Cuidar de gladíolos no outono e preparar flores para o inverno: dicas para o produtor

Pin
Send
Share
Send

Para apreciar a beleza dos gladíolos por várias temporadas seguidas, o plantio requer atenção e cuidado. Na maioria das regiões da Rússia, o clima para essas flores é muito severo; portanto, antes da primeira geada, elas precisam ser desenterradas e armazenadas até a próxima primavera. Também é importante saber quais são os cuidados com os gladíolos no outono e sua preparação para o inverno.

Como cuidar de gladíolos no outono

A rega é combinada com o afrouxamento da camada superior do solo, a remoção de ervas daninhas e a picada de gladíolos

No outono, os gladíolos não requerem cuidados especiais. Apenas as variedades de floração tardia precisam ser regadas - pegue 1,5-2 baldes de água quente previamente defendida por metro quadrado de plantações. Juntamente com a rega, o solo superficial é afrouxado, capinando e cortando plantas. A rega é interrompida no início do outono antes de preparar os gladíolos para o inverno.

Uma vez por temporada (no início de setembro), as flores devem ser alimentadas com permanganato de potássio - 5 g de substância por balde de água. Tal cobertura não apenas fornecerá às plantações os nutrientes necessários, mas também servirá como uma desinfecção que destruirá microorganismos patogênicos e esporos de fungos.

Preparando flores para o inverno

Preparar gladíolos para o inverno inclui podar flores, desenterrar bulbos e armazená-los até a próxima temporada.

Jardineiros experientes também recomendam preparar o solo no outono e enriquecê-lo com substâncias úteis.

Gladíolos de poda

Antes do início das primeiras geadas, os gladíolos devem ser cortados para que não haja brotos com mais de 1-2 cm de comprimento na base, protegendo as lâmpadas destinadas ao armazenamento no inverno contra infecções por microorganismos patogênicos, além de oferecer a oportunidade de formar bem e reduzir o tempo de secagem do material de plantio. O procedimento é realizado com tesouras afiadas limpas pela manhã ou após o pôr do sol, e as demais partes dos pedúnculos devem desaparecer sob a massa de folhagem.

É permitido cortar a parte aérea dos arbustos imediatamente antes de cavar as lâmpadas ou depois, mas é melhor dar preferência à poda.

Desenterrar plantas

Você não pode usar esterco para alimentar os gladíolos - pode causar doenças fúngicas

Cavar bulbos cerca de um mês após o aparecimento das flores. Para fazer isso, você precisa de uma pá ou forquilha com dentes chatos, e o procedimento é melhor realizado em dias ensolarados - com umidade intensa, há o risco de pular lâmpadas pequenas. Você precisa cavar com cuidado, tentando não danificar os bulbos e os filhos da mãe. Cada pedaço de terra deve ser esmagado e verificado quanto à presença de bulbos, a ponta da ferramenta deve ser enterrada no chão, afastada dos arbustos, e o material de plantio escavado deve ser puxado pelas folhas.

Processamento

Depois de cavar as lâmpadas, elas precisam ser limpas dos resíduos do solo, separando as crianças de amostras grandes. Não se esqueça de dividir o material de plantio por tamanho e variedade - não é recomendável misturar diferentes tipos de culturas. Você pode deixar para o plantio subsequente apenas bulbos saudáveis ​​com mais de 4 anos, com a forma redonda correta - a altura e a largura devem ser aproximadamente as mesmas. Amostras danificadas, podres ou planas devem ser descartadas e substituídas por amostras mais antigas.

As lâmpadas selecionadas devem ser lavadas com água morna com a adição de desinfetantes (permanganato de potássio, Maxim, Khom ou sabão comum). Para determinar amostras de baixa qualidade que permaneceram após a rejeição, é necessário mergulhar as lâmpadas em um recipiente cheio de água. O material de plantio, adequado para armazenamento e plantio subsequente, afunda na água e restos inferiores na superfície.

Folhas após a coleta de bulbos de gladíolos destroem

O próximo passo é secar as lâmpadas. A uma temperatura de 30 ℃, leva vários dias, a 20 ℃ - cerca de um mês.

Para proteger as lâmpadas de secar e danificar, é melhor parafiná-las - abaixe-as em parafina derretida por vários minutos e depois deixe-as congelar.

Armazenamento de lâmpadas

Os bulbos de gladíolo preparados são armazenados em caixas de papelão ou redes para vegetais, distribuindo-os para que as amostras vizinhas não toquem. Sacos plásticos para armazenamento não são adequados, pois bloqueiam o acesso ao ar. Para protegê-los de fungos e umidade, você pode polvilhar o material de plantio com cinza de madeira ou seco, cunhado em pó e também trocar com dentes de alho. os recipientes são colocados em local fresco e com temperatura de 3 a 8 ℃ (geladeira, adega, alpendre envidraçado) e são periodicamente verificados quanto a podridão e danos.

Preparação do solo

No período de outono, você precisa preparar o solo para o plantio de gladíolos na primavera. O local precisa ser limpo de ervas daninhas, cavar duas baionetas e fertilizar, dependendo da composição do solo. Um substrato muito ácido pode ser melhorado com farinha de dolomita ou limão, húmus ou composto podem ser adicionados à areia. É útil alimentar o solo com misturas de fósforo ou potássio - cerca de meio copo de superfosfato por metro quadrado de terra e um quarto de xícara de cloreto de potássio ou sal de potássio.

Características do outono cuidam de gladíolos em diferentes regiões

A variedade mais despretensiosa para a Rússia central é uma erva-doce com casca

As lâmpadas de gladíolos são muito delicadas e não toleram baixas temperaturas, por isso é importante desenterrá-las antes que o solo congele completamente. Se o procedimento for realizado muito cedo, o material de plantio será mal formado e imaturo; portanto, pode não germinar na próxima temporada.

Você precisa se concentrar na variedade de flores e características climáticas da região. Os gladíolos devem ser escavados 30-50 dias após as inflorescências murcharem, mas não antes de um mês. Nas regiões norte, o procedimento é realizado no final de setembro, no sul - no início ou no meio de outubro.

Nas regiões sul da Rússia (Território de Krasnodar, Crimeia), as variedades de gladíolos resistentes ao gelo não podem ser desenterradas, mas cultivadas como plantas perenes. No inverno, elas são simplesmente cobertas por uma espessa camada de folhas secas ou galhos de pinheiro, mas em regiões com invernos rigorosos, podem congelar. As variedades de cultura resistentes ao frio incluem o tipo de flor bizantino e o tipo de azulejo.

As lâmpadas adequadamente preparadas são armazenadas sem problemas durante todo o inverno e, na próxima temporada, podem ser plantadas no chão e apreciar a beleza de flores exuberantes.

Pin
Send
Share
Send