O que você precisa saber sobre abóbora e seu cultivo

Pin
Send
Share
Send

A abóbora pertence à mesma família das abóboras e abobrinha, bem conhecida por muitos jardineiros. Mas eles não podem se orgulhar da mesma popularidade que "parentes". Por alguma razão, a cultura é considerada cuidados caprichosos e exigentes, embora isso não seja de forma alguma verdade. Qualquer pessoa que cultivar abobrinha com sucesso receberá uma colheita de abóbora sem problemas. Entre a variedade existente de variedades, cada jardineiro pode encontrar a que mais lhe convém, com foco na aparência da fruta, produtividade, resistência ao gelo e outros fatores importantes.

Como a abóbora é e o que é útil

Patisson é uma planta espessa anual ou arbusto pertencente à família Pumpkin. Seus "parentes" mais próximos, abóbora e abobrinha, são muito conhecidos pelos jardineiros. A maioria dos botânicos considera a América do Sul o berço da abóbora, embora haja evidências de que essa planta foi cultivada no Egito antigo. Até agora, a abóbora não foi encontrada na natureza, então a questão permanece em aberto.

A Europa os conheceu durante a era das grandes descobertas geográficas. A fábrica foi trazida para sua terra natal por marinheiros espanhóis. O clima mediterrâneo chegou muito perto da cultura e rapidamente ganhou popularidade. Agora, a abóbora é quase parte integrante da culinária francesa. Até o nome comum vem do patê francês, que descreve a forma incomum da fruta. E a abóbora é freqüentemente chamada de "abóboras em forma de prato".

Um vegetal exótico chegou à Rússia no século XVII. Isso não quer dizer que a cultura se apaixonou imediatamente e para sempre; no entanto, depois de duzentos anos, a abóbora pôde ser encontrada até na Sibéria. Eles estão bem adaptados ao clima severo. Embora sua resistência ao gelo seja tal que a maioria das variedades não tolere nem mesmo uma diminuição de curto prazo na temperatura para valores negativos.

A planta é bastante compacta, os cílios são curtos. As folhas são grandes, ásperas ao toque, cobertas com "vilosidades" raras. As flores são solitárias, amarelas douradas, em forma lembram um sino. Eles são do mesmo sexo, portanto, para que os frutos comecem, a planta precisa da "ajuda" de insetos ou de um jardineiro.

Os arbustos de abóbora são geralmente bastante compactos

O fruto da abóbora é abóbora. O peso varia de 250 a 300 g a 800 a 1000 g, diâmetro - de 7 a 10 cm a 25 a 30 cm. Não hesite em colher. Quanto maior a abóbora se torna, mais sua pele fica mais grossa. A polpa torna-se algodoada, quase sem gosto. Tais amostras só podem ser usadas para coletar sementes, se a variedade cultivada não for um híbrido.

As flores da abóbora são do mesmo sexo, a polinização é impossível sem ajuda externa.

Na maioria das vezes, a pele é pintada de branco, alface ou verde escuro. Mas os criadores produziam abóbora amarela, laranja, roxa e malhada. A forma da fruta se assemelha a um prato ou tigela. A polpa é macia, com um leve sabor a noz. Embora alguns gourmets digam que o sabor da abóbora os lembra de aspargos ou alcachofras.

As variedades selecionadas de abóbora diferem principalmente na cor da pele e na forma do feto

A abóbora é amplamente utilizada na culinária. Eles podem substituir a abobrinha em qualquer receita. A forma incomum da fruta a torna ideal para recheio. A abóbora madura e os jovens vão à comida. O último geralmente pode ser comido cru. São os frutos com idades entre os 7 e os 10 dias que atingem um diâmetro de 5-7 cm, sendo os mais valorizados pelos chefs profissionais. Eles também são cozidos, fritos, em conserva, salgados.

