O luxuoso visual real de uma orquídea em flor dá às pessoas a alegria de contemplar o belo. A tristeza é causada por folhas lentas e caídas de uma flor. Surge a pergunta: as folhas da orquídea perderam turgor e rugas o que fazer?
As principais causas de perda de turgor
Sinais externos de perda de turgor foliar:
- letargia;
- franzindo;
- descoloração.
Flores de orquídea Phalaenopsis
Com o desenvolvimento desse processo, a folha é descartada, independentemente de sua localização no caule e na idade. Mais frequentemente, esse problema alcança jardineiros iniciantes, mas também é encontrado entre os amantes experientes de uma flor exótica.
Quando uma orquídea perde turgor deixa o que fazer? É necessário encontrar o motivo do aparecimento de folhas murchas e depois restaurar a flor.
Isso pode resultar em:
- apodrecimento do sistema radicular e sua morte devido à rega excessiva;
- rega insuficiente, que afeta os processos metabólicos da planta;
- infecções fúngicas e bacterianas;
- o transplante não é realizado após a compra - alta densidade de solo no tanque de transporte;
- colocando uma panela com uma orquídea perto de aparelhos de aquecimento ou em um peitoril da janela bem iluminado.
Umidade
A orquídea é muito sensível à quantidade e regularidade da umidade. Cultivadores inexperientes começam a regar a orquídea, como uma flor comum de interior, que muitas vezes leva à sua morte.
Importante! A orquídea não cresce no solo comum, mas em um substrato constituído principalmente por casca de madeira, que não acumula umidade e seca rapidamente. Para iniciantes, esse é um sinal incorreto para a próxima irrigação, que leva ao alagamento.
O grau de umidade do substrato na panela e o ar ambiente na sala devem ser mantidos em um nível constante favorável à Phalaenopsis.
O ar seco levará ao amarelecimento e à perda de turgor na orquídea.
No caso em que o substrato permanece seco por um longo tempo, o sistema radicular perde sua capacidade de absorver a umidade e suprir toda a planta. Isso leva à interrupção dos processos metabólicos dentro das células, o volume do citoplasma diminui e a pressão nas paredes celulares diminui. Isso afeta principalmente as folhas: elas ficam amarelas, perdem a elasticidade, ou seja, turgor.
A aparência da orquídea é influenciada pela umidade excessiva do solo, o que leva ao apodrecimento das raízes e, como resultado, a planta fica doente.
O resultado do alagamento é a podridão das raízes
Se, ao pulverizar uma orquídea, você não limpar as folhas e remover a água presa nas axilas das folhas, elas começarão a apodrecer.
Solo denso
O sistema radicular fornece todas as partes da planta com oxigênio, nutrientes e umidade no substrato. Com a falta de suas raízes, uma quantidade insuficiente de substâncias também entra nas folhas, e as folhas perdem turgor.
Deve ser replantado em 2-3 anos devido à compactação do substrato. Durante esse período, o substrato coalece e se torna mais denso, seus pequenos pedaços se tornam ainda menores e mais densos ao longo do tempo, o que leva à retenção de umidade nele e a uma diminuição no seu fluxo para a planta, enquanto o substrato está em decomposição.
As folhas da orquídea murcham e encolhem
O solo endurecido não permite que o ar passe para as raízes, cessa sua participação no processo de fotossíntese, o que leva ao enfraquecimento de toda a planta, enquanto as folhas parecem letárgicas e enrugadas.
Superaquecimento da raiz
A luz solar direta no vaso e a localização da orquídea perto de radiadores podem levar ao superaquecimento do substrato. Quando o substrato superaquece, a umidade evapora rapidamente e as raízes sentem falta de umidade.
Preste atenção! Para um estado confortável, o sistema radicular e a parte aérea da planta devem ter a mesma temperatura. Temperaturas diferentes levam ao fato de que a evaporação e absorção de umidade nas raízes e nas partes aéreas ocorrem em taxas diferentes, isso afeta negativamente a condição das folhas e de toda a orquídea.
