Monstera (Monstera) - Uma grande planta decorativa de folhagem, com enormes folhas perfuradas e cortadas, pode ser encontrada em casas, apartamentos, escritórios e bibliotecas. Monstera atrai a atenção com sua aparência original e despretensiosidade. Seu nome é traduzido do latim como "bizarro", e é difícil argumentar com isso.
Monstera é uma grande trepadeira sempre-verde da família Aroid. Sua terra natal são as regiões equatoriais da América do Sul e Central: Panamá, Brasil, México, Guatemala, Costa Rica.
A planta possui uma haste de escalada espessa com raízes aéreas. As folhas jovens em pecíolos longos são inteiras, com toque de couro. Em seguida, slots e orifícios de diferentes formas e tamanhos aparecem neles. A cor da chapa é verde escuro; existem variedades com folhagem variada. A inflorescência é uma espiga grande cercada por um véu. Floresce raramente.
Em condições internas, o monstera cresce até 2-4 metros, e o que pode ser alcançado em 4-5 anos. Durante um ano emite 2-3 folhas. A expectativa de vida é de 10 anos ou mais.
Durante um ano emite 2-3 folhas. | |
A inflorescência é uma espiga grande cercada por um véu. Floresce raramente. | |
A planta é cultivada com pouca dificuldade. | |
Planta perene. 10 anos ou mais. |
Propriedades úteis de monstera
As folhas grandes do monstera produzem ativamente oxigênio e aumentam a umidade do ar, o que afeta positivamente o microclima da sala.
A planta absorve o vapor de formaldeído e a radiação eletromagnética, ioniza o ar.
Acredita-se que Monstera afeta favoravelmente o sistema nervoso e fortalece o sistema imunológico.
Cuidando de um monstro em casa. Brevemente
Temperatura | No verão de 20 a 25 graus, não superior a 29 graus; no inverno 16-18 graus, mas não inferior a 10 graus. |
Humidade do ar | Prefere alto, mas tolera baixo. |
Iluminação | A Monstera em casa precisa de luz difusa. |
Rega | No verão - mais abundante, no inverno - moderado. |
Solo | Nutritivo, boa retenção de umidade. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante a estação de crescimento 2 vezes por mês com fertilizantes para plantas decíduas. |
Monstera transplante | Espécimes jovens anualmente, adultos - uma vez a cada 3-5 anos. |
Reprodução | Mudas, sementes, camadas de ar. |
Recursos crescentes | Precisa de suporte; as raízes aéreas não são cortadas, mas enviadas ao solo. |
Cuidando de um monstro em casa. Em detalhe
O atendimento domiciliar Monstera não requer muito cuidado. A planta é bastante despretensiosa. No entanto, para obter o efeito decorativo mais bonito, tente aproximar as condições de detenção das condições naturais em que cresce na natureza.
Monstera de floração
A inflorescência Monstera é uma espiga cilíndrica espessa, com até 25 cm de comprimento, envolvida em uma colcha. Assemelha-se ao florescimento de lírios ou spathiphyllum. As flores são bissexuais acima e estéreis na base. Os frutos são semelhantes a uma espiga de milho, com até 25 cm de comprimento.
Eles têm gosto de abacaxi ou banana. O valor decorativo da floração não é.
Em condições de ambiente, apenas grandes plantas adultas florescem e, em seguida, é extremamente raro.
Modo de temperatura
Monstera adora calor. No verão, a temperatura ideal é de 20 a 25 graus. Com leituras de termômetro acima de 27 graus, é importante garantir alta umidade do ar. No inverno, a planta se sente confortável entre 16 e 18 graus. Se o termômetro for menor que 16 (pode suportar uma queda de temperatura de até 10 graus) - o monstera pára de crescer. Nesse caso, é importante reduzir significativamente a rega.
Especialmente no período de outono-inverno, a flor deve ser protegida de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Pulverização
Monstera em casa prefere alta umidade. Ele também transfere o ar seco por um curto período de tempo, mas será mais favorável quando a umidade não for inferior a 60%.
A planta responde bem à pulverização. O procedimento é realizado em dias alternados, e em alta temperatura - diariamente, com água sedimentada ou filtrada à temperatura ambiente.
De tempos em tempos, as chapas são limpas com um pano úmido.