Abóbora recheada com carne, legumes, arroz, a forma da fruta é muito conveniente

A abóbora não é apenas saborosa, mas também saudável. A polpa é rica em pectina, fibra, proteína, ácidos graxos insaturados, glicose e frutose. É rapidamente absorvido e ajuda a digerir alimentos mais pesados. Entre os oligoelementos, pode-se notar a presença de potássio, fósforo, magnésio, cálcio, cobre, ferro, zinco, cobalto e sódio. O conteúdo de vitaminas dos grupos B, C, E, PP supera abóboras e abóboras. Variedades com cascas amarelas são ricas em carotenóides e luteína. Este antioxidante natural ajuda a melhorar a composição do sangue (especialmente com deficiência de hemoglobina), reduz o colesterol e tem um efeito benéfico na visão.

A dieta da abóbora é conhecida e comprovadamente eficaz. Seu principal produto pode ser facilmente substituído por abóbora. Eles também são baixos em calorias. Os nutricionistas recomendam consumir frutas para a prevenção de doenças do sistema cardiovascular, normalização do intestino e problemas renais e hepáticos. Squash é hipoalergênico, purê deles é adequado, mesmo para crianças pequenas. A única contra-indicação é a intolerância individual.

As sementes de abóbora para lecitina podem ser comparadas com os ovos. É uma fonte valiosa de proteína para vegetarianos. O pó deles ajuda a normalizar a atividade dos sistemas endócrino e nervoso. O suco remove efetivamente o excesso de sais e líquidos do corpo. Seu uso regular é uma prevenção eficaz da doença renal. Um bom laxante diurético e de ação leve é ​​a polpa amassada.

A polpa da abóbora é muito boa para a saúde e suas sementes também são usadas na medicina popular

Distinguir a abóbora da abobrinha é bastante simples. Basta olhar para as frutas. Se falamos de diferenças menos visíveis, os arbustos de abóbora são mais compactos, as folhas são menores. A polpa dos frutos é mais densa, tem um sabor rico e pronunciado. Mas a abobrinha supera muito a abóbora em produtividade e precocidade.

Vídeo: abóbora e seus benefícios para a saúde

Variedades populares entre jardineiros

Patisson é uma cultura popular entre criadores. Eles criaram muitas variedades e híbridos, diferindo principalmente na cor da pele e na forma do feto.

Na maioria das vezes, as seguintes variedades de abóbora são cultivadas:

  • Branco 13. Uma variedade de maturação média, criada em meados dos anos 60 do século passado. Ainda é considerado um dos melhores para o cultivo sem abrigo. Difere na despretensão na partida (mesmo no contexto de "parentes") e na resistência ao gelo. Produtividade - 3-5 kg ​​por arbusto. Uma abóbora totalmente amadurecida pesa 400-500 g, frutos jovens - 90-100 G. Em forma, eles se assemelham a um prato, "cravo" ao longo da borda são fracamente expressos. A pele é branca ou salada pálida, brilhante. Os frutos amadurecem 65-70 dias após a emergência.
  • Guarda-chuva Série inicial. A colheita amadurece em 45-50 dias. Você pode contar com 4-5 kg ​​/ m². A planta é bastante poderosa, semi-arbusto. A fruta parece um sino, a superfície é levemente montanhosa. A pele é esbranquiçada ou esverdeada. É fino, portanto, os frutos não diferem em leveza e transportabilidade. A massa média de abóbora é de 300 a 400 g, o diâmetro é de 10 a 12 cm.
  • Dirija. Os frutos são colhidos 40-50 dias após a emergência. Em forma de disco de squash, com uma divisão pronunciada em segmentos, os "dentículos" ao longo da borda são quase invisíveis. O peso médio é de 350-400 G. A pele é branca. A polpa é de densidade média, não particularmente suculenta. As frutas são bem armazenadas, podem durar até meados do inverno. Uma desvantagem significativa é a tendência a ser afetada pelo oídio.
  • Cheburashka. Uma das primeiras variedades, desde o surgimento de mudas até os frutos que atingem a maturidade técnica, leva 39 dias. A planta é poderosa, forma até oito chicotadas. A massa do feto é de 200 a 400 g, o diâmetro é de 9 a 10 cm, a pele é branca e fina. A carne é branca como a neve, de textura macia e suculenta. É apreciado por sua maior resistência ao gelo, sabor, amadurecimento em massa de frutas.
  • Fuete. Variedade meio-precoce, os frutos amadurecem em 50-55 dias. Os frutos são unidimensionais, simétricos, em forma de prato com borda "ondulada". Peso - 280-300 G. A pele é laranja-dourada, fina, mas forte. A polpa é branca como a neve, densa. A variedade se destaca com uma boa qualidade de conservação.
  • O sol A estação de crescimento é de 58 a 70 dias, depende do clima. O arbusto é muito compacto, ligeiramente ramificado. A fruta é em forma de prato, com uma borda "recortada". Peso - 250-300 G. À medida que amadurece, a cor da pele muda de amarelo pálido para laranja brilhante. A polpa é densa, bege cremosa, muito saborosa. As plantas extremamente raramente sofrem de mofo verdadeiro e felpudo.
  • UFO laranja. Série inicial. A planta é compacta, espessa. A massa do feto varia de 280 a 300 g a 500 G. A pele é amarela pálida, brilhante. O sabor é excelente. O rendimento médio é de 3-5,5 kg / m². Existe uma variedade de OVNIs, branca, que não difere praticamente em nada, exceto pela coloração da pele.
  • Chunga Changa. Uma variedade inicial caracterizada pela resistência ao gelo. A planta é compacta. Os frutos amadurecem em 42-45 dias. A pele é de cor verde escura saturada, a carne bege cremosa, suculenta. O peso médio é de 400 a 450 g, em forma de disco, com uma borda "recortada". A variedade é notável por boa imunidade.
  • Puxa. Os frutos amadurecem em 45-50 dias. O arbusto é compacto, as folhas são pequenas. As frutas são malaquita escura, quase preta. Divisão explicitamente expressa em segmentos. A polpa é branca como a neve, densa, não particularmente suculenta. A massa média de abóbora é de 150 a 250 g e a produtividade é de 1,3 a 4,2 kg / m². Depende da tecnologia agrícola, a variedade é bastante exigente no atendimento.
  • Bingo Bongo Uma variedade precoce com frutos azuis-violeta incomuns. Eles têm formato de disco, quase sem "dentículos". O arbusto é notável por sua taxa de crescimento, mas é bastante compacto. A colheita amadurece em média 40 dias.
  • Polo Abóbora madura precoce. A massa média da fruta é de 300 a 400 g, e a planta é compacta. A fruta tem a forma de um prato, a cor da pele varia do verde leitoso à salada. A polpa é branca como a neve, não muito densa. A variedade é valorizada por seu alto rendimento consistente (8,8 kg / m²) e resistência ao míldio.
  • Coelho ensolarado. Variedade precoce, o amadurecimento leva 42-46 dias. Frutas na forma de um disco, a pele é amarela escura, a polpa é laranja cremosa. O peso médio da abóbora é de 150 a 250 G. A variedade é apreciada pela apresentabilidade e sabor da fruta, bom rendimento (4,5 kg / m²) e resistência ao oídio.
  • Melancia F1. Híbrido no meio da estação, distinto pela coloração colorida original da fruta. Na pele, alternam-se faixas longitudinais claras e verdes escuras. À medida que amadurecem, a abóbora na forma de um disco "arredonda", tornando-se ainda mais como melancias. O peso médio da fruta é de 300 a 450 g, e a planta é poderosa, com ramificações intensivas.
  • F1 Chartreuse. Amadurecimento precoce híbrido, distinto pelo sabor da fruta. A pele é verde escura, às vezes com listras e manchas branco-amareladas ou saladas, polpa de salada. À medida que amadurece, gradualmente embranquece. O diâmetro do feto não é superior a 3 cm, peso - 50-70 g.
  • Leitão. Abóbora madura, amadurece em média em 50 dias. A pele é verde leitosa, suave. O peso médio é de 225 g. O sabor não é ruim, mas o rendimento é de apenas 1,5 kg / m². No entanto, a variedade tolera muito bem a seca.
  • Sunny Delight. Uma variedade precoce de abóbora da Holanda. Frutos de uma forma típica de cultura, a pele é amarela, brilhante, a polpa é branca. Peso médio - 80-100 G. Apreciado por excelente sabor, alto rendimento (até 16,5 kg / m²) e boa qualidade de conservação. A frutificação dura quase até a primeira geada, as plantas toleram bem a seca.
  • Mini bebê. A planta é compacta, as folhas são pequenas. O diâmetro do feto é de 3-5 cm e a colheita amadurece em 50 dias. Você pode contar com 3-5 kg ​​do mato. A pele dos frutos em forma de disco é verde pálido, a polpa é quase branca.