Informações adicionais. No verão, quando a flor é instalada ao ar livre, é aconselhável enterrar a panela no chão ou cobri-la com uma camada de musgo para evitar que o substrato superaqueça pela luz solar.
E outros
Além dos motivos listados acima, existem outros fatores que afetam o turgor de uma orquídea:
- Acostume-se a novas condições de vida quando uma planta é transferida de condições úmidas de estufa para apartamentos com ar mais seco;
- O auto-rejuvenescimento natural da flor, em que ocorre uma diminuição do turgor das folhas inferiores, elas perdem sua vitalidade, tornam-se amarelas, flácidas, secam gradualmente e morrem;
- Remoção excessiva de raízes durante o transplante, o que leva à transferência de menos nutrientes e umidade do substrato através das raízes. A falta de nutrição afeta o funcionamento das células foliares;
- Violação das regras de atendimento e sua irregularidade;
- A introdução de excesso e alimentação frequente, que perturbam os processos metabólicos. O excesso de fertilizantes permanece em pedaços de substrato, nas paredes internas do vaso, nas raízes, o que pode causar ferimentos e causar queimaduras;
- Floração prolongada, esgotando a planta, quando a nutrição que falta para as flores é retirada das folhas;
- O acúmulo de poeira nas folhas reduz a absorção de luz, dificultando a fotossíntese. A camada superior da folha seca e enruga com o tempo.
Preste atenção! Para a cobertura, é necessário o uso de fertilizantes líquidos projetados para orquídeas. Observe a concentração de soluções de acordo com as instruções em anexo.
Informações adicionais. As instruções indicam a concentração para uma planta adulta. A concentração excessiva pode causar letargia das folhas, enquanto as deficiências nutricionais podem ser corrigidas pela alimentação suplementar.
Opções de recuperação do Turgor
Orchid perdeu turgor deixa o que fazer? Primeiro, examine cuidadosamente todas as partes da planta, verifique se o local de colocação da flor atende aos requisitos para o conteúdo das orquídeas.
Por sua vez, analise todas as opções possíveis para a perda de turgor:
- rega insuficiente e prematura;
- falta de pulverização;
- falta de nutrição;
- status do sistema raiz.
Como restaurar com sucesso o turgor foliar na orquídea Phalaenopsis é discutido abaixo. O regime de rega correto deve ser aplicado. Se, após algum tempo após a rega, a aparência da flor melhorar, esse foi o motivo. A pulverização levou ao aparecimento de elasticidade e brilho da folhagem - o fator é eliminado. Após a alimentação, as folhas têm uma aparência saudável, o que significa que a flor não possui nutrição.
Folhas afetadas da orquídea
Para verificar as raízes, você terá que remover a flor da panela, examinar cuidadosamente as raízes para detectar e remover podres e secos, tratando as fatias com canela em pó ou carvão. A presença de depósitos de sal dos fertilizantes é removida da mesma maneira. Você pode restaurar o sistema radicular mais rapidamente usando um estimulante para o crescimento radicular.
É necessário verificar o estado adequado do substrato, se não estiver em conformidade, substituí-lo por um novo. Mude o local de instalação da flor, se estiver intensamente iluminada pelo sol ou se estiver perto de aparelhos de aquecimento.
Informações adicionais. Durante todas as operações de verificação, é aconselhável limpar as folhas com uma solução aquosa de ácido succínico, você pode adicionar um pouco à água para irrigação.
Para devolver rapidamente o turgor e uma aparência saudável à flor:
- ácido succínico é adicionado à água, uma planta seca é baixada por um tempo;
- a planta afetada pelo alagamento é seca e colocada em um novo substrato.
Após o transplante
Se a orquídea adquirida não for transplantada imediatamente, isso geralmente leva à doença e à sua morte.
Preste atenção! A orquídea florescida comprada é transplantada imediatamente, sem esperar pelo final da floração.
