Aloe pertence às suculentas, a família Asphodel. Hoje, a ciência conhece mais de 500 espécies de plantas. Pode ser semelhante a uma árvore, arbustiva, gramada ou arborizada. As folhas são grossas, carnudas, formam o tronco de uma flor. Seu comprimento pode chegar a 60 cm e a peculiaridade das suculentas é que elas podem acumular uma grande quantidade de água em si mesmas.
Com uma boa rega, as folhas de aloe podem crescer em tamanho, a camada superior da folha é muito densa e não contém poros através dos quais a água pode evaporar. Com a falta de umidade, as folhas ficam finas e as inferiores desaparecem completamente.
Doença Aloe Comum
A flor de aloe é bastante resistente, mas com cuidados inadequados pode afetar algumas doenças. As doenças mais comuns do aloe são:
O comprimento das folhas de aloe pode chegar a 60 cm
- Manchas nas folhas;
- As pontas das folhas estão secas;
- As folhas ficam amarelas;
- A planta murcha;
- A folha está enrolada;
- Podridão radicular;
- A planta parou de crescer.
As pontas estão secas
A extremidade seca da folha de aloe indica que é hora de transplantar a planta. O sistema radicular cresceu muito e não tem espaço suficiente no vaso, respectivamente, não recebe a quantidade certa de substâncias para alimentar a folha inteira. Assim que houver espaço para as raízes, o problema das pontas secas desaparecerá.
Preste atenção! Antes do transplante, não é recomendado que a planta seja regada por 3 dias.
Manchas nas folhas
Manchas nas folhas de aloe podem aparecer por várias razões. Por exemplo, com a seca, manchas marrons ou vermelhas de forma irregular se formam nas folhas. A mesma reação explica o fato de as folhas de aloe ficarem amarelas. Nesses casos, o número de irrigações precisa ser aumentado; é ainda melhor irrigar não no chão, mas na panela. Dessa forma, você pode evitar um excesso de umidade e sua falta.
Se manchas escuras e pretas começaram a aparecer nas folhas, significa que a planta atacou uma doença fúngica. Esses pontos podem ser macios ao toque. Assim que o menor avermelhamento da folha se torna visível, a flor é transferida para uma sala bem ventilada e as folhas são tratadas com fungicidas.
Folhas amareladas
Aloe fica amarelo, o que fazer? Se houver folhas amareladas no aloés, é recomendável prestar atenção à quantidade de água e à qualidade da água. As folhas da planta começam a ficar amarelas devido ao excesso de umidade.
Dicas de folhas secas de aloe
Além do fato de que o número de irrigação precisa ser reduzido, a água deve ser usada apenas, em pé e quente, não abaixo da temperatura ambiente. Alguns jardineiros também estão preocupados com a questão: por que as folhas de aloe ficam vermelhas. A planta dá uma reação à luz solar direta, que queima a flor.
Wilt
Por que as folhas de aloe secam? Pode ser uma doença negligenciada, pode ser uma praga que suga o suco de uma planta, envenena-a com seus venenos tóxicos, pode ser uma rega instável ou podridão seca. Se os primeiros problemas puderem ser resolvidos com o uso de fundos adicionais na forma de fungicidas ou coberturas, a podridão seca é um problema mais sério.
Nos estágios iniciais, quando a flor ainda pode ser salva, ela não se desfaz, porque a planta começa a apodrecer por dentro. Nos estágios finais, o aloe pode escurecer rapidamente e começar a morrer. Em caso de dano à flor com podridão seca, recomenda-se cortar os brotos superiores.
Folhas dobradas com um canudo
Muitas vezes, as folhas de aloe podem ser torcidas em um tubo. Isso ocorre devido à poeira que se deposita na superfície da folha.
Os últimos estágios do aloe murcha
Para se livrar desta doença ou para preveni-la, as folhas devem ser limpas regularmente com um pano úmido.
E outros
Aloe pode atacar a podridão das raízes. A planta pode ser curada nos estágios iniciais da doença. Quando a planta é afetada pela podridão das raízes, seu crescimento pára, as folhas começam a escurecer e gradualmente secam. Se foram tentados métodos para aumentar a rega e reduzir a quantidade de umidade, e isso não trouxe nenhum resultado, você deve prestar atenção ao sistema radicular.
As raízes podres são aparadas e removidas, as saudáveis são polvilhadas com enxofre. A planta é transplantada para o solo, a maioria composta por areia. Após o transplante, recomenda-se regar aloe após 3 semanas.
A derrota da podridão da raiz de aloe
Um aloés atrofiado pode indicar que existem muito poucos nutrientes no solo. Recomenda-se o uso regular de fertilizantes para a flor, dilua o solo com lascas de madeira e verifique se há pragas na flor.
As principais causas da doença
As principais condições para o desenvolvimento rápido e adequado de aloe são rega regular, luz ambiente e uma área bem ventilada. Além de doenças que surgem de manutenção e cuidados inadequados, as pragas podem atacar a flor.
Espécies de parasitas
Os parasitas mais comuns que podem causar danos ao aloe:
- Tripes;
- Mealybug;
- Nematóides;
- Ácaro, etc.