Galeria de fotos: variedades de abóbora populares entre jardineiros russos

Cultivo de mudas de abóbora

Na maioria das vezes, os jardineiros, para obter uma colheita de abóbora o mais cedo possível, cultivam essa cultura com mudas. Este método também é praticado em regiões temperadas, onde os curtos verões são imprevisíveis em termos de clima.

Antes do plantio, a preparação de sementes pré-plantadas é obrigatória. Isso também se aplica àqueles que serão plantados imediatamente no jardim. O tratamento estimula o aparecimento de mais flores femininas. Primeiro, as sementes de um dia são embrulhadas em tecido umedecido com uma solução de qualquer bioestimulante, impedindo que seque. Em seguida, são lavados e mantidos por mais dois dias em local quente, envoltos em gaze umedecida com água comum. O aquecimento das sementes leva menos tempo - elas são imersas em água quente (50-60ºС) por 5-6 horas ou mantidas no forno, aquecidas à mesma temperatura. Outra opção é a chamada terapia de choque. Durante uma semana, as sementes enterradas na areia úmida são colocadas na geladeira durante a noite e durante o dia são colocadas no parapeito da janela iluminadas pelo sol.

Sementes de abóbora precisam de tratamento pré-implantação

A abóbora é muito suscetível a doenças fúngicas, portanto, imediatamente antes do plantio, as sementes são gravadas por 15 a 20 minutos em uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio ou qualquer fungicida de origem biológica (Bayleton, Alirin-B, Ridomil-Gold). Em seguida, eles são lavados em água fria e secos em um estado friável.

As sementes para mudas são plantadas na segunda quinzena de abril. Melhor imediatamente em pequenos vasos de turfa, colher e transplantar a cultura não tolera muito bem.

  1. Os tanques são preenchidos com uma mistura de húmus e solo universal para mudas (1: 1). As sementes atingem uma profundidade de 3-4 cm. O substrato é regado moderadamente, os vasos são cobertos com um filme ou vidro.
  2. Até que as mudas apareçam (leva de 7 a 10 dias), elas são mantidas no escuro a uma temperatura de cerca de 30 ° C. Assim que as sementes germinam, o abrigo é removido, e é reduzido para 22-24 ° C durante o dia e 18-20 ° C à noite. Mudanças repentinas de temperatura para mudas são muito prejudiciais.
  3. Mudas de 10 a 12 dias são alimentadas com uma solução de superfosfato simples (3-5 g por litro de água). As mudas são regadas com moderação, a cada 3-4 dias. Caso contrário, a abóbora pode apodrecer.
  4. Uma semana antes do plantio, as mudas são pulverizadas com uma solução de uréia ou outro fertilizante contendo nitrogênio para aumentar sua imunidade. Então eles começam a endurecer, estendendo gradualmente o tempo gasto ao ar livre de 2 a 3 horas para 8 a 10 horas. A janela na sala onde as mudas não estão fechadas à noite.

O cultivo de mudas de abóbora permite que você colha mais cedo

As mudas estão prontas para o plantio no solo em 25 a 30 dias, no final de maio ou no início de junho. Eles devem ter no mínimo 2-3 folhas verdadeiras. As mudas são plantadas em buracos com cerca de 15 cm de profundidade, a distância entre eles é de 70 a 80 cm.O momento ideal para o procedimento é de manhã cedo ou à noite após o pôr do sol.

Os poços são bem derramados com água. No fundo, coloque um punhado de húmus, uma colher de sopa de cinzas de madeira peneirada e um pouco de casca de cebola.As mudas são plantadas juntamente com um pote de turfa ou com um pedaço de terra, enterrado nas primeiras folhas do cotilédone. O solo é cuidadosamente compactado, as mudas são regadas novamente, gastando cerca de 1 litro de água por planta. Até a polpa ser movida, é aconselhável protegê-los da luz solar direta, construindo uma cobertura temporária de qualquer material de cobertura branca.

