Campion ou adonis é uma planta da família ranunculaceae. Existem várias versões relacionadas à origem do nome. Segundo uma delas, esta flor (lenda grega) rasga a deusa Afrodite, lamentando o agonizante Adonis.
Descrição e características de adonis
Campion cresce nas estepes da Europa com uma grande cobertura de grama, às vezes encontrada na Alemanha, Suíça (muito raramente, quase desapareceu). Ele prefere terra negra, lugares abertos, pequenas elevações. Pode crescer em algumas áreas nas rochas (Crimeia), às vezes à beira ou nos gramados de bétulas ou florestas de carvalhos. Pode ser encontrada na Sibéria Ocidental, Altai, no Cáucaso, onde o período de floração será apenas até metade de junho.
Os poetas comparam esta planta com o sol e a primavera. Na botânica, a descrição não será tão bonita. Sua única flor de limão (4-8 cm) está localizada no topo do caule. No verão, os frutos de forma esférica (20 mm) amadurecem nozes (30-40 peças) com nariz em gancho. As folhas são marrons. As inferiores se assemelham a escamas, outras sésseis, divididas em segmentos estreitos. O disparo direto (15 a 30 cm) é suave e arredondado. A raiz vertical é pequena com processos, de cor acastanhada.
A planta e suas partes são consideradas venenosas. O Livro Vermelho na Rússia inclui o Spring Adonis para sua proteção.
É cultivada industrialmente para uso em formulações de farmácias ou para a preparação de medicamentos. Com a montagem automática na natureza, eles fazem isso com cuidado e seletivamente (3 hastes por m2 não devem ser tocados).
Tipos e variedades de adonis
Campion varia em espécies: anual e perene.
Anuários
O período de vegetação dessa planta dura uma estação.
Verão (aestivalis)
Outros nomes também são conhecidos: um carvão no fogo ou o olho de um faisão. Suas hastes lisas (10-50 cm) com ranhuras são diferentes: ramificadas, retas ou simples. As folhas, constituídas por dois ou três lobos, são dos seguintes tipos: sésseis no topo, peciolados no fundo. O tamanho da flor é de 2 a 3 cm Perianto vermelho com uma mancha central escura. O período de floração é todo o verão.
Outono (annua)
Às vezes chamado adonis anual. Cresce até 30 cm e as folhas são finas, cortadas com o próximo arranjo. As flores são amarelo claro ou vermelho rico (1,5 cm), fechadas na parte superior. Sua parte central é escura. Produzido artificialmente desde 1596
Perenes
Por vários anos, eles crescem em um só lugar e não alteram suas propriedades. Eles têm períodos de desenvolvimento e descanso.
Volzhsky (volgensis)
A inflorescência é limão e as sépalas são roxas. Existem alguns brotos da raiz espessa. Altura 30 cm Com metade do caule começa a ramificar-se. Antes que a primeira inflorescência apareça nas folhas e caules, há pubescência frequente e depois afina. A folha dissecada gira para o chão.
Amur (amurensis)
Cresce no Extremo Oriente. O primeiro a aparecer grandes flores amareladas e douradas (5 cm). Então o cirro sai com pecíolos. Durante a floração, o crescimento das plantas é de 12 cm, depois 35. Pertence às espécies florestais, a floração dura quase 20 dias. Em sua base, muitas variedades com várias tonalidades são criadas.
Grau | Flores |
Benten | Veludo branco. |
Sandanzaki | Pétalas de cor amarela e protetora no meio, meio fofas. |
Hinomoto | A parte da frente é de proteção em bronze, coral inferior. |
Pleniflora | Palha com verduras, desgrenhada. |
Ramosa | Castanha vermelha, fofa. |
Sibéria (sibirica)
Flor dourada saturada (6 cm). Cresce a 60 cm, as folhas são pinnately separadas. Floresce no final da primavera ou junho.
Fofo (villosa)
Para o crescimento, ele seleciona as bordas dos bosques de bétulas ou uma estepe plana. Ele tem hastes densamente pubescentes (15 cm). Inicialmente, aparecem flores de limão e as folhas começam a crescer triangulares ou ovais. Durante esse período, a pubescência diminui e a altura já chega a 30 cm.
Dourado (chrysocyathus)
Uma flor muito rara incluída no livro vermelho internacional. Saudável, altamente considerado em design.
Turquestão (turkestanicus)
Em um arbusto, ovário, brotos e flores estão presentes simultaneamente (4-6 cm). A cor das pétalas da inflorescência é de duas tonalidades: a parte externa é azul claro e a interna laranja-amarela. As partes aéreas da planta de cura são cobertas com cabelos encaracolados.
Mongol (mongolica)
Geralmente cresce em pastagens não utilizadas. O arbusto consiste em 30 brotos. A flor branca (5 cm) abre primeiro. Sépalas são salada com um tom lilás. Folhas no meio sésseis, inferiores são reduzidas.
Primavera (vernalis)
A criação artificial desta espécie começou no século XVI para fins decorativos e medicinais. Um rizoma espesso dá muitos rebentos marrons ramificados. Durante o período de floração, a altura é de 5-20 cm, após 40-60. Folhagem em forma de dedo, cortada em lóbulos estreitos. As flores amarelas (7 cm) consistem em 12 a 20 pétalas brilhantes que aparecem aos 4-6 anos de vida em abril.
