As condições climáticas do nosso do possível país a crescer uma enorme variedade de árvores. Além disso, experimentou jardineiros começar a mão a raça nova, trouxe milhares de quilômetros da planta, que são distinguidos pelo seu brilho e requinte. Um desses representantes estrangeiros tornou-se Acer japonicum.
- Maples japoneses
- Tipos e variedades populares
- Seleção competente de mudas
- Onde plantar
- Regras de pouso
- Preparação do solo
- Esquema e tecnologia
- Características de cuidados para o bordo japonês
- Cuidados com o solo e rega
- Adubação adicional
- Plantas invernantes
- Aplicação em paisagismo
Maples japoneses
Estamos acostumados a ver nos parques e florestas o bordo de folha de bordo - um espécime típico de vegetação perene de latitudes européias. A descrição de tal árvore como um bordo japonês é um pouco diferente das alquídicas usuais. Aqui o nome fala por si, a planta é realmente da Terra do Sol Nascente. No ambiente natural, são arbustos, semishrubs ou pequenas árvores que não atingem mais de dez metros de crescimento. A popularidade do arbusto é a coroa de um tom incomum vermelho-cinza ou laranja-cinzaa.Devido à sua cor brilhante, a planta é bem servida no jardim e na zona do parque, tornando-a pitoresca em qualquer época do ano, e não apenas no outono.
Apesar da compactação do mato, suas folhas são grandes o suficiente, palmate nas bordas. Outra atração é a casca da casca, que tem uma cor cinza agradável, lisa e não racha como outras árvores.
Um convidado florescente do Japão parece muito bonito. As inflorescências são brilhantes, têm uma cor vermelho-violeta. Eles aparecem em abril.
A planta graças ao seu "design" parece espetacular, mesmo no inverno.
Tipos e variedades populares
Sob o termo "bordo japonês" geralmente se referem a três tipos de madeira: fã, Shirasawa e diretamente japonês. Suas diferenças não são tão significativas, mas são extremamente importantes para a escolha da planta "certa" na jardinagem.
Fã lendária, ou maple brilhante tem seu nome devido à estrutura especial das folhas, que pode se tornar um "destaque" de qualquer parque.Ele tem a forma de uma mão aberta ou um ventilador laçado e é vermelho brilhante em junho. A altura da árvore não excede dois metros. Para esta espécie incluem muitas variedades de plantas, mas os mais populares foram os seguintes:
- 'Garnet';
- 'Atropurpureum';
- 'Aconitifolium';
- 'Bom sangue';
- 'Nicholsonii';
- 'Sonho de laranja'.
Não é o mais comum, mas atrai olhares de admiração mapa de Shirasawa Tem uma enorme gama de cores: de amarelo vivo a vermelho-vinho. Ao contrário de outras espécies ornamentais, podem crescer muito grande: até 15 m e um tronco de até 60 cm de diâmetro. Muito popular japonicum Acer e seu grau 'Dissectum Nigrum', folhagem preto e vermelho é grande harmonia com os gramados verdes de muitas paisagens.
Seleção competente de mudas
Desde que a planta não é barato o suficiente, até mesmo para a seleção de mudas deve ser abordado com cuidado. Decidir sobre uma variedade de bordo japonês: se você tem um quintal grande para crescer, você pode seguramente parar nas árvores de grande porte (por exemplo, Acer Shirasawanum), no caso de uma área limitada é melhor comprar arbustos.
Mudas Recomenda-se comprar em um recipiente, pois neste caso, o pouso e o cuidado com o bordo japonês serão mais fáceis e seguros. Além disso, a probabilidade de a árvore sobreviver é maior, porque estará no solo "nativo" e seu sistema radicular não sofrerá durante o pouso.
Compre maple está em uma loja especial. Deve ter uma aparência fresca e saudável, sem folhas flácidas ou qualquer dano.
Onde plantar
Muitas pessoas têm medo de adquirir um representante da flora japonesa, considerando esta planta caprichosa e imprópria para as nossas latitudes. Isso não é verdade, o crescimento de casas japonesas de bordo vermelho é possível, mas algumas nuances na escolha de um local para o plantio ainda existem. Primeiro, vale a pena escolher tal arranjo, onde o solo estará suficientemente úmido. Por outro lado, certifique-se de que não há muita umidade estagnada, a planta não gosta disso.
Em segundo lugar, é melhor que seu homem bonito se sinta em acolhedora e protegida do vento. Ele não está especialmente com medo do recrutamento, mas ainda em um canto silencioso vai crescer muito mais rápido.
Não há requisitos especiais para iluminação. Claro, é melhor não pousar em um lugar absolutamente escuro. Lembre-se de que, para processos naturais de fotossíntese, é necessária muita luz. Além disso, ao sol, uma cor diversa de ácer será mais brilhante.
E por último, não se esqueça dos "vizinhos" desta bela planta. Não recomende o plantio próximo a outras árvores grandes. Isso irá "roubar" a luz do bordo, e o local ficará sobrecarregado, o bordo será perdido entre os grandes galhos. Além disso, a coroa deve ter espaço suficiente para crescimento e desenvolvimento. A opção mais vantajosa será as flores ao lado do bordo japonês. Crisântemos, violetas e gladíolos bem parecidos.
