A groselha é uma das culturas mais amadas dos jardineiros; pode ser encontrada em quase todos os terrenos domésticos em todas as latitudes do nosso país. E não é apenas o sabor das frutas e os benefícios desta planta. As passas de Corinto são despretensiosas nos cuidados e, ao mesmo tempo, bastante produtivas. Mas às vezes percebemos que algo está errado com as folhas, frutos e galhos, o arbusto claramente não está se sentindo bem, é muito mais fraco e até morre com o tempo. Acontece que esses problemas não são incomuns e precisam ser resolvidos muito rapidamente.
Doenças da Groselha
Se você decidir cultivar groselhas pretas e vermelhas no local e plantar vários arbustos, precisará estar pronto para cuidar da planta na primavera, antes que os brotos comecem a florescer. Mas os principais sinais de infecção podem ser vistos apenas quando folhas cheias aparecem. É necessário observar os galhos antigos e os novos rebentos. Os jardineiros devem estar alertas para os seguintes danos visíveis:
- manchas marrons com um diâmetro de 2-3 mm nas folhas ou bagas que ficam brancas com o tempo;
- amarelecimento das folhas muito antes do início do outono;
- o aparecimento de manchas vermelhas convexas em uma placa de folha;
- revestimento branco ou marrom em folhas e frutas;
- secagem do mato;
- queda prematura das folhas.
Cada um desses sinais indica uma doença específica que você pode diagnosticar. Lembre-se de que algumas doenças são características apenas da groselha, outras afetam principalmente o vermelho e o branco.
Antracnose de groselha
A antracnose pertence a doenças fúngicas, seu agente causador é Colletotrichum orbiculare. Geralmente é detectado no verão, geralmente em julho, e os sinais iniciais de infecção são:
- a formação de manchas marrons e vermelhas nas folhas de até 1 mm de tamanho na forma de tubérculos;
- um aumento nesses pontos até a derrota de toda a folha;
- secagem e queda das folhas afetadas.
A doença pode afetar qualquer tipo de groselha, mas é especialmente característica do vermelho. Um perigo particular ocorre em períodos de chuva, quando o fungo se torna mais ativo. O agente causador é quase imune a baixas temperaturas, por isso sobrevive facilmente ao período de inverno nos restos de folhas e galhos.
Oídio
O culpado da derrota é Erysiphales marsupial. A doença é considerada rara, se manifesta mais perto do meio do verão e destrói todas as partes da planta enfraquecida - folhas, brotos, ovários e até frutos maduros. Sintomas de derrota:
- brotos brancos aparecem em brotos novos e lâminas de folhas;
- depois de um tempo, a placa fica marrom, compacta, sentindo-se ao toque;
- os brotos afetados são deformados, secos e morrem;
- placa se espalha em bagas que se desfazem sem amadurecer.
Ferrugem
A doença geralmente se manifesta desde o início da primavera até o outono. Existem 2 tipos de ferrugem que afetam as passas de Corinto.
- A ferrugem da bola é caracterizada pela manifestação de grandes pastilhas amarelas ou alaranjadas - cápsulas com esporos nas lâminas das folhas. Cai em plantas de jardim de junça com a ajuda do vento.
- Pequenos pontos amarelos na parte superior da placa indicam ferrugem colunar. Do interior da folha, nessas áreas, há crescimentos amarelo-vermelho contendo esporos do fungo. Com o tempo, eles se tornam como cabelos. No final da temporada, a folha abaixo é coberta com feltro denso. A doença cai nas plantações de jardins de coníferas próximas.
Reverso (terry groselha preta)
A doença causa o vírus, transfere-o para o mato de um carrapato nos rins. O vírus causa mutações na forma primária e infertilidade da planta.
A derrota é detectada pelos seguintes sinais:
- as folhas mudam de forma, aumentam, adquirem dentes afiados e perdem simetria;
- as chapas ficam com três lâminas (a forma usual tem 5 lâminas);
- a cor do verde se torna lilás-violeta;
- o número de veias por folha diminui;
- as flores se alongam, suas pétalas se tornam finas;
- o arbusto perde seu aroma característico e deixa de dar frutos.
A doença geralmente se manifesta com uma cultura de florescimento.