Na maioria das vezes, o substrato da loja contém um pote de turfa ou um pedaço de esfagno compactado. Eles retêm bem a umidade, que mesmo sem rega pode causar apodrecimento do substrato e das raízes.
Embora externamente a flor pareça bastante saudável por algum tempo, o fungo já atingiu as raízes e outros tecidos. Restaurá-lo é uma ocupação trabalhosa e nem sempre bem-sucedida.
Se a flor foi transplantada a tempo e as folhas perdem a elasticidade e murcham, é necessário analisar o sistema de irrigação, verificar a ventilação e o tempo de secagem das raízes. A falha no sistema (rega frequente) causará degeneração gradual das raízes na parte central do tanque, como o ar é pior nele.
Tratamento e cuidados com orquídeas
Comprar uma planta saudável na loja não é tão comum. Normalmente, a flor comprada apresenta sinais de alagamento, apodrecimento das raízes e parte inferior do caule. Existem até sinais visíveis de doenças fúngicas e bacterianas.
A presença de manchas escuras e claras, listras nas folhas indica doenças de plantas.
As infecções virais são as mais perigosas e incuráveis, aparecem ao usar equipamentos infectados. Espécimes enfraquecidos por bactérias geralmente sofrem, isso ocorre muito raramente, mas leva à morte da flor devido à morte das raízes.
O aparecimento, além de manchas, de placas nas placas foliares indica doenças fúngicas que ocorrem com mais frequência quando a temperatura cai. Um excesso de umidade leva ao rápido desenvolvimento de micose, uma doença fúngica perigosa, no futuro infecções bacterianas se juntam a ela.
Doença da folha da orquídea
Com um teor seco, o desenvolvimento da micose é lento; se o crescimento e o crescimento das raízes forem mais rápidos do que o fungo se espalha, a orquídea poderá viver por muito tempo. O principal sintoma da doença é a rápida taxa de deterioração das folhas inferiores.
A principal maneira de combater a micose - medidas preventivas:
- após o transplante, tratamento obrigatório com antifúngicos;
- a exceção do uso de rega abundante com estagnação da água, chuveiro.
Se a planta ficar doente, é necessário realizar as mesmas operações que para a prevenção:
- reduzir a frequência de rega;
- reduzir a umidade do ar;
- use drogas antifúngicas.
Nesses casos, o uso de fungicidas com o corte obrigatório das áreas afetadas e o processamento de seções com canela ou carvão serão eficazes.
Outros meios, como o sulfato de cobre, são usados para combater infecções bacterianas.
As condições do apartamento são radicalmente diferentes de estufas e estufas. A flor comprada deve se acostumar e se acostumar em um novo habitat. Nesse momento, a orquídea pode perder 2 folhas inferiores e reduzir levemente o turgor no restante. Mas quando as raízes e folhas frescas aparecem, a orquídea assume uma aparência saudável.
Importante! É necessário monitorar constantemente as condições de toda a planta para não perder o momento do aparecimento de quaisquer desvios, pois os cuidados regulares em conformidade com as técnicas agrícolas não levarão tanto tempo quanto o período de recuperação de uma flor doente.
Ao transportar no inverno ou manter a orquídea a uma temperatura de + 16 ° C, é possível observar congelamento nas placas foliares na forma de manchas semelhantes a muco e geléia, que aumentam de tamanho. Para preservar a planta, é urgente começar a restaurar a flor.
Folhas e flor Frostbitten
Folhas com tais manchas não podem ser restauradas. Para que a mancha não entre no tronco, remova-a o mais rápido possível, para isso:
- faça uma incisão no final da folha;
- Puxe cuidadosamente as metades em direções diferentes;
- remova-os do tronco;
- o local da remoção é polvilhado com cinzas de madeira.
Essa remoção de uma placa folheada congelada não deixa resíduos que se decompõem sob a influência da umidade, o que permite salvar a orquídea.
A conformidade com as regras de cuidados e a implementação de técnicas agrícolas permitirá que você cultive uma flor que, por um longo período, decorará o interior da casa com suas flechas luxuriantes.