Regras de pouso
Plantar o bordo japonês é um processo fácil, portanto não deve haver nenhuma dificuldade especial. O principal é fornecer a árvore com boas condições, o mais próximo possível de suas latitudes nativas.
Preparação do solo
Como já foi dito anteriormente, maple ama a umidade, mas não "água parada". É por isso que os jardineiros experientes são aconselhados a cuidar da drenagem para o seu sistema radicular (pequenas pedras, projeções).Regar a muda é muitas vezes, mas não muito abundante.
Adequado para quase qualquer solo, natural para as árvores é um alto teor de húmus. Uma exceção é apenas uma terra muito alcalina. O solo deve ser fértil. Na aterragem, recomenda-se a alimentação.
Esquema e tecnologia
A tecnologia de cultivar uma árvore é simples. Ele inclui duas etapas, no caso da produção de sementes de bordo japonês. As sementes são germinadas como padrão, assim como as plântulas comuns. Eles estão encharcados por 2-3 horas. Em seguida, o recipiente é seleccionado diâmetro de 10-15 cm e uma altura de 10-20 cm. Faça pequenos orifícios no solo, as sementes, distribuídos afastados uns dos outros a uma profundidade de 4-5 cm e cobertos com uma camada de solo. Em seguida, umedeça levemente o solo e colocar em um lugar quente, onde não há luz solar direta. Para gases com efeito de estufa do recipiente é melhor para cobrir o vidro e dar o mudas "respirar", uma vez por dia.
Quando broto de bordo e ele vai começar a aparecer folhetos, pode ser plantada para um lugar permanente.
O esquema é o seguinte:
- Um buraco é feito até 30 cm de profundidade.
- Na parte inferior da areia propagação recesso e drenagem (4-5 cm de espessura).
- O solo é umedecido.
- A árvore é cuidadosamente removida do recipiente e colocada em um buraco.
- Polvilhe com o solo misturado com turfa.
- Regue as mudas e polvilhe as folhas com um pouco de água.
Depois de algum tempo será possível a reprodução de sementes de bordo frescos. reprodução vegetativa mal praticado, porque é ineficaz.
Características de cuidados para o bordo japonês
Cuidar do bordo vermelho japonês é uma questão importante. Ele inclui molhar regular, adubação e, se necessário, para criar uma forma da coroa - ramos cortados sobre os primeiros anos da vida da planta.
Cuidados com o solo e rega
A freqüência e necessidade de rega depende das condições climáticas do território, o teor de umidade do próprio solo. O preço médio da água do solo em um dia ou dois, certificando-se de que a água era suficiente. Geralmente no bordo quente que requer não só rega mais abundante, mas a sua pulverização folhagem. Na estação chuvosa, nenhuma umidade adicional deve ser dada. Se a árvore for privada de atenção, as folhas podem começar a secar ou até mesmo cair completamente.
Na primavera e no outono ainda mulch o solo. Consiste em semear o solo ao redor da árvore com casca.Isso protege contra a secagem do sistema radicular no verão e congelamento no inverno.
Adubação adicional
O fertilizante é geralmente usado no período de primavera com uma frequência de uma vez por mês. A mistura complexa para alimentação é espalhada ao redor do tronco da árvore ou uma camada de 5 cm de composto fresco é vertida em pequenos afrouxamentos.
O último fertilizante dura muito tempo na primeira quinzena de julho.
Plantas invernantes
O bordo japonês é uma planta extremamente amante do calor, e é por isso que o inverno é bastante estressante para ele. Para proteger o arbusto do congelamento, Vale a pena empreender um conjunto:
- final do outono em torno do sistema radicular colocar uma camada de cobertura de 10-13 cm de espessura;
- Para o tempo de baixas temperaturas, o tronco da árvore é melhor isolado com lapnik de espécies coníferas;
- Na primavera, os galhos congelados são removidos.
Se você seguir todas as regras, sua planta passará muito bem no inverno.
Aplicação em paisagismo
Embora esta planta estrangeira não seja um prazer caro, ela é muito bonita, por isso é amplamente usada no design de paisagem.Recentemente, entre os amantes das árvores, surgiu uma nova idéia da moda - um pequeno jardim japonês. Todo o "sal" é que, ao longo das avenidas, plantam-se bordos japoneses de diferentes variedades, organizando assim uma gradação de cor do dourado ao mirtilo. Um paraíso tão pequeno para o perfeccionismo e a estética. Uma bela árvore parece ao lado das ervas decorativas, bem como lagoas e pedras naturais, se encaixa bem na paisagem do parque ou jardim. Variedades de maple de baixo crescimento podem ser cultivadas em recipientes como uma planta comum, e na estação quente é realizada em um terraço, tornando-se brilhante e colorido. Uma paisagem deslumbrante pode adornar qualquer lugar durante todo o ano. Plante-o e aproveite a vista!