Secagem por brotação
A derrota ocorre devido à ação do fungo marsupial Nectria ribis. Provoca secagem e subsequente morte de galhos. É característico apenas para groselhas brancas e vermelhas. Os sintomas da infecção são os seguintes:
- brotos jovens e galhos velhos são cobertos com pontos vermelhos, que aumentam rapidamente e tornam-se tubérculos marrons volumosos;
- as formações posteriores ficam pretas (isso indica a maturação dos esporos);
- novos brotos são dobrados e perecem.
Mosaico às riscas
A doença afeta principalmente groselha preta. Você pode encontrar seus sintomas no início do verão: padrões amarelo-laranja aparecem ao redor das veias nas folhas.
Onda folha ondulação
Na maioria das vezes, a causa das doenças das plantas é a derrota do fungo Tafrin ou do vírus. Mas em groselhas de todos os tipos, o agente causador do encaracolado é principalmente pulgões.
A doença pode ser detectada pelos seguintes sinais:
- o prato da folha cresce desigualmente, engrossa em alguns lugares;
- as folhas assumem uma forma convexa-côncava ou ondulada, inchações vesiculares se formam sobre elas;
- com o tempo, as folhas começam a ficar vermelhas, podem secar e cair prematuramente.
Mancha branca da folha (septoria)
A doença é mais característica da groselha preta, mas pode afetar o vermelho e o branco. Distribuído no verão.
Sintomas de derrota:
- as folhas são cobertas com pequenas formações arredondadas e angulares de 2-3 mm a marrom;
- depois de um tempo, as manchas ficam brancas, uma borda marrom aparece (o período de maturação dos esporos dos fungos começa);
- manchas começam a aparecer nas bagas;
- as placas afetadas caem.
Maneiras de lidar com doenças comuns da groselha
Se você notar algum dos sintomas descritos, faça imediatamente o tratamento dos arbustos. Algumas doenças podem não causar danos significativos à planta, mas há aquelas que destroem todas as groselhas no local e se espalham facilmente para outras culturas de frutas e bagas.
Tabela: doenças da groselha, formas de combatê-las
Doença | Tratamento | Prevenção |
Antracnose |
|
|
Oídio |
|
|
Reverso (Terry) | Como a doença é viral, as plantas afetadas não podem ser tratadas. Os arbustos doentes devem ser completamente arrancados e queimados. |
|
Ferrugem |
|
|
Secagem por brotação | Inspecione cuidadosamente o arbusto, corte todos os galhos afetados e queime. Lubrifique os locais de cortes para desinfecção com a mistura Bordeaux e var. |
|
Mosaico às riscas | O arbusto afetado deve ser arrancado e destruído. Não sujeito a tratamento. |
|
Onda de folha |
|
|
Mancha de folhas |
|
|
Pragas da groselha e métodos para controlá-las
Além de doenças, os arbustos de groselha podem prejudicar significativamente vários insetos. Muitos deles, a propósito, são portadores de vírus e infecções - patógenos de doenças graves. Portanto, o controle de pragas de insetos é extremamente importante para todo jardineiro que se preocupa com suas plantas.
Mosca de groselha
Se você viu que as folhas dos arbustos de groselha branca e vermelha estão unidas quase às veias, tenha certeza: esse é o negócio dos pseudópodes de mosca-de-pés-pálidos. As larvas deste inseto atingem 1 cm de comprimento e sobrevivem ao inverno no solo a uma profundidade de cerca de 15 cm, envoltas em densos casulos da teia. Na primavera, as larvas se reproduzem e se transformam em borboletas bem a tempo de as folhas florescerem. Insetos adultos começam a reprodução, colocando ovos (até 150 peças de um indivíduo!) Ao longo das veias no interior da folha. Após 10 dias, as lagartas eclodem larvas verdes com uma cabeça marrom e 10 pares de pernas. Eles são tomados para comer folhas.
Por uma temporada, o vespão de pernas pálidas dá 2-3 gerações.