Iluminação
Monstera adora boa iluminação, mas sem luz solar direta. O lugar ideal é o peitoril da janela oriental ou ocidental. No lado sul, é melhor colocar a panela perto da janela para evitar queimaduras nas folhas.
Acredita-se amplamente que um monstro doméstico tolera bem a sombra e pode crescer na parte de trás da sala. Isto não é inteiramente verdade. Embora a planta não morra nessas condições, ela perde seu efeito decorativo: o caule se estica e as folhas são esmagadas.
Nas condições de sombra ou sombra parcial, recomenda-se que o monstro seja iluminado com lâmpadas fito ou fluorescentes, organizando-o em um dia de luz de 12 horas.
Rega
No período primavera-verão, o monstera precisa de água em abundância, especialmente em clima quente. O próximo umedecimento é necessário assim que o solo superficial secar. No inverno, a frequência da rega diminui: o substrato na panela deve secar em ¼.
A planta não tolera tanto a secagem completa do solo, como seu excesso de umidade. O primeiro está repleto de perda de turgor das folhas e da secagem de suas extremidades, o segundo com apodrecimento do sistema radicular e infecção fúngica do caule.
Monster Pot
O tamanho do vaso depende do tamanho da planta. Como o monstera tem um grande sistema radicular, o vaso deve ser volumoso, profundo e estável. Para espécimes adultos, você precisa cuidar de vasos grandes ou banheiras de madeira.
Ao transplantar, é ideal escolher um vaso com diâmetro de 3-5 cm a mais que o anterior. Presença obrigatória de orifícios de drenagem.
Terreno para monstera
A Monstera em casa prefere solos férteis que absorvem a umidade e permitem a passagem do ar. Você pode comprar um substrato de loja para monstros ou palmeiras.
Se você mesmo pode preparar a mistura, escolha uma das opções:
- Terra de relva, turfa, húmus, areia e terra de folha na proporção de 3: 1: 1: 1: 1;
- Turfa, terra de folha e areia grossa ou perlita (1: 2: 1);
- Terra, turfa, húmus e areia em proporções iguais.
A mistura auto-preparada é importante para desinfetar com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Fertilizantes e fertilizantes
Instâncias jovens de monstera não precisam de nutrição adicional. Os adultos devem ser fertilizados durante o período de crescimento e desenvolvimento (de março a setembro) uma vez a cada 2-3 semanas. Adubos complexos para plantas decíduas são adequados.
1-2 vezes por temporada, o molho mineral pode ser alternado com solução orgânica, por exemplo, verbasco.
Monstera transplante
Recomenda-se que um jovem monstro seja transplantado todos os anos na primavera, espécimes adultos - uma vez a cada 2-4 anos. Se o transplante não for possível devido ao grande tamanho da planta, é recomendável substituir a camada superior do solo (5-7 cm) anualmente.
O transplante é geralmente realizado por transbordo, para não danificar as raízes frágeis. As raízes subordinadas não são aparadas, mas são enviadas ao solo e depois polvilhadas com o solo. No fundo da panela, é importante colocar uma camada de 4-5 cm de drenagem para evitar a acidificação da terra. Em sua qualidade, seixos, tijolos quebrados, argila expandida podem ser usados.
Poda
Uma flor de monstro não precisa de poda regular nem de moldar coroas em casa. Se necessário, apare as folhas de secagem antigas, isso estimula o crescimento de novos brotos laterais.
Se o monstera for muito longo, ou você quiser apenas estimular sua ramificação, poderá cortar o topo da planta.
Como o monstera é uma videira para que não se quebre, é importante dar-lhe apoio. Pode ser um bambu ou uma vara comum. O suporte pode ser enrolado com musgo úmido e periodicamente umedecido. Isso fornecerá à planta umidade extra. A haste não está firmemente presa ao suporte com a ajuda de fio.
É possível deixar um monstro sem sair? O que fazer se estiver de férias?
Monstera pode tolerar a falta de cuidados por 3-4 semanas. Antes de sair, regue a planta abundantemente, coloque-a em uma bandeja com musgo úmido ou argila expandida para que o fundo não toque na água. A superfície do solo pode ser coberta com musgo úmido e fornecer sombra do sol.
Monstera Breeding
Monstera se propaga em casa de duas maneiras principais: por estacas e camadas de ar.
Propagação Monstera por estacas
Monstera se propaga por estacas apicais e caules. A melhor época é a primavera, o começo do verão.
