Apesar de existirem variedades imunes de macieiras, na maioria das vezes você não pode derrotá-las com várias doenças e ataques de pragas. É uma pena que, depois de uma floração linda e exuberante, depois de algum tempo os ovários caiam ou os frutos se tornem vermes. E há casos mais graves - quando não apenas a colheita morre, mas também a própria árvore. Para evitar esse tipo de problema, você precisa saber como, como e quando tratar a macieira contra doenças e pragas.
Tratamentos preventivos
Para evitar possíveis doenças de macieiras e ataques de pragas, recomenda-se realizar tratamentos preventivos em tempo hábil.
Tratamentos de primavera
Este é o passo mais importante na luta contra doenças e pragas. É realizada no início da primavera, antes do inchaço dos rins, pulverizando as copas das árvores e o solo dos troncos de árvores com drogas potentes de ação universal:
- DNOC (permitido usar uma vez a cada três anos);
- Nitrafen (uma vez por ano);
- Solução a 3% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux.
Galeria de fotos: preparativos para a erradicação de tratamentos de macieiras
- O sulfato de cobre é um fungicida eficaz
- Nitrafen é usado para tratamentos de enraizamento.
- DNOC é usado uma vez a cada três anos
Processando o tronco de uma macieira com danos à casca
Às vezes acontece que a casca de uma macieira fica danificada. Isso pode ocorrer como resultado de poços de geada, danos por roedores, besouros, manuseio descuidado de ferramentas, etc. Nesses casos, limpe a ferida com uma faca afiada em tecidos saudáveis e desinfete com solução a 1% de sulfato de cobre (você pode usar peróxido de hidrogênio, álcool). Depois disso, deixe secar e cubra com uma camada de var do jardim.
Não é recomendável usar uma var de jardim, que inclua produtos petrolíferos - petrolato, querosene, gasolina, etc. Jardineiros experientes preferem composições protetoras baseadas em componentes naturais - cera de abelha, lanolina, resinas vegetais.
Alguns jardineiros usam uma mistura de esterco de vaca e argila vermelha em proporções iguais para proteger as feridas. Esta mistura é diluída com água até a consistência de creme azedo espesso e revestida com uma ferida. Em caso de grandes danos na área, você também pode enrolar um galho ou tronco com um pano de algodão.
Como processar macieiras cortadas com serra
Ao cortar, todos os cortes de galhos de serra com um diâmetro superior a 10 mm devem ser limpos com uma faca afiada e cobertos com uma camada de uma var.
E também para a proteção de cortes é possível usar tintas de jardim especiais em uma base acrílica.
Como remover musgo e líquen de uma macieira
Na casca de macieiras que crescem em locais sombrios e úmidos com uma coroa espessa, freqüentemente aparecem musgos ou líquenes. Sem entrar em detalhes de sua biologia, notamos que musgos e líquenes estão unidos pela ausência de raízes. Eles não podem ser atribuídos nem a doenças nem a pragas da macieira. Musgos e líquenes não se alimentam da casca, nem das folhas, nem dos frutos da macieira. A casca das árvores é para eles apenas uma plataforma de vida - eles recebem comida com poeira, água da chuva e como resultado da fotossíntese. Portanto, a macieira os prejudica apenas como resultado da criação de áreas úmidas na casca, onde pragas e fungos podem viver. Para se livrar de musgos e líquenes, você precisa:
- Espalhe filme, tecido, papel, etc. debaixo da árvore.
- Raspe cuidadosamente todos os crescimentos da superfície dos galhos e do tronco. Para fazer isso, use uma espátula, faca (com um lado rombudo), uma escova de aço, etc. Faça isso com cuidado, sem danificar a casca.
- Após concluir esta etapa, remova e queime o desperdício resultante.
- Pulverize a coroa, o tronco e os galhos com solução a 2% de sulfato de ferro.
- Branqueie o tronco e os galhos grossos com uma solução de limão triturado com a adição de 3% de sulfato de cobre.
Esses trabalhos devem ser realizados no outono ou no início da primavera, antes da brotação.
Vídeo: musgos e líquenes em árvores frutíferas
Como e como tratar uma macieira contra doenças
Na maioria das vezes, as macieiras são suscetíveis a doenças fúngicas. Menos comumente, bacteriano e viral.
Tratamentos contra doenças fúngicas
Essas doenças são causadas por vários fungos. Eles estão unidos por formas e meios de infecção. Os esporos do patógeno caem em várias partes da planta com correntes de ar, poeira, chuva, são introduzidos por insetos. Quando condições favoráveis (temperatura, umidade) ocorrem, elas germinam e o fungo inicia seu efeito destrutivo. Para prevenção e tratamento, são utilizados medicamentos combinados em um grupo de fungicidas.
Prevenção e tratamento da moniliose
Uma das doenças mais comuns. Na maioria das vezes, a infecção ocorre na primavera, quando as abelhas nas pernas entram nos esporos do fungo nas flores da macieira. Flores espantadas, brotos jovens, folhas. Tudo isso desaparece e parece estar carbonizado. Isso é chamado de queimadura monilial.
As partes afetadas da planta são removidas e destruídas, após o que são tratadas com fungicidas, por exemplo, Horus, Abiga-Peak, Topsin. Para evitar o problema, é melhor iniciar o processamento antecipadamente. Eles são realizados:
- Antes da floração.
- Após a floração.
- 10-15 dias após o segundo tratamento.
Se a doença não puder ser completamente curada ou a infecção ocorrer no verão, a moniliose afetará os frutos com podridão cinzenta.
Nesse caso, os frutos afetados são coletados e destruídos, após o que a coroa é pulverizada com a preparação Strobi, que interrompe rapidamente o curso da doença e também impede sua propagação. Mas você pode fazer isso não menos de 35 dias antes da colheita pretendida de maçãs. Se o prazo não for cumprido, antes da colheita, eles serão limitados ao uso do medicamento biológico Fitosporin, com um intervalo de 1-2 semanas. Este medicamento não é viciante e seguro para humanos.
Deve-se lembrar que os frutos podem apodrecer não apenas por moniliose, mas também por danos à pele causados por pragas, como a mariposa. Nesses casos, a podridão começa localmente em torno do local do dano. As medidas de controle de pragas estão descritas abaixo.
Galeria de fotos: fungicidas para macieiras
- Coro - um fungicida de amplo espectro
- Fitosporina não é viciante em fungos
- Os estroboscópios são usados para o tratamento de emergência da podridão de frutas e outras doenças fúngicas.
- Topsin protege a macieira dos fungos por 2-3 semanas
- Abiga Peak - fungicida de ação de contato
Vídeo: podridão de frutas
Tratamento fúngico da maçã
Às cascas da macieira, às vezes aparecem formações mofadas com natureza fúngica. O fungo cresce na casca e a destrói. Em casos avançados, cresce em madeira. Isso é especialmente observado quando há cortes de galhos não processados na árvore. Nesses casos, um buraco pode se formar como resultado da lesão. Você pode curar uma macieira a partir de um fungo na casca, independentemente do seu tipo:
- Limpe as áreas danificadas e remova as partes afetadas da casca e da madeira para tecidos saudáveis.
- Mergulhe a superfície da ferida com uma solução a 2% de sulfato de cobre.
- Trate a ferida com verniz de jardim ou RanNet.
Tratamento de câncer de maçã preta
O câncer preto (europeu) de macieiras geralmente ocorre em rachaduras na casca ou em cortes de galhos não tratados. Além disso, isso acontece apenas em plantas enfraquecidas e cuidadas. Macieiras saudáveis e fortes não são afetadas por esta doença. Os primeiros sinais disso são o aparecimento de manchas marrons na superfície dos galhos, após o que a casca racha, formando tubérculos pretos. Depois de algum tempo, os pedaços afetados da casca se quebram, expondo a madeira.
O tratamento do câncer de preto não é diferente do tratamento de qualquer outro fungo: limpar a ferida com casca e madeira saudáveis; tratamento com uma solução a 2% de sulfato de cobre; proteção var jardim.
Doenças bacterianas da macieira - prevenção e tratamento
A bacteriose (queima bacteriana) da macieira é causada pela bactéria Erwinia amylovora que nos é trazida da América. O agente causador penetra no sistema vascular da planta através de danos e tecidos rachados. Na maioria das vezes, a bactéria entra pelo pistilo de uma flor danificada pela moniliose e as duas doenças podem ocorrer simultaneamente. Para diagnosticar bacteriose, você precisa conhecer seus sintomas:
- Entre as veias das folhas aparecem manchas vermelhas.
- Os finais das sessões do ano em curso secam e desbotam.
- Devido ao aparecimento de descarga branca, a casca fica pegajosa. Depois de um tempo, o muco escurece.
- Os botões e flores secantes não caem, mas continuam a permanecer nos galhos e adquirem uma cor marrom escura.
- Os frutos enegrecidos e mortos também não se desfazem e ficam pendurados nos galhos por um longo tempo.
Os portadores da infecção são insetos sugadores. Portanto, tratamentos preventivos contra pragas e doenças serão eficazes contra doenças bacterianas. Antibióticos são usados no tratamento: Ampicilina, Fitolavina, Tetraciclina + Estreptomicina, Ofloxacina.
Doenças virais da macieira - prevenção
Vírus, como bactérias, são introduzidos na planta sugando insetos. Os vírus entram no sistema vascular da árvore através de danos, cortes, rachaduras. As doenças virais são conhecidas: mosaico, panícula (vassoura de bruxa), craqueamento de estrela (estrela) de frutas e outros. Não existem medicamentos que destroem vírus, portanto, apenas medidas preventivas são eficazes. Para aumentar a imunidade a vírus, é usada a pulverização de fitohormônios, por exemplo, Epin ou Zircon.
Galeria de fotos: doenças virais da macieira
- Mancha em mosaico de folhas de maçã é uma das doenças virais
- A panícula é popularmente chamada de vassoura de bruxa
- Quando rachaduras estelares, os frutos da macieira são cobertos com rachaduras grossas
Como e como tratar uma macieira contra pragas
Existem algumas pragas atacando a macieira.
Insetos nocivos
Na luta contra insetos nocivos, são usadas drogas do grupo inseticida.
Processamento de árvores de maçã
Se as maçãs da macieira acabassem de vermes, a mariposa trabalhava nelas. A mariposa é uma borboleta noturna cujas lagartas penetram nos ovários e nos frutos, onde se alimentam de sementes.
A borboleta põe ovos nas folhas jovens e nas flores das macieiras. É nesse momento que os inseticidas devem ser tratados (Decis, Fufanon, Iskra, Karbofos, Karate, Actellik). O primeiro tratamento é realizado imediatamente após a floração, depois mais dois com um intervalo de 10 a 12 dias. Assim, você pode se livrar da praga mesmo na fase de imago (borboleta) e impedir a postura dos ovos. Deve-se entender que quando as larvas que emergem dos ovos entram na fruta, será tarde demais para combatê-las.
Galeria de fotos: inseticidas populares para o tratamento de macieiras de mariposa e outras pragas
- Decis - um inseticida de amplo espectro
- Fufanon é um inseticida e acaricida.
- Efeito Double Spark protege contra as pragas mais conhecidas
- Karbofos - um repelente de insetos testado pelo tempo
- O karatê luta não apenas com insetos, mas também com carrapatos
- Actellic é eficaz contra carrapatos e outras pragas
Vídeo: processando a macieira da mariposa
Tratamentos da macieira do besouro
O besouro da flor (gorgulho) hiberna nas folhas e no solo caídos. No início da primavera, sobe à superfície e depois à copa da macieira. Sua fêmea roe brotos e brotos, e depois põe um ovo neles. As larvas que se arrastam para fora dos ovos comem as flores por dentro, após o que murcham.
O tratamento da primavera com inseticidas contra a mariposa é simultaneamente eficaz contra o besouro.