Para evitar a aparência de um inseto, cave o solo sob os arbustos todo outono. Isso não destruirá os casulos, mas eles serão movidos para uma profundidade maior e, na primavera, será muito mais difícil as borboletas virem à superfície. Além disso, você precisa remover manualmente os arbustos de larva durante toda a primavera e verão. Assegure-se de espalhar um jornal ou pano para que as larvas não entrem no solo.
Os inseticidas, por exemplo, a droga Spark, ajudarão a se livrar da mosca. A primeira pulverização deve ser realizada antes da floração, a segunda - depois dela, a terceira - após a colheita. Então você pode destruir todas as gerações da praga.
Folheto bienal
O dano às plantas não é causado pela própria borboleta da folha, mas por suas lagartas. Alimentam-se principalmente de brotos e bagas, e não apenas de todos os tipos de groselhas, mas também de uvas, espinheiro, viburno. Portanto, não coloque essas plantas no jardim próximas umas das outras.
É difícil encontrar pupas deste inseto: elas esperam o inverno nas fendas da casca, sob as raízes, entre as folhas mortas. As borboletas voam para o final da primavera e põem ovos nas passas de Corinto, em particular seus brotos, brotos e pedicelos.
Se você notar uma teia de aranha emaranhada nos gomos de groselha, significa que as lagartas já apareceram e começaram a se reproduzir. Cada indivíduo danifica cerca de 30 botões. Menos de 2 meses é suficiente para a segunda geração de borboletas aparecer. Põem ovos nas bagas formadas.
Para destruir as minhocas, pulverize os arbustos com inseticidas, de acordo com as instruções. Medicamentos comprovados, como Clorofos, Actellik, Gardona, Fosfamida, Antio, Ripcord. O primeiro tratamento deve ser realizado quando as borboletas voam, o segundo - com a aparência em massa de lagartas.
Fogo
Uma das pragas mais comuns das groselhas é o firetum. Suas lagartas comem bagas, enredando-as com uma teia. Devido a esse efeito, os frutos amadurecem prematuramente e secam rapidamente.
Você pode reconhecer vaga-lumes de borboleta pela cor de suas asas: as frontais são escuras, com manchas marrons e uma faixa transversal de cor marrom, e as traseiras são leves. Esses insetos aparecem na primavera e depositam ovos nas flores. Lagartas já são retiradas com o advento dos ovários, envolvendo-os com uma teia. Cada indivíduo pode danificar até 15 bagas. Com o fim do verão, as lagartas se escondem no solo, onde criam e sobrevivem ao inverno.
Para se livrar de uma fogueira, verifique regularmente os arbustos quanto a teias de aranha. Tudo o que encontrar, atire e destrua imediatamente. Após o término da floração, polvilhe a groselha com Karbofos ou Actellik. Se a groselha foi atingida por um caminhão de bombeiros no ano passado, seria aconselhável processá-la antes da floração.
No final do outono, remova todas as folhas e grama seca das plantações de groselha, cavando o solo. Você também pode mancar cada arbusto e cobrir a terra com uma camada de turfa ou composto de 8 cm de altura.Não engrosse as plantações, remova o mato em tempo hábil.
Recomenda-se combinar a destruição das armas de fogo com o tratamento de arbustos contra a antracnose.
Ácaro aranha
Espalhando na superfície inferior das folhas de groselha, o carrapato as cobre com uma teia de aranha e suga sucos. Isso causa amarelecimento e morte precoce das folhas.Primeiro, a placa da folha é coberta com pontos brilhantes, depois as áreas afetadas ficam descoloridas. A derrota do ácaro leva a uma diminuição significativa no rendimento e resistência do inverno da colheita.
Para livrar as groselhas dos ácaros no início da primavera, quando os brotos estão apenas começando a florescer, trate os arbustos com Karbofos, Akartan, enxofre coloidal, Metaphos. Se o arbusto já estiver severamente afetado, pulverize-o novamente pouco antes da floração. Se forem encontradas folhas torcidas amarelas, realize um tratamento adicional.
Observe que é recomendável alternar os meios de processamento, pois os carrapatos podem desenvolver imunidade a acaricidas.
Certifique-se de coletar e destruir as folhas caídas e a grama seca sob os arbustos, cavar cuidadosamente o solo. Tudo isso reduzirá significativamente a população de insetos. Como esta praga gosta muito de calor, em clima quente e seco, spray ou até arbustos de groselha por cima.