Uma haste deve ter pelo menos um nó e uma folha madura (idealmente 2-3). A presença de um primórdio da raiz aérea é bem-vinda. Estacas curtas enraízam mais rápido. O corte superior deve ser reto diretamente acima do rim, o oblíquo inferior, 1-1,5 cm abaixo da base da folha.
As estacas são secas por uma hora e depois plantadas em uma mistura de turfa com perlita. O recipiente é coberto com polietileno ou um frasco de vidro e colocado em um local bem iluminado (mas sem luz solar direta) e quente (24-26 graus). A estufa é regularmente ventilada e o solo é mantido constantemente úmido. Quando um novo folheto aparece no manípulo, é transplantado para um vaso individual em solo constante.
O enraizamento do cabo pode ser realizado em água, adicionando alguns comprimidos de carvão ativado a ele. Após 2-3 semanas, após o aparecimento das raízes, o caule é plantado em um local permanente.
Propagação Monstera por camadas
Na superfície da casca do caule, é feita uma incisão abaixo da base da folha, a menos de 60 cm da superfície do solo. O local da incisão é envolvido com musgo úmido e é mantido constantemente úmido. Após algumas semanas, raízes jovens devem aparecer no local da incisão. O caule é cortado alguns centímetros abaixo dessas raízes e é plantado em um vaso individual.
Então, uma instância jovem e completa é formada. E a planta "mãe" lançará em breve novos brotos laterais.
Doenças e Pragas
Devido a cuidados inadequados, o monstera às vezes é atacado por pragas e doenças. Aqui estão os possíveis problemas e suas causas:
- Podridão de raízes Monstera - acidificação do solo devido a irrigação excessiva.
- Monstera deixa amarelo - aumento da temperatura do ar ou excesso de umidade no solo.
- Monstera está crescendo lentamente - falta de luz e / ou minerais.
- Folhas não ocas - falta de iluminação e / ou nutrientes.
- Folhas Monstera têm pontas marrons e secas - baixa umidade na sala.
- Manchas marrons nas folhas - baixa temperatura e / ou queimaduras devido à luz solar direta.
- Folhas pálidas de Monstera - excesso de iluminação.
- Folhas inferiores ficam amarelas e caem - O processo natural de crescimento e maturação de uma flor.
- As lâminas das folhas tornam-se parecidas com papel e marrom. - uma panela pequena.
- As folhas estão deformadas - rega com água dura.
Das pragas, o ácaro, o escutelo e o pulgão podem ameaçar o monstro.
Tipos de monstro em casa com fotos e nomes
Monstera deliciosa ou gourmet (Monstera deliciosa)
Nos quartos, cresce até 3 metros, em estufas - até 12 m. Folhas jovens em forma de coração têm bordas sólidas, adultos - fortemente dissecadas por buracos. O diâmetro da placa da folha atinge 60 cm e uma espiga de inflorescência, com cerca de 25 cm de comprimento, é cercada por um véu branco. A fruta amadurece após 10 meses e lembra abacaxi em sabor e cheiro.
Monstera oblíqua (Monstera Obliqua)
Folhas inteiras, cobertas com buracos grandes, têm uma forma lanceolada ou elíptica. Atingem um comprimento de 20 cm, uma largura de 6 cm, o comprimento do pecíolo é de 13 cm e metade da placa da folha é um pouco maior que a outra. Daí o nome da espécie. A inflorescência é pequena, com até 4 cm de comprimento.
Monstera Adanson (monstera adansonii)
Em altura, pode atingir 8 metros. Folhas finas têm uma forma ovóide com um grande número de orifícios, as bordas não são dissecadas. O comprimento da placa foliar pode variar de 25 a 55 cm, a largura é de 20 a 40 cm, e a orelha de 8 a 12 cm de comprimento é cercada por uma colcha amarela clara.
Monstera Borsigiana (monstera borsigiana)
As hastes são mais finas que as de um monstro atraente. Cortou igualmente chapas em forma de coração com um diâmetro de até 30 cm. Cor - verde escuro. Existem variedades com folhagem variegada. Por exemplo, Monstera Borzig varia.
Agora lendo:
- Banana em casa - cultivo e cuidados em casa, foto
- Spathiphyllum
- Philodendron - atendimento domiciliar, espécies com fotos e nomes
- Scheffler - crescendo e cuidando de casa, foto
- Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto