A magonia do azevinho pertence ao gênero Magonia da família Barberry. O local de nascimento desta planta são as regiões ocidentais dos Estados Unidos. Ele se espalhou para a Europa e outras partes do mundo em meados do século XIX. Ao contrário da bérberis, não há espinhos no mahonia, por isso foi cultivado com grande desejo. Uma planta tão universal não requer cuidadoso cuidado. É realmente um presente para o homem da natureza. Arbustos sempre verdes decoram perfeitamente o jardim com matagais exuberantes e flores perfumadas. No outono, o mogno delicia-se com a colheita de frutas, amplamente utilizadas na culinária e na medicina tradicional.
Descrição botânica
O mogno oco é um arbusto extenso, com cerca de 1 metro de altura. Os brotos eretos e ramificados têm uma seção transversal redonda de pequeno diâmetro. Os ramos são cobertos com uma casca lisa cinza-avermelhada. Com a idade, adquire uma cor cinza acastanhado e rachaduras.
Ao longo de todo o comprimento do galho, há uma folhagem pinada complexa com placas de 5 a 9 folhas. O comprimento das folhas ovais individuais é de 15 a 20 cm Na superfície verde escura brilhante, distinguimos um padrão de relevo de veias. A parte de trás tem uma superfície mais clara e fosca. Nas bordas das folhas, pequenos recessos e dentículos são visíveis.
Em abril-maio, ocorre o florescimento da mahonia. Numerosas inflorescências de panículas são formadas a partir das axilas das folhas de brotos jovens. Pequenas flores amarelas consistem em nove brácteas e seis pétalas. No centro são estames curtos e pilão.
Em agosto-setembro, os frutos amadurecem nos arbustos. Bagas azuis escuras com manchas azuis são coletadas em grupos. O comprimento do feto não excede 1 cm e a largura é de 8 mm. Na pele com uma flor azulada, é visível uma curta pubescência. Na polpa suculenta agridoce, existem 2-8 sementes oblongas. Cada um deles é coberto com pele marrom suave.
Variedades populares
Existem cerca de 50 variedades no gênero mahonia. Alguns deles são derivados artificialmente e existem apenas na cultura. O mais popular é mahonia oco. Um arbusto com cerca de 1 m de altura se expande em largura e forma matas densas. Em brotos verticais de cor marrom-acinzentada, localizam-se folhas não emparelhadas de até 50 cm de comprimento.As folhas serrilhadas lembram a forma de folhagem de azevinho, seu comprimento é de 15 a 20 cm. bagas azul-preto. Variedades decorativas:
- Apolo - na primavera, arbustos de até 1 m de altura são cobertos com folhas verde-escuras, mas em agosto são pintados com uma tonalidade de bronze.
- Dourado - nas folhas serrilhadas verde-escuras, há uma borda amarela na borda.
- Atropurpurea - a planta forma arbustos esféricos com um diâmetro de 60 m. Desde o início do outono, as folhas verde-escuras ficam roxas. Flores perfumadas amarelas brilhantes florescem em maio e, em agosto, as bagas oblongas pretas e azuis amadurecem.
- Motley - folhas brilhantes durante todo o ano, cercadas por uma fina faixa branca nas laterais.
Magonia está rastejando. A altura do arbusto rastejante é de 25 a 50 cm, e em cada pecíolo existem de 3 a 7 placas de 3 a 6 cm de comprimento.A folha serrilhada tem uma superfície verde-azulada fosca. Nas axilas de brotos jovens, inflorescências amarelas grossas com 3-7 cm de comprimento florescem e depois são substituídas por bagas pubescentes pretas.
Mahonia japonesa. Distribuído exclusivamente na cultura, nos jardins da China e do Japão. A planta tem a forma de árvores de até 4 m de altura e a copa consiste em brotos verticais com um pequeno número de processos laterais. As folhas grandes não emparelhadas estão localizadas em pecíolos de até 45 cm de comprimento e as folhas estão ligeiramente dobradas para trás. Nas extremidades das hastes, formam-se grossas inflorescências amarelas de 10 a 20 cm de comprimento e cada copo com pétalas amarelas de diâmetro é de 6-8 mm. Exala um aroma agradável que lembra o cheiro dos lírios do vale.
Magonia Fremonti. Um arbusto com até 3 m de altura forma uma coroa densa. Folhas em forma de ovo ou lanceoladas largas com bordas serrilhadas são pintadas em luz verde clara com um pó azul. Os topos dos brotos são decorados com longas inflorescências amarelas claras. Após a polinização, as bagas vermelho-púrpura amadurecem.
Métodos de criação
A magonia oca é propagada por sementes, estacas e camadas. As sementes são semeadas imediatamente após a colheita, pois perdem rapidamente a germinação. Em setembro, o material da semente é distribuído em caixas preparadas com uma mistura de areia e turfa a uma profundidade de 5 a 10 mm. Para estratificação no inverno, caixas com sementes são armazenadas em uma câmara fria. Os brotos aparecem em maio, com o aparecimento de 3-4 folhas reais, as mudas mergulham, mas continuam a crescer na estufa. O plantio em campo aberto está planejado para o quarto ano de vida da planta.
