Ficuses e orquídeas são conhecidos por todos, mas a flor de hoya permanece não muito famosa. Sua característica distintiva é que, olhando as folhas, parece que elas foram enceradas. Do que esta bela cópia ainda é boa - a resposta abaixo.
Hoya: assistência domiciliar
A planta pertence à família Kutrov, a subfamília Lastovnyh. A zona climática da China ou da Índia é excelente para a planta. Muitas vezes, uma flor cresce na Coréia do Sul e em algumas ilhas. Apesar disso, o hoya não é muito caprichoso para cuidar.
Flor de Hoya
Para informação! Às vezes, é chamado loya hoya, wax hoya ou ivy hoya.
Como cuidar de Hoya
Cuidar de uma flor de hoya carnuda em casa não é complicado. Esta planta é mais frequentemente usada como animal de estimação. Para ele e para outras espécies dessas plantas bonitas, alguns requisitos devem ser observados:
- monitorar a qualidade e a frequência da rega. A planta adora água, então você precisa regar a flor enquanto o solo seca na panela. No verão, a quantidade de água aumenta, diminuindo apenas em novembro. A rega mais rara no inverno. Após a irrigação, você precisa esperar até a camada superior do solo secar;
- a rega não deve ser feita com água fria. Ela se acomoda antecipadamente no peitoril da janela;
- você precisa escolher um vaso não muito grande para plantar uma flor. Não há requisitos especiais para a escolha do material de embalagem. Mais importante ainda, não deve ser tóxico;
Vaso para plantio
- a planta requer orifícios de drenagem no fundo do vaso e mistura de solo especialmente preparada;
- para o cultivo, a janela leste ou oeste é usada e, no tempo frio - a janela sul;
- a flor não deve ser frequentemente movida de um lugar para outro;
- A temperatura ideal é de 20 a 30 ° C, mas a sala deve ser ventilada.
Se você seguir estas regras simples, cultivar hoya se transformará em um verdadeiro prazer.
Métodos e características do plantio de hoya em casa
Você pode escolher qualquer vaso, mas é melhor escolher um em que sejam fornecidos orifícios de drenagem. Ao mesmo tempo, é necessário considerar o que é mais importante - obter brotos ou florescimento exuberante. Com base nisso, compre um pote grande ou um pequeno.
Ao plantar em uma panela grande, o crescimento da parte aérea será estimulado; em uma pequena, será melhor florescer. A diferença entre os vasos antigos e os novos deve ter alguns centímetros de diâmetro.
Propagação por estacas
Para o plantio, você deve preparar uma panela e ferramentas limpas para o trabalho, para que o último seja higienizado primeiro. A drenagem também deve ser preparada. É colocado como base do vaso com a primeira camada, para que as raízes da planta não estagnem na água.
Importante! A aterrissagem é realizada em solo solto de textura leve.
Como regra, relva, húmus e turfa são usados como solo em uma proporção de 3: 2: 2. Você pode adicionar uma camada de musgo para obter melhor umidade. A acidez do solo não deve ser superior a 6,5.
Ao plantar, a parte aérea é colocada no solo e fixada. Para fazer isso, você pode usar algo como um fio. É necessário aguardar a formação das raízes e só então romper a conexão com a videira principal.
Para propagação por estacas, você precisa de um galho com vários pares de folhas. As seções devem ser desinfetadas. A alça é colocada em água morna. Após o aparecimento de raízes fortes, é plantada no chão. A floração com esse método ocorrerá um pouco mais tarde (em alguns anos).
Poda de Hoya
Hoya Hoya não precisa de muitos pedaços. Se os galhos forem muito longos, eles devem ser encurtados um pouco e as folhas extras são cortadas por cima. As peças com flores não devem ser removidas. Para aparar, são usadas ferramentas usinadas especiais.
Fertilizantes
Ao plantar ou transplantar, uma pequena quantidade de carvão é adicionada ao substrato. Woody fará.
Importante! Durante vários meses após o plantio, a planta não deve ser fertilizada.
A cobertura é feita 2 vezes por mês. No inverno, isso não vale a pena.
Se houver dúvidas sobre a quantidade necessária para fertilizar as plantas, é melhor usar pequenas concentrações. É impossível exceder a norma. Ao alimentar fertilizante é usado para orquídeas.
As principais deficiências nutricionais da planta são fósforo, nitrogênio e potássio. A cobertura para plantas de interior mantém a proporção desses elementos. A fertilização deve ser regular.
Iluminação
A floração depende diretamente da luz, mas ao mesmo tempo a luz solar direta não deve cair no vaso. Depois de receber muita luz, a planta pode se queimar. Com uma pequena quantidade de luz, ele descarta os pedúnculos e não floresce após o descanso.