Ácaro de rim de groselha
Como o nome indica, esse inseto se instala em brotos de groselha, que são o alimento básico do inseto. Os rins afetados tornam-se arredondados e inchados. Você os verá depois que as folhas caírem. As folhas que aparecem na primavera do próximo ano são de forma irregular, de cor pálida e tamanho pequeno.
Frequentemente, carrapatos e pássaros se tornam insetos. Até o vento contribui para a expansão. Além dos danos causados, o carrapato é portador de doenças, por exemplo, terry.
Para evitar a propagação de carrapatos no local, considere cuidadosamente os arbustos de groselha. Todos os rins afetados precisam ser arrancados, cortados e destruídos.
Quando uma placa branca aparecer em rins velhos (isso indica a saída de carrapatos do lado de fora), trate os arbustos com preparações contendo enxofre. Para maior eficácia, repita a pulverização após 2-3 semanas. Use também a solução de Tiodan se encontrar botões inchados na primavera.
Tiro e folha pulgão fel
Talvez a praga mais comum das plantas de jardim visíveis a olho nu seja os pulgões. Duas espécies deste inseto são os principais inimigos das groselhas.
- O aparecimento de pulgões da vesícula biliar é indicado por inchaço vermelho ou amarelo nas folhas da groselha. Depois que o prato da folha escurece, seca e cai, enquanto os pulgões sugam todo o suco dele.
- Atire pulgão se alimenta do suco de ramos jovens de groselha. A partir deste efeito, os rebentos são deformados, seu crescimento é interrompido.
Assim que encontrar sinais de danos causados por pulgões, trate os arbustos de groselha com Karbofos ou Aktellik de acordo com as instruções da embalagem. Após 7 a 10 dias, a pulverização deve ser repetida.
Traça
O perigo não é a borboleta em si, mas suas falsas lagartas, que podem roer todas as folhas, deixando apenas as veias. No outono, eles se enrolam em um casulo de teia de aranha e caem no chão com folhagem.
Para proteger contra a mariposa e seus rastros, você pode aplicar a pulverização com qualquer inseticida. Realize o primeiro tratamento assim que os botões se abrirem, o segundo - no final das groselhas. Você também deve agitar os trilhos manualmente, depois de colocar um jornal ou pano embaixo do arbusto.
Vidro de groselha
Você pode reconhecer a caixa de vidro de groselha de borboleta pelas escalas de tom lilás-preto e listras transversais leves no abdômen. A envergadura é de 2,5 cm e a praga se manifesta no final de junho, 2 semanas após a groselha.
O fabricante de vidro come néctar floral e depois põe ovos nas rachaduras da casca. Destes, as lagartas brancas aparecem com o tempo, o que prejudica a planta roendo galhos no meio. Nas passagens formadas, eles invernam. Esse dano leva à secagem dos galhos, que podem ser vistos no final das groselhas ou no início do amadurecimento das bagas.
Para se livrar do vidro, borrife os arbustos de groselha com qualquer inseticida. Isso deve ser feito no final da floração. Apare os galhos danificados e infectados em tempo hábil, sem deixar tocos e cobrindo as feridas com var. Destrua as folhas caídas, remova a grama nas plantações e solte o solo. Verifique se a casca dos galhos não está danificada.
Currant Gallic
Várias espécies de mosquitos da galha (folha, broto e flor) afetam principalmente arbustos de groselha. A praga parece um mosquito marrom pequeno (cerca de 3 cm de comprimento).
- Mosquitos de galha foliar podem ser encontrados em folhetos jovens localizados no final de novos rebentos. As larvas aparecem no início da floração, imediatamente começam a comer placas de folhas não florescentes, fazendo vários buracos. As folhas são deformadas, escuras e secas. Os brotos param de crescer.
- O cume da galha pode ser encontrado em arbustos localizados em um local sombreado e úmido, em plantações espessadas. Fêmeas de adultos põem ovos no fundo das mudas, geralmente em fendas na casca. As larvas aparecem durante a floração, escondem-se profundamente sob a casca, formando colônias. Você reconhecerá as áreas afetadas pelos pontos escuros e afundados, que acabam se transformando em fendas profundas e largas. Os galhos de um arbusto infectado secam e se tornam quebradiços.