Combate aos pulgões
Os pulgões são pequenos insetos sugadores, geralmente localizados na parte inferior das folhas e alimentando-se de seu suco.
Como as formigas carregam pulgões na copa de uma macieira, é necessário, antes de tudo, combatê-las. Para fazer isso, você pode usar a ferramenta Inta-Vir, que também é eficaz contra muitas outras pragas (incluindo a mariposa e a minhoca). O próprio pulgão pode ser destruído com a mesma droga se já estiver assentado nas folhas da macieira.
Folheto
Borboleta borboleta voa em maio e põe ovos nas folhas jovens de uma macieira. Após 10 a 12 dias, pequenas lagartas (de até 10 mm) emergem dos ovos, que se alimentam das folhas, torcendo-as em um pedaço de formato irregular, coberto de teias de aranha. Muitos inseticidas são eficazes para tratamentos, incluindo os mencionados acima. Com prevenção oportuna, danos causados por pragas podem ser evitados.
Como se livrar do besouro da casca
O besouro da casca é um pequeno inseto voador (cerca de 4 mm). Na primavera, suas fêmeas roem longas passagens ramificadas sob a casca de uma macieira profundamente na floresta. Em cada turno, ela põe ovos, dos quais, após 10 a 12 dias, aparecem larvas sem pernas com mandíbulas poderosas. Durante a estação de crescimento, as larvas se alimentam de madeira e fibra, fazendo inúmeras e longas passagens. Normalmente, observe a presença de uma praga após a queda das áreas afetadas do córtex. Um jardineiro atento detectará um besouro da casca, tendo notado buracos voadores na casca com um diâmetro de cerca de dois milímetros. Ao lado deles é geralmente uma pilha de farinha de madeira.
Para combater o besouro, a pulverização com inseticidas é usada no início do voo dos besouros, que coincide com o final do florescimento da macieira. Os medicamentos mais eficazes:
- Confidor Extra;
- Calypso;
- Pirinex et al.
Existe um remédio popular para o tratamento de madeira de besouros e outros insetos à base de óleo diesel. Este produto de petróleo penetra nas menores fissuras e poros da crosta, o que garante sua alta eficiência. Isso é alcançado através da criação de uma película protetora na superfície que impede o acesso ao oxigênio. Como resultado, os insetos morrem. As receitas mais populares usando combustível diesel:
- Receita número 1:
- Dissolver 100 gramas de sulfato de ferro em um litro de água;
- adicionar à mistura resultante um litro de 10% de cal e dois litros de diesel;
- Com esta solução, o tronco e os galhos da árvore são pulverizados até acordar.
- Receita número 2:
- 20 partes de diesel + 20 partes de água + 5 partes de argila;
- esta solução pode ser usada durante a floração e a formação de frutos.
- Receita número 3:
- 10 partes de diesel + 9 partes de água + 1 parte de sabão em pó ou alcatrão;
- aplicação é semelhante à receita nº 2.
Se o besouro já penetrou profundamente na madeira, a extrusão de inseticida deve ser usada. Para fazer isso, eles são injetados nas aberturas de vôo usando uma seringa médica convencional. Para extrusão, são utilizadas as mesmas preparações que para a pulverização, mas sua concentração é aumentada para 0,1 ml da emulsão por 100 ml de água.
Carrapatos
Na maioria das vezes, um ácaro é visto na macieira, que se deposita na parte de baixo das folhas da macieira e se alimenta de seu suco. As folhas danificadas enrolam-se levemente e ficam cobertas de teias de aranha.
No início da primavera, para a prevenção de qualquer carrapato, incluindo os ácaros, os tratamentos profiláticos descritos acima com medicamentos potentes são suficientes. Em seguida, use acaricidas, por exemplo, Fufanon, Karate, Actellik. Como esses agentes têm um amplo espectro de ação, seu tratamento evita o ataque de muitas pragas de insetos. Esses tratamentos também são de natureza preventiva e são realizados três vezes: antes da floração, após a floração e 7 a 10 dias após o segundo tratamento. Processamentos adicionais são realizados conforme necessário - se forem detectados sinais de danos.
Roedores
No inverno, roedores - ratos de campo, lebres, freqüentemente atacam as macieiras. Árvores jovens com uma casca tenra e exuberante são particularmente propensas a isso. Obviamente, é melhor tomar medidas com antecedência para evitar tal incômodo. Para fazer isso, no outono, os troncos são caiados de branco com argamassa de cal ou tinta de jardim e também são amarrados com materiais de proteção - material de cobertura, filme, galhos de árvores, etc.
Mas se você ainda não conseguiu salvar a macieira, primeiro precisa avaliar a extensão dos danos. Se forem insignificantes, aplique as medidas usuais para tratar danos à casca e à madeira, descritos acima. Nos casos em que são encontradas lesões frescas e a casca ainda não conseguiu secar, aplique curativos médicos.
- Penso terapêutico com decocção de tília. Eles fazem assim:
- Duzentos gramas de tília seca (flores, folhas) são derramados com um litro de água fria.
- Coloque no fogo, deixe ferver e deixe ferver por 30 minutos.
- Arrefecer e filtrar através de uma camada de gaze.
- Eles impregnam uma ferida previamente limpa com uma decocção.
- Enfaixe a ferida com filme plástico até a queda.
- Duzentos gramas de tília seca (flores, folhas) são derramados com um litro de água fria.
- Atadura terapêutica com um falador. Um barulho grosso de argila e verbasco é aplicado à ferida, enfaixado com estopa ou outro tecido similar e coberto com argila por cima. No outono, o curativo é removido.
- Atadura médica com vitríolo azul. Prepare uma solução a 3% de sulfato de cobre, que impregna a ferida. Após a secagem, é enfaixada com filme plástico ou uma atadura de jardim. O curativo é removido no outono.
Quando processar uma macieira a partir de pragas
O tempo de processamento de pragas de maçã coincide com o tempo de tratamento de doenças. Os tratamentos de erradicação são realizados no início da primavera e / ou no final do outono. Os tratamentos preventivos contra formas voadoras de insetos são realizados antes da floração, após a queda das flores e após mais 1-1,5 semanas. Processamento adicional é realizado conforme necessário quando são detectadas pragas.
Preparativos para pulverizar a macieira
Para pulverizar as macieiras, remédios químicos, biológicos e populares são usados. Para a conveniência do leitor, resumimos todos os preparativos mencionados no artigo (e não apenas) em uma tabela.
Tabela: meios para pulverizar e processar macieiras
Droga | Quais doenças / pragas | Dosagem e administração | Duração da ação protetora, dias | O período de espera, dias | Número permitido de tratamentos |
Potentes Insectofungicidas | |||||
INFERIOR | Para tratamentos de enraizamento contra todas as pragas e doenças | Para a pulverização, 50 g da droga são diluídos em um litro de água e, em seguida, adicione água a 10 litros | 20-30 | - | 1 vez em três anos no início da primavera antes de brotar |
Nitrafen | 200 g por 10 litros de água | 1-2 vezes por ano no início da primavera e (ou) no final do outono em repouso | |||
Vitríolo azul | 300 g por 10 l | ||||
Fluido de Bordeaux | |||||
Uréia (uréia) | 50-70 g por 1 litro de água | ||||
Nitrato de amônio | |||||
Fungicidas | |||||
Refrão | Moniliose, oídio, crosta | 7 g por 10 l | 7-10 | 10-15 | 3 |
Topsin | 15 g por 10 l | 10-15 | 20 | 5 | |
Portões | Casca, moniliose, oídio, fungo de fuligem, mosaico | 2 g por 10 l | 7-10 | 35 | 3 |
Abiga Peak | Moniliose, oídio, sarna, manchas, ferrugem, bacteriose, etc. | 40-50 ml por 10 l | 15-20 | 20 | 4 |
Fitosporina (biofungicida) | Prevenção de todas as doenças fúngicas | 5 g por 10 l | 10-14 | 0 | Ilimitado |
Inseticidas | |||||
Decis | Muitos insetos, incluindo:
| 1 g por 10 l | 15 | 20 | 2 |
Fufanon | Chupar, roer, pragas complexas, bem como carrapatos | 1 ml por 1 litro | 14 | - | 2 a 3 semanas antes da floração |
Karatê | Carrapatos, vermes, mariposas | 4-8 ml por 10 l | 20 | 2 | |
Efeito duplo Spark | Pulgões, mariposa de codling, flocos de folhas, gorgulhos, minhocas, etc. | 1 comprimido por 10 l | N / a | ||
Actellic | Carrapatos, mariposa, besouros, moscas | 1 ml / l | 2 | ||
Karbofos | Carrapatos, pulgões, insetos que comem folhas | 90 g por 10 l | 20 | 30 | 2 |
Confidor | Insetos sugadores e roedores | 1-2 g por 10 l | 15-20 | 1-2 | |
Callipso | Vermes, besouros de flores, mariposas, insetos de escala | 2 ml por 10 l | 15-30 | 2 | |
Pirinex | Carrapato, mariposa da folha, pulgão, mariposa, besouro da flor | 1,25-1,5 l / ha | 14 | 1-2 | |
Inta-Vir de formigas | Formigas | 100 g por 500 m2 | 7-12 | - | N / a |
Equipamento de proteção | |||||
Garden Var | Proteção de cortes, feridas | Os meios estão prontos para uso. | - | - | Conforme necessário |
RunNo | |||||
Cal | Proteção da casca contra queimaduras, insetos | Dissolver cotão de cal em água para obter a consistência do creme de leite líquido | |||
Tinta para jardim | Pronto para usar tinta | ||||
Antibióticos | |||||
Ampicilina | Combate a doenças bacterianas | 1 ampola por balde de água | N / a | N / a | Ilimitado durante qualquer estação de crescimento |
Fitolavina | 20 ml por balde de água | 50 dias a +12 ° C; 10 dias a + 30 ° C | Cinco tratamentos com intervalo de duas semanas | ||
Tetraciclina + Estreptomicina | 3 comprimidos de tetraciclina e 1 comprimido de estreptomicina são diluídos em 5 litros de água | 10-15 | Três tratamentos: antes da floração; durante a floração; depois da floração | ||
Ofloxacina | 2 comprimidos por balde de água | Dois tratamentos: antes da floração; durante a floração | |||
Fitohormônios | |||||
Epin | Prevenção de doenças virais, aumento da imunidade | 2 ampolas por 10 litros | - | - | Dois tratamentos: antes da floração; depois da colheita |
Zircão | 40 gotas por 1 litro de água insistem por dia | - | - | Ilimitado, com um intervalo de 2-3 semanas | |
Remédios populares | |||||
Solução salina | De crostas e pragas | 1 kg por balde de água | 20 | - | 1 vez antes do início do exame |
Combustível diesel | De besouros e outros insetos | Diluir com água na proporção de 1 para 1 | N / a | - | Uma vez no início da primavera |
Sabão de alcatrão | Pulgões | 60 g por 10 l | N / a | - | Uma vez imediatamente após a floração |
Decocção de limão | Para o tratamento de feridas em casca e madeira | Veja acima | Temporada de verão | - | Conforme necessário |
Talker |
Processamento da Apple em várias regiões
Métodos, métodos de tratamento, medicamentos utilizados não dependem da região de cultivo da maçã. Eles serão os mesmos no Extremo Oriente, na Sibéria, na faixa do meio ou na Crimeia Ocidental. A única diferença é o tempo de processamento do calendário. É por isso que os vinculamos a certas fases do desenvolvimento da planta - um estado de descanso (antes do inchamento dos brotos), o período antes da floração, floração, deterioração das flores, estabelecimento e crescimento dos frutos e amadurecimento dos frutos. Portanto, as recomendações do material apresentado são aplicáveis a jardineiros de qualquer região.
Os tratamentos de maçã mais importantes são preventivos. Se o jardineiro realizar a erradicação da pulverização com medicamentos potentes, bem como tratamentos preventivos de primavera, isso certamente o salvará da decepção.