Abóbora plantada no chão, aprofundando-se nas primeiras folhas do cotilédone

Plantando sementes em campo aberto

As sementes de abóbora podem ser plantadas imediatamente em campo aberto. Mas esse método é praticado principalmente nas regiões sul com clima quente. Em todo o resto da Rússia, a colheita pode simplesmente não ter tempo para amadurecer se o clima durante o verão estiver frio, nublado e chuvoso.

Para o jardim, eles escolhem um local aberto e bem iluminado pelo sol. As águas subterrâneas não devem ficar mais próximas da superfície do que 1,5-2 m. O substrato é desejável, fértil, mas leve, solto. A melhor opção é barro. A abóbora não cresce em substrato salino ou acidificado, assim como em solo mais parecido com um pântano.

A cama de squash deve estar bem iluminada pelo sol

Os "predecessores" no jardim estão felizes com qualquer cultura, com exceção das plantas da família Pumpkin. É melhor colocá-los longe do plantio de abóboras e abobrinha. Essas plantas são facilmente polinizadas. É completamente impossível prever o que exatamente amadurecerá no mato.

O site está sendo preparado desde o outono. Isso também se aplica ao jardim em que se planeja plantar mudas de abóbora. Eles escavam o solo, aplicando simultaneamente fertilizantes de húmus (5 l / m²), fosfato (15-20 g / m²) e potássio (8-10 g / m²). Se o solo for ácido, adiciona-se farinha de dolomita, casca de ovo em pó ou cal abatida.

Húmus - um remédio natural para aumentar a fertilidade do solo

Na primavera, algumas semanas antes do plantio, o solo está bem solto, o canteiro é derramado com uma solução de qualquer fertilizante complexo para hortaliças. O solo a uma profundidade de 10 a 15 cm no momento do plantio deve aquecer até um mínimo de 15º. Em regiões com clima subtropical, as sementes de abóbora já podem ser plantadas no final de abril ou nos primeiros dez dias de maio. Nos subúrbios e na zona central da Rússia, esse período passa para a segunda metade e nos Urais e na Sibéria terá que esperar até o início de junho. Sementes plantadas em solo não aquecido provavelmente apodrecerão.

Sementes de 1-2 peças são plantadas em poços com um intervalo de 70-80 cm, aprofundando em 5-8 cm. Eles são polvilhados com húmus por cima, moderadamente regados. O solo é cuidadosamente compactado, o leito é apertado com filme plástico antes da emergência. Mudas na fase da segunda folha verdadeira são afinadas, deixando uma, a planta mais poderosa e desenvolvida no buraco. O resto é cortado com uma tesoura.

Ao plantar sementes de abóbora em campo aberto, você também deve manter o intervalo entre as plantas

Dicas sobre cuidados com as culturas

Cuidar da abóbora não é mais difícil do que a abóbora. Mas, além de regar e alimentar, eles precisam da "ajuda" do jardineiro para a polinização. Os insetos também carregam pólen, mas você não deve confiar muito neles, especialmente se o tempo estiver frio e úmido. Para atrair abelhas e abelhas para a trama, as gemas são pulverizadas com mel ou xarope de açúcar diluído em água (20-30 ml por litro).

Jardineiros realizam a polinização da abóbora manualmente

As flores femininas são facilmente distinguidas das flores masculinas pela presença de um ovário de frutas na base do broto. Para a polinização em uma flor masculina, você precisa cortar as pétalas e segurar o pilão várias vezes nos estames. Até o pólen é transferido usando uma escova macia ou uma almofada de algodão. A polinização é realizada exclusivamente em clima seco.

A flor de abóbora feminina pode ser distinguida pela presença de ovário de frutas

O canteiro do jardim deve ser arrancado e solto regularmente, mas com muito cuidado. O sistema radicular das plantas é superficial. É aconselhável a cobertura do solo. Isso ajudará a reter a umidade do solo, impedirá a invasão das ervas daninhas e a proteger as raízes do ressecamento.

Se a floração da abóbora for prolongada, jardineiros experientes recomendam cortar 1-2 das folhas mais antigas do mato. Após 4-5 dias, o procedimento precisará ser repetido. Passe-a de manhã cedo.