- O anão da galha da flor põe ovos durante a propagação durante os botões. Eles serão comidos por larvas que aparecem durante a brotação. Os cachos danificados de futuras flores ficam amarelos ou assumem uma tonalidade avermelhada, crescem muito e logo caem.
Para se livrar de qualquer tipo deste inseto, pulverize arbustos de groselha com Karbofos, Aktellik ou Rovikurt na primavera, até que os botões se formem. Além disso, outro tratamento será necessário após a colheita.
Durante o verão e o outono, inspecione os arbustos e corte no fundo todos os brotos danificados. No outono, cave o solo até a profundidade da pá. Ao cuidar de arbustos, tente não danificar a casca. Se isso acontecer, cubra os buracos com variedades de jardins.
Remédios populares contra pragas e doenças da groselha
Muitos jardineiros preferem usar remédios populares comprovados e métodos conhecidos por sua eficácia desde os tempos antigos.
- Prepare uma infusão de cinzas. Pegue um balde, despeje 1/3 de cinza nele e encha com água até o topo. Ferva por uma hora, coe e deixe esfriar. A infusão preparada pulveriza os arbustos afetados 3 vezes por estação.
- A infusão de verbasco também é frequentemente usada para pulverização. Você precisará de um terceiro balde de verbasco, que deve ser adicionado ao topo com água morna. Insista 3 dias e adicione mais 3 baldes de água, coe. Nos estágios iniciais da infecção ou para prevenção, basta pulverizar as plantas 1 vez, até que os brotos se abram. Se a doença for iniciada, faça o tratamento 3-4 vezes com um intervalo de uma semana, a última vez - 5 dias antes de colher bagas.
- Do oídio, bactérias e ovos patogênicos, larvas de pragas, pulverização de plantas com água fervente bem aquecida ajuda. É realizado imediatamente após a neve derreter e antes do inchaço dos rins. Encha a água fervente com um regador e despeje uniformemente sobre cada planta. Um arbusto adulto precisará de um regador cheio. O processamento repetido com água fervente não pode ser realizado; portanto, por conveniência, amarre os galhos do cordão para que o mato não seja maior que 70 cm.
Variedades de groselhas resistentes a doenças e pragas
O progresso não pára e, em nosso tempo, a seleção oferece aos jardineiros novas variedades de diferentes culturas, praticamente não afetadas por efeitos nocivos. A atenção dos criadores não ignorou as passas de Corinto.
Tabela: Quais variedades de groselhas resistem com sucesso a doenças e pragas
Nome da nota | Breve descrição | Doença, pragas, nível de resistência |
Groselha-preta Kipiana |
| Alta resistência ao oídio e ácaros renais, baixa resistência à antracnose. |
Binar de groselha |
| Boa resistência à antracnose e oídio, resistência relativa ao carrapato do rim. |
Groselha-preta Katyusha |
| Alta resistência à antracnose e oídio. |
Groselha preta Klussonovsky |
| A resistência ao oídio é alta, e o ácaro é relativo. |
Groselha preta Kupalinka |
| Boa resistência ao oídio, em relação ao carrapato do rim. |
Groselha holandesa |
| A variedade é resistente a todas as doenças causadas pelo fungo. |
Cascata de groselha vermelha |
| Imune a doenças fúngicas. |
Tentação da groselha |
| Boa resistência à mancha foliar e ao oídio. |
Galeria de fotos: variedades de groselha resistentes a doenças e pragas
- Bagas de groselha Katyusha têm um sabor agridoce agradável.
- Groselha holandesa despretensiosa, mas muito produtiva
- Variedade de groselha preta Binar de alto rendimento e resistente ao inverno
- A tentação da groselha é resistente a manchas de oídio e folhas
- Escovas enormes de groselha em cascata irão deliciá-lo com frutas suculentas
- A groselha Kipiana é resistente ao oídio e aos brotos
- Klussonovskaya variedade de groselha - um presente de criadores bielorrussos
- As bagas da groselha preta Kupalinka são muito grandes
Revisões de jardineiros sobre a proteção de passas de Corinto contra doenças e pragas
Eu defini como antrocnose - talvez esteja errado. Mas, pelas descrições em qualquer literatura hortícola, era mais parecida com ele, as folhas primeiro ficaram encaracoladas tuberosas, depois se enrolaram, entediaram e secaram. A mistura de Bordeaux ajudou, mas foi processada várias vezes antes da floração e, depois de colher as frutas, começou novamente. Se este ano será o mesmo - arrancar.
