízes a perfurem. A panela é necessária a partir de material natural para que o solo e as raízes possam respirar, e a própria manga pode evaporar a umidade desnecessária.
A camada de drenagem (argila expandida) deve ocupar pelo menos um terço do tanque, de modo que durante a irrigação intensiva evite a podridão do solo.
Melhor enraizamento e crescimento ideal das plantas são possíveis em um microclima quente e úmido.
O plantio de um osso, broto ou planta jovem deve ser feito em solo leve, com uma reação ácida média. Você pode pegar a mistura pronta para cactos, adicionando um pouco de areia. Ou prepare você mesmo: misture lençol, terra encharcada em proporções iguais com areia (apenas rio ou lago). Este último pode ser substituído por flocos de coco, esfagno, vesiculite.
Rega e umidade
A rega deve ser regular, a umidade do solo deve ser mantida em um nível suficiente. Mas sem inundar a terra, como podridão pode aparecer. A pulverização deve ser realizada com a maior precisão possível, pois o excesso de umidade nas folhas pode desencadear o desenvolvimento de doenças e fungos.
Para manter a acidez do solo que é confortável para a madeira, algumas gotas de suco de limão ou vinagre devem ser adicionadas à água durante a rega.
Para garantir a umidade necessária, você pode colocar fibra de coco ou argila expandida na panela da panela. As plantas associadas também ajudarão a manter a umidade - localizadas nas proximidades, elas criarão maior umidade na sala.
Ao regar, você precisa adicionar Epin, nitrato de amônio, sulfato de amônio, humato de potássio, cerca de 1-2 vezes por mês.
Top vestir
Você precisa fazê-los regularmente, mas sem frescuras, pois isso pode causar salinização do solo - o que afetará negativamente a taxa de crescimento.
A cobertura pode ser a seguinte:
- Na primavera, antes de a árvore florescer, adicione vermicomposto (você pode substituí-lo por fertilizante para qualquer cítrico e palmeira) - o teor de nitrogênio estimula o crescimento da biomassa verde;
- Após a floração, é melhor usar produtos orgânicos - uma infusão de esterco, folhas de urtiga, dentes de leão. Se não for possível substituí-lo por qualquer fertilizante adequado para árvores cítricas.
Transplante
Se, inicialmente, o broto foi plantado em um vaso pequeno, o melhor transplante é realizado antes de um ano depois. A planta não a tolera muito bem e pode responder derrubando folhas ou até a morte.
A melhor opção é escolher imediatamente um vaso de tamanho ideal no qual a manga possa crescer por vários anos.
Formação da coroa da manga
Durante o crescimento, vale a pena beliscar o topo regularmente, formando brotos laterais e uma forma de árvore fofa.
A poda da manga é simplesmente necessária - ela limitará o crescimento de sua coroa, para formar a forma correta.
Corte vale galhos deformados direcionados para baixo e eliminados do tamanho total especificado da árvore. Você precisa aparar quase do ponto de crescimento, deixando os tocos de 2-3 mm, estendendo-se do tronco principal. A árvore tolera bem a formação, mas é melhor fazer isso no outono após a colheita (se a árvore for frutífera).
Segurança
Cultivar mangas em um apartamento é inofensivo o suficiente; uma árvore não é um alérgeno.
Residente Mr. Summer: é possível obter mangas em casa
Uma planta plantada a partir de uma semente nunca florescerá e dará frutos, especialmente se a semente for retirada de mangas varietais compradas na loja, e não de plantas silvestres. Você pode obter uma planta frutífera vacinando. Se possível, isso pode ser feito em viveiros especializados:
- Vacinação por brotamento. Para inoculação, corte um rim com um pedaço de casca de uma árvore frutífera. A faca deve ser estéril e afiada para evitar lesões desnecessárias na planta. Na árvore, faça uma incisão em forma semelhante à letra T, dobre suavemente as bordas do córtex e insira o rim cortado. Com cuidado, enrole e espere que ele se enraíze.
- Vacinação com uma alça. Desse modo, a parte superior da parte aérea pode ser enxertada com comprimento de até 15 cm, e a parte superior do chumbo e as estacas são cortadas em ângulo, combinadas e presas com segurança para que ocorram emendas. É melhor acabar com uma fita de enxerto, mas você pode usar fita isolante, gesso ou um pedaço de fita adesiva.
Desde o momento da enxertia até a primeira floração, passam-se cerca de 2 anos.
Se isso acontecer, depois de 100 dias, frutas maduras suculentas aparecerão, prontas para a colheita. Mas vale lembrar que uma árvore pronta para florescer e frutificar deve ser nutrida e alimentada regularmente.