Rosa Elf (Elfe) - uma descrição da variedade e suas características

Pin
Send
Share
Send

Escalada rosa Elf é uma planta grande espetacular que pode dar ao jardim uma aparência romântica. Com os devidos cuidados, florescerá por muito tempo e abundantemente, atraindo atenção para si. A universalidade do "elfo" permite que você o use nos desembarques em grupo e em um único.

História da criação e descrição da variedade

A rosa de escalada dos elfos foi criada pela empresa alemã Rosen Tantau em 2000. Os elfos pertencem à série Nostalgische Rosen ("rosas nostálgicas") e, como descrito, são plantas de jardim modernas.

Elfo rosa

Breve descrição

Os tiros da escalada dos elfos aumentaram para 2,5 - 3 m de altura e 1,5 m de largura. As hastes estão eretas, mas se forem abaixadas no suporte, formam uma cascata. Os botões são perfumados, grossos, grandes - cerca de 12 cm de diâmetro. Corolas são pintadas em uma cor branca cremosa, mais perto do meio são tons de limão com verdes. Em uma flor, pode haver até 57 pétalas.

Descrição dos pedúnculos das rosas de elfo escaladas - botões exuberantes de até 6 peças. As folhas são verde escuro, brilhante, saudável.

Para referência! Segundo os dados oficiais da empresa reprodutora: a zona climática de cultivo é 5.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens dessa variedade, destacam-se:

  • floração abundante;
  • um longo período de floração - quase todo o verão (em meados de julho, menos do que no resto do tempo);
  • aroma frutado delicado;
  • resistência ao oídio e manchas pretas.

As desvantagens incluem:

  • resistência ao gelo - até -29 ° C (em 4-5 zonas, é necessário aquecimento, pois pode congelar);
  • baixa resistência a fortes chuvas - é aconselhável plantar no território próximo à parede ou vedação do lado de sotavento.

Em geral, a maioria dos jardineiros considera essas deficiências características da tecnologia agrícola e não desvantagens óbvias.

Uso em paisagismo

As rosas de escalada são usadas no paisagismo vertical e horizontal. Eles decoram arcos, mandris, formam sebes. Rose Elfe é muito bonita como uma tênia. Se você cuida adequadamente da rosa, ela cresce forte, grande, com enormes inflorescências. Essas qualidades do mato certamente atrairão os olhos.

Flores brilhantes e verduras densas ajudarão a transformar até o canto mais escuro do jardim. Estas rosas dão um clima romântico ao jardim.

Escalada de rosas em um pedestal

Como plantar em campo aberto

Se o jardineiro decidiu plantar uma rosa no terreno, a solução mais simples e prática é comprar uma muda em uma loja ou viveiro especializado. Esta planta mantém todas as características da variedade.

Rose Mary Rose (Mary Rose) - uma descrição da variedade e suas características

Escalar rosas também se prestam bem a estacas. Para o material de plantio, plantas jovens e fortes são usadas após a primeira floração.

Informações adicionais! Com certas habilidades e habilidades podem ser propagadas por sementes. Mas, ao mesmo tempo, sempre há uma chance de a planta não herdar todas as qualidades da variedade.

Seleção de localização

O desenvolvimento da planta depende da escolha correta do local. Para uma rosa, é importante escolher um local aberto e bem iluminado, mas sem sol direto na hora do almoço, protegido do vento e das correntes de ar. É aconselhável colocar rosas de escalada na encosta sul ou sudoeste. Ao longo de uma parede ou cerca para que os cílios possam se enrolar ao longo deles.

A que horas é o desembarque

Nas áreas do sul, as rosas de escalada dos elfos podem ser plantadas no outono e na primavera. A planta terá tempo para se adaptar e criar raízes. Em um clima temperado com invernos rigorosos, o plantio é realizado na primavera, quando o solo aquece e todas as geadas passam.

Como preparar o solo e a flor para o plantio

O solo para a rosa deve ser fértil e leve. Essa camada de solo é necessária não apenas na superfície, mas também em todo o comprimento das raízes. Se a terra é pesada, com muito barro, recomenda-se adicionar composto, turfa, areia grossa e húmus.

No solo arenoso, a umidade não permanece e a superfície da terra fica muito quente. Nesse caso, você pode adicionar uma mistura de turfa, solo de grama e um pouco de estrume ou húmus.

As rosas crescem em solos levemente ácidos. Portanto, a turfa é adicionada à terra neutra ou alcalina. Com excesso de acidez, cal ou cinza são usados.

Atenção! O nível da água subterrânea deve estar localizado a uma profundidade de 1 m; caso contrário, poderá aparecer manchas pretas nos rebentos devido ao excesso de umidade.

Plantando uma muda

Antes do plantio, as mudas são embebidas em água por um dia. Durante esse período, a planta é saturada com umidade. No mato, raízes e brotos são cortados, deixando partes fortes e saudáveis. Imediatamente antes do plantio, a rosa pode ser mantida em uma solução fraca de permanganato de potássio por cerca de meia hora.