Moroz//www.websad.ru/archdis.php?code=401151
Minha filha e eu cortamos os "patetas" por dois anos seguidos, este ano já existem significativamente menos deles, cerca de 5 a 10 brotos por arbusto. Tão empiricamente estabelecido - AJUDA! A secagem ansiosa de galhos na minha groselha também é observada. Honestamente, nunca vi uma coisa dessas em toda a minha vida! Existe o desejo de cortar galhos, por precaução, eles parecem não ser residentes de qualquer maneira. Os arbustos no final de semana passado foram muito derramados, vamos ver o que acontece a seguir.
Residente de verão em Moscou//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t12270.html
Eu levantei essa questão porque tenho essa foto pelo segundo ano. No ano passado, não comecei a cortar galhos na esperança de que o mato voltasse a si. Como resultado, secou gradualmente quase todo, mesmo os galhos que ficaram verdes e começaram a florescer. No meio do verão, cortei o arbusto inteiro quase até a raiz; no final do verão, ele deu novos brotos, caso eu os processasse com o Inta-Vir mais perto do final do verão. Este ano é o mesmo. Parece algum tipo de doença fúngica! Este ano, cortei galhos secos, muitos novos cresceram em um arbusto e ele ficou preso, e os outros dois ainda permanecem secando, ficando amarelados e parece que eles não podem mais ajudar ... Eu já quero arrancá-los e plantar novos, mas em outro lugar!
Katerina L.//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t12270.html
Ele pode ser tratado com água fervente apenas no final de fevereiro - início de março, no início da manhã com geada. Em geral, é melhor usar pesticidas contra o carrapato do rim. Depois da floração, use remédios populares para uma praga como uma mariposa. Você pode plantar um arbusto de tomate ou jogar os enteados de um tomate. Após a colheita, mais algumas vezes devem ser gravadas antes do inverno. As chuvas lavam o tratamento na planta e serão danificadas pelo fogo.
Marinka//greenforum.com.ua/archive/index.php/t-1665.html
O sinal mais certo do aparecimento de um carrapato nos rins nos arbustos de groselha são botões fortemente inchados. Na primavera, esses brotos não florescem, mas apenas se soltam para que os rudimentos mutilados das folhas sejam visíveis no interior. Posteriormente, os rins danificados morrem gradualmente e secam, o que leva a perdas significativas nas colheitas. Cada rim inchado pode conter até vários milhares de carrapatos. Outro sinal de infecção dos arbustos com um carrapato nos rins é a cor e o formato alterados das folhas apicais, que se tornam mais escuras do que o normal, brilhantes, semelhantes a couro e deformadas. Os danos já são visíveis em julho - agosto. Todo jardineiro deve saber como lidar com um carrapato nos rins. Medidas de controle: início da primavera (antes que o carrapato deixe o carrapato do ano passado) cortando brotos infectados e queimando-os. Pulverização de passas de Corinto durante a ejeção de pincéis de flores com ISO de 2 graus ou uma suspensão de enxofre coloidal (75 g por 10 l de água). Após a floração, pulverize com caldo calcário a 1 grau ou uma suspensão aquosa a 1% de enxofre coloidal. A pulverização com 0,5% de éter sulfonato ou 0,3-0,4% de tediona durante a ejeção dos pincéis de flores e imediatamente após a floração também reduz o número de rins danificados por ácaros.
YanaM//greenforum.com.ua/archive/index.php/t-1665.html
Qualquer infortúnio que encontrar nos arbustos de groselha, não se desespere. A experiência e os conselhos ajudarão você a salvar as plantas junto com a colheita e continuarão a impedir a recorrência do problema. As passas de Corinto não são tão caprichosas, elas precisam de atenção e dos cuidados mais fáceis.