O ambiente ideal para a vida e a reprodução de tripes são a alta temperatura do ar e a alta umidade. O parasita é um inseto que atinge um comprimento de 2 mm. Os sinais característicos do aparecimento de tripes são listras esbranquiçadas nas folhas, uma suspensão no crescimento.
Mealybug - um inseto de 5 mm de comprimento, de cor marrom claro, com pequenos pelos brancos nas costas, muito móvel. Deixa nas folhas da planta sua secreção esbranquiçada, que tem uma consistência cerosa. Os sinais característicos da derrota da flor pela cochonilha são pequenos pedaços arejados, semelhantes aos cotão, que se agarram à superfície das folhas. O crescimento das plantas também diminui.
Derrota de Aloe por mealybug
Os nemátodes são divididos em vários tipos. Alguns afetam apenas folhas, outros parasitam nas raízes. Os nematóides superficiais podem ser removidos usando várias ferramentas adquiridas em lojas especializadas. Quando o aloe é afetado por nematóides radiculares, a flor morre muito rapidamente. Os sinais característicos da presença de nematóides radiculares são o crescimento lento da planta e a detecção de pequenos crescimentos na forma de grãos nas raízes das plantas.
Métodos de luta
Na maioria dos casos, os danos causados pelo aloe pelos parasitas podem ser eliminados. Para isso, são utilizados métodos populares e o tratamento de plantas com preparações químicas.
Remédios populares
Para o tratamento do aloe pelos métodos populares, são utilizados diferentes meios em quase todos os lares. Para remover muitas pragas de insetos, as folhas de aloe são limpas com compressas de algodão embebidas em vinagre de 9%. Outra maneira de se livrar da praga é preparar uma tintura de álcool com alho e polvilhar a planta abundantemente. Outro método universal que ajuda a curar ou prevenir doenças de flores é tratar as folhas com uma solução de sabão em pó.
Preste atenção! Quando surge a pergunta: o que fazer se as folhas de aloe ficarem amarelas, a única resposta é usar receitas populares para salvar a planta.
Como regra, métodos alternativos ajudam nos estágios iniciais da doença. Se a doença começar, é melhor salvar a planta com produtos químicos.
Produtos químicos
Os medicamentos mais comuns que tratam doenças de aloe são:
- Neoron
- Actellik;
- Fitoverm;
- Rogor;
- Intavir;
- Decis;
- Fufanon, etc.
Neoron
Esta é uma emulsão, cujo principal ingrediente ativo é o bromopopilato. Combate eficazmente vários tipos de carrapatos, incluindo ácaros, encontrados frequentemente nas folhas de aloe. Ele elimina não apenas os adultos, mas também destrói a postura dos ovos. 1 ampola é dissolvida em 10 litros de água. A solução resultante processa todas as superfícies da planta.
Actellic
É baseado em um pesticida organofosforado. Afeta o sistema nervoso central das pragas de insetos, paralisando-as. Provou-se na luta contra pulgões, tripes, carrapatos, etc. Para aloe, você precisa de 3 ml da droga, dissolvida em 5 litros de água. A pulverização é realizada a uma temperatura de 10 a 25 ° C.
Fitoverm
Eficaz para doenças fúngicas, se a podridão for detectada. Combate pulgões, tripes, nemátodes de superfície. Não é muito eficaz no combate aos carrapatos. É indesejável misturar-se com outras drogas. A ampola é dissolvida em 10 litros de água.
A droga Fitoverm
Eles podem ser processados e outras plantas domésticas para fins preventivos.
Rogor
A substância ativa é o dimetoato. Causa respiração deprimida em pragas, provoca mau funcionamento da atividade cardíaca. A droga mata insetos em contato direto com o último. Começa a atuar 3 horas após a pulverização. Pode ser usado para fins preventivos, mas não mais que 2 vezes por ano.
Intavir
Bem estabelecido no controle de pragas em flores de interior. Intavir atua no sistema nervoso dos insetos, paralisando-os. Pode ser usado em conjunto com outros agentes inseticidas. A ação se manifesta dentro de 10 dias após o processamento do aloe. Não tóxico
Decis
Atua no sistema nervoso central de pragas. Alta velocidade. Após alguns minutos, você pode observar a eficácia de seu trabalho. Absolutamente não-tóxico. A droga não tem cheiro. 600 gramas são embalados em pacotes. Pode ser usado não apenas para plantas de interior.
Fufanon
Tem uma ampla gama de efeitos. Lida com invasões de nemátodos e pulgões. É usado principalmente na agricultura, mas provou-se no tratamento de aloe em ambientes internos de pragas. Para preparar uma emulsão, é necessário dissolver 10 ml do medicamento em 9 l de água parada. Todas as superfícies da planta são processadas.
Aloe para ambiente interno
Aloe é uma planta resistente e de baixa manutenção. Apesar de ser chamado de milênio, pode florescer com pouca frequência, aproximadamente 1 vez em 5-7 anos. Além disso, a planta tem propriedades medicinais; portanto, o suco obtido de suas folhas é frequentemente usado na medicina alternativa.
Ao cultivar uma flor em casa, recomenda-se regá-la regularmente, escolhendo a quantidade ideal de líquido e o intervalo. Isso ajudará a evitar perguntas sobre por que o aloe tem folhas finas ou por que as folhas têm pontas marrons, assim como muitas outras.