Opção de iluminação
Preste atenção! Se o lado estiver ensolarado demais, a hoya será ensinada a direcionar os raios gradualmente. Mas ainda é melhor dispersá-los, isso reduzirá a probabilidade de queimaduras.
Rega
A rega deve ser uniforme. A flor não tolera seca ou excesso de umidade. A principal garantia de sucesso é a regularidade da rega, mas você não deve seguir um cronograma específico. A rega é feita quando o solo fica seco.
Preste atenção! Se necessário, você pode organizar uma flor para um banho quente ou limpar as folhas com uma esponja úmida.
Por que as folhas de uma flor ficam amarelas
Se as folhas de hoya ficarem amarelas, é necessário ajudar urgentemente a planta. Para isso, a causa do amarelecimento é primeiro estabelecida, que pode ser várias:
- Estar nos horários de pico sob luz solar direta e quente causa amarelecimento da placa foliar. Manchas marrons são formadas por toda a área. Para algumas variedades, as manchas podem ser avermelhadas. Para eliminar, você precisa criar uma sombra parcial para esse período de tempo;
- O amarelecimento das folhas também pode ser causado por muita rega. Especialmente se for produzido após um período seco. Depois que a folha murchar e ficar amarela, ela cairá. Você pode salvar a planta apenas por transplante. O sistema radicular é limpo, as raízes são transplantadas somente após o tratamento em uma solução fraca de permanganato de potássio;
- folhas secas indicam que a temperatura do ar está muito alta. No entanto, pode ser normal, mas o ar está seco. Você não deve regar a planta com muita frequência, ela deve ser pulverizada para fora da pistola. Para hoya, a temperatura ideal é 20 ° C;
- se as folhas caírem, pode haver várias razões: janelas abertas em clima frio, falta ou alimentação insuficiente e pouca luz solar. Uma grande quantidade de umidade também pode afetar a alteração das condições de atendimento (por exemplo, a iluminação ou a temperatura foram alteradas);
- as pragas podem começar na flor. Nesse caso, vários pontos serão formados. Os métodos de ressuscitação dependerão da doença ou tipo de parasita.
Hoya: doenças e pragas
Flores de interior hoya suscetíveis a doenças e pragas, como todas as plantas:
- murchando. Ocorre devido a bactérias que retêm a umidade. A doença se origina do topo da planta, diminuindo gradualmente. O tratamento ajudará o tratamento com inseticidas;
- manchar. As bactérias também são uma fonte de formação. A folhagem morre e, antes disso, pequenas manchas se formam nela. A área do ponto aumenta, gradualmente a folha fica amarela. A mancha pode se parecer com vidro, ter uma textura a óleo. Um ambiente muito úmido irá agravar o problema. Como no primeiro caso, os inseticidas ajudarão;
- apodrecer. A fonte das regras de cuidados quebrados por podridão. Ele se espalha muito rapidamente. A doença não pode ser curada;
- antracnose. As folhas são as primeiras a serem afetadas. A doença se manifesta na forma de manchas de um tom amarelado. No estágio inicial, esse é um ponto pequeno, invisível a olho nu. À medida que a doença se desenvolve e o fungo se multiplica, as manchas crescem e se formam buracos. Excesso de umidade no ar quente é a fonte. Também é possível que a planta tenha sido pulverizada, mas o excesso de água não foi removido das folhas. Fertilizantes com elementos minerais ajudarão a corrigir a situação;
Podridão da raiz
- podridão cinza. Um revestimento branco se forma nas folhas e caules. Geralmente tem um tom cinza (às vezes esverdeado). A fonte de ingestão do parasita são as feridas não tratadas. À medida que a podridão se espalha, a planta morre. Não há cura;
- oídio. Surge como resultado da umidade excessiva do ar. A doença começa com manchas, que aumentam gradualmente de tamanho. Os pontos podem desaparecer, mas aparecem novamente. Se você responder prontamente, há uma chance de esfregar as folhas doentes. Em casos mais avançados, você terá que usar medicamentos especiais;
- estroma. Manchas pretas que afetam as folhas. Eles têm uma forma convexa e brilho característico. A causa da doença é uma violação dos cuidados. Sua aparência pode ser afetada por iluminação inadequada, umidade ou violações de temperatura. Para o tratamento, você precisa usar medicamentos projetados especificamente para todos os tipos de hoya.
Preste atenção! O cuidado adequado é crucial para todas as flores, e o hoya não é exceção. Observando apenas todas as regras, você pode cultivar uma videira bonita e bonita.