Maranta - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Foto

Maranta (Maranta) - plantas perenes de interior com folhas variadas da família Maranta, decoração eficaz para qualquer sala. Entre a variedade de culturas, existem os jardineiros mais amados. Uma dessas plantas é a araruta ("grama em oração"). Ela é apreciada por sua aparência atraente e despretensiosidade.

A terra natal da araruta é a floresta tropical da América do Sul. A flor recebeu esse nome em homenagem ao destacado cientista italiano Bartolomeo Marant, que ficou famoso por tratados sobre farmacologia botânica e antídotos.

A planta é um arbusto de brotos eretos, sobre os quais folhas amplamente ovais, cobertas, dependendo da variedade, com manchas ou padrões de várias tonalidades. À noite, as placas assumem uma posição vertical. A cultura atinge 30-35 cm de altura. Em casa, a floração nem sempre ocorre. Os botões são pequenos, as pétalas são brancas ou roxas.

Cada instância durante a estação de crescimento produz 5-6 novas folhas. Uma planta é capaz de viver por décadas, desde que seja adequadamente cuidada e propagada a cada 3-4 anos.

Maranta é visualmente muito semelhante a calathea e stromantha.

A taxa de crescimento é baixa, 5-6 novas folhas por ano.
Em casa, a floração nem sempre ocorre.
A planta é fácil de cultivar.
É uma planta perene.

Propriedades úteis

Acredita-se que, ao colocar uma panela com uma planta na cabeceira da cama, ajuda a normalizar o sono, aumentar o humor, aumentar a eficiência. Nas instalações de escritórios, onde um grande número de funcionários está localizado, é recomendável colocá-lo para harmonizar a energia.

Rizomas espessados ​​de Maranta arundinacea são usados ​​para a preparação de farinha dietética - arrowurut.

Maranta tricolor. Foto

Características de crescer em casa. Brevemente

O principal sinal de que a araruta se sente confortável em casa é a aparência das folhas. Em uma planta saudável, são uniformes e simétricas, com uma cor brilhante, não possuem áreas de secagem e manchas escuras.

Parâmetros principais (memorando):

Modo de temperaturaA temperatura no verão deve ser de 19 a 24 ° C, no inverno é permitido cair para 15 ° C.
Humidade do arPelo menos 60%, no calor, são necessários valores mais altos (80-85%).
IluminaçãoModerado, é necessário garantir que a luz solar direta não caia nas folhas.
RegaNo verão, 2-3 vezes por semana, no inverno - 1 vez.
SoloRespirável, contendo areia ou turfa (pode ser adquirido pronto).
Fertilizantes e fertilizantesDurante a estação de crescimento, misturas líquidas são adicionadas a cada 2 semanas.
TransplantePara plantas jovens anualmente (em março), a cada 2-3 anos.
Propagação de ararutaDividindo o mato ou as estacas obtidas a partir de brotos curtos.
Recursos crescentesNa estação quente, você pode mover os vasos para a varanda (loggia), fornecendo proteção contra correntes de ar. É indesejável colocar uma flecha na cozinha, pois ela não tolera os produtos de combustão do gás natural. Folhas e brotos secos devem ser cuidadosamente removidos com uma ferramenta afiada. As placas são limpas regularmente com um pano macio para remover a poeira delas.

Cuidando da araruta em casa. Em detalhe

A araruta caseira é considerada um barômetro vivo. Quando o tempo se aproxima, os lençóis se dobram como as mãos de uma pessoa que ora.

Esse recurso é fornecido pela natureza para que a planta não sofra com grandes gotas de chuva. Quando o sol sai por trás das nuvens, eles se endireitam novamente para capturar os raios, que sob condições naturais rompem as copas das árvores altas.

Floração

A cultura não é cultivada por botões. No entanto, muitos tentam alcançar sua dissolução como um experimento. A fase ocorre com mais frequência no meio do verão.

As pétalas são pequenas, lilás pálidas ou brancas cremosas. Alguns produtores cortam talos de flores imediatamente após a emergência, para que não gaste energia em sua formação. O período pode durar até 2 meses.

Modo de temperatura

A "grama de oração" é termofílica, apesar de não tolerar luz brilhante. No verão, a temperatura deve ser mantida entre 19 e 24 ° C; no inverno, não deve cair abaixo de 15 ° C. A planta não tolera mudanças repentinas. A presença de rascunhos também é altamente indesejável para ele.

Portanto, os vasos não podem ser colocados perto de janelas abertas.

Não é recomendável colocar uma panela com araruta em uma superfície com alta condutividade térmica (ferro, paletes de aço).

Pulverização

No ambiente natural, a planta vive perto de pântanos e lagoas. Quando colocadas perto de radiadores, as extremidades das folhas rapidamente começam a secar. Portanto, a umidade deve ser mantida em um nível não inferior a 60%. A planta deve ser pulverizada diariamente com spray de água macia.

Colocar pratos com flores em argila expandida úmida ajudará a manter o parâmetro no nível adequado. Você pode colocar a panela em uma bandeja grande e espalhar musgo esfagno umedecido com água.