Procedimento de desembarque

O arbusto de uma rosa elfo escalada é grande, portanto, as cópias devem ter pelo menos 0,5 m.

O pouso é realizado sequencialmente:

  1. Para uma muda, cavar um buraco com profundidade de pouco mais de 0,5 m. Se a água subterrânea estiver localizada perto da superfície da terra, despeje 10 cm de drenagem de seixos grandes ou cascalho no fundo do poço. Em seguida, o composto ou o estrume do ano passado é depositado no mesmo volume. Adubo colocado 10 cm de solo.
  2. A muda é colocada no buraco para que as raízes principais sejam endireitadas.
  3. Segurando cuidadosamente a planta, o poço está coberto de terra. O solo ao redor do arbusto é compactado.
  4. Após o plantio, o solo ao redor da muda é cuidadosamente derramado. Podem ser utilizados estimulantes da formação de raízes - por exemplo, Heteroauxin, Kornevin. Se o solo diminuiu, é polvilhado.

Importante!O colo da raiz deve ser aprofundado em cerca de 3 cm e, em seguida, o número de brotos acima da vacinação aumentará. E, ao mesmo tempo, ajudará a rosa a ser salva do congelamento.

Cuidados com as plantas

Ao manter uma rosa escalada, não apenas o plantio é importante, mas também o cuidado: rega, manutenção da umidade, cobertura, poda e transplante.

Regras de rega e umidade

Rose Eddy Mitchell - descrição da série

As rosas podem sobreviver a uma seca por um tempo, mas isso quase sempre afeta negativamente sua aparência e floração. Em tempo seco, basta regar duas vezes por semana com água morna. Com o início dos dias frios, o volume de água é reduzido. No início do outono, essas plantas não precisam mais ser regadas.

Para uma melhor saúde, as rosas podem ser mimadas por pulverização. Para fazer isso, use água morna e execute o procedimento de manhã ou à noite.

Atenção! Se você pulverizar as roseiras durante o dia, com sol forte, poderão aparecer queimaduras nas folhas devido a gotas.

Top vestir

Na primavera, quando a planta começa a crescer, é necessário fertilizantes nitrogenados. Durante a floração, eles alimentam fósforo e potássio.

Aplicação de fertilizantes

Desde o início da estação de crescimento até a segunda metade do verão, os fertilizantes são aplicados duas vezes por mês. Existem alimentos complexos especiais, que incluem substâncias orgânicas e minerais.

As rosas respondem bem ao húmus. Mulching também é útil para eles. Não só nutre a planta, mas também retém a umidade por mais tempo. Além disso, uma crosta dura não se forma na superfície do solo.

Poda

Existem certas regras:

  • Na primavera, eles cortam os cílios danificados pela geada, bem como os topos dos brotos.
  • A poda de verão é necessária para estimular a floração e dar ao arbusto a forma desejada.
  • No outono, as hastes danificadas ou muito longas são removidas. Esta guarnição é chamada sanitária.

Transplante

Se você deseja transplantar o arbusto para um novo local, é melhor fazer isso no início da primavera (depois de todas as geadas) ou no início do outono (para que a planta tenha tempo de criar raízes antes do início do tempo frio).

Antes do transplante, recomenda-se cortar os rebentos. Se este for um arbusto pequeno, os brotos jovens serão ligeiramente encurtados. Em uma rosa de escalada adulta, as hastes são cortadas em cerca de 0,5 me os brotos antigos são completamente removidos.

  • Primeiro prepare o buraco com o chão. O diâmetro do poço deve corresponder ao tamanho da coroa da rosa transplantada.
  • O arbusto é cuidadosamente escavado com um pedaço de terra. Raízes muito longas cortam. Se o solo não se desfazer, o pedaço pode ser embrulhado com um pano.
  • Depois que a planta é transferida para um novo local, o solo ao redor do arbusto é compactado e derramado com cuidado.

Preste atenção! Na água, você pode adicionar bioestimulantes: zircão ou epin. Eles ajudarão a rosa a lidar com o estresse.

Preparando rosas de escalada para o inverno

Em um clima com invernos amenos, os arbustos se abrigam diretamente no pilão. Use ramos de abeto, que são embrulhados com um filme em cima. Se possível, cubra várias rosas. Então é melhor manter o ar quente.

Centenário Rosa Morden - descrição da série

Em climas frios, os cílios são removidos dos suportes com antecedência, caso contrário, eles podem quebrar durante as geadas. O procedimento é realizado em poucos dias, dando às rosas a oportunidade de dobrar gradualmente. Quando os cílios podem ser colocados na superfície do solo, eles são fixados com segurança. Para fazer isso, você pode usar barbante. Uma camada de espuma ou tábuas é colocada entre os brotos e o chão.

Quando o clima é ajustado a uma temperatura negativa constante, as plantas são cobertas com ramos de abeto e depois com material de cobertura. Fio é usado para consertar os arbustos.