Como todas as abóboras, a abóbora adora umidade. Antes da floração, são regadas com água à temperatura ambiente a cada 5-6 dias, gastando cerca de 10 litros de água por 1 m². Após a formação dos ovários, o intervalo entre a rega é reduzido para 3-4 dias, a norma é aumentada para 10-12 litros. A água é derramada sob a raiz ou nos sulcos entre os arbustos. É indesejável que gotas caiam sobre folhas, flores e frutos.

A abóbora, como toda abóbora, precisa de rega frequente e abundante

Sob as frutas formadas no chão, elas necessariamente colocam um pedaço de madeira compensada, vidro, feltro para telhados etc. para protegê-los do contato com o solo úmido. Caso contrário, o desenvolvimento da podridão é quase inevitável. Com o mesmo objetivo, as folhas murchas velhas e os restos de pétalas de flores são removidos do ovário da fruta.

O período vegetativo na abóbora é bastante curto, portanto, dois curativos são suficientes para a planta. Antes da floração, 40-50 g de fertilizantes de potássio e fósforo são distribuídos na forma seca na forma seca e metade do nitrogênio. Você pode usar preparações complexas - Azofoska, Ammofoska e assim por diante.

Os frutos maduros precisam de fósforo e potássio. O nitrogênio estimula os arbustos a acumular intensamente a massa verde; eles não têm mais força para a própria abóbora. 5-7 dias após a formação de ovários de frutas, a abóbora é infundida com infusão de esterco fresco, fezes de pássaros, folhas de urtiga ou dente de leão. É preparado dentro de 3-4 dias. Antes de usar, o produto é filtrado e diluído com água 1:10 ou 1:15, se houver excremento. Qualquer fertilizante à base de vermicomposto, infusão de cinzas de madeira também é adequado. Cada planta consome cerca de 0,5 litros.

Infusão de urtiga - uma fonte natural de fósforo e potássio

Vídeo: Dicas sobre cuidados com squash

Abóbora na estufa

Os arbustos de abóbora são bastante compactos, de modo que as sementes e mudas podem ser plantadas na estufa. A prática mostra que, neste caso, a colheita amadurece 1,5-2 semanas mais cedo que o normal.

No outono, o solo deve ser desenterrado; é adicionado húmus para aumentar a fertilidade. Para desinfecção, é derramado com uma solução rosa-escura de permanganato de potássio ou 5% de sulfato de cobre, a estufa é fumigada, queimando um pedaço de bloco de enxofre.

A abóbora na estufa é polinizada exclusivamente à mão. Ela é exibida regularmente. O ar úmido recheado é muito adequado para o desenvolvimento da maioria das doenças fúngicas, muitas pragas adoram. Em calor extremo, o vidro é pulverizado por dentro com cal hidratada diluída em água e os corredores são regados com água fria. Isso ajuda a baixar a temperatura.

A abóbora pode ser cultivada em estufa, a compacidade da planta permite

Sementes e mudas de abóbora na estufa são plantadas na primeira década de maio. Certifique-se de seguir o esquema de pouso. Doenças e pragas em ambientes fechados estão se espalhando mais rapidamente do que em campo aberto e, com aterrissagens espessadas, é praticamente rápido como um raio.

Como regra, os arbustos de abóbora com efeito de estufa ficam mais fortes, então você precisa remover o excesso de folhas que obscurecem os ovários de frutas em tempo hábil. Coloque as seções polvilhadas com giz triturado ou cinzas de madeira peneirada.

Squash em casa

Patisson é uma planta espessa e, além disso, bastante compacta. Pode ser completamente plantada em um recipiente ou em uma panela grande e cultivada em casa.

Seu sistema radicular é superficial, portanto a capacidade não deve ser muito profunda. Diâmetro - aproximadamente 60 a 70 cm Os furos de drenagem são obrigatórios. Uma camada de argila expandida, seixos, lascas de tijolo com uma espessura de 3-5 cm é derramada no fundo.

Quanto ao solo, qualquer substrato universal para mudas é adequado se misturado com húmus ou solo fértil e encharcado em proporções iguais. Para a prevenção de doenças fúngicas, para cada litro da mistura pronta, adicione uma colher de sopa de giz triturado ou carvão ativado em pó.

