Murta em casa

Pin
Send
Share
Send

Myrtle tree - pertence à família de plantas Myrtle. Originalmente do Mediterrâneo, mas encontrado em alguns países do norte da África com um clima subtropical. Existem cerca de 10 espécies diferentes, bem como várias variedades criadas artificialmente.

Descrição do produto

No ambiente natural, a murta pode crescer até três metros, mas a planta da casa não terá mais de 60 cm, as folhas são verde-escuras, redondas e pontiagudas no final.

Murta pode ser identificada por ramos característicos. Durante a floração, florescem pequenas flores de forma redonda. Eles vêm em várias tonalidades, dependendo do tipo de arbusto. Nas murtas comuns e na Boética, são brancas. Em um limoeiro, as flores escurecem com o tempo para ficarem creme ou amareladas.

No verão, no final da floração, aparecem bagas azuis escuras com um diâmetro não superior a 1 cm, com um cheiro sedutor e adequadas para a alimentação.

A murta é uma planta mágica, nos tempos antigos eles atribuíam uma importância especial a ela. Ele era um símbolo de sinceridade, misericórdia e generosidade. Muitas vezes usada como decoração para casamentos, as grinaldas eram tecidas a partir dele, pois acreditava-se que traz felicidade.

A origem de muitas lendas e tradições está associada à murta; existem vários sinais e superstições. Por exemplo, se você colocar um raminho de murta embaixo de um travesseiro, terá um sonho profético, e uma árvore cultivada a partir de sementes ajudará a conceber sua filha. A murta do Feng Shui é descrita como uma planta com energia suave. Segundo a prática taoísta, simboliza o bem-estar da família.

Além de decorar a casa ou os buquês, é usado na culinária, por exemplo, adicionado ao fritar carne e peixe, para cozinhar picles. Bagas secas são usadas em alguns tipos de salsichas e na França eles fazem geléia. Além disso, devido ao sabor amargo, sua quantidade deve ser controlada.

Que tipos podem ser cultivados em casa

Existem vários tipos de murta adequados para o cultivo de uma casa.

TítuloDescrição do produtoCaracterísticas distintivasBenefício e dano
Pântano (cassandra)Adaptado às condições de inverno. A altura não ultrapassa 1 metro. Ele vive até 50 anos. Cresce em pântanos esfagno.Carrega invernos frios. No inverno, suas folhas caem e na primavera florescem.Venenoso, perigoso para animais de estimação.
VariegadaFolhas coloridas brilhantes com listras âmbar nas bordas.Flores brancas com uma tonalidade bege e estames dourados. Aroma perfumado.Purificação do ar, redução de dióxido de carbono.
HímenRefere-se à murta comum. Uma planta doméstica não ultrapassa 1 m, na natureza cresce para 3-5 m.Tem um cheiro forte e doce.Eles são decorados com buquês de noivas.
Folha grandeÉ atribuído a uma variedade de murta comum.Folhas grandes, com cerca de 5 cm, crescem até 4 m.Mata bactérias e também é utilizado no tratamento de doenças gastrointestinais e sinusites.
TrentinaAs folhas são alongadas, com até 1,5 cm de tamanho.Árvore bonsai Muitas cores formam grupos.Graças ao seu aroma agradável, é utilizado na produção de óleos essenciais.
Communis (padrão)No ambiente natural, cerca de 5 metros, as folhas são alongadas.Tem cheiro de limão.Especiarias e temperos, etc., são preparados a partir dele.
ComumNa natureza atinge 4 m, em um apartamento raramente cresce para 1 m.Folhas ovais com flores perfumadas. Apropriado para crescer como um bonsai.Utilizado para a preparação de decocções e infusões medicinais.

Como crescer murta em casa

Para que o arbusto não morra, é necessário aderir a certas condições.

TemporadaIluminaçãoUmidadeTemperatura
PrimaveraMirtu precisa de luz brilhante, evitando o lado norte.60-70%. É necessária hidratação frequente. Ao florescer, evite molhar os brotos. Enxágue no chuveiro e seque o solo com o excesso de umidade. A panela também é colocada em uma panela cheia de água.+ 20 ° C. A planta precisa de ar fresco e ventilação.
VerãoColoque na sombra durante os dias quentes.Até + 25 ° C.
OutonoColoque nos locais mais iluminados e use iluminação artificial. Quando o dia fica mais curto, a murta deixa cair as folhas.Moderado - 50-60% se a temperatura ambiente estiver baixa. Em um local quente, a + 20 ° C, a umidade é de 60 a 70%. Você também deve limpar a árvore dos aparelhos de aquecimento e umedecer de várias maneiras: chuveiro, pulverização, etc.+ 20 ... + 25 ° C Se a planta estiver ao ar livre ou na varanda, acostume-a gradualmente a uma nova temperatura.
Inverno+ 12 ... + 15 ° C, abaixo de + 6 ° C, o casquilho morre. Se a temperatura estiver acima de + 15 ° C, as folhas começarão a cair.
Evite rascunhos.