Para obter imediatamente muitas plantas que preservam as características varietais da mahonia materna e florescem rapidamente, é conveniente enraizar as mudas. Eles são cortados no início da primavera com brotos jovens e saudáveis. Cada fatia deve ter 6-8 rins. O enraizamento é feito em solo leve e fértil, em estufas. As estacas são plantadas verticalmente, aprofundando-se nos 2 botões inferiores. É importante manter a umidade alta e umedecer regularmente o solo.
O ramo inferior de um arbusto adulto pode ser pressionado no chão para obter camadas enraizadas. Quando raízes completas são formadas e a planta recebe novos brotos, ela pode ser separada do mato principal e transplantada para um local permanente.
Às vezes, os arbustos dão processos radiculares que podem ser transplantados imediatamente para um novo local. Tais plantas se desenvolvem rapidamente e florescem no ano seguinte, mas nem todas as espécies podem se propagar dessa maneira.
Recursos crescentes
O cultivo de mahonia em um lote doméstico é bastante simples. A planta é despretensiosa e bastante tenaz. Pode adaptar-se às condições de vida e manter uma aparência atraente.
A magônia do azevinho é capaz de crescer em áreas abertas ou em sombra parcial. Variedades variadas precisam de mais iluminação. Os arbustos normalmente toleram verões quentes e invernos gelados, mas exigem proteção contra correntes de ar.
Plantio e transplante de mogno na primavera. Para não danificar o rizoma, você precisa salvar o velho pedaço de terra. O solo deve ter uma reação levemente ácida e ser leve o suficiente. Após o plantio, o solo é coberto com adubo ou composto podre. Antes da floração, deve-se adicionar ao solo o adubo universal (nitroammofoska, Kemira Universal).
Magonia sofre um pouco de seca, mas pode sofrer inundações no solo. Se a precipitação cair periodicamente no verão, a planta não precisará de rega adicional. Com a seca prolongada, os arbustos são regados a cada duas semanas.
No inverno, recomenda-se a cobertura do solo com serragem, feno desfiado, folhas caídas ou agulhas. Se é esperado um inverno gelado e sem neve, vale a pena cobrir todo o arbusto com material não tecido. Na primavera, durante o período de derretimento da neve, a magônia do azevinho sofre com um excesso de umidade no solo. As raízes podem apodrecer e a planta morre. Para evitar isso, recomenda-se cobrir o solo nas raízes com polietileno.
Após a conclusão da floração, você pode cortar parcialmente os brotos para dar a forma desejada. Como o rebento compacto cresce por muito tempo, eles começam a podar 10 crianças após o plantio. A poda não é permitida em mais da metade do ramo; caso contrário, a floração não ocorrerá no próximo ano.
Doenças e Pragas
Com cuidados inadequados, o oídio pode causar oídio, podridão das raízes, ferrugem e outras doenças fúngicas. Para se livrar de doenças, as áreas afetadas são tratadas com uma solução fungicida.
Folhas duras quase nunca atraem parasitas. Se uma planta que foi atacada por pragas estiver localizada nas proximidades, vale a pena tratar toda a vegetação próxima com um inseticida.
Uso de mahonia
No projeto da paisagem. Com a ajuda de arbustos decorativos de mogno, você pode executar o zoneamento de uma trama pessoal. Eles são adequados para fazer fronteira com o território ou enquadrar as trilhas. Verdes escuros com inflorescências amarelas combinam bem com rosas ou prímulas. Arbustos com folhas brilhantes são adequados para jardins ornamentais ou jardins naturais. Eles são distribuídos uniformemente sob árvores altas. Além disso, o mahonia pode ser usado para decorar buquês e grinaldas de férias.
Na cozinha. As bagas de magonia holly são comestíveis. Eles podem ser consumidos frescos ou usados para fazer sobremesas, saladas e outros pratos. A gosto, eles se parecem com bérberis. As frutas são usadas para fazer geléia ou geléia. Vinho aromático e muito refinado também é preparado a partir de bagas.
Na medicina popular. Os frutos e brotos de mahonia têm um efeito adstringente. O alcaloide berberina, que está contido neles, ajuda a combater as seguintes doenças:
- diarréia
- doença hepática
- insuficiência renal;
- reumatismo;
- psoríase
- gota
- estagnação da bile.
Para tratamento. Decocções e infusões alcoólicas da planta são usadas para uso interno e externo.
Na indústria têxtil. Os frutos esmagados da mahonia são usados como corante natural de cor azul. Foi utilizado na produção do primeiro jeans. Folhas de arbusto podem ser usadas para tingir fios de verde. Para obter uma tonalidade amarela, a crosta e as raízes do mogno são esmagadas e fervidas em uma pequena quantidade de água.