Pretendendo crescer litopses, deve-se acostumar-se à moderação no cuidado dessas plantas.
Para o crescimento ativo, eles precisam: irrigação enxuta, muita luz, posição invariável do vaso, um ou vários vizinhos.
No artigo, o cuidado com litopses, seu conteúdo em condições de casa e fotos é considerado em detalhe.
Cuidado e manutenção
Home care para litopses - pedras vivas não é complicado. Ele será capaz de crescer até o tamanho máximo e florescer até mesmo no florista-iniciante.
Desde que o proprietário da suculenta tente criar as condições da planta que se assemelham às naturais.
Cuidar de "pedras vivas" em casa.
Períodos de desenvolvimento
O ciclo de crescimento ativo e o período de "hibernação" em litopses domésticas o mesmo que em plantas desta espécie na natureza.
De julho até o final de agosto, no habitat natural de "pedras vivas" é muito seco e quente, assim a estação quente inteira em nossas plantas de região "cochila", e neles os novos pares de folhas gradualmente desenvolvem-se.
Floração
Floração de Lithops cai em setembro, quando o metabolismo é ativado. Eles começam a agradar aos proprietários com cores impressionantes.
Em novembro, ocorre o processo inverso: a cor das folhas torna-se menos brilhante, o que serve como sinal para as plantas que "adormeceram" até a primavera. No final de fevereiro, as plantas começam a entrar na fase de crescimento ativo.
Períodos de descanso e desenvolvimento pode ter uma ciclicidade diferente, se o florista organizar os períodos de seca artificial, em um horário diferente da estação seca no país de origem das plantas.
As flores são inodoras ou exalam uma fragrância leve e agradável. A aparência mais aromática é a linha fina Linops (cheira a mimosa florescente).
Aterragem
Transplante de mudas com um ano de idade e plantas mais antigas começam no final de fevereiro - início de março, com foco no processo de mudança de folhas de plantas.
Se o espaço para a distribuição da colônia é suficiente, as plantas florescem e a suculência da cor, a densidade das folhas é normal, então a troca do vaso não pode ser realizada por dois a três anos.
Transplante de emergência por causa do encharcamento prolongado, o solo é executado da seguinte forma:
- extrair cuidadosamente a planta,
- secar levemente seu sistema radicular no ar,
- eles colocam em um solo seco adequado,
- durante uma semana, eles não regam os litops, só pulverizando,
- a planta não é mantida em sombra ou sombra parcial, mas no lugar mais ensolarado.
Cada plântula é colocada no poço de plantio para que o pescoço fique coberto de terra.
Exagere com a imersão da planta no chão não vai funcionar, pois eles não vão dar as folhas.
Ao mudar as plantas do vaso com o solo, elas são plantadas em pares ou em grupos, colocando espécimes únicos no mesmo tanque. Entre as "pedras" separadas, deixe um pouco de terreno aberto, com área igual a metade do diâmetro das suculentas plantadas.
Para mudas jovens a mesma composição do solo é adequada para plantas adultas.
Transplantando uma planta antiga com grandes raízes, elas são encurtadas ligeiramente.
Na parte inferior do vaso, uma camada de drenagem, utilizando para esse efeito tijolo triturado, argila expandida com grandes frações.
Em um vaso, é possível cultivar diferentes tipos de litops, pois todos requerem cuidados idênticos. Além disso, as plantas crescem melhor na presença de parentes, mesmo que tenham uma cor diferente e pertençam a uma espécie diferente.
Rega
Do final do verão até novembro, cada rega é realizada após a secagem final tanto a superfície do solo como as suas camadas inferiores. A intensidade da irrigação do solo deve ser um pouco maior e mais frequente, quando se nota que a planta muda de folhagem.
No entanto, não é necessário aumentar o volume de água alocado a uma única panela: devido ao acúmulo de excesso de umidade, as folhas são rachadas e o arbusto morre.
Irrigação do solo realizar uma vez a cada duas semanas na estação quente. Volume aproximado de água por exemplar adulto: 2 colheres de chá no chão.
Em dias particularmente quentes, reabastecer a reserva de umidade nas plantas e não pulverizá-los ajudará o método de pulverização. O procedimento é realizado de manhã, antes de as plantas começarem a receber luz solar direta ou após uma diminuição na intensidade da iluminação (para evitar queimaduras solares).
Na natureza, as próprias litopses "se enterram" no solo durante a chegada da estação seca; portanto, se as plantas "se agachavam" como se tivessem um período de descanso. Neste momento (janeiro-março) a rega está parada.