Seleção de vasos, composição do solo, plantio, transplante

Até os três anos de idade, a murta é transplantada anualmente na primavera. Dependendo do crescimento, você precisa alterar o tamanho do pote. Em um adulto, como não é intenso, é realizado um transplante a cada quatro anos.

Você também deve monitorar o tamanho do vaso, pois ele é alterado somente depois que as raízes ocuparem toda a terra.

A murta é exigente com o solo, por isso deve ser leve, solta e moderadamente nutritiva. Você deve prestar atenção à drenagem, a qualidade é preferida, argila fina, perlita, lascas de tijolo são adequadas. Communis

Jardineiros experientes oferecem três tipos de mistura de solo para o plantio:

  • Terra universal para plantas de interior, areia grossa é adicionada, é possível usar molho de musgo.
  • Solo encharcado, turfa, fertilizantes orgânicos e areia em proporções iguais.
  • Uma mistura composta por 2 partes de terra de folhas e turfa e 1 parte de solo e areia do relvado.

Ao escolher vasos, é dada preferência àqueles cuja altura e largura são iguais. Eles devem ter grandes aberturas para remover o excesso de água.

Ao cultivar uma murta como um bonsai, o vaso deve estar baixo.

O material pode ser diferente, plástico e cerâmica são adequados. Mas a murta parecerá mais vantajosa neste último. Outra vantagem do segundo tipo de vasos é a estabilidade, o que é importante para manter uma árvore alta.

O principal erro na escolha de um recipiente é adquiri-lo para crescimento, o que não permite que a planta floresça no futuro, o que significa que o vaso deve ser selecionado em um tamanho apropriado.

Esquema de transplante passo a passo:

  1. Prepare um recipiente estéril, solo e drenagem.
  2. Primeiro, coloque a camada de drenagem no fundo, em cima de um pouco de terra.
  3. No dia anterior, não regue a árvore para que o solo fique seco e possa ser facilmente removido da panela velha.
  4. Retire cuidadosamente a planta.
  5. Inspecione as raízes e poda as podres.
  6. Retire as raízes externas do solo e trate-as com Kornevin.
  7. Coloque cuidadosamente a murta em um novo recipiente e espalhe as raízes.
  8. Preencha as lacunas entre a árvore e as paredes do recipiente com terra.
  9. Selar o solo com as mãos.
  10. Molhe a murta e pulverize a coroa.
  11. Deixe uma panela com uma planta em sombra parcial por uma semana.

Rega e fertilizante adequados

A murta deve ser regada com água defendida à temperatura ambiente, livre de cloro.

A frequência da rega depende de vários fatores: - temperatura, umidade do ar e quantidade de luz.

Uma das principais é a condição do solo. Não deve estar completamente seco. Rega abundante pode levar à podridão das raízes e folhas que caem.

Se a planta murchar e as folhas murcharem, vale a pena borrifá-la. Também é necessário um banho de murta para combater pragas e várias doenças. Você pode umedecer uma árvore instalando recipientes com água próximo à planta. Um umidificador também simplifica a tarefa.

Mirtu precisa de ar fresco, portanto a sala em que está localizada deve ser constantemente arejada. Mas a planta neste momento deve ser transferida para outra sala para que não congele.

A murta é fertilizada, mas faça-a com cuidado. Se durante o transplante adicionar húmus ao solo, o próximo curativo só poderá ser realizado no verão. Geralmente fertilize a planta na primavera com compostos complexos e após a floração com nitrogênio. Myrtle percebe a cobertura na forma de pulverização.

Propagação de murta

A murta é propagada por estacas e sementes.

Estacas

  1. A reprodução é realizada no inverno e no verão. Use galhos depois de cortar a coroa.
  2. As estacas medem de 5 a 8 cm e cortam dos galhos inferiores ou médios. Uma seção oblíqua é tratada com uma substância para o crescimento radicular.
  3. Os talheres são plantados em uma mistura de areia e musgo esfagno ou solo foliar. Em seguida, o recipiente é coberto com filme plástico e limpo em um local escuro. Várias vezes em 7 dias, as estacas são exibidas.

Geralmente brota após um mês. Você pode determinar por novos folhetos que indicam o enraizamento. Depois disso, as mudas podem ser plantadas em vasos separados.

Usando sementes

É mais difícil cultivar murta a partir de uma semente, esse método exigirá muito mais tempo e paciência.

  1. Antes de tudo, ao procriar, uma mistura de turfa e areia é preparada, umedecida e espalhada em pequenas cavidades, polvilhadas com terra e cobertas com um filme.
  2. Conter a capacidade à temperatura ambiente, proteger do sol. Areje várias vezes por semana, removendo a película aderente. Após 14 dias, os primeiros brotos brotam.
  3. Transplantado após o aparecimento de duas folhas, somente quando as raízes enchem o vaso inteiro.