Iluminação

O melhor local para a araruta em casa é uma prateleira localizada a uma distância de 1 a 1,5 m da janela leste ou oeste. No inverno, a panela pode ser movida para mais perto da fonte de luz. Essa planta tolerante à sombra precisa ser protegida da luz solar direta, colando uma película refletora no vidro ou instalando persianas.

Se não houver luz suficiente, os brotos podem se esticar, as folhas ficam menores. Tais sintomas são frequentemente observados quando cultivados nos peitoris das janelas do norte. Nesse caso, um phytolamp pode ajudar, que deve ser ativado todas as noites por 3-4 horas.

Rega

Umedecer o solo usando apenas água assente à temperatura ambiente. A flor de araruta em casa precisa de rega abundante. A planta sofre uma falta particularmente dolorosa de líquido no verão. Portanto, a superfície do substrato não deve secar completamente: sempre deve permanecer levemente úmida.

Como a estagnação da água leva ao apodrecimento das raízes, é melhor regar a “grama de oração” com frequência, mas em pequenas porções. No verão o procedimento é realizado 2-3 vezes por semana, no inverno - 1 vez em 6-7 dias. 35-40 minutos após a umedecimento, o líquido coletado na panela deve ser drenado.

Pote

É melhor escolher um recipiente de formato redondo, largo e não muito profundo. Em desenvolvimento, o arbusto crescerá gradualmente em diferentes direções. O sistema radicular não precisa de muito espaço; portanto, o vaso deve ser de tamanho médio.

É indesejável usar pratos de cerâmica, já que a umidade é retida pior do que no plástico. O solo seca muito rapidamente, o que a planta não gosta.

Fertilizantes e fertilizantes

O período de crescimento intensivo começa no final de fevereiro. A partir deste momento, você pode começar a aplicar gradualmente fertilizantes líquidos (1 vez em 3 semanas). Com o início do verão, a araruta é alimentada a cada 2 semanas. No outono, a introdução de nutrientes é novamente reduzida e no inverno eles são suspensos por 2,5 a 3 meses. Para uma flor, os fundos são adequados:

  • Kemira Suite
  • "Sonho de um botânico";
  • "Florika";
  • Fasco.

Na estação quente, os medicamentos são diluídos de acordo com as instruções. Em períodos de transição, é adicionado à composição duas vezes mais líquido do que o fornecido pelo fabricante do fertilizante.

Transplante

Cuidar da araruta em casa envolve atualizar periodicamente o substrato empobrecido. Nos primeiros três anos de vida, o arbusto deve ser movido para uma nova panela a cada primavera. Nesse caso, escolha pratos cujo diâmetro seja 3-4 cm maior que o anterior. Para comparar contêineres, basta colocar um dentro do outro.

Depois de remover o coma de terra, o sistema radicular é liberado do excesso de terra e cuidadosamente inspecionado para apodrecer. Se áreas danificadas forem identificadas, elas deverão ser cortadas. Uma camada de drenagem é colocada no fundo dos pratos novos, cuja espessura deve ser de 3 a 3,5 cm e depois polvilhada com um substrato.

A planta é colocada na "almofada" resultante verticalmente, após o que o espaço ao redor das raízes é preenchido com solo fresco.

O solo é cuidadosamente compactado com as mãos e, em seguida, a superfície é regada com água previamente preparada.

Poda

Maranta quase não precisa de um procedimento de poda. Pode ser necessário cortar fragmentos se forem detectados sinais de doença, deterioração ou secagem das partes aéreas. Alguns jardineiros não gostam de brotos alongados, eliminando a massa total, na qual estão localizadas 5-6 folhas.

No entanto, essa é uma característica do crescimento de algumas variedades de cultura. Se as placas estiverem saudáveis, é melhor instalar um suporte vertical do que removê-las.

Período de descanso

A fase começa no final de outubro e termina em fevereiro. O crescimento da araruta neste período do ano diminui. No inverno, reduzem a rega e protegem a colheita do ar seco causado pelo funcionamento das baterias de aquecimento.

A planta tolera bem baixas temperaturas, no calor, pelo contrário, ele se sente desconfortável. Portanto, para o "inverno", é melhor transferi-lo para uma sala fria.

É possível deixar a araruta sem sair de férias?

Como uma diminuição na concentração de vapor de água afeta negativamente as qualidades decorativas das folhas, é melhor pedir a alguém para ligar o hidratante todos os dias por 3-4 horas antes de sair. Se isso não for possível, você pode colocar um balde cheio de líquido ao lado das flores.

Evapora gradualmente, saturando o ar.

Também na véspera da partida, você pode fazer a limpeza com água.

A irrigação úmida é equipada para molhar o substrato. Um hidrogel também é adequado para esse fim. Este é um polímero capaz de absorver uma quantidade de água várias vezes superior à sua própria massa. É colocado em um líquido por 8 horas, depois deitado no solo e coberto com musgo por cima.

Propagação de araruta

Para obter novas cópias, não é necessário ir à loja. A propagação da planta pode ser feita de forma independente.