Se, de repente, um volume muito maior de água entra no pote do que deveria, ele é absorvido pelo solo e não vaza pelo orifício de drenagem, é melhor ser ressegurado e transplantado o "pedregulho".
É possível no mesmo pote, depois de ter mudado o solo nele.Antes do plantio, a planta com pedras nuas deve ser mantida no ar em um local sombreado por cerca de uma hora, para que a umidade excessiva evapore da superfície da parte inferior da litópsia.
Iluminação
Todos Lithops amam lugares ensolarados e quentes. Na natureza, o solo ao seu redor pode ser aquecido a uma temperatura de 500ºC ou mais, então a janela voltada para o sul, onde a temperatura da atmosfera no verão atinge limites nocivos para os limites de vegetação da sala habitual, é a opção mais preferida.
Colocando a panela no peitoril da janela no lado norte, A planta precisa fornecer iluminação adicional. Caso contrário, os arbustos se esticarão gradualmente e ficarão parcialmente menos decorativos.
A localização do recipiente com amostras crescentes não deve ser alterada sem necessidade especial.
Solo
Ao preparar o solo, é necessário levar em conta as condições obrigatórias:
O solo deve ser bastante pobre. Consistem em tijolo vermelho triturado, areia de rio com grãos de areia grosseiros e finos. Como aditivo obrigatório use argila e sod húmus (a melhor opção - um primer de folhas de bétula).
A proporção dos componentes é de 1: 1: 1: 0,5: 0,5.Na camada superior do solo deve ser derramado seixos, pequenos pedaços de granito e outras pedras.
No solo não deve haver calcário.
Condições de temperatura
No verão você pode colocar as plantas no ar, garantindo a entrada de uma grande quantidade de luz do dia. No inverno, quando os vasos estão alinhados no peitoril da janela, onde a temperatura cai para 10-12 ° C à noite, a rega deve ser interrompida.
Humidade do ar
Como outras suculentas Lithops tolera calmamente ar seco em apartamentos urbanos.
Escolha do pote
As plantas formam raízes longas, portanto, para criar um ambiente confortável, você deve dar preferência a vasos de profundidade média.
Adubação adicional
Você não precisa fertilizar mais de uma vez a cada dois anos (sujeito ao crescimento de espécimes no mesmo vaso por dois anos). As mudas transplantadas no ano passado não precisam de fertilização.
Tempo de vida
Os botões se abrem mais perto do meio-dia. A esperança de vida de uma flor florescente é 5-10 dias.
Folhagem substituída, pico de flor murcha pode ser removido após desmoronamento completo e se transformando em uma substância seca e desintegrada sob os dedos.
Reprodução
Lithops reproduzem por camadas ou por sementes.
É mais difícil propagar esse tipo de planta por camadas, do que por sementes, já que "bebês" em arbustos são muito raros.
Reposição estável da família dá apenas uma aparência suculenta de beleza, para outras espécies mais fáceis e mais rápidas para plantar litops de sementes.
Sementes de Lithops nas condições de casa são colocados na superfície de um solo úmido, após o qual o "berçário" é coberto com um capuz ou tampa.
Como crescer "Pedras vivas" (litopses) de sementes em casa Duas vezes por dia, enrolando o solo com sementes por dez minutos, ao redor do pote, a temperatura é mantida a 28-300 C na luz e 15-180 C no escuro.
Depois de bicar as sementes (no 6-7º dia), a duração e frequência dos "banhos" de ar devido ao levantamento do capuz é aumentada em duas vezes.
A partir do dia 30 de mudas de mudas podem ser expostos ao sol aberto. Plantas cobertas não podem ser mantidas a uma temperatura de + 40 ° C.
Tempo ideal para a primeira decapagem de mudas: a primeira fase de crescimento ativo de plantas desta espécie (final de fevereiro, março).Plantar minúsculas litopses no solo, siga a direção das extremidades do sistema radicular. Cada camada deve ser posicionada de modo que "olhe" para baixo.
Fotos
Lithops - "pedras vivas":
Sementes de Lithops:
Doenças e pragas
Na maioria das vezes há problemas devido a:
- Ácaro aranha - Ataca plantas contidas em peitoris mal ventilados mas bem aquecidos, onde raramente passam a limpeza úmida de poeira acumulada.
- Vermes-raiz, que muitas vezes atacam plantas com um longo período de "sono", por isso é melhor para pré-profilaxia, usando Dantop, Mospilan, etc.
Lithops não está doente e não é afetado por pragas, se eles não são inundados e eles são colocados em uma zona com uma temperatura confortável, luz suficiente.
Essas três condições são suficientes para contar com o rápido florescimento de "pedras vivas".