Como conseguir a murta florida

Para uma planta florescida em casa, você precisa:

  • Primeiro, estenda o horário de verão e adicione iluminação. Mas não permita a luz solar direta no verão.
  • Descanse a murta, o período em que a rega pára e a temperatura cai para + 8 ... + 10 ° C. Em seguida, retorne à temperatura ambiente.
  • Ao transplantar, use uma mistura de turfa, húmus, terra de relva e areia no solo.
  • Alimente com fertilizantes minerais, mas somente após selecionar a proporção correta. As razões para a falta de floração são a falta de fósforo e potássio ou um excesso de nitrogênio.
  • Frequentemente regada sem inundar o solo.
  • Apare murta todos os anos.

Dachnik aconselha: murta como um bonsai

Para formar um bonsai, espécies de murta do tipo Microfill ou Boethics são adequadas. A planta é tomada por três anos, jovem é melhor não usar.

Criar um bonsai começa com a seleção de um vaso. Deve ser cerâmico e baixo.

Uma grande quantidade de areia é adicionada ao solo durante o transplante; nesse caso, a murta cresce mais lentamente, mas constantemente.

O transplante é realizado uma ou duas vezes por ano. Nesse caso, as raízes são encurtadas duas vezes. Hímen

Para criar um bonsai, você precisa usar fio de cobre e deve seguir as seguintes regras:

  1. Enrolando o fio em espiral no tronco e nos galhos de uma árvore.
  2. Dê ao tronco a forma desejada, dobrando-o com cuidado.
  3. Deixe a planta com arame nesta posição por seis meses; se a árvore for jovem, o período será reduzido para 2-3 meses.
  4. A rega é regular e a pulverização é diária.
  5. Após 3-6 meses, o fio é cortado e a murta recebe um tempo para relaxar, e todos os passos descritos são repetidos até que a murta se torne a forma desejada.

Myrtle é sensível a mudanças de temperatura, portanto a sala deve estar em torno de + 17 ° C, mesmo no inverno. Além disso, ele é fotófilo, mas não gosta de raios diretos.

O que a murta pode adoecer

Se a planta não for mantida adequadamente, é provável que fique doente ou seja atacada por pragas.

Manifestações nas folhasRazãoComo curar
Escuro, revestimento pegajoso.Shield.Remova a praga com um cotonete embebido em água e sabão. Trate com inseticida.
Estão secos.Pulgões.Use inseticida.
Uma teia branca aparece na parte inferior.Ácaro.Limpe com sabão ou tabaco. Trate com inseticida.
Revestimento branco.Mealybug.Remova a praga e use Aktara.
A parte superior tem pontos de luz, escuros na parte de trás.Tripes.Aplique o Actellik.
Secar.Podridão da raiz.Corte raízes doentes e transplante em solo não contaminado.

Erros no cuidado da murta

Manifestação foliarRazãoEliminação
Seque e torça.Falta de umidade.Hidratar a planta. Ajuste o modo de rega.
Cair, as pontas dos brotos escurecem.Alta temperatura e ar seco no inverno.Use um umidificador ou instale um recipiente com água.
Eles ficam sem brilho, os brotos são arrancados.Iluminação insuficiente.Vá para um lugar mais claro, acenda a luz de fundo.
Perca a cor e dobre.Raios diretos.Reorganize em um local sombreado durante o calor do verão.

Propriedades úteis, contra-indicações, uso na medicina tradicional

A murta é uma planta medicinal, comum na fabricação de receitas folclóricas, pois é inofensiva e não causa reações adversas. É utilizado como medida preventiva no combate às seguintes doenças:

  • herpes
  • inflamação dos rins;
  • doenças da próstata;
  • cistite
  • sinusite;
  • tuberculose pulmonar;
  • asma
  • gripe
  • bronquite;
  • doenças do trato gastrointestinal.

Na medicina popular, as receitas usam folhas, flores, frutas e brotos de murta. Óleos essenciais, bem como infusões, pomadas e pós médicos são preparados a partir das folhas.

Os cientistas identificaram as seguintes propriedades da planta:

  • bactericida:
  • imunoestimulante;
  • expectorante;
  • anti-séptico;
  • sedativo (afeta favoravelmente o sistema nervoso);
  • estimulando o desempenho do cérebro.

A planta também ajuda com queimaduras, feridas e outras doenças de pele.

Para aliviar a condição do paciente de prurido ou queimação, loções são feitas a partir de infusões baseadas em folhas de murta.

Murta é adicionada à água de cosméticos e perfumes, pois possui um cheiro agradável. Máscaras baseadas nesta planta fortalecem os folículos capilares. Hidratar e apertar a pele.

Existem contra-indicações para tomar remédios populares, que incluem murta, são eles:

  • gravidez
  • idade promovida;
  • intolerância individual.

Também não é recomendado deixar a planta no quarto, pois causa dores de cabeça. Infusões de murta devem ser tomadas até a noite, caso contrário, haverá problemas com o sono.

Pin
Send
Share
Send