O que são e como usar fertilizantes de fósforo

Pin
Send
Share
Send

Fertilizantes de fósforo são os nutrientes essenciais na agronomia, e hoje vamos considerar o que eles são, que tipos de compostos existem e também aprender seus nomes. Vamos tentar entender juntos regras de aplicação de fosforitos no nosso jardim e parcelas de jardim.

  • O que é isso?
  • As causas e sinais de falta de fósforo
  • Tipos e regras de aplicação de fertilizantes fosfatados
    • O superfosfato é simples
    • Superfosfato enriquecido
    • Superfosfato granular duplo
    • Farinha Fosfórica
    • Precipitar
  • Benefícios do uso

O que é isso?

Adubação fosfórica pertencem ao grupo de compostos minerais. Este é um dos nutrientes básicos que aumentam a qualidade e o rendimento das plantações. O elemento químico "fósforo" é parte integrante do DNA e RNA e muitos outros componentes que contribuem para o desenvolvimento e frutificação das culturas vegetais. Além disso, "fósforo" é uma tríade de elementos (juntamente com nitrogênio e potássio), vital para a flora da planta. Os fosforitos têm um efeito benéfico nos genéricos das plantas. Em comparação com o potássio e o nitrogênio, responsáveis ​​pelo crescimento e pelas propriedades aromatizantes dos produtos vegetais, o fósforo exerce controle contínuo sobre as reações metabólicas no corpo das plantas.Assim, o fósforo é uma fonte indispensável de nutrição para todas as plantas de jardim e jardim, sem exceção.

Os fertilizantes nítricos e potássicos, assim como os fertilizantes fosfatados, são fertilizantes minerais e caracterizam-se por uma alta concentração de nutrientes.

Com suprimento suficiente de fosforitos, o crescimento e o desenvolvimento das plantações ocorrem mais rapidamente. No entanto, uma cultura exige mais fósforo e a outra menos. Mas mesmo que a alimentação tenha sido introduzida no solo em quantidades excessivas, isso não prejudicará os plantios. Isto é devido ao fato de que as plantas absorvem nutrientes fosfóricos exatamente na quantidade que necessitam.

Voce sabe A falta de fosforitos pode ter um efeito prejudicial no plantio e, em geral, nos processos reprodutivos de toda a flora terrestre. Se de repente todo o fósforo desaparecer da composição do solo, nosso planeta perderá seu futuro, a flora da planta se esgotará. As plantas deixarão de formar sementes, em algumas espécies o crescimento irá parar ou parar completamente. Devido ao déficit de fosforitos, até mesmo espigas de cereais persistentes se transformarão em grama.

As causas e sinais de falta de fósforo

Vamos começar olhando As razões pelas quais as plantas não têm fosforitos:

  • Solo argiloso pesado, contendo penetração de penugem no interior da terra. O fósforo concentra-se na camada superficial da mistura do solo e transforma-se em substâncias fortemente digeríveis.
  • Ignorando as regras para o uso de fertilizantes de fósforo-potássio.
  • Preparo intensivo, levando ao mau funcionamento da microflora do solo.
  • Forma inorgânica de atormentar o solo.

Conhecendo os sintomas da deficiência de fosfato, você pode corrigir rapidamente a situação trazendo-os na quantidade certa. Os seguintes são sinais gerais de fome de fósforo:

  • partes acima do solo das plantações adquirem primeiro um verde escuro, seguido por uma cor violeta-violeta;
  • a aparência das lâminas das folhas muda, a folhagem é prematuramente banhada;
  • transformações necróticas e formações escuras nas folhas inferiores;
  • a planta fica baixa e encaroçada;
  • O rizoma é fracamente formado, o caule "cai" do chão.

Tipos e regras de aplicação de fertilizantes fosfatados

Para escolher adequadamente os fertilizantes de fósforo, é importante conhecer o significado de cada espécie e as regras para sua aplicação. Portanto, vamos considerar a classificação dos fosforitos.

O superfosfato é simples

Superfosfato simples - um composto mineral altamente insaturado, facilmente solúvel em água. O fertilizante contém apenas 16-20% de fósforo. Outros componentes do superfosfato simples são cálcio, enxofre e magnésio. O fertilizante é adequado para incorporação em qualquer tipo de solo. O superfosfato simples promove o excelente crescimento de culturas como cereais, leguminosas e crucíferas. A utilização deste fosforito tem um efeito benéfico no plantio de batatas, cenouras, beterrabas, linho, cebola, bem como nabos e rabanetes. A fertilização tem uma aparência pulverulenta ou a forma de grânulos.

Opções para fazer:

  • a parte principal é melhor fazer durante o outono (setembro) ou primavera (abril) cavando, para a profundidade do cultivo do solo;
  • quando semear ou plantar - nos buracos, sulcos, poços (em maio);
  • como um top dressing (junho, julho, agosto são adequados).

Superfosfato enriquecido

Superfosfato Enriquecido - adubação mineral fosforada granulada. é uma mistura de vários compostos de fosfatos de cálcio. Mais de 95% do P2O5 está na forma fertilizante na forma digestível, e mais de 50% na forma solúvel em água.

O superfosfato enriquecido é utilizado em todos os tipos de solos, como a principal sementeira pré-sementeira, fertilizante de sementeira e também como auxiliar de alimentação. O mais eficaz em solos alcalinos e neutros.Pode ser usado em condições de solo protegidas.

