Brigamia é uma planta espetacular que se assemelha a uma pequena palmeira. É freqüentemente chamada de palmeira havaiana (no local de origem). Nas encostas vulcânicas das ilhas havaianas, não muito tempo atrás, você podia encontrar bosques inteiros de brigamia. Embora no ambiente natural da brigamia exista mais de um milhão de anos, eles começaram a se cultivar mais recentemente. Ao sair, a palmeira é bastante exigente, mas sujeita às condições necessárias, surpreende com sua taxa de crescimento e beleza fabulosa.
Descrição geral
Brigamia é uma planta suculenta da família Bellflower. Ela usa um caule carnudo (caudex) para armazenar líquidos e nutrientes. Caudex é fortemente espessado na base e gradualmente se estreita. A casca de uma planta jovem é pintada em tons de verde claro, mas gradualmente se torna acinzentada. A superfície das folhas e caule é lisa. Portanto, a planta é protegida contra a evaporação excessiva.
No ambiente natural, a palmeira havaiana atinge uma altura de 2 m, mas quando cultivada em ambiente interno raramente cresce até 1 m. Cada planta geralmente possui um caule levemente curvado. Às vezes, como resultado de danos, outro ponto de crescimento pode se formar e a palma da mão se torna bicornic. Tal brigamia na foto e na realidade tem uma aparência ainda mais exótica. Alguns especialistas buscam propositalmente novas hastes, mas essas tentativas nem sempre são coroadas de sucesso.
As folhas são formadas apenas na parte superior do tronco, dando à planta uma aparência de palmeira. À medida que o caudex cresce e as folhas caem, permanecem traços de alívio que aumentam a semelhança da planta com uma palmeira. As folhas são carnudas, ovóides ou ovais. As folhas com revestimento de cera são fixadas ao caule com caules curtos e pintadas em verde claro. O comprimento da folha varia de 12 a 20 cm e a largura é de 6 a 11 cm.
O período de floração ocorre no início do outono, mas ocorre apenas com iluminação suficiente. A planta floresce a cada 2-4 anos, a partir dos dois anos de idade. Pequenas hastes se formam nas axilas das folhas, que crescem gradualmente em inflorescências paniculadas. O tamanho da panícula mal chega a 15 cm e as flores em forma de sino de 5 pétalas são pintadas em amarelo, creme ou branco. Eles exalam um aroma intenso de baunilha e madressilva. Em cada pedúnculo, 3-5 botões são agrupados, que são abertos por sua vez.
Como resultado da polinização nas flores, pequenos frutos são formados em cápsulas alongadas de até 2 cm de comprimento, contendo várias sementes oblongas com uma pele tuberosa ou lisa. O comprimento das sementes é de 8 a 12 mm.
A luta pela preservação das espécies
Por um longo tempo, a brigamia se sentiu bem perto dos vulcões havaianos, mas a aparência de um homem quase a varreu da face da Terra. O problema é que apenas uma espécie de inseto com probóscide muito longa pode polinizar as flores. A violação do equilíbrio ecológico levou à extinção de insetos e brigamia não podia mais formar sementes para a reprodução normal.
Como as palmeiras crescem muito alto, em íngremes encostas vulcânicas, era muito difícil para as pessoas realizarem o processo de polinização. Os alpinistas, arriscando suas vidas, polinizaram brigamia e conseguiram obter sementes para crescer em estufas.
Hoje, a maioria dos espécimes de brigamia é distribuída em todo o mundo pelos criadores holandeses. Eles clonam plantas e usam outros métodos de seleção para evitar o desaparecimento de um representante tão bonito da flora. Agora não é tão difícil comprar brigamia, embora ela seja vendida apenas em grandes lojas.
Variedades
Brigamia (palmeira havaiana) não é muito diversa. Até o momento, apenas duas variedades são conhecidas:
- Brigamy Rocky. Mais comum no cultivo interno e tem uma base de caule mais espessa. A variedade floresce exclusivamente em flores brancas e possui sementes com uma superfície lisa.Brigamia rochosa
- Brigamia é maravilhosa. Tem uma haste uniformemente inchada ao longo de todo o comprimento. As flores são creme e amarelas, e as sementes são cobertas com a pele áspera.Brigamia é maravilhoso
Reprodução
É mais conveniente propagar o caminho das sementes de brigamia. Se você decidir começar a brigamia, poderá comprar sementes na Internet ou em uma grande loja de flores. As sementes são embebidas por um dia em água morna e depois semeadas em uma mistura de areia, perlita e turfa. Durante 1-3 semanas, a panela é mantida em um local escuro e quente e também regada regularmente. Quando as mudas crescem até 2,5 cm, são mergulhadas e transplantadas em vasos separados. É importante fornecer às plantas jovens condições de efeito estufa com alta umidade e temperatura do ar.
Você pode conseguir a formação de brotos jovens em uma planta adulta. Para fazer isso, danifique cuidadosamente a parte superior do alinhamento. A sessão é cuidadosamente cortada e deixada resistir por 1-2 dias. Em seguida, plante a planta em solo arenoso e cubra com um filme. Antecipando as raízes, a estufa é mantida em uma sala bem iluminada e ventilada diariamente.
Home Care
Para o pleno crescimento e floração da brigamia, os cuidados devem ser cuidadosos. Caso contrário, você deve se perguntar: por que a brigamia deixa cair as folhas? Sob qualquer estresse, a planta começa a se livrar da folhagem e pode perder completamente sua vegetação. Isso não significa que a brigamia esteja morta. A haste carnuda pode permanecer viável por um longo tempo e crescer uma nova coroa.
No clima temperado da brigamia, é importante fornecer condições de efeito estufa. Ela tem medo de correntes de ar e temperaturas extremas e também sofre de ar seco. A planta é exposta em um local bem iluminado, mas no parapeito da janela pode ser queimada. Se você colocar uma panela com uma palmeira no jardim ou no terraço, o ar fresco ajudará a proteger os verdes contra danos. Durante a formação dos pedúnculos, a brigamia não pode ser movida ou girada, de modo que a fonte de luz esteja sempre de um lado. Caso contrário, os botões cairão sem abrir.
A temperatura ideal para brigamia é de + 25 ... + 27 ° C. O resfriamento leva a uma desaceleração no crescimento e na deterioração do caule. Regue a palma da mão havaiana deve ser moderada, mas use água morna (+ 23 ° C) para isso. A rega é feita uma vez por semana e em dias quentes - uma vez a cada 5 dias. No inverno, a planta normalmente tolera uma interrupção na rega por até 6 semanas. De abril a outubro, o molho de cactos é adicionado à água de irrigação com brigamia.
Para reviver a planta quando as folhas ficam amarelas na brigamia, você pode providenciar uma sauna a vapor ou um banho quente. O barril é lavado com jatos de água quentes e deixado por 5 horas no banheiro com muito vapor. A luz da sala não pode ser apagada durante o procedimento.
Brigamia é resistente a doenças, apenas ocasionalmente pode ser afetada pela podridão. Folhas de plantas suculentas atraem pulgões, ácaros, moscas-brancas e lesmas. Se forem encontrados parasitas, a planta deve ser tratada imediatamente com um inseticida (luz solar, acarina, sulfarona) ou uma solução de sabão.
Use
Brigamia é uma planta de casa e pode se tornar uma verdadeira decoração de um jardim de pedra ou estufa. Em casa, os moradores usam suas folhas e suco como um agente desinfetante e curador, mas o suco concentrado causa coceira e irritação.