Reprodução de estacas de araruta

Este método é o menos traumático para a "grama de oração". Na presença de brotos alongados, eles podem ser usados ​​como estacas. As hastes adequadas são cuidadosamente cortadas com uma faca afiada. Na presença de um entrenó, o recorte é realizado 2 cm abaixo dele. O tamanho da alça deve ser de 10 a 12 cm.

As hastes são abaixadas na água para iniciar o processo de formação das raízes. O fluido deve ter temperatura ambiente. O recipiente está localizado longe da luz solar direta. Após o aparecimento das raízes, as mudas são plantadas em pratos cheios de terra, regados e cobertos com filme plástico. Em tal "estufa", eles são mantidos até aparecerem sinais de crescimento das partes aéreas da planta.

Alguns preferem enraizar brotos na areia molhada. A temperatura na sala com este método deve ser de 20 a 25 ° C. O processo durará cerca de um mês.

Reprodução de araruta, dividindo o mato

Este método é usado para o transplante de plantas de primavera. A planta extraída dos pratos é dividida em 2-3 partes iguais, dissecando os rizomas com uma ferramenta afiada. Os fragmentos são colocados em vasos individuais cheios de terra e regados com água de decantação. Antes do aparecimento de folhas jovens, é melhor cobrir os recipientes com celofane.

Doenças e Pragas

Na maioria dos casos, a "grama de oração" não causa problemas ao seu proprietário: é bastante resistente à infecção por doenças infecciosas. No entanto, é melhor que cada produtor tenha uma idéia dos possíveis problemas, para que, em caso de adversidade, eles possam ser localizados rapidamente.

SintomasRazões
As pontas das folhas de araruta ficam marrons
  • excesso de luz;
  • ar muito quente na sala;
  • baixa umidade;
  • aplicação desmedida de fertilizantes fosfatados.
Folhas caem
  • baixa temperatura;
  • cultivo em uma sala úmida e sem ventilação.
Folhas de araruta
  • rega esparsa;
  • exposição ao ar quente;
  • o aparecimento de pragas de insetos.
Perda de cor decorativa
  • substrato pobre;
  • alimentação rara;
  • estagnação de umidade na panela.
As hastes tornam-se lentas e secas
  • solo seco
  • baixa umidade.
Folhas de araruta são cobertas com manchas escuras
  • doenças fúngicas;
  • má drenagem.

Se as folhas da araruta ficarem pálidas, o motivo está no excesso de luz solar. É necessário transferir a planta para um local sombreado. As placas podem ficar amarelas quando o solo é alcalinizado. Para corrigir o problema, despeje o substrato com água levemente acidificada. O apodrecimento das raízes é observado quando se usa solo pesado muito denso durante o transplante. Placas de folhas jovens secam durante a rega desigual ou a sedimentação do parasita

Em geral, muitos problemas (retardo de crescimento, deformação das partes aéreas, perda de decoratividade) podem ser causados ​​por insetos. Na maioria das vezes, a "grama em oração" é atacada por cochonilhas, insetos, ácaros, tripes. Com cuidados inadequados, os sciarides se assentam na superfície do solo.

Tipos de araruta caseira com foto e nomes

O gênero Maranta inclui mais de 40 espécies. Considere o mais popular, que geralmente pode ser encontrado à venda.

Ponta tricolor, tricolor

As folhas ovais atingem um comprimento de 12 a 14 cm e as bordas das placas são verde claro, mais perto do meio ao longo de todo o comprimento são pontos pantanosos. Raios da mesma cor se estendem da veia central vermelha-vinho para os lados. As flores são roxas, pequenas. A altura do arbusto não excede 35 cm.

Araruta de veias brancas

Esta é uma planta baixa com folhas grandes (até 14 cm). A cor principal dos pratos é azeitona escura. A veia do meio é verde pálido, ao longo de todo o comprimento próximo a ela há manchas leves. Raios quase brancos divergem do meio do prato, para o qual a planta recebeu esse nome.

Maranta black Massange

As bordas das placas deste tipo de "grama de oração" são verdes. O núcleo das folhas é leve. Ao longo dela, há fileiras de manchas de cor marrom quase escura. A planta atinge uma altura de 25-30 cm.

Maranta Kerkhovina

Essa é a visão mais popular entre os jardineiros amadores. As placas das folhas têm uma cor verde uniforme, as veias não se destacam nelas. Ao longo de todo o comprimento, passe duas fileiras de manchas marrons de forma irregular.

Alguns consideram a araruta uma planta temperamental. Esta não é uma afirmação verdadeira. Observar os parâmetros acima não é nada difícil. É suficiente dedicar de 5 a 10 minutos diariamente à “grama de oração”, para deliciar o cultivador com uma folhagem exuberante e espetacular.

Agora lendo:

  • Saintpaulia - atendimento domiciliar, reprodução, foto
  • Afelandra - atendimento domiciliar, foto
  • Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Koleria - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
  • Aglaonema - atendimento domiciliar, foto

Pin
Send
Share
Send