O contêiner é colocado próximo à janela voltada para o sudeste ou sudoeste. Para evitar queimaduras nas folhas, a abóbora deve ser protegida da luz solar direta. No verão, a panela é levada para uma varanda, varanda e alpendre.

Abóbora "caseira" regada à medida que a camada superior do solo seca, a cada 3-4 dias. Alimente a cada 15-20 dias com qualquer fertilizante à base de vermicomposto. Essa cultura prefere produtos orgânicos naturais.

Doenças, pragas e seu controle

Como todas as abóboras, a abóbora geralmente sofre de doenças. Eles são especialmente suscetíveis à infecção por fungos. Portanto, as sementes antes do plantio devem ser gravadas em uma solução fungicida.

As seguintes doenças são mais perigosas para a cultura:

  • Antracnose. Grandes manchas translúcidas de bege-amareladas ficam borradas nas folhas, formando um revestimento rosado ao longo das veias. As frutas são cobertas com "úlceras" pretas pressionadas. Os tecidos afetados apodrecem.
  • Ascocitose. As hastes e folhas são cobertas com pequenas manchas marrons, cuja borda escurece gradualmente e a superfície se ilumina. O tecido afetado seca e morre.
  • Podridão branca. Nas folhas e caules, formam-se manchas escuras "chorando", que são reforçadas por uma camada de revestimento branco-acinzentado "fofo". Gradualmente, torna-se mais denso, um líquido nublado amarelado ou rosa começa a escorrer.
  • Molde preto. Manchas amarelo-marrom aparecem nas folhas entre as veias, arrastando gradualmente uma camada de placa marrom-preta. Então a doença se espalha para os frutos. O tecido afetado morre, os buracos se formam.
  • Oídio Um revestimento esbranquiçado em pó aparece na frente, lembrando farinha espalhada. Os tecidos afetados ficam amarelos e secos.

Galeria de fotos: Sintomas de uma doença típica da abóbora

A maioria dos patógenos não tolera compostos de cobre. Portanto, fungicidas são usados ​​para combatê-los. Tanto os produtos antigos testados por mais de uma geração de jardineiros (Bordeaux e vitríolo de Bordeaux) quanto os medicamentos modernos (Topázio, Horus, Skor, KhOM, Kuprozan e assim por diante) servirão.

Para prevenção, o solo dos leitos é polvilhado com lascas de tabaco ou enxofre coloidal. As plantas são polvilhadas com giz triturado ou cinza de madeira. A água de irrigação é substituída periodicamente por uma solução de permanganato de potássio rosa pálido.

Se os sintomas forem notados a tempo, você pode tentar lidar com a doença usando remédios populares. A abóbora é pulverizada com uma solução de carbonato de sódio, sabão em pó, diluída com água 1:10 kefir ou soro de leite com a adição de iodo (gota por litro). A vantagem dos remédios populares é que eles podem ser usados ​​a qualquer momento, enquanto o uso de fungicidas, se não forem preparados de origem biológica, não é permitido durante a floração e 15 a 20 dias antes da colheita.

Polpas não ignoram a polpa. O maior perigo para a planta é:

  • Pulgões de cabaça. Pequenos insetos verde-amarelos se instalam na planta em colônias inteiras, agarrando-se firmemente a folhas jovens, brotos e ovários de frutas. Para prevenção, a abóbora é pulverizada com qualquer infusão pungente. Como matéria-prima, você pode usar as partes superiores de batatas ou tomates, absinto, casca de limão, folhas de tabaco secas, setas de cebola ou alho. Calêndula, calêndula, lavanda são plantadas ao longo do perímetro da cama e nos corredores. As mesmas infusões ajudarão a lidar com a praga, se os pulgões ainda estiverem um pouco. Mas a abóbora precisará ser pulverizada não a cada 7-10 dias, mas 3-4 vezes ao dia. Se não houver efeito, são usados ​​inseticidas de ação geral - Iskra-Bio, Confidor-Maxi, Inta-Vir.
  • Ácaro. É quase impossível ver a praga a olho nu, mas teias de aranha finas e translúcidas, folhas trançadas, brotos e ovários de frutas são claramente visíveis. Para prevenção, os arbustos são pulverizados com infusão de cebola e mingau de alho. Para lidar com a praga, são utilizados acaricidas - Neoron, Vertimek, Sunmayt, Apollo.
  • Slug. Pragas se alimentam de tecidos de folhas e frutas, comendo buracos neles. Um revestimento prateado pegajoso permanece na superfície. Se houver poucas lesmas, você pode coletá-las manualmente ou atraí-las usando armadilhas (recipientes cavados no chão cheios de cerveja, geléia diluída em água, xarope de açúcar, fatias de repolho ou toranja). A base do caule é cercada por uma "barreira" de agulhas de coníferas, areia e cascas de ovos trituradas. No caso de uma invasão maciça de lesmas, Meta, Trovoada e Lodo são usados.
  • Mosca branca Principalmente a abóbora cultivada em uma estufa sofre com isso. Pequenas borboletas esbranquiçadas, parecidas com mariposas, se agarram à parte inferior da folha, tremulando ao toque mais leve. Para prevenção, os arbustos são pulverizados com qualquer infusão de ervas com cheiro acentuado. Os adultos são destruídos com a ajuda de armadilhas na forma de manchas de vaselina, cola de secagem prolongada, pedaços de papelão ou compensado com mel. No caso de uma invasão em massa, Mospilan, Aktara, Almirante, Fufanon são usados.

Galeria de fotos: Como são as pragas de abóbora

Colheita e armazenamento

A abóbora é coletada a cada 2-3 dias após atingirem a maturidade técnica. Os frutos que permanecem no mato por muito tempo são amadurecidos e impedem a formação de novos ovários. A casca deve ser fina o suficiente, mas forte, as sementes devem ser pequenas e não duras. Também são colhidas frutas muito pequenas, com um diâmetro de 3-4 cm, que são mais adequadas para o consumo fresco, podem ser em conserva e salgadas inteiras.

Colheita de abóbora colhida regularmente, isso contribui para a formação de novas frutas

Frutos maduros são cuidadosamente cortados com o caule com uma tesoura afiada ou uma faca. À temperatura ambiente, eles ficam não mais do que 5-7 dias, na geladeira - 12-15 dias. Para armazenamento prolongado, apenas frutas intactas, com diâmetro de no mínimo 6-7 cm e no máximo 15 cm, são adequadas, colocadas em local escuro e com boa ventilação, proporcionando temperatura de 2-4 ° C e umidade de cerca de 80%. A abóbora é colocada em caixas ou caixas, despejando areia, aparas, serragem. Em tais condições, eles não perdem a palatabilidade e a apresentabilidade por 3-4 meses.

Para armazenamento a longo prazo, apenas a abóbora é adequada sem danos mecânicos e sinais de danos por doenças e pragas.

Existem outros métodos de armazenamento:

  • Congelamento A abóbora é congelada inteira, cortada em pedaços grandes ou tinder em um ralador grosso. Eles são lavados, secos, colocados em bandejas colocadas em papel e por 2-3 minutos enviados para o freezer, trabalhando no modo de congelamento "choque". Em seguida, são dispostos em embalagens especiais com um prendedor apertado. A vida útil é de 8 a 10 meses.
  • Secagem Squash "murchar" ao sol por 3-5 dias, lavar, cortar em plásticos finos. Eles são dispostos em assadeiras ou bandejas para que não se toquem e sejam secos naturalmente, no forno ou em um secador elétrico especial. As fatias prontas são armazenadas em local fresco e seco em sacos de papel ou de linho por 6-8 meses.
  • Canning. Abóbora marinada e salgada, separadamente ou como parte de vegetais misturados. Certamente toda dona de casa encontrará receitas favoritas para preparações caseiras.

Crescer abóbora na trama não é mais difícil do que abóboras ou abobrinha. A cultura não é caprichosa, nada de sobrenatural é necessário para um jardineiro. As frutas não são apenas saborosas, mas também muito saudáveis. A aparência da abóbora é muito diversa, existem muitas variedades e híbridos criados pelos criadores. Certamente entre eles, todo jardineiro encontrará um que lhe agrade.

Pin
Send
Share
Send