Adonis crescente a partir de sementes
Semear é um pouco diferente para as plantas anuais e perenes. As crianças de um ano são plantadas no outono (novembro) no jardim a uma profundidade de 1-2 cm. A germinação pode persistir por um curto período de tempo, por isso é melhor usar as que foram coletadas recentemente. As sementes da loja são semeadas na primavera na estufa.
As plantas perenes são plantadas no outono em recipientes e depois colocadas em um local fresco. No inverno, na presença de neve, eles são colocados em um monte de neve.
As melhores sementes podem ser obtidas de plantas com idade entre 6 e 7 anos.
É aconselhável preparar o solo para a semeadura misturando areia, solo do relvado e estrume na proporção de 2: 1: 1. Os primeiros tiros geralmente aparecem depois que o ar aquece e se torna +20 ° C. No entanto, existem sementes que podem levar um ano para germinar.
Os atiradores precisam de luz brilhante, mas deve ser difusa e protegida dos raios diretos. A irrigação e o afrouxamento suave são realizados diariamente. As mudas são afinadas, deixando uma distância de 15 a 20 cm.
Se houver pouco tempo antes do transplante, é melhor não fazer isso.
Transplante de mudas de Adonis em campo aberto
Deixar e plantar a planta em campo aberto é um procedimento simples. Geralmente são plantados brotos fortes e já cultivados. Dependendo de quando as mudas apareceram, determine o tempo do transplante. Deve-se lembrar que uma flor para um inverno bem-sucedido, você precisa criar raízes bem e leva 4 meses.
Um ótimo lugar no jardim para Adonis será onde de manhã há muito sol e depois do almoço uma sombra. Para uma floração abundante, o solo deve conter muitos fertilizantes e cal, com acidez de 7,0 a 7,5 pH. A distância entre as mudas é de 25 a 30 cm.O buraco preparado deve ter profundidade suficiente para a raiz, para que não se dobre. Após o plantio, regue e cubra. No primeiro ano depois, geralmente não floresce devido ao seu desenvolvimento lento.
Cuidado Adonis no jardim
Adonis é uma planta despretensiosa, portanto, não é necessário um cuidado especial. Os seguintes procedimentos devem ser realizados:
- rega regular, não permitindo secagem e estagnação de umidade;
- afrouxamento periódico para garantir o acesso do ar e da água às raízes;
- fertilização regular (complexo, adubo) antes da floração e no final do verão;
- inflorescências florescentes durante os primeiros 2 anos não se rompem, de modo a não danificar os botões da renovação;
- abrigo para o inverno.
Adonis ou Campion após a floração
O Campion floresceu, os frutos apareceram, você pode começar a coletar sementes. Para isso, são colhidas ainda não maduras e plantadas imediatamente, pois não são armazenadas. Os brotos jovens devem ser cobertos com turfa e ramos de abeto para proteção no inverno. As flores adultas (2 anos) não precisam disso, porque são resistentes ao frio.
Propagação de Adonis
A planta é propagada de duas maneiras: mudas e dividindo o mato. Na primeira modalidade, ela cresce a partir de sementes. O segundo pode ser aplicado a esses arbustos, com idade igual ou superior a 5 anos. Isso geralmente é feito no início do outono. Com cuidado, retire o arbusto e rasgue-o em várias partes, para que cada uma tenha uma raiz e pelo menos 2 gemas. As peças devem ser deixadas grandes para facilitar o processo de enraizamento. O local do corte é desinfetado e plantado imediatamente.
Cuidar deles é o mesmo que para mudas jovens. Se as flores aparecerem em um arbusto, elas devem ser cuidadosamente removidas. A planta deve enraizar-se bem em um novo local antes do início do tempo frio.
Doenças e pragas
Devido à sua toxicidade, Adonis não tem medo de roedores e vários insetos. Pode ser exposto principalmente a duas doenças:
- Rot. Aparece com rega intensa ou quando não há fluxo de água. A parte doente da planta é removida com uma ferramenta afiada e o ponto de corte é polinizado com enxofre ou cinza.
- Fusarium Murcha, alteração causada por fungo. É necessário executar a desinfecção com a droga especial Benomil.
O Sr. Dachnik recomenda: as propriedades curativas do adonis da primavera
De todos os tipos de adonis propriedades curativas conhecidas, principalmente na primavera. Contém glicosídeos cardíacos, vitamina C, sais de Mg, K, Ca, Mg, Fe e taninos. Eles determinam o uso da planta na medicina popular e oficial:
- Distúrbio circulatório, distúrbio do sistema nervoso, epilepsia, hipertensão, etc. Melhora a função cardíaca, normaliza a pressão arterial, falta de ar e o inchaço das pernas diminui.
- Doença renal. Como diurético para urolitíase.
- Tosse convulsa, bronquite crônica. Tem um efeito deprimente no centro da tosse.
- Dor nas articulações, reumatismo.
- Glaucoma, hepatite.
Decocções, infusões, chás e tinturas de álcool são preparadas a partir dele. É bem recomendado o uso conjunto de adonis com outras plantas medicinais. Estão sendo preparados medicamentos para doenças dos rins, hipertensão e no complexo tratamento da hepatite. Na medicina, o Adonis faz parte de alguns tipos de comprimidos (Adonis bromo) e poções (Espondilite anquilosante), medicamentos homeopáticos.