O ciclame é uma das plantas de interior mais populares, nas quais as flores aparecem, afetando uma vasta paleta de flores. Mas o mais importante, sua diferença em relação aos outros, é que ela floresce no inverno, quando todas as outras flores estão ganhando força e se tornando simples em seu plano de fundo.
Mas às vezes acontece que no tempo previsto para a floração, o Cyclamen não está nada satisfeito com suas flores.
Formação de brotos
O cíclame começa a florescer depois de ter um período de descanso (desde o início de junho a setembro), e isso acontece gradualmente. De setembro a novembro, a fábrica "acorda": novas folhas verdes começam a aparecer nela. E em dezembro, quando retornou àquele estado em que estava antes da hibernação, a planta finalmente começa a florescer: flores brilhantes e heterogêneas crescem no pedúnculo, não caindo até o começo de maio.
Funcionalidades
No período de floração, esta planta gasta todas as suas forças acumuladas durante o verão no aparecimento de novas flores. Nesta fase há um crescimento ativo de folhas e pedúnculo, restauração da capacidade de resistir a todos os tipos de doenças e pragas que inibem o desenvolvimento do ciclâmen.
Pré-requisitos
Primeiro de tudo floração ativa e regular depende diretamente de como ela passou um período de descanso. Neste momento, você precisa observar algumas condições simples:
- A temperatura não deve exceder 20 graus e a mais ideal será de 12 a 13 graus. A planta em si deve estar em um lugar escuro, onde não será exposto à luz solar direta.
- Rega é realizada uma vez em 2 semanas, mas você precisa monitorar a umidade do solo e não preenchê-lo. Caso contrário, a lâmpada pode apodrecer e a flor morrer.
- Neste período, a planta é melhor não ser alimentado a todos, nesta fase, alimentando apenas dói cyclamen.
Após um período de descanso e o despertar do ciclâmen é necessário fornecer as condições necessárias para sua floração:
- Na flor não deve haver nenhum dano na forma de rachaduras, de outra maneira em vez da flor, começará a apodrecer e perecer.
- Após a hibernação, a planta é transplantada para um novo solo nutriente e, ao colocar a lâmpada no solo, é necessário que um terço dela esteja acima do solo. Isso é necessário para que a floração comece.
- É melhor colocar o ciclâmen na janela sul ou oeste, porque não há luz direta do sol, causando grandes danos às folhas da planta.Se você não pode mantê-lo no peitoril da janela, você pode colocá-lo em qualquer lugar onde não haja luz solar direta.
- Manter uma temperatura confortável para o ciclâmen: durante o período de floração, não deve subir acima de 15-18 graus. Neste momento ele prefere o frescor, assim como em repouso.
- A rega é recomendada para aumentar até 1 vez por semana, é importante monitorar se a camada superior do substrato seca e se a água se estagna no fundo da panela onde a lâmpada está localizada. Você pode fazer buracos no fundo da panela e colocar uma bandeja, onde o excesso de água será drenado.Importante! Quando regar, não permita que a umidade entre nas folhas.
- Antes do ciclame começar a florescer, isto é durante o seu despertar, é necessário borrifar as suas folhas, e melhor de tudo - o ar em volta dele. Tal pulverização pode ser feita uma vez por semana.
- Top dressing ocorre uma vez em 2 semanas com fertilizantes complexos que são adequados para todas as plantas.
Tais cuidados para o ciclâmen devem ser feitos até que suas folhas comecem a ficar amarelas e caiam junto com as flores, ou seja, até o início do período de descanso.
Causas
A razão mais importante e comum pela qual o ciclâmen se recusa a florescer é:
- não cumprimento das condições listadas acima, é possível que a rega seja rara mas abundante;
- não foi feito o seu top vestir e outras coisas.
Se tudo o que foi exigido do florista, ele fez, e a planta ainda não começa a florescer, você precisa levar em conta se o ciclâmen foi comprado em uma loja especializada ou multiplicado em casa.
No primeiro caso, tudo é um pouco mais complicado: para que o ciclâmen tenha sempre uma aparência comercial, eles são fertilizados com substâncias químicas que fazem você florescer (ou a maior parte do ano). Como resultado de tal alimentação, o ciclo de vida da planta é derrubado, e você só precisa esperar até que se normalize. É pela mesma razão que o ciclâmen não pode cair em uma hibernação.
Na maioria dos casos o ciclâmen começa a florescer somente em 2-3 anos da sua "vida"Portanto, não espere que a planta, apenas transplantada em sua primeira panela individual, comece a florescer ativamente.
Talvez, o rizoma do ciclâmen apodreça como resultado de rega imprópria ou danos no bulbo durante o transplante.Neste caso, você deve novamente transplantar a flor, salvando-a de peças danificadas. Ou foi atacado por pragas, das quais você precisa se livrar imediatamente.
Adubação adicional
O curativo superior, como mencionado acima, é realizado a cada duas semanas com fertilizantes padrão adequados para qualquer outra planta.
Para garantir que o ciclâmen não seja sujeito a várias doenças e pragas, Os produtores de flores recomendam cozinhar o solo para transplante e tratar com uma solução de permanganato de potássio. O substrato pode ser comprado e preparado por você mesmo. Você pode comprar um primer comum ou especial para o ciclâmen.
Se desejar, você pode fazê-lo: adicione 2 partes de perlita ou areia a 2 partes do solo adquirido.
Você também pode adicionar uma terra frondosa:
- 1 parte do solo preparado;
- 1 parte da terra;
- 1 parte de perlita ou areia.
É altamente recomendado não adicionar turfa ao substrato para ciclâmen.
Colheita e transplante
Assim que as folhas do cíclame começam a ficar amarelas, elas se livram delas; eles cortaram.
O transplante é realizado imediatamente após o ciclâmen ter um período de descanso, no solo previamente preparado (as opções de preparação do substrato são indicadas acima).
- Primeiro você precisa pegar um pote de tamanho adequado: em uma planta muito pequena não irá florescer, e em uma grande pode iniciar o apodrecimento da lâmpada, então o tamanho ideal é a mesma altura que o passado, mas o diâmetro deve ser um pouco maior.
- Depois de separar as partes deterioradas do rizoma, se houver, e verificar se há rachaduras ou rasgos, você pode passar o rizoma para um novo vaso, tendo previamente colocado a terra de modo que 1/3 do bulbo fique fora do solo.
- Se desejado, cinzas ou dolomita podem ser adicionadas ao solo como fertilizante para um crescimento mais ativo.
Como fazer em casa para liberar botões?
Como fazer as flores desabrocharem em casa? O que devo fazer para o ciclâmen de floração regular? Observe todos os requisitos para isso: temperatura, umidade, rega correta, cobertura. Este é um procedimento bastante simples e padrão para o cultivo de quase qualquer planta, por isso não é difícil fazer seu ciclâmen começar a florescer, não.
Se a planta não florescer de qualquer maneira, ela pode ter sido atacada por algumas pragas, que você ainda não notou.
Conclusão
O ciclame é uma planta de interior popular porque não requer atenção especial e manipulações difíceis. Absolutamente todos, seja um florista experiente ou um novato nesta matéria, será capaz de cultivar um ciclâmen saudável, em crescimento ativo e regularmente florido.