Importante! Em solo ácido, o ácido fosfórico de superfosfato enriquecido transforma-se em fosfatos de alumínio e ferro, que são de difícil acesso. Portanto, é importante pré-misturar o fertilizante com farinha de fosfato, calcário, giz, húmus.
Regras de aplicação. Este tipo de fosfato, geralmente usado para aplicação básica. O uso de superfosfato enriquecido é especialmente eficaz na combinação de aplicações básicas e de semeadura. A fim de se obter um rendimento qualitativo e rico batata, beterraba sacarina, milho, linho, trigo, legumes e outras culturas, é conveniente combinar o fertilizante introdução superfosfato rico na base antes da sementeira com a introdução de uma pequena parte dos poços e fileiras na sementeira.

Superfosfato granular duplo

O superfosfato duplo granular inclui uma dose dupla de fósforo (42-50%). Este nutriente é aplicado a todas as culturas de plantas, porém seu consumo específico deve ser proporcionalmente reduzido pela metade. Geralmente este elemento é fertilizado por árvores frutíferas e arbustos.

Dosagens de superfosfato duplo granulado:

  • para macieiras jovens até 5 anos - 60-75 g por planta;
  • para macieiras maduras 5-10 anos - 170-220 g;
  • para culturas de frutas de caroço (damasco, cereja, ameixa) - 50-70 g por árvore;
  • para groselhas e groselhas - 35-50 g por bush;
  • para framboesa - 20 g por um quadrado. aterragem do medidor.
Importante! Lembre-se da regra importante ao trabalhar com superfosfatos: nunca os misture com giz, uréia, nitrato de amônio e cal.

Farinha Fosfórica

Na composição de farinha de fosfato é 20-30% de fósforo. A alimentação tem uma fórmula que é difícil de assimilar à flora vegetal, mas isso é mais uma virtude do que uma desvantagem. Devido a este fato, a farinha de fósforo funciona perfeitamente em solos ácidos (turfa ou podzólica). Meio ácido traduz perfeitamente fósforo em uma forma adequada para plantas.

Regras de aplicação da farinha de fosforite. Farinha de fosfato não é diluída em água, é usada apenas para cavar o outono. O efeito do uso deste fertilizante não é imediatamente perceptível, mas apenas por 2-3 anos após a aplicação.

Precipitar

Precipitar - Outro tipo de fertilização com fósforo saturado. O composto é incapaz de se dissolver em água, mas é diluído em ácidos orgânicos. O fertilizante é adequado para uma variedade de tipos de solo. O precipitado está disponível na forma de um pó, a cor do composto é leve com notas cremosas.O fertilizante não possui a propriedade de aglutinação e se dissolve perfeitamente no ar (sob a influência do vento).

Precipitado é o primeiro, criado com base em fósforo, fertilizante. Quase metade (40%) consiste em fósforo.

Método de aplicação. Precipitados são um aditivo indispensável para todos os tipos de culturas de jardim e jardim. É adicionado às misturas básicas do penso superior concebido. Mexa bem e, desta forma, são introduzidos no jardim ou na horta.

Benefícios do uso

A análise da fertilização fosfatada demonstrou que seu uso tem uma vantagem significativa para as culturas de jardim e jardim. Em particular, eles são:

  • aumento no rendimento;
  • aumentar a resistência das plantas a várias doenças;
  • alta vida de prateleira de frutas;
  • multiplicação e melhoria dos coeficientes organolépticos.
O estrume de porco, vaca, ovelha, cavalo e coelho é usado para aumentar o rendimento das plantas.
Considere Benefícios dos fosfatos sobre o exemplo do seu impacto em culturas específicas de jardim e jardim:

  • Uvas. A nutrição dos fosforitos aumenta significativamente o crescimento e desenvolvimento dos rins de frutos de uva; aumenta o teor de açúcar na videira; bagas amadurecem mais rápido.
  • Tomate . O fornecimento de fósforo aumenta o crescimento do sistema radicular dos tomates a partir do desenvolvimento inicial das sementes, aumenta o açúcar.
  • Milho, trigo. Os fosfitos aumentam significativamente o rendimento e aumentam o valor nutricional.

  • Batatas, feijões Elementos fosfóricos multiplicam a produtividade, melhoram a qualidade do plantio.

Voce sabe O descobridor do elemento "fósforo" foi um cientista-alquimista alemão, Hennig Brand. Em 1669, o cientista decidiu remover o ouro da urina humana. Por evaporação, resfriamento e aquecimento do fluido biológico Marca sintetizou um pó branco brilhante na escuridão. O cientista decidiu que ele havia criado a "matéria primária" do ouro e chamou esse pó de "portador da luz" (que em grego significa "fósforo"). Quando os experimentos posteriores com a nova substância não tiveram sucesso, o alquimista começou a vender esse assunto ainda mais do que o precioso ouro.
Fertilizando seu plantio, nunca se esqueça do fósforo. Produzindo adubação regular com fertilizantes fosfatados, você evitará muitos problemas e cultivará uma rica colheita.

Assista ao vídeo: FÓSFORO (P) Descubra por que é tão importante para as plantas!

Pin
Send
Share
Send