Informações adicionais!Para facilitar as raízes a tolerar o inverno, a planta é batida.

Quando o degelo ocorre, o abrigo é levantado para que uma pequena circulação de ar passe. Caso contrário, a planta pode acasalar.

Rosas floridas

O período de atividade de uma planta é o tempo de vegetação, floração e frutificação. Dependendo do clima, começa no início ou no final da primavera e continua até o início ou o final do outono. O restante do período anual é o período de descanso. É necessário para a planta ganhar força para a nova estação. O aquecimento é um sinal para despertar uma flor.

Rosas jovens, nos primeiros 1-2 anos, não é aconselhável florescer. Isso retira sua força e as plantas precisam crescer massa verde, tornar-se mais fortes e inverno bem. Então, no próximo ano, eles florescerão profusamente.

Em uma idade mais madura, escalar rosas também precisa de rega, cobertura e poda. À medida que crescem, precisarão de apoio que forneça proteção contra ventos fortes.

Se a rosa não florescer, talvez as razões estejam nos cuidados inadequados:

  • Fazendo muito fertilizante nitrogenado durante a floração. Deve ser usado curativo com base em fósforo.
  • Poda incorreta de brotos. Remova brotos fracos e aqueles que não têm um ponto de crescimento. Os botões desbotados também devem ser descartados. Eles são cortados de 0,5 a 0,8 mm acima do rim, que deve ser direcionado para dentro da bucha.
  • O local da floração é afetado pela localização do arbusto. Se o local estiver escuro, úmido ou muito seco, com correntes de ar, então não se pode esperar uma floração abundante.
  • A razão para a falta de flores pode ser doenças e pragas. A planta deve ser inspecionada periodicamente quanto à presença e tratamento preventivo com inseticidas ou fungicidas.

Propagação de flores

A rosa escalada é propagada na primavera e no verão. Espécimes varietais dão à luz através de vacinas, estratificações e mudas.

Estacas de rosas

Camadas

O tempo de reprodução é primavera. Para isso, são colhidas hastes de 100 a 150 cm de comprimento, que devem ser cortadas acima das gemas e colocadas em sulcos longitudinais no solo (10 cm de profundidade). O sulco deve ser pré-regado e polvilhado com húmus. A ramificação está fixada com segurança. Acima do solo, apenas a coroa da parte aérea permanece.

Importante! Durante a estação de crescimento, é necessário garantir que o solo esteja úmido no local de estratificação.

No ano seguinte, estacas com a raiz são cortadas da planta mãe e crescidas como uma muda regular.

Estacas

Existem mais rosas escalando do que estratificando. O tempo de reprodução é meados de junho, enquanto as hastes ainda são bastante flexíveis.

Primeiro, prepare uma mistura de solo fértil e areia grossa. Estocados em copos plásticos ou outros recipientes pequenos.

Cada haste deve consistir em uma fuga com dois entrenós. As folhas são removidas, algumas peças são deixadas no topo, mas são reduzidas pela metade. No início do outono, as raízes crescem nas estacas. Novas plantas podem ser transplantadas para um local permanente.

Vacinado

Passe no final da primavera - a primeira metade do verão. Existem muitas instâncias desse método de reprodução. No entanto, o próprio processo requer muito trabalho e destreza. Um rim é cortado de uma planta cultivada e enxertado em uma muda de rosa mosqueta. A vacina deve estar 5-6 cm acima do solo.

Na rosa brava, faça uma incisão em forma de T e insira o botão de rosa. Em seguida, conserte este local com um filme para brotar. É vendido em lojas de jardinagem. Após um mês, o filme é enfraquecido para que o rim cresça. Na próxima primavera, o rim é removido. Depois de uma semana, o tiro da rosa mosqueta é removido.

Atenção! No processo de formação de sementes, pode ocorrer nova triagem - polinização das flores com amostras desnecessárias. Portanto, esse método de reprodução geralmente é usado apenas em viveiros.

Doenças, pragas e formas de combatê-los

O elfo é resistente ao oídio e manchas pretas. Se a planta ainda estiver infectada, deve ser tratada com líquido Bordeaux. Esta é uma ferramenta poderosa na luta contra doenças bacterianas e fúngicas.

Ácaro em rosas

<

As rosas são suscetíveis a ataques de ácaros, moscas-brancas, insetos e tripes. Se as plantas já estiverem infectadas, nas lojas de jardinagem você poderá comprar inseticidas de amplo espectro.

Existem as seguintes medidas preventivas para impedir a propagação de pragas:

  • Pulverização. Os insetos não toleram alta umidade.
  • Inspeção dos brotos quanto a insetos e danos causados ​​por eles.
  • Tratamento com sabão verde duas vezes por mês.

Resumindo tudo isso, podemos concluir que a rosa elfo escalada é uma planta bastante resistente. Sujeito às regras para cuidar dele, o mato pode ser cultivado e propagado. Pelo qual ele agradecerá com uma floração longa, abundante e magnífica.

Pin
Send
Share
Send